EDITAL DE CREDENCIAMENTO DE DOCENTES COLABORADORES E PERMANENTES – 2024

PHOTO-2023-09-05-15-16-57

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Saúde da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – EnSa / UFVJM, no uso de suas atribuições, comunica a abertura do processo de credenciamento de docentes permanentes considerando a Resolução EnSa no 01, de 21 de fevereiro de 2019. Mais informações no Edital abaixo:

Edital Credenciamento Docente EnSa 2024

Posted in Sem categoria | Leave a comment

Representação do EnSa no Seminário de Meio Termo da área de Saúde Coletiva da Capes

image_50421761

Aconteceu na semana passada, nos dias 05 e 06 de outubro em Brasília o Seminário de Meio Termo da Capes que tradicionalmente tem por objetivo indicar qual é a situação da área na metade do período que será levado em consideração na avaliação Quadrienal. Essa análise permite que a Área identifique tendências no que diz respeito à modalidade e ao nível do curso ofertado e, também, à nota do programa. A partir dessas análises, os programas podem identificar os seus pontos fortes e fragilidades e realizar os ajustes que julgarem necessários com o objetivo de melhorar a qualidade da formação pós-graduada. O Coordenador do EnSa, o professor João Luiz de Miranda esteve presente junto com outros coordenadores dos programas da área de Saúde Coletiva e retorna com muitas informações importantes para o aprimoramento do nosso Programa.

Posted in Sem categoria | Tagged | Leave a comment

PHOTO-2023-09-05-15-16-57

O Programa de Pós-Graduação em Ensino em Saúde (EnSa) tem o prazer de anunciar que estamos com edital aberto para a seleção de mestrandos para o primeiro semestre de 2024. O programa, que possui conceito nota quatro na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), apresenta-se como uma oportunidade para aqueles que desejam aprofundar seus conhecimentos, desenvolver habilidades pedagógicas e promover a melhoria contínua da educação em saúde. Os candidatos selecionados terão acesso a um corpo docente altamente qualificado.
Para mais informações sobre o programa e o processo de seleção, bem como a publicação do edital completo, acesse o site oficial da UFVJM. Não perca essa oportunidade de fazer parte de um programa que une conhecimento, inovação e impacto social na área da Saúde Coletiva.

Para mais informações acesse: https://portal.ufvjm.edu.br/editais/prppg/stricto-sensu/2024/2024-1-1/programa-de-pos-graduacao-em-ensino-em-saude

Posted in Sem categoria | Leave a comment

Notícia Nupeesc promoverá Ciclo de Debates em Saúde Coletiva em 2022 O Núcleo de Pesquisa, Estudos e Extensão em Saúde Coletiva promoverá diversos debates relacionados a temas que impactam na saúde individual e coletivamente. Saúde Coletiva. A proposta é propiciar uma aproximação entre pesquisadores da UFVJM com a comunidade externa.  Os ciclos acontecerão na Casa da Chica da Silva em 2022, uma vez ao mês e no período da tarde. Tema 1: A pandemia de Covid -19 e seus efeitos no cotidiano, com o lançamento do Livro “Na linha de frente: as experiências de profissionais da saúde no enfrentamento da pandemia de Covid-19″ de autoria dos Professores do EnSa: Ana Paula Hemmi e Diogo Neves Pereira Dia: 19 de abril de 2022 Local: Casa da Chica da Silva Horário: 14:30 Responsável pela notícia: Ana Paula Hemmi e Diogo Neves Pereira Link para mais informações –  @nupeesc (página do Instagram)

Posted in Sem categoria | Leave a comment

PublicaçãoTítulo: Aprendizado Ativo: métodos, aplicações, relatos de experiência e adaptações ao ensino remoto
Autores: Carina Barbosa Borges, Alesson Pires Maciel Guirra, Flaviana Tavares Viera Teixeira
Ano: 2021
Local da publicação: 2021
Resumo: O livro é uma contribuição de vários docentes de nível superior com relatos de experiência e novas práticas de ensino no período de ensino remoto emergencial, com participação de docentes e discentes do EnSa. Visa enfatizar o quão amplo são os métodos de aprendizado ativo e os inúmeros benefícios que estes podem trazer para os discentes e também aos docentes. Apresentamos métodos próprios, alternativos e a junção de ambos, destacando a sua amplitude, aplicabilidade e já trazendo os benefícios e particularidades de cada um. Transformar o papel do professor para um orientador e fazer do aluno o maior contribuinte do seu aprendizado é o ponto chave dos novos métodos.
Link para acesso à publicação aqui.

Posted in Sem categoria | Leave a comment

NotíciaDocentes do EnSa lançam livro sobre as experiências de profissionais da saúde no enfrentamento da Covid-19
Trata-se de uma obra composta por 10 entrevistas realizadas com profissionais do campo da saúde no período de junho e julho de 2020, momento inicial da pandemia no Brasil e no Vale do Jequitinhonha, porção norte do estado de Minas Gerais. Tivemos como objetivo menos abordar sobre a pandemia em si (vírus, doença, dados de mortalidade etc.) e mais sobre a vidas dos entrevistados. Ao longo do livro é perceptível que os temas abordados nas entrevistas não aparecem da mesma forma ou na mesma sequência. Cada entrevistado pôde trazer relatos, conforme sua vida, suas percepções, seus desejos, suas trajetórias, suas experiências e suas posições profissionais.
Mais informações aqui.
Responsável pela divulgação: Ana Paula Hemmi

Posted in Sem categoria | Leave a comment

Publicação

Título: Procedimentos Operacionais para Reabertura de Escolas na pandemia da Covid-19
Autores: Mirtes Ribeiro e Gabriela de Cássia Ribeiro
Ano: 2021
Local da publicação: Diamantina
Resumo: Trata-se de um livro que contém os Procedimentos Operacionais Padrão (POP) para Trata-se de um livro que contém os Procedimentos Operacionais Padrão (POP) para o retorno seguro às atividades escolares presenciais. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) os POP’s são documentos organizados em formatos de manuais que que trazem as instruções sequenciais dos procedimentos a serem realizados no dia-a-dia da prática profissional. A elaboração dos POP*s teve sua origem na unidade curricular Enfermagem em Saúde Pública 1 do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri Campus JK/Diamantina-MG. Os POPºs fizeram parte do material elaborado pelos alunos e foram organizados de acordo com os protocolos elaborados pela Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, ANVISA e Ministério da Educação. Os discentes do Mestrado Profissional Ensino em Saúde da UFVJM fizeram a tutoria dos alunos na elaboração dos POP’s e revisão final do texto.
Link para acesso à publicação aqui.

Posted in Sem categoria | Leave a comment

12 Convite defesa Herbert

Posted in Sem categoria | Leave a comment

inscrições prorrogadas

Posted in Sem categoria | Leave a comment

5 Devagar se vai ao longe

Posted in Sem categoria | Leave a comment