Código | Disciplina | Créditos (Carga horaria) | Tipo * | ||
1 | SSA 520 | Metodologia cientificaRosana P. Cambraia, Rosane L. Morais, Marivaldo A. Carvalho | Tipos de pesquisa, métodos qualitativos e quantitativos. Preparação do projeto de pesquisa. Pesquisa bibliográfica e revisão da literatura. Hipótese, método e instrumentos, coleta de dados, análise dos resultados, discussão, conclusão e referências bibliográficas. Estrutura do trabalho acadêmico e normas. Gerenciamento de referências. Plataforma Lattes CNPq e Plataforma Sucupira Capes. | 3(45H) | OAC |
2 | SSA 552 | Interdisciplinaridade e filosofia das ciênciasNadja M. G. Murta, Silvia R. Paes | Bases ontológicas e epistemológicas das ciências sociais e a interdisciplinaridade enquanto método de construção do conhecimento em saúde e ambiente. História da ciência. Tipos de conhecimentos. O sujeito e o coletivo. Representações de saúde e de cura. O exercício do poder sanitário e ambiental. | 4(60H) | OAC |
3 | SSA 500 | Língua estrangeira | Apresentação de comprovante de proficiência/suficiência em língua estrangeira com o objetivo de atestar a capacidade de compreensão e interpretação dos discentes na leitura de textos acadêmicos. Resolução interna normatiza as formas de comprovação de proficiência/suficiência. | 0 | ODC |
4 | SSA 550 | Seminários de pesquisa | Discussão dos temas das propostas de dissertação por meio da apresentação dos projetos dos mestrandos, bem como sobre a forma e formato de apresentação de seminários. | 1(15H) | ODC |
5 | SSA 570 | Exame de qualificação | Disciplina para acompanhamento e comprovação da aprovação dos discentes no exame de qualificação conforme resolução interna do Programa de Pós-graduação em Saúde, Sociedade e Ambiente. Apresentação da ata de aprovação no exame de qualificação, entregue na Coordenação do Programa de Pós-graduação em Saúde, Sociedade e Ambiente. | 0 | ODC |
6 | SSA 599 | Pesquisa orientada | Planejamento e aprendizado prático/aplicado à coleta, organização/apresentação e análise de dados. Obtenção de uma postura pró-ativa que favoreça a descoberta e aprimoramento do estado da arte, que se volta para sua temática de pesquisa. Oportunidade de participação dos discentes em atividades voltadas para a elaboração, avaliação por pares e preparação de manuscritos. Todo acadêmico deve estar matriculado na disciplina em todos os semestres acadêmicos, até a defesa do TCC. | 0 | ODC |
7 | SSA 601 | SaSA na comunidadeLeida C. Oliveira, Bethânia Avelar | Estudo das potencialidades extensionistas dos projetos de Trabalho de Conclusão de Curso dos mestrandos matriculados no PPGSaSA, buscando a proposição de ações a serem desenvolvidas pelo mestrando, caso aprovadas e coordenadas pelos orientadores. Trabalho para fomentar o registro, sistematização e divulgação das ações realizadas pelos mestrandos e seus orientadores. | 2(30H) | DC |
8 | SSA 602 | Atenção primária e vigilância em saúdeAngelina C. Lessa, Romero Alves Teixeira | Modelos assistenciais e evolução histórica. Necessidades de saúde e a oferta de ações e serviços nos sistemas locais de saúde. A Estratégia da Saúde da Família como estruturante do SUS. Atenção integral à saúde entre o PSF e os níveis de complexidade do SUS. Focalização versus universalização na saúde na atenção básica. Financiamento da atenção básica no SUS. Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB) no planejamento e programação local. Interação do SIAB com os sistemas de informação em saúde. Avaliação do impacto das ações básicas de saúde. Aspectos históricos na construção do conceito e modelos de ações de vigilância em saúde no Brasil. Processo de implantação da Vigilância Epidemiológica, sua estrutura operacional e Sistemas de Informações em Saúde. Processo de implantação da Vigilância Sanitária, estrutura operacional e financiamento. Constituição do campo da Saúde Ambiental no SUS, estrutura e sistemas de vigilância. Constituição da Vigilância em Saúde do Trabalhador, rede nacional, processos operacionais e sistemas de informação em saúde. Análise da situação dos principais agravo, determinantes pela Vigilância em Saúde. Promoção da Saúde como componente da Vigilância em Saúde no SUS. | 4(60H) | DC |
