Get Adobe Flash player

Número 13 – Ano VII – 05/2018

CAPA 13

Ministério da Educação
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM
Minas Gerais – Brasil
Revista Multidisciplinar Vozes dos Vales da UFVJM
Reg.: 120.2.095–2011 – PROEXC/UFVJM
ISSN: 2238-6424 / Qualis – Capes / Latindex
www.ufvjm.edu.br/vozes
https://www.facebook.com/revistavozesdosvales

Revista Vozes dos Vales – UFVJM
Nº 13 – Ano VII – 05/2018

CONFIRAM OS TEXTOS APROVADOS E PUBLICADOS:

Título: CORDEL, MULHER E NEGRITUDE: PARA UMA EXPERIÊNCIA EMANCIPATÓRIA EM SALA DE AULA
Autor (es): Profª. MSc. Ariadine Maria Lima Nogueira 
Instituição: Universidade Federal do Ceará – UFC – Brasil
Palavras-chave: Literatura de cordel. Leitura. Feminismo. Educação. Crítica literária feminista.

Título: Narrativa docente e formação de professores: um olhar sobre a gestão escolar a partir do Programa Nacional Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto
Autor (es): Prof. Dr. Breynner Ricardo de Oliveira / Jianne Ines Fialho Coelho
Instituição: Universidade Federal Ouro Preto – UFOP – Brasil
Palavras-chave: Formação de professores. Gestão Escolar. Narrativa docente. Programa Escola de Gestores

Título: REFLEXÃO CRÍTICA E APRENDIZAGEM TRANSFORMADORA À LUZ DE UMA ABORDAGEM A PARTIR DE BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS
Autor (es):  Carlos Jonathan da Silva Santos
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie – SP – Brasil
Palavras-chave: Educação; Teoria Crítica Pós-Moderna e Educação; Aprendizagem Transformadora.

Título: A mediação do conhecimento científico na educação bilíngue de estudantes surdos
Autor (es): Profª. Cristiane Lima Terra Fernandes / Profª. Drª. Fernanda Antoniolo Hammes de Carvalho
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande – FURG/RS – Brasil
Palavras-chave: Competência comunicativa, conhecimento científico, estudantes surdos, Libras, semiótica.

Título: LIVRO DIDÁTICO, UMA FONTE PROLÍFERA PARA O ESTUDO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: TRAJETÓRIA DE UMA PESQUISA
Autor (es):  Profª. Drª. Felismina Dalva Teixeira Silva
Instituição: Universidade Federal de Uberlândia – UFU/ Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri/UFVJM – Brasil
Palavras-chave: Livro didático; “As Mais Belas Histórias”; procedimentos metodológicos.

Título: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: ORIGEM E TRAJETÓRIA
Autor (es): Profª. MSc. Edilene Maria de Oliveira / Prof. MSc. Adilso de Campos Garcia / Profª. Drª. Arlinda Cantero Dorsa / Profª. Drª. Maria Augusta de Castilho
Instituição: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul – IFMS – Brasil
Palavras-chave: Rede Federal, Ensino e Educação Profissional.

Título: Entre culturas, mediações e mídias: a arte do ensino pela arte do cordel no território de Irecê-BA
Autor (es): Prof. MSc. Eliseu Pereira Couto / Profª. Drª. Maria do Socorro Silva Carvalho
Instituição: Universidade do Estado da Bahia – UNEB  / Universidade Federal da Bahia – UFBA – Brasil
Palavras-chave: Educação. Cordel. Cultura. Ensino. Escolas.

Título: STOP MOTION: UMA POSSIBILIDADE PARA LETRAMENTO LITERÁRIO E MULTIMODAL NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO INTEGRADO
Autor (es): Prof.ª MSc. Gisele de Freitas Paula Oliveira / Prof. MSc. Renato Pereira Aurélio
Instituição: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – IFES – Brasil / Universidade Federal do Espírito Santo – UFES – Brasil
Palavras-chave: letramento, letramento literário, multimodalidade.

Título: Entre a casa e a rua: uma história da mocidade de Diamantina-MG no final do século XIX
Autor (es):  Prof. Dr. Helder de Moraes Pinto
Instituição: Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM – Brasil
Palavras-chave: Mocidade, educação não escolar, espaço privado, Diamantina. 

