Estrutura curricular
Matriz curricular
- Estrutura geral da matriz curricular:
- O discente deverá integralizar um mínimo de 18 (dezoito) créditos para a conclusão do mestrado, sendo 12 (doze) créditos em unidades curriculares obrigatórias e 6 (seis) créditos em unidades curriculares não obrigatórias.
- Planeja-se que o discente realize as disciplinas ao longo de três semestres, obtendo 6 créditos em cada um destes semestres.
- Desse modo, no quarto semestre de sua formação o discente poderá dedicar-se exclusivamente à conclusão de seu TCC e/ou ao cumprimento de créditos faltantes.
- Estrutura de oferta da matriz curricular:
1º semestre
– FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE; Obrigatória; 2 créditos
– METODOLOGIA QUANTITATIVA; Obrigatória; 2 créditos
– METODOLOGIA QUALITATIVA; Obrigatória; 2 créditos
2º semestre
– DIDÁTICA DO ENSINO EM SAÚDE; Obrigatória; 3 créditos
– SEMINÁRIOS DE PESQUISA I; Obrigatória; 1 crédito
– OPTATIVA; 2 créditos
3º semestre
– SEMINÁRIOS DE PESQUISA II; Obrigatória; 2 créditos
– OPTATIVA; 2 créditos
– OPTATIVA; 2 créditos
4º semestre
– DEFESA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO
Ementário
- Disciplinas obrigatórias:
Formação Profissional em Saúde (PES502) |
Obrigatória |
2 créditos |
Ementa: Evolução histórica das políticas de saúde e da formação profissional em saúde. |
Metodologia Quantitativa (PES506) |
Obrigatória |
2 créditos |
Ementa: Abordagens e métodos de pesquisa quantitativa em saúde e em educação. Estrutura, desenhos, ferramentas metodológicas e métodos de análise quantitativos. Bioestatística, Bioética e Epidemiologia. |
Metodologia Qualitativa (PES507) |
Obrigatória |
2 créditos |
Ementa: Abordagens e métodos de pesquisa qualitativa em saúde e em educação. Estrutura, desenhos, ferramentas metodológicas e métodos de análise qualitativos. A construção do projeto de pesquisa. |
Didática do Ensino em Saúde (PES521) |
Obrigatória |
3 créditos |
Ementa: O método didático, sua relação entre meios e fins, conteúdo e forma no processo de ensino; relação entre método de aprender e métodos de investigação do saber. Plano de Ensino. Metodologias Ativas. |
Seminários de Pesquisa I (PES522) |
Obrigatória |
1 crédito |
Ementa: Projetos de pesquisa: problema, hipóteses, variáveis, objetivos, justificativa, metodologia, aspectos éticos e referências bibliográficas. |
Seminários de Pesquisa II (PES523) |
Obrigatória |
2 créditos |
Ementa: O texto acadêmico, fundamentação teórica, revisão da literatura e discussão de dados. |
- Disciplinas optativas vinculadas às linhas de pesquisa:
A teoria das representações sociais na pesquisa em saúde e educação (PES531) |
Optativa |
2 créditos |
Ementa: Aspectos teóricos metodológicos da pesquisa em representações sociais nos campos da saúde e da educação |
Linha de pesquisa: Ensino, Saúde e Cultura |
Antropologia da saúde e da educação (PES532) |
Optativa |
2 créditos |
Ementa: A especificidade da Antropologia e seus campos de estudos. Perspectivas teórico-analíticas antropológicas sobre as articulações entre fenômenos de saúde e de educação. Cultura, saúde e educação. Estratégias antropológicas de pesquisa em saúde e em educação. |
Linha de pesquisa: Ensino, Saúde e Cultura |
Antropologia do corpo e da saúde (PES533) |
Optativa |
2 créditos |
Ementa: A especificidade da Antropologia e seus campos de estudos. Natureza e cultura. Dimensões sociais, culturais e políticas dos processos de saúde e doença, das corporalidades e das práticas alimentares. Estratégias antropológicas de pesquisa e suas possibilidades no contexto do Ensino em Saúde. |
Linha de pesquisa: Ensino, Saúde e Cultura |
Saúde Coletiva (PES534) |
Optativa |
2 créditos |
Ementa: Saúde Coletiva, suas origens e perspectivas. |
Linha de pesquisa: Vigilância em Saúde e Promoção da Saúde |
Vigilância em Saúde (PES535) |
Optativa |
2 créditos |
