Sobre o Programa

O Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Ensino em Saúde (EnSa) da UFVJM oferece o curso em nível de Mestrado na modalidade profissional.

O objetivo geral do Programa é contribuir com o desenvolvimento da Saúde Coletiva no âmbito do Ensino em Saúde. Além disso, o EnSa objetiva, também, investir no desenvolvimento de competências docentes e discentes no campo do ensino e da pesquisa na área da Saúde Coletiva; produzir conhecimento sobre ensino em saúde a partir da problematização das práticas envolvidas na formação de profissionais, especialmente no âmbito dos serviços de saúde; tomar a própria prática docente como ponto de partida para empreender mudanças no cotidiano do ensinar e aprender no âmbito dos serviços de saúde, em um movimento de ação-reflexão-ação; contribuir para a formação dos profissionais da saúde da região impactando na qualidade dos serviços.

O egresso do Mestrado Profissional em Ensino em Saúde deverá desenvolver, em seu percurso formativo, habilidades e competências que lhe possibilitem relacionar teoria e prática. Assim sendo, além da capacidade reflexiva e epistemológica no campo da teoria, deverá elucidar problemáticas surgidas de sua prática profissional com vistas à transformação do ensino em saúde. Desta forma, será possível ao egresso gerar produção de conhecimento científico que contribua para o crescimento do campo das políticas de integração saúde e educação.

A duração mínima do Mestrado é 12 (doze) meses e a máxima é 24 (vinte e quatro) meses, contados a partir da data da admissão.

O EnSa realiza processos seletivos anuais, nos quais são abertas 12 (doze) vagas.

Identificação do curso:

Nível: Mestrado Stricto Sensu

Modalidade: Profissional

Código cadastro Capes: 32010010008P0

Data da Recomendação pela Capes: 01/03/2011 (Portaria MEC nº 978, de 26/07/2012, publicada no DOU em 27/07/2012, seção1, p. 9).

Data de início: 08/08/2011

Área de Avaliação: Saúde Coletiva

Área básica: Saúde Pública (40602001)

Local: Campus 1 e Campus JK da UFVJM, Diamantina, Minas Gerais.