9 | SSA 610 | Políticas públicas, planejamento e gestão na saúde Paulo C. T. Prado Filho | Políticas públicas no campo da saúde coletiva, debate da contextualização histórica, política e social do sistema de saúde no brasil, avanços e desafios no Sistema Único de Saúde na promoção da saúde, apreciação das práticas políticas institucionais e técnicas na viabilização do modelo 14de atenção à saúde, planejamento e gestão, an1álise critica na perspectiva estratégica para gestão e intervenção no sistema local de saúde, avaliação dos programas e serviços de saúde, estratégias metodológicas para avaliação em saúde, análise de implementação de programa de saúde e satisfação do usuário. | 3(45H) | DC |
10 | SSA 620 | Doenças emergentes e reemergentes na saúde coletivaRenata Aline Andrade | Doenças emergentes e re-emergentes, problema real ou potencial de saúde pública (século XXI). Fatores biológicos, econômicos e sociais da emergência ou re-emergência de patógenos. Discussão de alguns patógenos (aspectos diagnósticos, patogênicos, terapêuticos e profiláticos); resposta imune e desenvolvimento de vacinas. Evolução conceitual da promoção da saúde, prevenção e controle das doenças, novo paradigma da saúde coletiva; educação, comunicação e mobilização social. Desenvolvimento de novos modelos assistenciais (bases políticas, gerenciais e técnicas) para o Sistema Único de Saúde. | 2(30H) | DC |
11 | SSA 650 | Ecossistemas e prevenção primáriaHerton H.R. Pires | Principais ecossistemas brasileiros e suas características, história natural das doenças transmitidas por vetores: Tripanossomíase Americana, Malária, Leishmanioses, Esquistossomose, Febre Amarela e Dengue. Doenças tropicais e estratégias para ação e pesquisa em doenças negligenciadas associadas à pobreza. Saneamento Ambiental e Vigilância Ambiental, atenção básica e promoção da saúde, vigilância epidemiológica. | 3(45H) | DC |
12 | SSA 655 | Abordagem ecossistêmica e saúde coletivaAlex Sander Machado | Ambiente x Evolução: Variação na forma e função dos órgãos nos diferentes filos e espécies como resposta ao ambiente. Teorias epidemiológicas atuais. Origem dasepidemias e doenças humanas. Doenças zoonóticas. Ecoepidemiologia. Ecologia Humana. Tecnologia e Vigilância em Saúde. Objetivo: Capacitar os estudantes de pós-graduação a buscar correlações e raciocínios a partir do enfoque ecossistêmico em saúde, nas abordagens teóricas e práticas de doençasendêmicas e epidêmicas. | 2(30H) | DC |
13 | SSA 690 | Estudos Especiais em Saúde, Sociedade e Ambiente | Regulamento Geral de Pós-Graduação UFVJM: Art. 62 – A critério do Colegiado dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu, mediante solicitação motivada apresentada pelo orientador, poderão ser atribuídos créditos a tarefas ou estudos especiais não previstos na Estrutura Acadêmica, porém, pertinentes à área de concentração do Programa em que o discente está matriculado, conforme previsão definida no Regimento Interno do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu. | 2(30h) | DC |
14 | SSA 700 | Redação científicaHarriman A. Morais | Apresentação das técnicas de desenvolvimento de textos acadêmicos para publicação de pesquisas científicas. Produção, apresentação e avaliação de trabalhos científicos. Estrutura do artigo científico original, objetividade, arte e técnica da comunicação científica. Tipos e preparação da revisão da literatura (integrativa, sistemática, metanálise e outras). Instruções dos periódicos aos autores. Objetivo: promover habilidades para a escrita acadêmica e científica em periódicos, livros e outros. | 2(30H) | DC |
15 | SSA 730 | BioestatísticaBernat Viñolas Prat, João Vitor Leite Dias | Estatística descritiva, probabilidade, variáveis aleatórias discretas e contínuas, teoria de amostragem (distribuição amostral), intervalo de confiança, teste hipótese, regressão e correlação, utilização de ferramentas computacionais. | 2(30h) | DC |
