Critérios de Avaliação

Para a realização da avaliação socioeconômica serão utilizados critérios de cunho social e econômico. No que diz respeito aos critérios econômicos será utilizado o Critério de Classificação Econômica Brasil da ABEP (Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa) que fornece indicadores acerca da capacidade de consumo do grupo familiar, estimando o poder de compra das pessoas e famílias.

No que se refere aos critérios sociais, serão avaliados aspectos específicos da vida cotidiana do solicitante que comprovem sua situação de vulnerabilidade ou de risco social. Para tanto, o SAOS utilizará instrumentos técnicos para classificar os acadêmicos, de acordo com o seguinte:

  • Índice de vulnerabilidade socioeconômico I: o discente apresenta grande dificuldade em satisfazer suas necessidades básicas (alimentação, transporte, material escolar e moradia), o que pode resultar em abandono do curso por insuficiência de recurso financeiro para a sua manutenção na UFVJM. O discente classificado nesse índice recebe a bolsa permanência e todos os auxílios.
  • Índice de vulnerabilidade socioeconômico II:o discente apresenta nível de dificuldade intermediário em satisfazer suas necessidades básicas (alimentação, transporte, material escolar e moradia). O discente classificado nesse índice recebe todos os auxílios.
  • Índice de vulnerabilidade socioeconômico III:o discente apresenta uma necessidade de apoio para amenizar seus gastos. O discente classificado nesse índice recebe os auxílios cujo orçamento consiga abrangê-lo.
  • Situação emergencial:situação socioeconômica considerada como sendo de vulnerabilidade temporária, em que o discente necessita de apoio momentâneo para permanecer na instituição, caso em que o mesmo poderá receber um dos auxílios oferecidos, de acordo com a disponibilidade orçamentária.
  • Não beneficiados:situação socioeconômica considerada suficiente para a manutenção do discente, sendo que este não necessita de nenhum tipo de assistência por parte da UFVJM.”