Reflexão do Prof. Atanásio Mykonius

Queridos colegas de luta
Penso que é quase impossível abrir brechas para uma reflexão mais aprofundada acerca de nossa condição.
Somos solapados pela necessidade material que se torna a espinha dorsal de nossas reivindicações, mas, somos conduzidos invariavelmente a uma exploração do tempo, que é o aspecto principal da sociedade produtora de mercadorias e que têm na autovalorização do valor o ponto essencial.
Isto significa que é no tempo de trabalho que somos explorados de maneira a não termos consciência dessa realidade de fetiche e de alienação.
Se ficarmos apenas na conformidade da luta conforme os reajustes que simplesmente são a reposição do salário, é muito pouco.
O problema é que no atual contexto, a mobilização contra o Estado é sempre vista por dois pontos: de um lado a falta de apoio da opinião pública quando se trata de reivindicações dos trabalhadores do setor público e, de outro, o problema de articulação da própria classe, que, via de regra permanece como MAIORIA SILENCIOSA, que não age, não se articula politicamente.
O fato de não haver reajuste há dois anos, pode ser um fator a nosso favor.
Mas penso que é fundamental um fato político que pressione o Estado a ficar na defensiva.
Nosso papel político é o de fortalecer a articulação, assumir a greve como um processo político mais amplo e necessário para ampliarmos a discussão acerca de nossa própria condição de exploração Há que olhe para nós como trabalhadores privilegiados, com benesses tais que não legitimariam qualquer forma de reivindicação.
Em qualquer movimento de trabalhadores, sempre há a dificuldade de criar momentos de crítica e reflexão que aprofunde as razões pelas quais somos explorados e isto, historicamente, está mais difícil pelo fato de vivermos um contexto de grande desarticulação e indiferença pol;itica e social.
Com isto, somos levados pela burocracia a reproduzir cegamente uma série de atividades, sendo controlados pela mão invisível do tempo que nos embrutece socialmente.
Espero que no dia 3 possamos encontrar discernimento para avançarmos qualitativamente em nossas ações e reivindicações.
Abraço a todos neste dia do TRABALHADOR
Prof. Atanásio Mykonios
This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>