Trabalho de Conclusão de Curso

Coordenador:

Prof. Naldeir dos Santos Vieira
E-mail: naldeir.vieira@ufvjm.edu.br

Destaques:

Entrega de Projeto e Termo de Compromisso entre as Partes para matrícula na Disciplina ADM034 – Trabalho de Conclusão de Curso, Semestre 2022/2: 27/02/2023 para o endereço de e-mail kenny.moreno@ufvjm.edu.br

Data final para entrega da versão final após correções da banca (arquivo em pdf enviado por e-mail) do Trabalho de Conclusão de curso.

Importante:

A Coordenação do Curso de Administração e a Coordenação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) informam que a efetivação de matrícula na disciplina ADM034 – Trabalho de Conclusão de Curso, em cada semestre, é condicionada ao cumprimento das exigências estabelecidas para tal, conforme regulamentações.

Nesse contexto: (i) ter cursado 70% da carga horária do curso (para o cálculo, excetua-se a carga horária referente à Atividades Complementares e Estágio Curricular); e (ii) entrega do pré-projeto, com Termo de Compromisso de orientação, em data preestabelecida pela Coordenação, no período imediatamente anterior ao semestre a ser cursado (objeto da matrícula pleiteada).

Os alunos que não entregarem o pré-projeto não terão suas matrículas efetivadas na disciplina ADM034 – Trabalho de Conclusão de Curso.

Alunos reprovados na disciplina ADM034 e que tenham feito entrega de projeto em outra ocasião e em semestres anteriores devem entregar o pré-projeto novamente, sempre que pleitearem a matrícula na disciplina.

Defesas de TCC:

Cronograma de Defesas de TCC semestre 2022/1

TCC’s Administração (versão final)

Resoluções Específicas:

Documentos e Formulários

Pesquisa com seres humanos

Todo projeto de pesquisa que envolva seres humanos e/ou animais devem ser submetidos aos Comitês de Ética em Pesquisa (CEP). Casos específicos são encaminhados ao Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP).

O protocolo de projetos de pesquisa com seres humanos, para análise do CEP na UFVJM, é feito via Plataforma Brasil. Assim, para a submissão de projetos de pesquisa que envolvam seres humanos, o pesquisador deverá acessar o sistema e se cadastrar.

A Plataforma Brasil é um sistema eletrônico criado pelo Governo Federal para sistematizar o recebimento de projetos de pesquisa, de qualquer natureza, envolvendo seres humanos, pelos Comitês de Ética em Pesquisa (CEP) em todo o país.

É importante que o pesquisador se vincule à uma instituição, no caso a UVFJM,  ao efetuar o cadastro. A busca pela instituição será feita com o nome por extenso – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. O pesquisador poderá se vincular a mais de uma instituição.

No caso de Trabalhos de Conclusão de Curso de graduação e projetos de iniciação científica, o pesquisador será o professor orientador da pesquisa proposta.

O site da Plataforma Brasil disponibiliza material explicativo com passo-a-passo e esclarecimentos sobre a operacionalidade do sistema.