Informações gerais

A Licenciatura em Educação do Campo (LEC) da UFVJM pretende formar profissionais para o exercício da docência nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, no contexto das escolas que atendem às populações do campo, nas habilitações em Linguagens e Códigos ou Ciências da Natureza. Espera-se que o egresso tenha a capacidade de promover uma leitura crítica do mundo e de contribuir para o fortalecimento das políticas públicas para o campo.
O curso é presencial, integral e em regime de alternância. As atividades acadêmicas são realizadas em períodos semestrais organizados em tempos-espaços formativos distintos, denominados Tempo Universidade (TU) e Tempo Comunidade (TC). As atividades didático-pedagógicas do Tempo Universidade ocorrem em até seis semanas nos meses de janeiro/fevereiro e de junho/julho/agosto na sede da UFVJM em Diamantina. As atividades do Tempo Comunidade ocorrem de fevereiro a maio e de agosto a novembro nos Núcleos de Alternâncias definidos pelo Colegiado. De acordo com o calendário da alternância, nos meses de junho e dezembro, os discentes têm recesso escolar.

NÚMERO DE VAGAS OFERTADAS

São ofertadas 60 (sessenta) vagas anuais distribuídas nas duas habilitações: 30 (trinta) vagas para Linguagens e Códigos e 30 (trinta) vagas para Ciências da Natureza.

CARGA HORÁRIA

A carga horária total prevista é de 3630 horas para as habilitações Ciências da Natureza e Linguagens e Códigos, a serem integralizadas em oito períodos formativos.

CAMPO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL

O campo de atuação profissional do Licenciado em Educação do Campo abrange cargos como professor/educador em escolas de Ensino Fundamental e Médio, em escolas públicas, comunitárias ou privadas, que tenham preferencialmente uma ligação com o campo. Além de atuação nas escolas, o egresso também estará apto a atuar em outros contextos formativos.