Histórico

O Departamento de Química (DEQUI), assim como o Curso de graduação em Química da UFVJM, foram criados em 2006 com o objetivo de ampliar a função eminentemente social da instituição, tendo como cenário o contexto social onde a Universidade está inserida e na qual se compromete a servir, em especial, os Vales do Jequitinhonha e do Mucuri. Desde então, o Curso vem contribuindo para a diminuição da carência de professores com formação/habilitação específica para o ensino de Química em escolas de Educação Básica, em toda a região de abrangência da UFVJM.

Todos os professores vinculados ao DEQUI tem formação em nível de doutorado na área de Química, ou Ensino ou em áreas afins. Os discentes do Curso têm a oportunidade de vivenciar a prática docente, por meio da participação de Projetos como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e de Residência Pedagógica RP). A formação acadêmica pode ainda, ser ampliada pelas vivências oportunizadas pelo Programa de Educação Tutorial em Química (PET).

O Departamento de Química apresenta estrutura consolidada que permite a realização de pesquisas em todas as áreas da Química, bem como em áreas multidisciplinares, possibilitando a participação discente em trabalhos de Iniciação á Pesquisa Científica. O Curso está vinculado à Programas de Pós-Graduação Stricto sensu, em nível de mestrado e doutorado, possibilitando ao egresso o prosseguimento nos estudos.