Ementa: A vigilância de efeitos sobre a saúde, como eventos, agravos e doenças. A vigilância de perigos, como agentes químicos, físicos e biológicos que possam ocasionar doenças e agravos. A vigilância de exposições, através do monitoramento da exposição de indivíduos ou grupos populacionais a um agente ambiental ou seus efeitos. Estudos, ações de prevenção, assistência e vigilância aos agravos à saúde relacionados ao trabalho. As práticas de atenção e promoção da saúde dos cidadãos e aos mecanismos adotados para prevenção de doenças. Análise da saúde de grupos populacionais de acordo com suas relações entre condições de vida, saúde e acesso aos serviços de saúde. |
Linha de pesquisa: Vigilância em Saúde e Promoção da Saúde |
Epidemiologia aplicada ao Sistema Único de Saúde (PES536) |
Optativa |
2 créditos |
Ementa: Processos de produção de dados em saúde para utilização em serviços e construção de estudos epidemiológicos. |
Linha de pesquisa: Vigilância em Saúde e Promoção da Saúde |
Políticas Públicas de Saúde Vigentes no SUS (PES537) |
Optativa |
2 créditos |
Ementa: Políticas e programas de saúde atualmente vigentes no SUS. |
Linha de pesquisa: Gestão e Políticas Públicas |
Análise de Políticas de Saúde (PES538) |
Optativa |
2 créditos |
Ementa: Caminhos possíveis para se analisar políticas de saúde. Possibilidades de se analisar as políticas no âmbito da Saúde Coletiva. |
Linha de pesquisa: Gestão e Políticas Públicas |
- Disciplinas optativas desvinculadas das linhas de pesquisa:
Estágio em Docência I: Pesquisa, Extensão, Administração (PES541) |
Optativa |
1 crédito |
Ementa: Atividades de pesquisa, extensão ou administração universitária. Integração ensino e serviço em saúde. Integração teoria e prática através de vivências, experiências e aplicação de conhecimentos. |
Estágio em Docência II: Ensino (PES542) |
Optativa |
1 crédito |
Ementa: Atividades de ensino superior. Integração ensino e serviço em saúde. Integração teoria e prática através de vivências, experiências e aplicação de conhecimentos. |
Tópicos especiais em produção técnica e/ou científica (PES543) |
Optativa |
2 créditos |
Ementa: Desenvolvimento orientado de produção técnica e/ ou científica vinculada às linhas do Programa. |
Tópicos Especiais em Ensino em Saúde (PES544) |
Optativa |
2 créditos |
Ementa: Estudos especiais vinculados às linhas de pesquisa do Programa. Aprofundamento, ampliação e/ou diversificação de pesquisas, projetos e/ou ações em desenvolvimento no Programa. |
Tópicos Especiais em Ensino em Saúde: uso de bancos de dados para estudos quantitativos (PES545) |
Optativa |
2 créditos |
Ementa:A disciplina orienta a construção de banco de dados por meio de aulas práticas em laboratório. Divisão de variáveis categóricas e numéricas. Estatística descritiva e analítica na análise de dados em programas estatísticos. Uso de testes paramétricos: teste t- student; análise de variância – ANOVA. Testes não-paramétricos: teste de Mann-Whitney; teste de Wilcoxon; teste de Kruskal-Wallis; teste qui-quadrado; teste McNemar; teste exato de Fisher. |
Produção de Artigos Científicos na Área da Saúde Utilizando Metodologia Quantitativa (PES546) |
Optativa |
2 créditos |
Ementa: Elaboração de artigos científicos, passo a passo, com base em bancos de dados secundários (quantitativos), de forma dinâmica e colaborativa, em sala de aula, sob supervisão dos professores da disciplina. Revisão sobre tipos de estudos epidemiológicos. Estrutura fundamental de um artigo científico: revisão de literatura, introdução, marco teórico, metodologia, apresentação de resultados, considerações finais e referências. Aspectos fundamentais sobre a seleção do referencial bibliográfico (vide Portal Capes) e preparação de referências (vide Endnote web e normas da ABNT). O processo de seleção de periódicos para publicação de artigos científicos (o Sistema Qualis da Capes). Notas sobre autoria e plágio. |