Laboratório Escola de Análises Clínicas (LEAC)


O Laboratório Escola de Análises Clínicas (LEAC) teve seu funcionamento legalizado em maio de 2020. O laboratório foi idealizado com objetivo de representar um campo efetivo para a prática profissional dos discentes do curso de Farmácia. Além um espaço de aprendizagem, o LEAC constitui um lugar de atendimento à comunidade. Portanto, a prestação de serviço e desenvolvimento de extensão e pesquisa buscam contribuir para uma formação cidadã e humanística do profissional farmacêutico.

Atualmente, o LEAC é um Centro Colaborador da Fundação Nacional Ezequiel Dias (FUNED) atuando em parceria com o NUPED-Vale da UFVJM para a realização de exames de biologia molecular para o diagnóstico de vírus respiratórios (Coronavírus e Influenza) e de arboviroses (Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela). O laboratório atende a rede estadual de saúde administrada pela Superintendência Regional de Saúde de Diamantina, contemplando 31 municípios. Desde maio de 2020 até o presente momento, já foram realizados mais de 28.000 exames moleculares, possibilitando rápido acesso da população ao diagnóstico (menos de 24 horas). Em novembro de 2022, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) propôs a ampliação do escopo de atuação para englobar, entre outros exames, o diagnóstico laboratorial de algumas doenças de notificação compulsória e a análise da qualidade físico-química e microbiológica da água para o consumo humano (Resoluções SES/MG nº 8.440 e nº 8.841 de 9 de novembro de 2022). Assim, os Centros Colaboradores poderão atuar no apoio ao diagnóstico laboratorial de algumas doenças de notificação compulsória, incluindo, inicialmente, Doença de Chagas, Leishmaniose Visceral, Leishmaniose Tegumentar e Tuberculose.

A fixação do LEAC como laboratório público de referência para as análises de agravos e água de consumo humano no Vale do Jequitinhonha terá grande impacto social, permitindo aos gestores públicos e à Vigilância Sanitária o acompanhamento e a tomada de decisões. Por fim, espera-se que a descentralização de atividades, a capacitação e a ampliação da atuação regional do LEAC possam melhorar o acesso da população ao diagnóstico destes agravos e ajudar na prevenção e promoção da saúde.

Membros:

VALÉRIA GOMES DE ALMEIDA – Coordenador do LEAC e de projetos
ANA PAULA RODRIGUES – Vice coordenador do LEAC
HELEN RODRIGUES MARTINS – Vice coordenador de projetos
CIMARA VIEIRA DE CASTRO – Farmacêutico Responsável Técnico
THYAGO JOSÉ SILVA – Farmacêutico substituto
TIAGO JOSÉ DA SILVA – Técnico de análises clínicas
PATRICIA SILVA SANTOS GUIMARAES – Técnico de análises clínicas
GUSTAVO EUSTÁQUIO BRITO ALVIM DE MELO- Membro de equipe técnico- científica
ANA PAULA DE FIGUEIREDO CONTE VANZÉLA – Membro de equipe técnico- científica
ANTHONNY DIDIER BRAGA LOPES – Discente bolsista
THAIS FERNANDA GOMES DA SILVA – Discente bolsista

Informações e contatos:
(38) 3532-6889
covid.leac@ufvjm.edu.br

Saiba como chegar:

Mapa LEAC

 

Atualizada em 05/12/2023