Título: O CONTEXTO SOCIAL E EDUCACIONAL NAS VEREDAS DO VALE DO JEQUITINHONHA
Autor (es): Profª. MSc. Lucirleia Alves Moreira Pierucci / Profª. Drª. Juliana Franzi / Profª. Drª. Joselia Barroso Queiroz Lima
Instituição: Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM / Universidade Federal da Integração Latino-Americana -UNILA – Foz do Iguaçu – Brasil
Palavras-chave: Vale do Jequitinhonha, Educação.

Título: Discursos sobre clima do Nordeste brasileiro em questões do vestibular da Unicamp: educação, consensos e produção de sentidos
Autor (es):  Prof. Dr. Edson Roberto de Souza / Profª. MSc. Livia Dias de Azevedo
Instituição: Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP – Brasil
Palavras-chave: Análise do Discurso. Texto. Unicamp. Vestibular. Clima do Nordeste.

Título: Responsabilidades da gestão municipal e a disputa pelo fundo público: os limites da prioridade do gestor na alocação de recursos no investimento em educação
Autor (es): Prof. MSc. Marcus Quintanilha da Silva
Instituição: Universidade Federal do Paraná – UFPR – Brasil
Palavras-chave: município; política educacional; fundo público; poder; partidos políticos.

Título: TICs na sociedade do conhecimento: método de Hill para ensino de criptografia
Autor (es):  Prof. Dr. Mauro Lúcio Franco / Profª. Aline Figueiredo Hossem / Nayrlâne Torres Araújo / Josias Rodrigues Da Silva
Instituição: Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri UFVJM – MG/Brasil 
Palavras-chave: Criptografia; Cifra de Hill; Unidade de Aprendizagem; Matemática.

Título: A Implantação do Instituto de Ciência e Tecnologia: o resgate histórico e primeiros passos do BCT na UFVJM
Autor (es): Prof. Dr. Paulo César de Resende Andrade / MSc. Cácia Aparecida Campos
Instituição: Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM – Brasil
Palavras-chave: Instituto de Ciência e Tecnologia, Bacharelados Interdisciplinares, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Título: COMPETÊNCIAS GENÉRICAS E CONDIÇÕES PSICOLÓGICAS DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DO ENSINO PRIVADO NOTURNO
Autor (es):  Profª. Drª. Nancy Ramacciotti de Oliveira-Monteiro / Priscila Larangeira Carvalho 
Instituição: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP – Brasil)
Palavras-chave: Ensino Superior Privado Noturno; Estudante trabalhador; Saúde Mental de Universitários; Condições Psicológicas (Auto referidas); Competências Genéricas (Auto referidas);  

Título: Educação escolar dialógica: As raízes para o avanço do acesso à saúde no Brasil e em Portugal
Autor (es): Prof. Dr. Antonio Jorge de Lima Gomes / Priscilla dos Santos Gomes
Instituição: Universidade de Coimbra – Portugal
Palavras-chave: Educação Dialógica, Ensino Básico, Acesso à saúde, Direitos Sociais.

Título: PRÁTICAS SOCIAIS DE LINGUAGEM NO TRABALHO EDUCATIVO COM O JORNAL ESCOLAR: GÊNEROS, INTERDISCURSO E DIALOGISMO
Autor (es): Prof. MSc. Renato Pereira Aurélio
Instituição: Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET-MG / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – IFES – Brasil
Palavras-chave: Jornal Escolar; Linguagem; Dialogismo; Leitura e Produção de Textos. 

Título: Pedagogia Social em Tempos de Inclusão Social
Autor (es):  Prof. MSc. José Manuel de Sacadura Rocha
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie – UPM – Brasil
Palavras-chave: Pedagogia Social. Qualidade de ensino. Gestão escolar. Inclusão. Mercado.

Título: Avaliando as potencialidades do telefone celular na aprendizagem de inglês para fins específicos
Autor (es): Profª. MSc. Thamiris Oliveira de Araujo
Instituição: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UFRJ / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense – IFF – Brasil
Palavras-chave: Mobile learning. Blended Learning. Inglês para Fins Específicos. Modelo SAMR.

Título: Criação e implantação do Curso de Medicina da UFVJM, Campus do Mucuri: uma história de lutas e desafios
Autor (es): Profª. Vânia Soares de Oliveira e Almeida Pinto / Prof. Dr. Cláudio Eduardo Rodrigues
Instituição: Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM – Brasil
Palavras-chave: Programa Mais Médicos. Atenção Primária à Saúde. Saúde da Família. Políticas Públicas de Educação e Saúde. Ensino médico.

 

banner-andifes banner-capes banner-cnpq banner-fapemig banner-fundaepe banner-periodicos banner-reuni bannertransparenciamenorlogo-w200logo-proexc DICOM