I SINTEGRA

Título do trabalho: Leitura e literatura: alimento para a alma

Autoras: Juliana Helena Gomes Leal e Taynara Ribeiro Pessoa

Modalidade: Apresentação oral

Coordenado pela professora Juliana Leal da FIH/UFVJM, o Projeto Encontros Literários : entre palavras, canções e imagens, vem desenvolvendo suas atividades há quase um ano, por meio de algumas parcerias, entre elas: PROEXC/UFVJM, EPIL (Escola Profissionalizante Irmã Luiza) e Escola Estadual Gabriel Mandacaru, bem como pelo apoio de uma equipe de voluntárias, discentes de graduação da UFVJM. O projeto conta, desde agosto de 2011, com financiamento do Edital PIBEX, por meio do qual possui uma bolsista, Taynara Ribeiro Pessoa, aluna do BHu, que acompanha e colabora com todas as ações (de pesquisa, ensino e extensão) desenvolvidas pelo projeto.

O incentivo à leitura literária é um dos principais focos do projeto Encontros Literários, que pretende oportunizar o acesso de crianças e jovens a alguns  dos bens culturais de que dispomos como a literatura, a música e o  cinema. O projeto pretende desenvolver não apenas as habilidades de leitura e escrita em língua materna dos sujeitos envolvidos nas ações, mas transformar a leitura em ato social, em prática inclusiva, na medida em que o leitor se veja incluído e reconhecido, na ambiência escolar, institucional, etc., por meio do ato de ler. Expande também suas atividades a criação de momentos para a compreensão de telas e textos, visando à formação de um público que não leia apenas livros, mas telas e seu próprio mundo e que consiga promover a interação e compreensão dos signos, imagens e expressões a sua volta, fazendo assim com que compreendam melhor suas experiências pessoais e interpessoais.

A formação de leitores literários críticos é um desafio em uma sociedade não leitora, como é o caso do nosso país e, em particular, do público escolhido para o desenvolvimento dessas atividades, mas não deixa de ser compensadora se pensarmos e acreditarmos na proposta aplicada por este projeto de uma leitura libertadora, justificada pelas palavras de Ana Maria Machado: “Ninguém tem que ser obrigado a ler nada. Ler é um direito de cada cidadão, não é um dever. É alimento do espírito. Igualzinho a comida. Todo mundo precisa, todo mundo deve ter a sua disposição – de boa qualidade, variada, em quantidades que saciem a fome. Mas é um absurdo impingir um prato cheio pela goela abaixo de qualquer pessoa. Mesmo que se ache que o que enche aquele prato é a iguaria mais deliciosa do mundo”. (MACHADO, 2002, p. 15). Dessa forma o projeto Encontros Literários pretende assim alcançar através da prática extensionista seus objetivos junto a comunidade, promovendo de forma democrática o acesso aos bens culturais muitas vezes negado a grande parte da população.

Deixe uma resposta