Dissertações

2019

ALINE CRISTINA DE ALMEIDA. Bioprospecção de fungos amilolíticos e caracterização bioquímica da amilase de Mucor sp. AD742 visando aplicação na hidrólise do amido. 2019. Dissertação (Mestre em Biocombustíveis) – Programa de Pós-Graduação em Biocombustíveis, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Orientador: VIVIAN MACHADO BENASSI.

ANA MARIA SALOMÃO DOS REIS. Membranas de celulose regenerada extraída da casca de amendoim para filtração de biodiesel: preparação, caracterização e aplicação. 2019. Dissertação (Mestrado em Biocombustíveis) – Programa de Pós-Graduação em Biocombustíveis, Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: ANIZIO MÁRCIO DE FARIA.

CRISTINA CHAVES ALVES PEREIRA. Catálise heterogênea para obtenção de biodiesel de babaçu (Attalea vitrivir) da região da Bacia do Rio Pandeiros – MG. 2019. Dissertação (Mestre em Biocombustíveis) – Programa de Pós-Graduação em Biocombustíveis, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Orientador: PAULO HENRIQUE FIDENCIO.

DANIELA CRISTINA SOUZA OLIVEIRA. Otimização da produção de biogás produzido a partir da biodigestão de vinhaça da fabricação de cachaça artesanal. 2019. Dissertação (Mestre em Biocombustíveis) – Programa de Pós-Graduação em Biocombustíveis, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Orientador: DAVID LEE NELSON.

FLÁVIA COSTA OLIVEIRA. Otimização de produção de biomassa para extração lipídica utilizando estirpes da microalga Scenedesmus sp. 2019. Dissertação (Mestrado em Biocombustíveis) – Programa de Pós-Graduação em Biocombustíveis, Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: ANTÔNIO CARLOS FERREIRA BATISTA.

FLÁVIA NAVES FERREIRA DO PRADO. Desenvolvimento de compósitos a partir das misturas de nanofibras celulósicas de eucalipto, fibras de bagaço de cana e casca de soja visando a purificação do biodiesel. 2019. Dissertação (Mestrado em Biocombustíveis) – Programa de Pós-Graduação em Biocombustíveis, Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: LUÍS CARLOS DE MORAIS

GABRIELA CIRIBELLI SANTOS POMPEU. Estudo do conteúdo calorífico de ligninas extraídas de cinco diferentes fontes de biomassa vegetal. 2019. Dissertação (Mestrado em Biocombustíveis) – Programa de Pós-Graduação em Biocombustíveis, Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: REINALDO RUGGIERO.

GESSICA OLIVEIRA MARINHO. Produção e caracterização bioquímica de xilanases produzidas pelo fungo filamentoso EA 1.3.1. 2019. Dissertação (Mestre em Biocombustíveis) – Programa de Pós-Graduação em Biocombustíveis, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Orientador: VIVIAN MACHADO BENASSI

IZABELA DA SILVA LIMA. Pré-tratamento organossolve da biomassa de eucalipto utilizando glicerina bruta. 2019. Dissertação (Mestrado em Biocombustíveis) – Programa de Pós-Graduação em Biocombustíveis, Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: RICARDO REIS SOARES.

JAQUELINE ELISE GARCIA CHIESA. Avaliação dos efeitos causados pelas diferentes condições de cultivo nas microalgas Scnedesmus sp. e Chlorella sp. mediante a potencialização de teor lipídico. 2019. Dissertação (Mestrado em Biocombustíveis) – Programa de Pós-Graduação em Biocombustíveis, Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: ANTÔNIO CARLOS FERREIRA BATISTA.

JULIANA QUIERATI DA SILVA. Biodiesel leve derivado do óleo de macaúba ou do palmiste: propriedades de mistura com o querosene mineral na perspectiva de um combustível alternativo de aviação. 2019. Dissertação (Mestrado em Biocombustíveis) – Programa de Pós-Graduação em Biocombustíveis, Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: DOUGLAS QUEIROZ SANTOS.

