Antonia Javiera Cabrera Muñoz
Natural de Florianópolis, Santa Catarina, desde junho de 2013 é docente na área de literaturas em língua espanhola da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades da UFVJM. Atua na área da música clássica desde a infância, quando iniciou seus estudos musicais em violino e teoria musical.
Na presente coluna, abordaremos de forma ampla e panorâmica vários assuntos da música clássica, desde conceitos básicos, como som, notas, melodia, harmonia, entre outros, a uma apresentação dos principais compositores que formam a música clássica, de Claudio Monteverdi à música das três Américas. Paralelamente, orientaremos a leitura de críticos, escritores e poetas brasileiros que escreveram sobre o estilo clássico (Mário de Andrade, Murilo Mendes, Manuel Bandeira, Otto Maria Carpeaux, Luiz Paulo Horta e Arthur Nestrovski), de forma que a audição se torne mais acessível aos nossos apreciadores.
Lucas Silveira
Natural da cidade de Corinto, no interior de Minas, desde muito novo tive muito gosto por musica, desenvolvendo ainda mais este gosto desde 2010 quando comecei a aprender a tocar violão. Discente da UFVJM no Curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia desde fevereiro de 2012 e bolsista do projeto DISCO.
Neste espaço, tentareis expor um pouco do que sei e do que pretendo aprender sobre sertanejo, tentarei levar a público um pouco do que já foi o sertanejo, como este estilo começou, falar sobre seu desenvolvimento e dar algumas amostras de bandas (principalmente duplas) que marcaram este estilo.
Paulo Henrique Alves de Matos
Natural de Itamarandiba, interior de Minas, graduando em Sistemas de Informação na UFVJM. Já tentei tocar vários instrumentos, mas infelizmente não tive sucesso. Mas um amante de uma boa música.
No espaço a mim reservado, abordarei e pretendo aprender vários assuntos sobre o Reggae brasileiro e internacional. Mostrar os artistas mais conhecidos e outros nem tanto, mas que fazer do Reggae mundial um som calmo e com letras motivantes à todos os ouvintes.
Ulisses Maia
Desde pequeno um amante da boa música… administrador, analista de sistemas, auditor, professor, já tentou várias vezes ser baixista, vocalista, radialista e barítono!
Nome: Febo – a estética da música, a música da arte Febo (“brilhante, luminoso”) era um deus romano, irmão gêmeo de Diana (deusa da lua e da caça), e também filho de Júpiter (deus do dia) com Latona (deusa do anoitecer). Personificava a luz, era o deus das músicas, e o mais belo de Roma. Beleza, estética e música são o tema desta coluna.
Leave a reply