Número 22 – Ano XI – 10/2022
Ministério da Educação
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM
Minas Gerais – Brasil
Revista Multidisciplinar Vozes dos Vales da UFVJM
ISSN: 2238-6424 / Qualis – Capes / Latindex
www.ufvjm.edu.br/vozes
Revista Vozes dos Vales – UFVJM
Nº 22 – Ano XI– 10/2022
CONFIRAM OS TEXTOS APROVADOS E PUBLICADOS:
Título: O pintor-decorador José Maria Villaronga no apogeu do café do Vale do Paraíba
Autor (es): Ana Claudia de Paula Torem
Instituição: Doutoranda em História pela UniRio – Rio de Janeiro – Brasil
Palavras-chave: Pintura mural decorativa. Vale do Paraíba. Fazendas de café. Villaronga.
Título: O direito à educação inclusiva de todos os Brasileiros: impasses e benefícios em sua implementação
Autor (es): Prof. Dr. Bernat Vinolas Prat / Maísa Cantuária da Silva
Instituição: Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM, Brasil
Palavras-chave: Educação. Educação inclusiva. Professor. Formação profissional.
Título: Descrição dos motivos da não vacinação contra a Febre Amarela pelo Monitoramento Rápido de Cobertura na jurisdição de uma Superintendência Regional de Saúde
Autor (es): Kesley Duarte de Jesus et alli.
Instituição: Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM, Brasil
Palavras-chave: Febre Amarela. Monitoramento. Vacinação.
Título: Nicolas-Antoine Taunay (1755-1830) e o Revival Renascentista na França
Autor (es): Bárbara Dantas
Instituição: Doutoranda em História na Universidade Federal do Espírito Santo – UFES – Brasil
Palavras-chave: Nicolas-Antoine Taunay. Arte moderna. Renascença italiana. Denis Diderot.
Título: Leitura literária no ensino fundamental: o início do percurso para as formações leitora e humana
Autor (es): Prof. Dr. Almir Pantoja Rodrigues et alli.
Instituição: Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA/Campus de Capitão Poço) – Brasil
Palavras-chave: Literatura. Escola. Leitores. Humanização.
Título: O uso de simuladores Phet associados ao ensino por investigação: produto educacional para o estudo de luz e visão
Autor (es): Prof. Dr. Geraldo Moreira da Rocha Filho / Cassilene Pereira Durães
Instituição: Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM, Brasil
Palavras-chave: Ensino de ciências, Simulação computacional, Sequência de ensino por investigação.
Título: O uso das redes sociais no ensino de ciências: possibilidades para o processo de ensino e aprendizagem segundo o olhar dos professores
Autor (es): Matheus Lincoln Borges dos Santos / Prof. Dr. Álvaro Emilio Leite
Instituição: Doutorando em Ensino de Ciências (UTFPR)
Palavras-chave: ensino de ciências; redes sociais; tecnologias da informação e comunicação.
Título: A Educação Física em tempos de pandemia: desafios e perspectivas
Autor (es): Prof.ª. MSc. Caroline Maciel da Silva / Prof.ª Drª. Elaine Conte
Instituição: Doutoranda em Educação na Universidade La Salle – Canoas/RS
Palavras-chave: Educação Física. Prática Pedagógica. Pandemia.
Título: A contribuição das atividades práticas interdisciplinares no aprendizado de discentes do ensino médio
Autor (es): Atália Júlio Benedito / Prof. Dr. Wendel Coura Vital et alli.
Instituição: Universidade Federal de Ouro Preto UFOP – Brasil
Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Atividades Práticas. Ensino.
Título: Capitalismo pandêmico: a realidade das desigualdades sociais frente ao processo de acumulação
Autor (es): Ana Paula André / Pedro Alves
Instituição: Universidade do Oeste do Paraná UNIOESTE – Brasil
Palavras-chave: COVID-19, capitalismo, desigualdades, desregularização, trabalho.
Título: CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O ESTADO DA ARTE
Autor (es): Lívia Danielle Carvalho Fernandes / Romário Allef Ribeiro Silva
Instituição: Doutorando em Música da UFMG/Brasil
Palavras-chave: Currículo, Formação de Professores, Educação Infantil, Música, Música na Primeira Infância, Musicalização.
Título: CURRÍCULO, ESCOLA E PODER
Autor (es): Lílian Karla Rocha / Romário Allef Ribeiro Silva
Instituição: Mestranda em Educação no PPGE- Universidade Estadual de Montes Claros
Palavras-chave: Currículo. Educação. Poder. Mercadoria Cultural.
Título: Consumo de álcool, tabaco e outras substâncias psicoativas entre graduandos de Odontologia
Autor (es): Prof.ª Dr.ª Paula Cristina Pelli Paiva et alli.
Instituição: Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM
Palavras-chave: Drogas. Consumo de bebida alcoólica. Consumo de tabaco. Efeitos adversos. Transição Psicossocial.
Título: Corpos em rede, intercorporeidade e a escolarização da criança em meio à pandemia do novo coronavírus: uma abordagem fenomenológica
Autor (es): Prof. Ruy Antonio Wanderley Rodrigues de Miranda / Prof. Dr. Hiran Pinel
Instituição: Doutorando em Educação pelo Programa de Pós- Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo PPGE/CE/UFES/BRASIL
Palavras-chave: Intercorporeidade; Educação remota; Criança; Pandemia.
Título: A Mineração Norteando o Ensino de Química
Autor (es): Helen Rose de Castro Silva Andrade / Cristina Fontes Diniz / Viviane Márcia Santos
Instituição: Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) – Brasil
Palavras-chave: Ensino de Química. Problematização. Contextualização. Mineração. Rompimento das barragens. Ensino Médio. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência.
Título: Literatura Infantil para o Ensino de Simetria: reflexões de uma formação continuada
Autor (es): Patricia dos Santos de Jesus / Profª. Drª. Edvonete Souza de Alencar
Instituição: Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul – Brasil / Universidade Federal da Grande Dourados- Brasil
Palavras-chave: Educação Matemática; Formação de professores; Geometria; Anos iniciais.
Título: Planos de estudos tutorados de Minas Gerais: presença e sistematização das ginásticas no ensino fundamental
Autor (es): Profª. Drª. Priscila Lopes / Profª. Drª. Claudia Mara Niquini
Instituição: Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM
Palavras-chave: Educação Física escolar. Ensino remoto emergencial. Ginástica.
Título: POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL IMPLEMENTADAS NO BRASIL NOS ÚLTIMOS 25 ANOS
Autor (es): Prof. Dr. Luiz Alexandre Gonçalves Cunha / Elmarilene Walk
Instituição: Doutoranda em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta-Grossa (UEPG)
Palavras-chave: políticas públicas; participação social; desenvolvimento territorial.
Título: Associação entre dor de dente e fatores sociodemográficos em escolares de 08 a 11 anos em Diamantina/MG
Autor (es): Prof. Dr. Haroldo Neves de Paiva et alli.
Instituição: Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri UFVJM
Palavras-chave: Odontalgia. Nível socioeconômico. Crianças. Escolares