Obra: “Histórias de sibilas: entre Braga e Diamantina” foi tema da 49ª edição do Café Literário

Apresentado pela Profª Dra. Maria Claudia Magnani, o livro trata da identificação da origem das figurações do tema das sibilas do Tijuco, a partir de Braga, Portugal.

“Figuras proféticas da mitologia antiga, as Sibilas tiveram um alcance temporal extraordinariamente longo no decorrer da história da humanidade. Elas faziam o elo entre o profano e o sagrado, o humano e o divino. Suas profecias não diziam respeito a sagas individuais, mas a futuros coletivos como resultados de guerra, decisões políticas e a riqueza ou pobreza das nações. A cidade histórica possui um patrimônio artístico talvez não encontrado em nenhuma outra cidade colonial do Brasil: os panos quaresmais sibilísticos, além das pinturas sobre madeira na abóbada da capela-mor da Capela de Nosso Senhor do Bonfim.

As sibilas de Diamantina e região têm uma importância universal e reafirmam a sobrevivência de um antigo mito que foi se adaptando em diferentes lugares. O mito das sibilas tem um fôlego inigualável e de certa forma sobrevive até hoje. A previsão do futuro é desde os primórdios da humanidade um saber desejado e altamente sedutor.” Fonte: SEC – Secretaria de Estado de Cultura

Mais detalhes sobre o evento:

40414439_319478505281151_8342213170563121152_n

This entry was posted in Posts and tagged , , , , , . Bookmark the permalink.