LAIS CRISTINA FERREIRA SOUSA. Estudo da hidrólise do resíduo da fabricação de pamonha. 2019. Dissertação (Mestrado em Biocombustíveis) – Programa de Pós-Graduação em Biocombustíveis, Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: LIBIA DINIZ SANTOS.

LYNICKER YAN OLIVEIRA DOURADO. Preparação, caracterização e aplicação de polissulfona sulfonada como catalisador heterogêneo na reação de esterificação do ácido oleico com metanol. . 2019. Dissertação (Mestrado em Biocombustíveis) – Programa de Pós-Graduação em Biocombustíveis, Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: ROSANA MARIA NASCIMENTO DE ASSUNÇÃO.

MARINA LEMOS SARTORI. Produção de biomassa microalgal de Desmodesmus sp. utilizando hidrolisado hemicelulósico proveniente do bagaço de cana-de-açúcar como fonte de carbono visando a obtenção de biocombustíveis de terceira geração. 2019. Dissertação (Mestre em Biocombustíveis) – Programa de Pós-Graduação em Biocombustíveis, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Orientador: LILIAN DE ARAUJO PANTOJA.

MAYER ANDRADE SANTOS. Avaliação do potencial de utilização dos resíduos da poda e corte de arbóreos e gramíneas (massa verde) na geração de energia térmica. 2019. Dissertação (Mestrado em Biocombustíveis) – Programa de Pós-Graduação em Biocombustíveis, Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: REINALDO RUGGIERO.

MICHELLE NUNES BARCELOS. Fontes orgânica na composição de fertilizantes organominerais para a cultura de sorgo. 2019. Dissertação (Mestrado em Biocombustíveis) – Programa de Pós-Graduação em Biocombustíveis, Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: REGINALDO DE CAMARGO.

MIRIAN SANTOS DA SILVA. Otimização da produção de ésteres etílicos e metílicos a partir do óleo de buriti (Mauritia flexuosa) e suas caraterizações. 2019. Dissertação (Mestrado em Biocombustíveis) – Programa de Pós-Graduação em Biocombustíveis, Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: ANTÔNIO CARLOS FERREIRA BATISTA.

SAMUEL PERES CHAGAS. Uso de ésteres leves do biodiesel produzido do óleo da amêndoa da gueiroba (Syagrus oleracea (Mart.) Becc), para compor, em mistura com querosene mineral, combustível de aviação. 2019. Dissertação (Mestrado em Biocombustíveis) – Programa de Pós-Graduação em Biocombustíveis, Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: DOUGLAS QUEIROZ SANTOS

THAIS SANTOS PINHEIRO. Produção de celulases e xilanases por Aspergillus tubingensis AN1257 em torta de caroço de algodão em biorreator instrumentado. 2019. Dissertação (Mestre em Biocombustíveis) – Programa de Pós-Graduação em Biocombustíveis, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Orientador: ALEXANDRE SOARES DOS SANTOS.

WITTER DUARTE GUERRA. Avaliação do rendimento de biomassa e lipídeos empregando diferentes regimes de cultivo em Scenedesmus sp. 2019. Dissertação (Mestrado em Biocombustíveis) – Programa de Pós-Graduação em Biocombustíveis, Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: ANTÔNIO CARLOS FERREIRA BATISTA.

 2018

ABEL DA SILVA CRUVINEL. Zoneamento agroclimático da canola no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba – MG. 2018. Dissertação (Mestrado em Biocombustíveis) – Programa de Pós-Graduação em Biocombustíveis, Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: REGINALDO DE CAMARGO.

