Zoneamento Ambiental Produtivo: Bacia Hidrográfica do Ribeirão Santana -MG

Quer conhecer o ZAP de uma bacia do Jequitinhonha? Os Professores do PPGCF, Eric Bastos Gorgens, Reynaldo Campos Santana, Danielle Piuzana Mucida (docentes do PPGCF-UFVJM); Marcelino Santos de Morais (Geografia -UFVJM) Cristiano Chistófaro e Gleyce Dutra (Engenharia Florestal- UFVJM)  UFVJM bem como discentes de graduação,  mestrado e doutorado  do PPGCF compoem a equipe que desenvolveu este primeiro produto!

Confira nosso livro clicando na capa!

Captura de Tela 2021-03-19 às 19.03.26

Publicado em Sem categoria

Ensino Remoto do Manejo Florestal

Prezados,

O prof. Márcio Leles e o prof. Eric Gorgens organizaram um documento contendo sugestões e dicas para organização de uma disciplina remota.

Compilaram inúmeros recursos didáticos, que embora voltados para a grande área do manejo podem ajudar outros colegas a terem ideias. Veja que compilaram apenas materiais abertos e livres.
Espero que gostem!

Quem tiver interesse pode baixar o material pelo link: https://bit.ly/2Rx7coE

Publicado em Sem categoria

Edital 06/2021 – Seleção da Pós-graduação em Ciência Florestal para o primeiro semestre de 2021

O Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciência Florestal da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), no uso de suas atribuições legais, torn público e estabelecem as normas do processo seletivo para o preenchimento das vagas dos cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado Acadêmico do referido Programa de Pós-graduação, com área de concentração em recurso florestal, em conformidade com a Resolução nº 08 Consepe de 19/04/2013, Resolução nº 17 Consepe de 26/04/2018, Resolução nº 54 Consepe de 20/09/2017 e Portaria Normativa nº 04 de 06/04/2018 do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

Confira aqui o edital e os demais documentos do processo seletivo 2021-1

 

seleção 2021-1 seleção 2021-2

Publicado em Processo seletivo

II Workshop Internacional de Defesa Sanitária Vegetal

Independente do período, clima ou local, a preocupação com o manejo de insetos-praga, fitopatógenos e plantas daninhas nos cultivos é constante, se tornando alvo de discussão em todo o mundo. Muitos são os desafios para escolher uma melhor forma de controle destes organismos, de maneira a prevalecer o equilíbrio entre os custos demandados nestas práticas e a conservação do ambiente. Devido à grande importância desta questão, 2020 foi considerado pelas Nações Unidas o ano Internacional da Sanidade Vegetal.

Em virtude dos diversos padrões geoclimáticos e contextos socioeconômicos globalmente distribuídos, inúmeras são as instituições de pesquisas que formam grupos de estudos voltados para o desenvolvimento de práticas associadas a Defesa Sanitária Vegetal. Esta troca de saberes entre os pesquisadores, estudantes e profissionais da área fomentam a descoberta de novas tecnologias e traçam estratégias para viabilizar o melhor desempenho dos cultivos agrícolas.

Diante do atual cenário pandêmico proporcionado pela Covid-19 e a necessidade do isolamento social, diversos encontros presenciais que propiciariam este tipo de interação acabaram sendo inviabilizados. Neste contexto, o “II Workshop Internacional em Defesa Sanitária Vegetal: Dispersão de Pragas’’ surge com objetivo de atender a demanda de difusão de conhecimento tão necessária nesta ocasião.

Este evento trará para a comunidade acadêmica a oportunidade de compartilhar os trabalhos executados em suas instituições com colegas de outros países, além de poderem utilizar as palestras e cursos oferecidos em nossa programação como aporte de conhecimento teórico-prático. Os inscritos poderão ainda debater com nossos convidados sobre como as iniciativas públicas e privadas convergem para agirem no acompanhamento da dispersão de pragas ao redor do mundo.

