Ligas

As Ligas Acadêmicas no curso de graduação de medicina são associações científicas que tem como objetivo aprofundar determinada área de acordo com o tripé universitário que contempla o ensino, a extensão e a pesquisa. A seguir serão listadas as 11 Ligas Acadêmicas do curso de graduação de medicina.

REGIMENTO INTERNO – COLIGMed

LAUEM – Liga Acadêmica de Urgência e Emergência

A LAUEM é uma liga voltada para a Medicina de Emergência, buscando a formação do estudante em conhecimentos e temas que podem o auxiliar quando se deparar com situações de urgência e emergência, independente da especialidade médica. Para isso, a liga conta com diversas aulas que buscam abordar a emergência médica em diferentes contextos, como na pediatria, na obstetrícia, na ortopedia, na dermatologia, dentre outros. Essas aulas buscam compreender maneiras de se preparar para situações reais, sendo recorrente o uso da prática. Dessa forma, o  Laboratório de Habilidades da Faculdade de Medicina é muito utilizado para o treino dessas técnicas.

A LAUEM desenvolve projetos de extensão e pesquisa como forma de integrar com a comunidade e com a Universidade, estendendo o conhecimento de seus membros à população. Assim, seu projeto de extensão consiste em ensinar sobre o Suporte Básico de Vida (SBV) aos alunos de Ensino Médio das escolas públicas e privadas de Diamantina. Ademais, um dos projetos de pesquisa da liga está em confluência com esse projeto, no qual é analisado o conhecimento prévio desses alunos sobre o SBV e como essa compreensão muda com os grupos operativos. Por fim, seu outro projeto de pesquisa é baseado em análise de prontuários da Santa Casa de Caridade de Diamantina, buscando entender quais são as principais causas das admissões emergenciais no hospital.

Para participar da Liga, qualquer aluno pode começar frequentando o GEUEM, grupo que tem como finalidade o aprendizado do SBV e outros temas sobre a emergência médica básica.

Instagram: @lauem_ufvjm

 

LAPED – Liga Acadêmica de Pediatria

A LAPED tem por finalidade principal o aprofundamento na semiologia e clínica pediatra, uma das grandes áreas da Medicina, que tem como foco o desenvolvimento saudável das crianças. Pensando na sua abrangência e peculiaridades, a Liga busca alunos que tenha interesse em participar de aulas que vão desde discussão de casos clínicos vividos no Hospital Nossa Senhora da Saúde a aulas teóricas ministradas por professores a respeito de temas de grande importância para a especialidade. Antes de entrar para a liga, os alunos podem frequentar o grupo de estudos, GEPED.

A liga conta com um estágio no Hospital Nossa Senhora da Caridade, em que os membros participantes podem acompanhar de perto a rotina na ala pediátrica, acompanhando de perto os casos clínicos que serão discutidos nos encontros de ensino. Além disso, a LAPED possui um projeto de extensão que faz uma coleta de dados antropométricos, vacinais e nutricionais das crianças na CMEI do bairro Cazuza, sendo feitas intervenções com aquelas crianças que tiverem dados alterados. Esses dados são utilizados, também, para a promoção de um projeto de pesquisa que analisa como esses parâmetros influenciam na vida dessas crianças.

Instagram: @laped_ufvjm

LACARDIO – Liga Acadêmica de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular

A LACARDIO é uma liga dedicada àqueles estudantes que desejam aprofundar seus conhecimentos em Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular, pensando na importância dessas especialidades para a saúde do coração e do sistema cardiovascular. Assim, os alunos que se reúnem na liga aprendem mais sobre essas áreas a partir de discussão de casos clínicos e aulas expositivas desenvolvidas por eles mesmos, sob a supervisão de um professor. Outra forma de aprendizado desenvolvida pela liga, é a aplicação de GDs, buscando, por meio de perguntas, aguçar o conhecimento dos estudantes. A liga conta, também, com um grupo aberto a todos os interessados, chamado de GECCCV.

A liga desenvolve um projeto de extensão voltado para indivíduos com fatores de risco comportamentais para doenças cardiovasculares, como tabagismo e sedentarismo. Para isso, os membros da liga fazem ações públicas em Diamantina, com medição de pressão e disseminação de conhecimento sobre os fatores de risco e como combatê-los. Além disso, há um projeto de pesquisa em duas ESFs de Diamantina, em que os membros da liga analisam o tratamento farmacológico utilizado para hipertensão arterial, quantificando a adesão e seus fatores.

Instagram: @lacardio.ufvjm

 

LAAD – Liga Acadêmica de Anestesiologia e Dor 

A LAAD é ideal para os alunos que têm interesse em aprofundar seu conhecimento sobre o manejo da dor e para aqueles que desejam conhecer mais a respeito da Anestesiologia, especialidade que envolve proporcionar ao paciente cirurgias sem dor, o exímio manejo das vias aéreas e um intra e um pós-operatórios seguros. Pensando nisso, os membros da liga utilizam de aulas expositivas ministradas pelos próprios alunos reveladas com aulas expositivas de professores juntamente com apresentação de artigos.

