A realização deste Colóquio tem como objetivo central o fortalecimento da relevância do ensino-aprendizagem do idioma Espanhol no contexto brasileiro atual, não somente pelo aumento do interesse no aprendizado da língua, mas também pela crescente demanda por profissionais graduados na área que possam trabalhar em diversos setores que demandam conhecimentos deste idioma. Fortalecimento em todos os níveis de ensino, mas especialmente no âmbito do ensino superior que aponta para a urgência na formação de novos licenciados em Língua Espanhola em território nacional, mas especialmente na região do norte de Minas, carente de cursos superiores que formem futuros licenciados neste idioma. Demanda apresentada pela obrigatoriedade da oferta do ensino de Espanhol na educação básica brasileira, a partir de 2010, como decorrência da implementação da Lei 11.1161, de 2005.
O Colóquio objetiva, igualmente, oferecer formação continuada para profissionais da área já graduados, bem como para os futuros licenciados em Letras/Português/Espanhol da UFVJM que já se despontam no cenário acadêmico de nossa instituição. Alunos estes que se encontram, no primeiro semestre de 2012, na primeira turma desta licenciatura.
É preciso destacar que a única maneira de entrada para o curso de Letras/Português/Espanhol de nossa instituição se dá via Bacharelado em Humanidades, curso superior cuja duração é de 3 anos e que formou sua primeira turma no segundo semestre de 2011.
Este Colóquio oferecerá, portanto, não somente aos alunos da UFVJM e da comunidade acadêmica – como um todo – interessada, mas aos de outras instituições brasileiras e estrangeiras oportunidade de intercâmbio de saberes científicos pertinentes às áreas temáticas do evento, de acesso a informações importantes sobre possibilidades de atuação e de formação profissional na área de Língua Espanhola no contexto brasileiro atual, mas também a chance de ter acessibilidade às vantagens decorrentes do aprendizado do idioma como forma de mobilidade acadêmica e profissional para os mais diversos segmentos profissionais.