ANDRADE, Tatiana Santos. Aproveitamento do glicerol em células fotoeletroquímicas para produção de H2 e eletricidade com fotoanodos à base de BiVo4, Wo3 e V2O5. 2018. Dissertação (Mestre em Biocombustíveis) – Programa de Pós-Graduação em Biocombustíveis, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Orientador: Márcio César Pereira

ANDRE SANTOS SILVA. Desenvolvimento de membranas poliméricas para purificação de biodiesel. 2018. Dissertação (Mestrado em Biocombustíveis) – Programa de Pós-Graduação em Biocombustíveis, Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: MIRIA HESPANHOL MIRANDA REIS

ANDRESSA TIRONI VIEIRA. Desenvolvimento de fases estacionárias baseadas na imobilização térmica do dodecanoato de celulose sobre sílica para CLAE-FR. 2018. Dissertação (Mestrado em Biocombustíveis) – Programa de Pós-Graduação em Biocombustíveis, Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: ANIZIO MARCIO DE FARIA.

ANGELO RAFAEL MACHADO. Produção e caracterização em escala ampliada de sistemas para a liberação de nutrientes para uso agrícola. 2018. Dissertação (Mestre em Biocombustíveis) – Programa de Pós-Graduação em Biocombustíveis, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Orientador: JUAN PEDRO BRETAS ROA.

CLAUDIA ELIANE DIAS BATISTA. Monitoramento da composição química e da ação do biodiesel do óleo de amêndoa da macauba (Acrocomia aculeata (Jacq.) Lodd ex Mart.) no contato direto com aço carbono galvanizado. 2018. Dissertação (Mestre em Biocombustíveis) – Programa de Pós-Graduação em Biocombustíveis, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Orientador: JOSE DOMINGOS FABRIS.

DANIEL OLIVEIRA SILVA. Resíduos lignocelulósicos quimicamente modificados para remoção de glicerol da água. 2018. 46 f. Dissertação (Mestrado em Biocombustíveis) – Programa de Pós-Graduação em Biocombustíveis, Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: REINALDO RUGGIERO

JOYCE CRISTINA DE REZENDE. Produção de sistema de liberação de nutrientes a partir de glicerina bruta e substâncias húmicas provindos de material de compostagem. 2018. Dissertação (Mestre em Biocombustíveis) – Programa de Pós-Graduação em Biocombustíveis, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Orientador: JUAN PEDRO BRETAS ROA.

KAROLINE PEREIRA RIBEIRO. Caracterização físico-química do lodo de estação de tratamento de esgoto e seu aproveitamento como biomassa energética. 2018. Dissertação (Mestre em Biocombustíveis) – Programa de Pós-Graduação em Biocombustíveis, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Orientador: REINALDO RUGGIERO.

KENIA FRANCISCA RESENDE LAMOUNIER. Produção de etanol a partir de hidrolisado de bagaço de cana-de-açúcar utilizando Galactomyces geotrichum e Saccharomyces cerevisiae. 2018. Dissertação (Mestrado em Biocombustíveis) – Programa de Pós-Graduação em Biocombustíveis, Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: MILLA ALVES BAFFI.

LEONARDO MARTINS PEREIRA. Os biocombustíveis no plano nacional de energia e a garantia do direito fundamental ao ambiente equilibrado. 2018. Dissertação (Mestrado em Biocombustíveis) – Programa de Pós-Graduação em Biocombustíveis, Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: ALEXANDRE WALMOTT BORGES.

LEONARDO MARTINS PEREIRA. Os biocombustíveis no Plano Nacional de Energia e a garantia do direito fundamental ao meio ambiente equilibrado. 2018. 184 f. Dissertação (Mestrado em Biocombustíveis) – Programa de Pós-Graduação em Biocombustíveis, Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: ALEXANDRE WALMOTT BORGES

MARCELO CAETANO DE RIBEIRO E MELO. A capacidade do Brasil de produzir biomassas – um estudo comparativo entre programas de incentivo a produção de biocombustíveis. 2018. Dissertação (Mestrado em Biocombustíveis) – Programa de Pós-Graduação em Biocombustíveis, Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: ANTONIO CARLOS FERREIRA BATISTA.

