Curso de Farmácia


CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA

O curso de Farmácia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), criado em 2002 em Diamantina, tem como objetivo formar profissionais Farmacêuticos com base científica, orientado para a dispensação de medicamentos, execução de exames clínicos laboratoriais, controle de qualidade de medicamentos e cosméticos, além de atuação na Saúde Pública e na Estética, entre outras áreas. O curso visa a formação de profissionais generalistas capazes de integrar equipes multiprofissionais de saúde, liderar serviços de farmácia e colaborar com órgãos públicos e privados. A formação também visa habilitar Farmacêuticos para a pesquisa e continuidade dos estudos na Pós-Graduação.

PERFIL DO PROFISSIONAL

O curso busca formar um profissional farmacêutico, profissional da área da saúde, generalista, humanista, crítico e reflexivo, para atuar em todos os níveis de complexidade do sistema de saúde, com base no rigor científico e intelectual. O egresso deverá ser capacitado ao exercício de atividades referentes aos fármacos, medicamentos e na assistência farmacêutica e, de forma integrada, com formação em análises clínicas e toxicológicas, em cosméticos e em alimentos, em prol do cuidado à saúde do indivíduo, da família e da comunidade. Sua formação deverá ser pautada em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica brasileira, em especial da região do Vale Jequitinhonha, conduzindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.

MERCADO DE TRABALHO

Conforme a Lei nº 13.021, de 8 de agosto de 2014 (dispõe sobre o exercício e a fiscalização das atividades farmacêuticas) e a Resolução CFF nº 572 de 25 de abril de 2013, o Farmacêutico está apto a atuar em 72 áreas profissionais, distribuídas em 10 especialidades farmacêuticas: Alimentos; Análises Clínico-Laboratoriais; Educação; Farmácia; Farmácia Hospitalar e Clínica; Farmácia Industrial; Gestão; Práticas Integrativas e Complementares; Saúde Pública; Toxicologia.
Conheça mais em: http://meufarmaceutico.cff.org.br/areas/

CARGA HORÁRIA DO CURSO

Carga Horária Total: 4770h (318 créditos)

Unidades Curriculares obrigatórias: 3315h (221 créditos)
Unidades Curriculares eletivas: 360h (24 créditos)

Estágio Curricular Supervisionado: 960h (64 créditos)
Trabalho de Conclusão de Curso: 30h (2 créditos) – 9° ou 10° período
Atividades Complementares: 105h (7 créditos)
Creditação da Extensão: 477 (10%)

Tempo para Integralização Curricular: mínimo 5 anos, máximo 7,5 anos

Saiba mais:

1. Diretrizes  Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia
2. Projeto Pedagógico de Farmácia e Estrutura Curricular

Atualizada em 12/11/2023