FAQ

1.O que é o IsF?

O Programa Inglês sem Fronteiras foi elaborado a partir da necessidade de se aprimorar a proficiência em língua inglesa dos estudantes universitários brasileiros, com o objetivo de proporcionar-lhes oportunidades de acesso a universidades de países anglófonos por meio do programa Ciência sem Fronteiras. Para atender tal demanda, suas ações incluem a oferta de cursos a distância e cursos presenciais de língua inglesa, além da aplicação de testes de proficiência.

Essa iniciativa possui um escopo ainda mais abrangente. Fruto do trabalho conjunto entre o Ministério da Educação (MEC), a Secretaria de Educação Superior (SESu) e a Coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), seu principal objetivo é incentivar o aprendizado do idioma inglês e propiciar uma mudança abrangente e estrutura no ensino de idiomas estrangeiros nas universidades do País.

2.Quem pode participar do IsF?

Estudantes de graduação e de pós-graduação stricto sensu de instituições de ensino superior públicas e privadas, sendo que a participação em cada uma das ações do programa dependerá do perfil de cada aluno, como destacado abaixo:

    a. Os alunos de graduação das universidades federais contempladas com os Núcleos de Línguas poderão participar de todas as ações do programa IsF: acesso ao My English Online (MEO), participação em aplicações de exames de proficiência e acesso aos cursos presenciais ofertados pelo NucLi de sua instituição, desde que ativos no MEO. Os alunos das universidades federais que são Centros Aplicadores oficiais poderão fazer parte das demandas de aplicação internas da própria IES, quando anunciado em edital do Programa IsF.

    b. Alunos de graduação de todas as áreas do conhecimento de outras instituições públicas poderão participar do MEO e da aplicação de testes de proficiência.

    c. Alunos de graduação de todas as áreas do conhecimento de instituições privadas poderão participar do MEO, desde que tenham obtido pontuação igual ou superior a 600 no ENEM.

    d. Alunos de pós-graduação stricto sensu de instituições públicas e de instituições privadas que tenham seus programas credenciados pela CAPES poderão participar do MEO.

    e. Também poderão realizar o TOEFL ITP sem custo os alunos e profissionais que se candidatarem ao Programa Ciência sem Fronteiras ou outros programas de intercâmbio governamentais da CAPES/CNPq que incluam em seus editais o exame TOEFL ITP e tenham com agenda prevista para aplicação.

3. Como é feita a inscrição? Quais são os horários dos cursos presenciais na UFVJM?

As inscrições serão realizadas pela Internet por meio do site isf.mec.gov.br. Quando houver a abertura do sistema de inscrição, as datas serão divulgadas amplamente e com antecedência para acesso de todos os interessados.

As aulas presenciais serão realizadas ao longo da semana em horários alternativos (horário do almoço, por exemplo) e aos sábados, no total de quatro horas semanais.

4. Quais são as ações e aplicações do IsF?
Nesse primeiro momento de aplicação do programa, há três ações principais:

a. Apoio online por meio do curso My English Online (MEO), financiado pela CAPES, com a distribuição de senhas de acesso a estudantes de graduação e pós-graduação stricto sensu de todo país.

b. Aplicação de exames de proficiência em Centros Aplicadores credenciados pelo Programa IsF e gerenciados pela SESu e pelo MEC para qualquer programa CAPES que exija o TOEFL como exame de proficiência.

c. Oferta de cursos presenciais de língua inglesa por meio de Núcleos de Línguas fomentados pela SESu e pelo MEC e criados em 45 universidades federais credenciadas.

5.Como posso fazer para me inscrever para o teste de proficiência/nivelamento TOEFL ITP?

Os alunos interessados, tanto de graduação como de pós-graduação, em realizar o TOEFL ITP poderão se inscrever através do site isf.mec.gov.br dentro do prazo estabelecido no calendário definido pelo Núcleo Gestor. Cada Centro Aplicador é responsável por definir suas datas de aplicação, que serão divulgadas de forma ampla, bem como a agenda e os prazos específicos.

6.Como participar dos cursos presenciais ofertados nas universidades?

Primeiramente fique atento às chamadas que a própria universidade fará para compor os grupos de estudo. Os estudantes que terão direito a participar dos cursos presenciais são:

a) Estudantes que já tenham se inscrito no MEO e estejam atuantes (ou seja, que não tiveram seu login cancelado).
b) Estudantes dos cursos prioritários para o CsF; alunos de outras áreas não estão no grupo de prioridade neste momento.
c) Estudantes com nível de proficiência mais próximo do desejável, de acordo com o teste de nivelamento (do próprio MEO, TOEFL ITP ou qualquer outro teste oficial que o estudante tenha prestado e possa comprovar).

7. Qual a carga horária dos cursos presenciais? E a duração?

A duração dos cursos presenciais dependerá do nível de proficiência de cada turma. Como os cursos serão ofertados de forma intensiva, com carga horária de 4 horas semanais, a duração dependerá do objetivo a ser atingido. Para estudantes com maior nível de proficiência, haverá oferta de cursos de 16, 32, 48 e 64 horas. De qualquer forma, a universidade terá flexibilidade para organizar as unidades do curso, tendo em vista o objetivo de preparar o aluno para o exame de proficiência e para a experiência que terá no exterior.

8. Como faço para cadastrar no My English Online?

Basta acessar o site myenglishonline.com.br, na página inicial deverá clicar em “quero ser usuário”, preencha o cadastro e aguarde a liberação da senha e usuário que será enviado para seu e-mail. Para efetuar o login, você deverá clicar em ‘Entrar no Curso’ Você será direcionado para a página de login do curso My English Online, onde deverá preencher os seus dados na opção ‘usuário cadastrado’

9. Quanto tempo a pessoa pode ficar sem acessar o MEO sem ser descadastrada?

Essas regras são específicas da CAPES. Sugerimos conferir no site do MEO em www.myenglishonline.com, pois podem sofrer alterações. O próprio sistema MEO informa aos usuários diretamente pelo seu email, antes mesmo do prazo vencer. De qualquer modo, o prazo acordado inicialmente é de que o aluno seria desligado se não acessasse em até 14 dias (duas semanas).

10. Quais são as ações do programa IsF?

O Programa IsF abrange diferentes tipos de apoio à aprendizagem da língua inglesa. A partir de um diagnóstico do nível de proficiência dos universitários brasileiros, será facilitado o acesso aos estudos do inglês a graduandos e pós-graduandos interessados em aperfeiçoar seus conhecimentos. Além disso, as instituições de ensino superior receberão auxílio para melhorar a capacidade de oferta de ensino de idiomas estrangeiros de um modo geral.

11. O que é o NucLI?

O NucLi é uma iniciativa do IsF, em parceria entre as IFES, MEC/SESU e Capes, para apoio ao Programa Ciência sem Fronteiras.

É um núcleo onde haverá oferta de cursos presenciais da língua inglesa a alunos de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e que tenham interesse em ingressar no Programa Ciências sem Fronteiras.