NATALY SOUZA SILVA. Efeito da mistura alternativa diesel-biodiesel comerciais/H2 nos motores de combustão interna do tipo diesel: testes em bancada dinanométrica. 2018. Dissertação (Mestre em Biocombustíveis) – Programa de Pós-Graduação em Biocombustíveis, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Orientador: ROGERIO ALEXANDRE ALVES DE MELO.

NATAN TOMAZ SANTOS. Avaliação do pré-tratamento do bagaço de cana-de-açúcar com glicerol. 2018. Dissertação (Mestrado em Biocombustíveis) – Programa de Pós-Graduação em Biocombustíveis, Universidade Federal de Uberlândia. Orientador:  RICARDO REIS SOARES.

PAMELA CRISTINA LIMA. Síntese de ésteres de solketal utilizando mistura de sílica sulfonada amorfa e catalisador de transferência de fase. 2018. Dissertação (Mestre em Biocombustíveis) – Programa de Pós-Graduação em Biocombustíveis, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Orientador: SANDRO LUIZ BARBOSA DOS SANTOS.

PEREIRA, Adeline Cristina. Síntese de éteres de glicerol aplicando catalisador heterogêneo ou catalisador de transferência de fase como potencial aditivos para combustíveis fósseis e biocombustíveis. 2018. Dissertação (Mestre em Biocombustíveis) – Programa de Pós-Graduação em Biocombustíveis, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Orientador: Sandro Luiz Barbosa dos Santos

RENATA VIDAL DOS SANTOS. Pré-tratamento organossolve do bagaço de cana-de-açúcar com glicerina bruta para obtenção de açúcares fermentescíveis. 2018. Dissertação (Mestrado em Biocombustíveis) – Programa de Pós-Graduação em Biocombustíveis, Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: DANIEL PASQUINI.

2017 

CAMILA DIANA LIMA. Síntese de ésteres metílicos de ácidos graxos (biodiesel) e de ésteres benzílicos por reação química com catalisadores heterogêneos baseados em NbCl5 e SiO2-Nb. 2017. Dissertação (Mestre em Biocombustíveis) – Programa de Pós-Graduação em Biocombustíveis, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Orientador: SANDRO LUIZ BARBOSA DOS SANTOS

EDILAILSA JANUARIO MELO. Hematititas nanoparticuladas como fotocatalisadores potenciais para a degradação química de contaminantes orgânicos em meio aquoso e a produção de hidrogênio por fragmentação molecular da água e da amônia. 2017. Dissertação (Mestre em Biocombustíveis) – Programa de Pós-Graduação em Biocombustíveis, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Orientador: JOSE DOMINGOS FABRIS

GABRIELA MARIA PEREIRA BARBOSA. Avaliação do potencial de leveduras selvagens para a fermentação alcoólica de D-xilose. 2017. Dissertação (Mestre em Biocombustíveis) – Programa de Pós-Graduação em Biocombustíveis, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Orientador: LILIAN DE ARAUJO PANTOJA, ALEXANDRE SOARES DOS SANTOS

HERNAN DARIO ZAMORA ZAMORA. Produção simultânea de hemi(celulases) e açúcares redutores por Pleurotus ostreatus utilizando resíduos de Alstroemeria sp. 2017. Dissertação (Mestre em Biocombustíveis) – Programa de Pós-Graduação em Biocombustíveis, Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: DANIEL PASQUINI

JESSICA PEREIRA MATOS. Fermentação alcoólica de hidrolisado ácido obtido da torta de girassol utilizando as linhagens Galactomyces geotrichum UFVJM-R10 e Candida akabanensis UFVJM-R131. 2017. Dissertação (Mestre em Biocombustíveis) – Programa de Pós-Graduação em Biocombustíveis, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Orientador: LILIAN DE ARAUJO PANTOJA, ALEXANDRE SOARES DOS SANTOS

