Edital 35.2020 – Vagas para os Cursos de Mestrado e Doutorado em Biocombustíveis

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Biocombustíveis, constituído pela associação ampla entre a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no uso de suas atribuições legais, torna público o edital que rege o processo seletivo para o preenchimento de vagas ofertadas pela UFVJM para o segundo semestre letivo de 2020. Clique aqui para ler o edital na íntegra.
Entre os possíveis temas oportunizados para o desenvolvimento de pesquisa em nível de mestrado ou doutorado, estão:
1.”Seleção, identificação, caracterização e otimização de condições de cultivo de micro-organismos capazes de degradar madeira de eucalipto (lignocelulose).” Vagas ofertadas pelo Prof. Marcelo Luiz de Laia;
2. “Síntese de biodiesel, biolubrificantes, biograxas, biosurfactantes, assim como, aditivos para biocombustíveis e produtos de química fina, produzidos a partir do glicerol e derivados.” Vagas ofertadas pelo Prof. Sandro Luiz Barbosa dos Santos;
3. “Estudo e aplicação de micro-organismos fermentadores de pentoses.” Vagas ofertadas pela Profa. Lílian de Araújo Pantoja;
4.”Desenvolvimento de produtos e processos para a indústria de etanol de segunda geração.” Vagas ofertadas pelo Prof. Alexandre Soares dos Santos.

Saiba mais, fale conosco: ppgbiocombustiveis@ufvjm.edu.br