16 | SSA 740 | Análise de decisão multicritério aplicada em Saúde, Sociedade e AmbienteBernat Viñolas Prat, João Vitor Leite Dias | Apresentação de: 1) técnicas para análise de problemas que envolvem múltiplos critérios de diferente índole; 2) tecnologias de informação para visualização de resultados das análises realizadas. Especificamente serão desenvolvidos os seguintes itens: Aquisição de dados; Estrutura e fontes de dados; Análise e seleção de critérios mediante técnica, avaliação de questionários e/ou pesquisa bibliográfica; Metodologias para avaliação da importância dos critérios selecionados; Criação de funções de valor para quantificação de cada um dos critérios avaliados; Metodologias para classificação de alternativas e/ou criação de índices; Sistemas de informação geográfica (SIG). | 4(60H) | DC |
17 | SSA 745 | ODS, direitos humanos e saúdeAna Catarina P. Dias | Objetivos do desenvolvimento sustentável. Histórico e conceito de direitos humanos. Determinantes sociais de saúde. Pobreza, desnutrição e insegurança alimentar: fome, subalimentação e desnutrição, pobreza e distribuição de renda, a relação entre saneamento e pobreza; pobreza e insegurança alimentar. | 2(30H) | DC |
18 | SSA 750 | A ideia de natureza e as praticas sociais de curaMarivaldo A. Carvalho | O humano: sua unidade biológica e a sua diversidade cultural; relação saúde/doença e suas representações sociais; dinâmica cultural; conceito de cultura x natureza; doença como polo natural e a cura como polo cultural; as técnicas de cura do xamã, comunidades tradicionais e a percepção social do processo saúde x doença; a ideia de natureza e as práticas de cura. | 3(45H) | DC |
19 | SSA 760 | Sociobiodiversidade e saúdeFabiane Nepomuceno, Nadja Murta | Temas atuais sobre questões sócio ambientais (como desmatamentos, práticas agrícolas inadequadas e mudanças climáticas) e os impactos sobre a sociobiodiversidade, segurança alimentar e saúde pública. Etnoconhecimento e Etnobotânica. Conhecimentos tradicionais no uso e conservação da biodiversidade. Os saberes tradicionais e a (re)descoberta do uso de plantas na promoção da saúde e bem-estar. | 2(30H) | DC |
20 | SSA 770 | Estágio em docência | Aprimoramento da formação de discentes de pós-graduação, desenvolvimento de suas capacidades didáticas por meio de estágios supervisionados junto às atividades de ensino de graduação; instrumentalização do discente para incorporação de conhecimentos, habilidades e atitudes no ensino superior e tecnológico; intercâmbio entre o ensino de graduação e o de pós-graduação; fortalecimento das relações entre graduandos e pós-graduandos e destes com os docentes e as práticas pedagógicas. | 4(60H) | DC |
21 | SSA 772 | Estágio em docência II | Continuidade do aprimoramento da formação de discentes de pós-graduação, desenvolvimento de suas capacidades didáticas por meio de estágios supervisionados junto às atividades de ensino de graduação; instrumentalização do discente para incorporação de conhecimentos, habilidades e atitudes no ensino superior e tecnológico; intercâmbio entre o ensino de graduação e o de pós-graduação; fortalecimento das relações entre graduandos e pós-graduandos e destes com os docentes e as práticas pedagógicas. | 2(30H) | DC |
22 | SSA 780 | Artes da curaSilvia R. Paes | Participação de mestres da tradição e seus respectivos aprendizes, de modo que os saberes de comunidades tradicionais possam ser refletidos e transmitidos por seus principais representantes, Protagonismo e diálogo pluri epstêmico entre saberes tradicionais e saberes científicos. Saberes e técnicas de cura. Saberes ancestrais. O parto como acolhimento da vida. Plantas medicinais. Território e saúde indígena. | 4(60H) | DC |
23 | SSA 790 | Tópicos especiais I | Disciplina teórica e/ou prática de oferecimento não regular, ministrada por professores visitantes ou da própria instituição, concentrada ou não. Conteúdo variável abrangendo temas da área de saúde, sociedade e ambiente; atualização sobre os avanços da área e não abordados em outras disciplinas do curso. | 2(30H) | DC |
24 | SSA 791 | Tópicos especiais II | Disciplina teórica e/ou prática de oferecimento não regular, ministrada por professores visitantes ou da própria instituição, concentrada ou não. Conteúdo variável abrangendo temas da área de saúde, sociedade e ambiente; atualização sobre os avanços da área e não abordados em outras disciplinas do curso. | 4(60H) | DC |
* Tipo de disciplina: O – Obrigatória, AC – Área de Concentração, DC – Domínio Conexo.