LEANDRO HENRIQUE RIBEIRO VARÃO. Síntese de biodiesel metílico via esterificação utilizando nanopartículas magnéticas funcionalizadas com lignina sulfonada como catalisadores heterogêneos. 2017. Dissertação (Mestre em Biocombustíveis) – Programa de Pós-Graduação em Biocombustíveis, Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: DANIEL PASQUINI

LIDIA MANFRIN DIAS. Produção de celulases e hemicelulases por Aspergillus fumigatus e A. Niger utilizando sorgo biomassa como principal fonte de carbono. 2017. Dissertação (Mestre em Biocombustíveis) – Programa de Pós-Graduação em Biocombustíveis, Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: MILLA ALVES BAFFI

RENATA DE SOUZA OLIVEIRA. Adsorção de contaminantes de biodiesel sobre fibras de bagaço modificadas em sua superfície. 2017. Dissertação (Mestre em Biocombustíveis) – Programa de Pós-Graduação em Biocombustíveis, Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: REINALDO RUGGIERO

THAIS DIAS FERNANDES SILVA. Estudo térmico e determinação da energia de ativação do biodiesel de polpa e amêndoa de macaúba (Acrocomia aculeta). 2017. Dissertação (Mestre em Biocombustíveis) – Programa de Pós-Graduação em Biocombustíveis, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Orientador: JUAN PEDRO BRETAS ROA

THIAGO ALVES LOPES SILVA. Avaliação do pré-tratamento de explosão a vapor catalisado por ácido cítrico e hidróxido de sódio sobre a hidrólise enzimática do bagaço de cana-de-açúcar. 2017. Dissertação (Mestre em Biocombustíveis) – Programa de Pós-Graduação em Biocombustíveis, Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: DANIEL PASQUINI

2016 

EDVANDO SOUZA TELES. Aplicação de espectroscopia no infravermenlho médio e calibração multivariada para quantificação de adulterantes e teor em biodiesel em óleo de palma com óleo de soja, soja residual e diesel.  2016. Dissertação (Mestrado em Biocombustíveis) – Programa de Pós-Graduação em Biocombustíveis, Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: DOUGLAS QUEIROZ SANTOS

ELISIANE DANTAS ROCHA. Síntese e caracterização de novos produtos a partir de glicerina para uso na agricultura. 2016. Dissertação (Mestrado em Biocombustíveis) – Programa de Pós-Graduação em Biocombustíveis, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Orientador: JUAN PEDRO BRETAS ROA

MAÍRA MARTINS FRANCO. Efeito de contaminantes derivados de metais na estabilização oxidativa e o uso de antioxidantes naturais em biodiesel de soja.  2016. Dissertação (Mestrado em Biocombustíveis) – Programa de Pós-Graduação em Biocombustíveis, Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: DOUGLAS QUEIROZ SANTOS

MAÍSA DA COSTA SANTOS. Síntese de solketal a partir de glicerol e seu uso como precursor na síntese de ésteres de solketila e monoacilglicerídeos. 2016. Dissertação (Mestrado em Biocombustíveis) – Programa de Pós-Graduação em Biocombustíveis, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Orientador: SANDRO LUIZ BARBOSA DOS SANTOS

NAHYARA WANDSCHEER VERON. “Mutagênese clássica e melhoramento do perfil de assimilação de nitrogênio para produção de amilase por Talaromyces trachyspermus“. 2016. Dissertação (Mestrado em Biocombustíveis) – Programa de Pós-Graduação em Biocombustíveis, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Orientador: ANA PAULA DE FIGUEIREDO CONTE VANZELA

PATRÍSIA DE OLIVEIRA RODRIGUES. Ação sinergística de celulases e hemicelulases na hidrólise do bagaço de cana-de-açúcar após pré-tratamento alcalino. 2016. Dissertação (Mestrado em Biocombustíveis) – Programa de Pós-Graduação em Biocombustíveis, Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: MILLA ALVES BAFFI

