Atrações do Parque

____________________________________________________________________________________________________________

Desafio Óptico

Vendo palavras através de um tubo cilíndrico feito de material transparente. Nota-se que algumas palavras ficam com a escrita modificada, isto se deve ao fato de que nem todas as letras do nosso alfabeto são verticalmente simétricas. Com esta atração o visitante poderá confirmar na prática como se comportam as letras verticalmente simétricas e as não simétricas. E saber mais sobre o conceito de simetria.

____________________________________________________________________________________________________________

A Cidade Maquete

A água é um bem natural que devemos preservar, não devemos sujar os nosso rios. Sabemos que 97, 5% de toda água existente no planeta Terra é salgada e que apenas os 2,5% restanres são agua doce. Distribuição da água doce presente no nosso Planeta:

  • Gelos,e geleiras — 77,39%
  • Águas subterrâneas — 22,03%
  • Lagos, rios etc. — 0,37%
  • Humidade do solo — 0,18%
  • Vapor atmosférico — 0,03%

Ao contrário do que parece, a água é um recurso natural esgotável. Estudos sobre o sistema hídrico mundial são unânimes em indicar que, se a média de consumo global não diminuir no curto prazo, teremos problemas de escassez. O Brasil, que tem uma parcela significativa de água doce, também está ameaçado. Portanto no Parque da Ciência se encontra esta maquete feita de material reciclável em que os visitantes poderam receber informação de como preservar nossos recursos hídricos.

____________________________________________________________________________________________________________

Máquina de Wimshurst

Inventada na Inglaterra, por James Wimshurst, e primeiramente descrita em Janeiro de 1883. A máquina de Wimshurst funciona como uma fonte de alta tensão contínua, por exemplo, para experimentos de eletrostática e de vários aparatos. O funcionamento é através de uma manivela. Girando a manivela no sentido anti-horário se observará pequenas faíscas entre as esferas.

____________________________________________________________________________________________________________

Máquina de Bonetti

Esta atração do Parque da Ciência denominada Máquina de Bonetti, foi inventada em 1894. Ela pode facilmente produzir faíscas ou descargas elétricas com o comprimento de mais da metade do diâmetro dos seus discos, sendo uma das “poderosas” Máquinas Eletrostáticas de indução (ou influência). Assim você visitante, poderá observar como ocorrem às descargas elétricas “raios” e se informar sobre esta parte do fascinante mundo da ciência.

____________________________________________________________________________________________________________

Teorema de Pitágoras

Aposto que você já ouviu esta frase em algum lugar. O Teorema de Pitágoras é uma regra da Matemática muito antiga, que é válida em triângulos retângulos, isto é, triângulos em que um de seus ângulos é de 90 graus. Pitágoras, o homem a quem é atribuída a origem deste teorema, viveu entre os séculos 5 e 6 antes de Cristo. Ele estudava, entre outras coisa, as propriedades dos triângulos.

Já reparou que ângulos retos estão em todos os lugares? Repare na sua casa, na sua escola, mesmo na rua, você verá que a maioria das construções e estruturas têm ângulos retos e até mesmo triângulos retângulos em sua forma. Isso porquê podemos nos beneficiar das qualidades dos triângulos retângulos, pois graças a Pitágoras e seus seguidores conhecemos muito bem todas as suas propriedades.

No Parque da Ciência você terá a chance de experimentar na prática o funcionamento do Teorema de Pitágoras.

____________________________________________________________________________________________________________

Torres de Hanói

Uma lenda diz que há muito tempo atrás, em um antigo templo, existiam três hastes. Em uma dessas hastes haviam 64 círculos dourados concêntricos, todos de tamanhos diferentes uns dos outros. Os monges da cidade de Hanói, onde hoje fica o Vientã, foram incumbidos pelo criador do universo de mover os círculos de uma haste para outra, seguindo três regrinhas:

  • Um movimento consiste em pegar um círculo de uma haste e jogar em outra.
  • Só poderiam mover um círculo por vez.
  • Um círculo não poderia ficar em cima de um círculo menor.

Ah, tem mais um detalhe! Quando os monges terminassem de mover todos os círculos de uma haste para outra, o mundo chegaria a seu fim!!!

Sinistro, não é…? Bem, não leve tão a sério. Parece que essa lenda foi criada, na verdade, pelo homem que inventou o jogo Torres de Hanói, o matemático francês Édouard Lucas em 1883. O jogo consiste em 3 pinos com peças de crescente tamanho dispostas em um deles. As regras do jogo são as mesmas da lenda.

O número de peças usadas pode variar. Quanto mais peças, mais difícil se torna cumprir a tarefa. Veja no vídeo abaixo a resolução do jogo com 7 peças.

É interessante notar que é possível calcular o número mínimo de movimentos para se realizar a tarefa de passar todas as peças de um pino para outro. Com 4 peças, gastamos 15 movimentos. Com 5 peças, precisamos de no mínimo 31 movimentos. A fórmula é assim: Se temos que levar n peças de um pino para outro, precisamos de no mínimo 2n-1 movimentos.

Digamos que fosse verdadeira a lenda das Torres de Hanói.  Vamos supor que um monge começe hoje a movimentar as peças das hastes do templo, realizando um movimento por segundo. Como temos 64 círculos no templo, ele precisaria, de acordo com a fórmula, de no mínimo 264-1 movimentos para terminar o jogo. Assim, ele gastaria 18.446.744.073.709.551.615 segundos para completar a tarefa. Isso dá mais ou menos 585 bilhões de anos até o fim do mundo. Se a lenda for mesmo verdade, nós podemos ficar despreocupados, não é mesmo?

____________________________________________________________________________________________________________

Casinha do Apagão

Esta mini casa o os visitantes poderão simular a utilização e o desperdício de energia no cotidiano das famílias. A maquete demonstra todos os ambientes de uma casa, contendo iluminação e aparelhos eletroeletrônicos, tendo na parte superior um display numérico e dez LEDs. Existe um interruptor para cada aparelho e para cada aparelho uma lâmpada de LED. Ao mesmo tempo os dez LEDs se acendem seqüencialmente cada vez mais rápido (cada LED representa 0,1 Wh), enquanto o display mostra a energia consumida em Wh (Watt.hora).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>