Número 14 – Ano VII – 10/2018
Ministério da Educação
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM
Minas Gerais – Brasil
Revista Multidisciplinar Vozes dos Vales da UFVJM
Reg.: 120.2.095–2011 – PROEXC/UFVJM
ISSN: 2238-6424 / Qualis – Capes / Latindex
www.ufvjm.edu.br/vozes
https://www.facebook.com/revistavozesdosvales
Revista Vozes dos Vales – UFVJM
Nº 14 – Ano VII – 10/2018
CONFIRAM OS TEXTOS APROVADOS E PUBLICADOS:
Título: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DE UM PROJETO DESENVOLVIDO EM UM CLUBE DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor (es): Profª. Drª. Angélica Oliveira de Araújo / Tatiana Paula Costa / Débora Rodrigues Santos / Margarete Aparecida de Oliveira
Instituição: Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM
Palavras-chave: Ensino Fundamental. Clube de Ciências. Alimentação Saudável. Ensino de Química. PIBID.
Título: GEOGRAFIA QUANTITATIVA, POR QUÊ NÃO?
Autor (es): Prof. Dr. Ranyére Silva Nóbrega / Prof. MSc. Bruno Claytton Oliveira da Silva
Instituição: Universidade Federal de Pernambuco – DCG-UFPE – Brasil
Palavras-chave: Geografia. Epistemologia Geográfica. Geografia Quantitativa.
Título: O poço de potencial quântico infinito: um estudo usando o método de fatorização
Autor (es): Prof. Dr. Carlos Henrique Alexandrino / Prof. Dr. Stênio Cavalier Cabral / Prof. Dr. Geraldo Moreira da Rocha Filho
Instituição: Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM
Palavras-chave: Equação de Schrödinger, Método de Fatorização, Potencial Quadrado Infinito, Equação de Ricatti, Auto-funções.
Título: Inovação e Desenvolvimento no Vale do Jequitinhonha: um espaço de diálogo a partir do Vale Inovar
Autor (es): Prof. MSc. João Francisco Sarno Carvalho / Prof. MSc. João Leandro Cássio de Oliveira / Prof. MSc. Ulisses Barros de Abreu Maia / Profª. MSc. Carla Soares Godinho
Instituição: Doutorado em Inovação Tecnológica e Biofarmacêutica – Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG
Palavras-chave: Inovação. Desenvolvimento. Diálogo. Vale do Jequitinhonha
Título: Planejamento interdisciplinar: uma ação docente na construção do conhecimento acadêmico
Autor (es): Prof. MSc. Eliseu Pereira Couto / Prof. Esp. Jaqson Rosendo dos Santos
Instituição: Doutorado em Educação e Diversidade – Universidade Federal da Bahia – UFBA
Palavras-chave: Docência. Planejamento. Interdisciplinaridade. Aprendizagem.
Título: Hélade, uma plataforma web que interage com o GeoGebra para uso no ensino de matemática e física
Autor (es): Profa Dra Deborah Faragó Jardim et al.
Instituição: Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM
Palavras-chave: Plataforma web. Geogebra. Cálculo. Física. Hélade.
Título: Inovação em sistema territorial ilustrado no projeto Tipitamba do nordeste Paraense
Autor (es): Profª. Edilene Maria de Oliveira / Profª. Cleonice Alexandre Le Bourlegat / Profª. Lorene A. Tiburtino Silva / Prof. Reginaldo Brito da Costa
Instituição: Programa de Pós-Graduação – Doutorado Acadêmico em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)
Palavras-chave: Desenvolvimento Local, sistema territorial de inovação, sustentabilidade.
Título: Os limites do laboratório de informática no ensino de Física: um estudo de caso em Ouro Verde de Minas
Autor (es): Prof. Dr. Geraldo Wellington Rocha Fernandes / Cícero Vitor Xavier de Vasconcelos
Instituição: Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM
Palavras-chave: Laboratório de informática; ensino de Física; limites e possibilidades.
Título:Recorte Literário Acerca da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel: congresso internacional de ensino da matemática (2013 a 2017)
Autor (es): Prof. MSc. Renato Hallal / Prof.ª Drª. Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro
Instituição: Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Ponta Grossa – UTFPR – Brasil
Palavras-chave: Aprendizagem Significativa. Ensino de Matemática. Revisão da Literatura.
Título: Educação Permanente em Saúde: Programa de Educação Permanente para Médicos da Estratégia de Saúde da Família do Estado de Minas Gerais. Resultados e Rumos
Autor (es): Profª. Drª Leida Calegário de Oliveira / Cleya da Silva Santana Cruz
Instituição: Doutorado em Infectologia e Medicina Tropical na Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG – Brasil
Palavras-chave: Educação Permanente, PEP, Educação Médica.