PEDRO HENRIQUE DE OLIVEIRA GOMES. Avaliação do pontecial da torta de buriti (Mauritia flexuosa L) para obtenção de etanol de segunda geração. 2016. Dissertação (Mestrado em Biocombustíveis) – Programa de Pós-Graduação em Biocombustíveis, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Orientador: PAULO HENRIQUE FIDÊNCIO

PHILIPE LUAN BRITO. Fermentação do hidrolisado ácido hemicelulósico da torta de dendê (Elaeis guineensis) tratado com diferentes métodos de destoxificação. 2016. Dissertação (Mestrado em Biocombustíveis) – Programa de Pós-Graduação em Biocombustíveis, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Orientador: ALEXANDRE SOARES DOS SANTOS, LÍLIAN DE ARAÚJO PANTOJA

RAQUEL VALINHAS VALINHAS. Isolamento, seleção e identificação de leveduras selvagens com capacidade para conversão de xilose a etanol. 2016. Dissertação (Mestrado em Biocombustíveis) – Programa de Pós-Graduação em Biocombustíveis, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Orientador: ALEXANDRE SOARES DOS SANTOS, LÍLIAN DE ARAÚJO PANTOJA

SILVANA SALDANHA DA SILVA PINTO PINTO. Avaliação das ramas de genótipos de bata-doce (Ipomoea batatas) como biomassa agrícola para produção de etanol de segunda geração e alimentação animal. 2016. Dissertação (Mestrado em Biocombustíveis) – Programa de Pós-Graduação em Biocombustíveis, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Orientador: DAVID LEE NELSON, ALEXANDRE SOARES DOS SANTOS,

2015

GELSON CERQUEIRA DE OLIVEIRA Jr. Aplicação de catalisadores a base de SiO2-SO3H na síntese de biodiesel: estudo cinético do processo de transesterificação de triacilglicerídeos. 2015. 90 p. Dissertação (Mestrado em Biocombustíveis) – Programa de Pós-Graduação em Biocombustíveis, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Orientador: SANDRO LUIZ BARBOSA DOS SANTOS

ILVA FÁTIMA SOUZA. Isolamento e avaliação de fungos naturalmente ocorrentes em biomassas lignocelulósicas para a produção de enzimas holocelulolíticas. 2015. 105 p. Dissertação (Mestrado em Biocombustíveis) – Programa de Pós-Graduação em Biocombustíveis, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Orientador: ALEXANDRE SOARES DOS SANTOS, LÍLIAN DE ARAÚJO PANTOJA

JOSÉ EDUARDO BUIATTE. Determinação de teor de biodieseis de algodão e pinhão manso em misturas com diesel usando espectroscopia no infravermelho médio e calibração multivariada. 2015. 61 f. Dissertação (Mestrado em Biocombustíveis) – Programa de Pós-Graduação em Biocombustíveis, Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: DOUGLAS  QUEIROZ SANTOS

KAMILA ANTUNES ALVES. Artropodofauna associada à macaúba na região norte-nordeste do estado de minas gerais. 2015. 79 p. Dissertação (Mestrado em Biocombustíveis) – Programa de Pós-Graduação em Biocombustíveis, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Orientador: MARCELO LUIZ DE LAIA

MICHELLI GARCIA GOMES. Purificação de Biodiesel utilizando adsorventes naturais. 2015. 103 f. Dissertação (Mestrado em Biocombustíveis) – Programa de Pós-Graduação em Biocombustíveis, Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: DANIEL PASQUINI

RODRIGO FRANCO SANTOS. Uso de técnicas eletroquímicas para monitorar a liberação controlada de fármacos em membranas de acetato de celulose produzidas a partir de resíduos agroindustriais. 2015. 69 f. Dissertação (Mestrado em Biocombustíveis) – Programa de Pós-Graduação em Biocombustíveis, Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: RODRIGO ALEJANDRO ABARZA MUÑOZ, GUIMES RODRIGUES FILHO