Acesse o site para maiores informacões: www.mpdefesa.ufv.br

Captura de Tela 2020-09-01 às 20.24.47

Publicado em Sem categoria

Democratização do acesso ao ensino superior

A criação das cotas étnico-raciais na UFVJM atende a uma necessidade de se reparar as desigualdades que impossibilitam o acesso das populações abrangidas pelas cotas ao ensino superior, principalmente as das regiões onde a universidade está inserida.
Entrar na UFVJM pelo sistema de cotas é direito do candidato, mas, para ser aprovado, precisa passar pela avaliação de uma comissão específica.
Se você souber de alguma irregularidade, acione a Ouvidoria:
A criação das cotas étnico-raciais na UFVJM atende a uma necessidade de se reparar as desigualdades que impossibilitam o acesso das populações abrangidas pelas cotas ao ensino superior, principalmente as das regiões onde a universidade está inserida.   Entrar na UFVJM pelo sistema de cotas é direito do candidato, mas, para ser aprovado, precisa passar pela avaliação de uma comissão específica.   Se você souber de alguma irregularidade, acione a Ouvidoria:   http://portal.ufvjm.edu.br/ouvidoria
Publicado em Sem categoria

Regulamentos e procedimentos

Atenção pessoal, fiquem atentos aos principais documentos que esclarecem o funcionamento do PPGCF aqui: http://site.ufvjm.edu.br/cienciaflorestal/regulamentos-e-procedimentos/

A regulamentação de como a pós-graduação funciona no âmbito da universidade, de acordo com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e a bem como da específica do PPGCF esclarecem as obrigações, deveres e direitos dos discentes e docentes. Além disso, antes de realizar alguma solicitação e relembre que os procedimentos e informações necessárias para isso estão, em sua maioria, nos documentos abaixo. Confira!

Publicado em Atividades

Calendário 2020-3 – Disciplinas ofertadas

O PPGCF retomou as atividades que podem ser realizadas remotamente. Com essa retomada, as atividades acontecerão de acordo com o calendário acadêmico especial. Confira abaixo o calendário e a lista de disciplinas ofertadas pelo PPGCF neste semestre:

Calendário acadêmico 2020-3

Disciplinas PPGCF semestre especial

Publicado em Sem categoria

Comunicado PPGCF – COVID-19

Devido ao caráter de excepcionalidade proporcionado pelo covid-19, todos nós, docentes, discentes e técnicos administrativos vinculados ao Programa de Pós Graduação em Ciência Florestal/PPGCF, devemos nos adaptar à essa nova realidade pelo tempo que perdurar o efeito dessa situação.

O colegiado do PPGCF compreende e é sensível a época atípica decorrente desta pandemia, como também, entende que não há como prever muitas ações específicas para sanar os problemas decorrentes.

Leia na íntegra o Comunicado PPGCF 17-06-2020 do PPGCF sobre a possibilidade de adaptação e continuidade das atividades.

Publicado em Atividades

PRPPG divulga novas orientações defesas e entrega da versão final

Atenção mestrandos, doutorandos, docentes orientadores e coordenadores de cursos Stricto sensu UFVJM!

Visando a celeridade, informatização e a possibilidade das defesas remotas, a PRPPG divulga as orientações para a nova tramitação de defesas e entrega da versão final através do Sistema Eletrônico de Informação (SEI).

Publicado em Defesas

Acesso Periódicos CAPES

Acesse os Periódicos da Capes de qualquer lugar

O portal Periódicos CAPES pode ser acessado remotamente através da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa. Fazendo seu cadastro você garante acesso a partir de qualquer conexão com a internet.

Outros serviços estão disponíveis através da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, como o envio de arquivos pelo FileSender e a realização de encontros online pelo Conferências Web, para mais informações acesse: https://www.rnp.br/servicos/alunos-e-professores

Publicado em Sem categoria