Título: Síndrome de Down e aprendizagem em diálogo com as neurociências: limites e possibilidades na escola regular
Autor (es): Prof. Dr. Marcelo Fernandes da Costa / Eloísa da Riva Moura
Instituição: Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo São Paulo – IPUSP – Brasil
Palavras-chave: Neurociência. Síndrome de Down. Atendimento Educacional Especializado.
Título: Práticas Investigativas Transformadoras e a Educação Popular como aportes de pesquisas outras
Autor (es): Profª. Noelia Rodrigues Pereira Rego
Instituição: Doutorado em Educação e Políticas Públicas na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO/Brasil
Palavras-chave: Educação Popular. PIT. Afeto. Outra. Perspectivas decoloniais.
Título: Estratégias educativas utilizadas por profissionais de saúde na abordagem à mulher vítima de violência
Autor (es): Prof. Dr. Marcos Luciano Pimenta Pinheiro, Enfª. MSc. Patrícia de Oliveira Lima et al.
Instituição: Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM
Palavras-chave: ‘violência contra a mulher’, ‘métodos’, ‘profissionais da saúde’, ‘atenção à saúde’, ‘capacitação profissional’ e ‘educação em saúde’.
Título: Ambientalização no Ensino Superior: análise da abordagem ambiental em Projetos de Iniciação Científica de um curso de Engenharia Elétrica
Autor (es): Profª. Drª. Poliana Barbosa da Riva / Profa. Dra. Ana Tiyomi Obara
Instituição: Universidade Estadual de Maringá – UEM/PR – Brasil
Palavras-chave: ambientalização; projetos IC; ensino superior; alunos.
Título: ENTRE OS DESAFIOS DA GOVERNABILIDADE E DA GOVERNANÇA: QUAIS DESDOBRAMENTOS DO PROJOVEM CAMPO/MT?
Autor (es): Prof. Dr. Ronaldo E. Feitoza Senra / Profª. Drª. Michèle Tomoko Sato / Prof. Dr. Heitor Queiroz de Medeiros
Instituição: IFMT / PPGE – UCDB / Brasil
Palavras-chave: Educação do Campo, Projovem Campo/MT, Governança, Políticas Públicas, Formação.
Título: AVALIAÇÃO DA MOTIVAÇÃO EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DE PEDAGOGIA
Autor (es): Prof. MSc. João Roberto de Souza Silva
Instituição: Doutorado em Educação, Arte e História da Cultura na Universidade Presbiteriana Mackenzie – UPM – Brasil
Palavras-chave: Motivação. Educação. Pedagogia.
Título: Bioindicadores de Qualidade de Água (Macroinvertebrados Bentônicos) como Subsídios para Atividades de Educação Ambiental
Autor (es): Profª. Drª. Flaviana Tavares Vieira Teixeira / Sérgio Wilson de Araújo
Instituição: Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM
Palavras-chave: Educação. Ecologia. Macroinvertebrados. Bentônicos. Bioindicadores de Qulidade de Água.
Título:RECURSOS FINANCEIROS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: uma breve discussão
Autor (es): Prof. Dr. Wellington de Oliveira / Karlyone Elizarda Martins de Souza Ferreira / Rogério de Assis Teixeira / Cleya da Silva Santana Cruz / Profª. Dra. Liliane da Consolação Campos Ribeiro
Instituição: Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM – Brasil
Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde, Financiamento Governamental, Financiamento da Assistência à Saúde, Organização e Administração.
Título: Émile Durkheim e Pierre Bourdieu: encontros e desencontros na sociologia da educação
Autor (es): Sara Esther Dias Zarucki Tabac
Instituição: Doutorado em Ciências Sociais UERJ/ PPCIS
Palavras-chave: Ensino Superior, Desigualdade, Ações Afirmativas.
Título: As (In)afinidades no sistema educativo, formação de professores e resultados escolares na União Europeia
Autor (es): Prof.ª Drª. Florbela Rodrigues / Prof.ª Drª. Elisabete Brito / Prof.ª Drª. Maria Eduarda Ferreira
Instituição: Instituto Politécnico da Guarda – Portugal
Palavras-chave: Educação, Sistema Educativo, Formação de Professores, Programa PISA, União Europeia.
Título: Uso de geotecnologias para mapeamento da suscetibilidade a inundações e escorregamentos em Teófilo Otoni, Minas Gerais: potencialidades e limitações
Autor (es): Prof. MSc. Caio Mário Leal Ferraz / Prof. Dr. Roberto Célio Valadão et al.
Instituição: Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM / Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG
Palavras-chave: Geotecnologias; Mapeamento; Urbanidade; inundações; escorregamentos; Teófilo Otoni.