O projeto de extensão desenvolvido pela LAAD tem como finalidade divulgar e explicar para a população a importância das consultas pré-anestésicas, além de desenvolver mutirões de consultas pré-operatórias, abertos à população de Diamantina. O projeto de pesquisa desenvolvido pela liga tem como foco estudar um medicamento intra-operatório utilizado nas cirurgias bariátricas, verificando-se a efetividade dele na diminuição da dor dos pacientes no pós-operatório.

Em 2019, a liga desenvolveu um simpósio em Diamantina, que contou com a presença de diversos palestrantes vindos de Belo Horizonte. Aqueles que se mostram interessados com essa temática, podem frequentar as aulas da liga, uma vez que elas são abertas a todos.

Instagram: @laadufvjm

 

LACLIM – Liga Acadêmica de Clínica Médica

A LACLIM tem por objetivo aprofundamento em clínica médica pensando no aperfeiçoamento do conhecimento de um generalista, como a respeito de exames físicos, exames complementares e anamnese. Pensando na complexidade da especialidade e na diversidade de temas a serem abordados, a Liga busca estudar diretrizes, como a de hipertensão e diabetes, por meio de casos clínicos e rodas de discussão. Enquanto a relação dessa teoria com prática é dada por meio de aulas expositivas com professores, que exemplificam a prática. Com relação à prática, os membros também utilizam de aulas práticas no laboratório de habilidades, em que treinam procedimentos como entubação e acessos.

O projeto de pesquisa desenvolvido pela LACLIM objetiva a produção de casos clínicos a partir da revisão de prontuários, a princípio com os pacientes  da seção de hemodiálise de Diamantina. Além disso, a liga propõe atendimentos à população a partir de mutirões, em que os membros da liga focam em doenças crônicas como diabetes e hipertensão. A partir disso, a liga tenta levar atendimento e conhecimento a populações que não tem auxílio público adequado.

Aqueles que se sentem interessados em aprender mais sobre clínica médica podem começar frequentando o grupo promovido pela liga, chamado GECLIM.

Instagram: @laclim.ufvjm

 

NEUROLIGA – Liga acadêmica de Neurologia

A NEUROLIGA é uma liga para aqueles que tem interesse em aprofundar seus conhecimentos em neurologia, considerando-se a complexidade do Sistema Nervoso humano. Na intenção de explorar os conhecimentos sobre o assunto, a Liga conta com aulas ministradas pelos próprios alunos, em que há a discussão de todos os membros da liga a respeito de um caso clínico. Durante a discussão, são analisados a história do paciente, exames físicos e complementares, e, ao final, há uma breve exposição sobre o diagnóstico que é o tema principal.

Como projeto de pesquisa, a Liga faz um levantamento de dados dos prontuários de pacientes com doenças neurológicas internados na Santa Casa de Caridade de Diamantina e que passaram por alguma intervenção cirúrgica. Por meio disso, os membros da liga buscam analisar a evolução da assistência médica na ala de neurocirurgia do hospital.

Instagram: @neuroligadiamantina

 

LAGO – Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia

A LAGO é uma Liga composta por alunos que tem interesse pela saúde da mulher, pela gestação e pelo fenômeno do nascimento, considerando o aprimoramento da habilidade médica, desde à atenção primária, principalmente no Vale do Jequitinhonha. Para isso, os membros da Liga promovem aulas, com metodologias ativas, em que os temas abordados são expostos por meio de quizzes, GDs, TBLs, jogos e pela discussão de artigos científicos.

Além disso, a LAGO promove um projeto de extensão em São João da Chapada, distrito de Diamantina, em que os alunos promovem a educação sexual entre os adolescentes quilombolas da região. Há, também, o projeto de pesquisa, organizado em Presidente Kubitscheck, em que os membros analisam a implementação do rastreio de câncer de mama e de colo de útero entre a população feminina da cidade. Ademais, em setembro de 2019 a liga irá promover um congresso visando a capacidade dos profissionais da área de saúde do Vale do Jequitinhonha à respeito da saúde da mulher.

Para participar de todas essas atividades, os interessados podem começar participando do grupo de estudos promovido pela liga, o GEGO.

Instagram: @lagodtna

 

LAPSAM – Liga Acadêmica de Psiquiatria e Saúde Mental

Diamantina é historicamente marcada por ratificar o raciocínio pretérito de aprisionamento da loucura. Tal visão se concretizou, no século passado, com a construção do Hospício de Diamantina, o primeiro hospício de alienados de Minas Gerais. A Liga Acadêmica de Psiquiatria e Saúde Mental (LAPSAM) se fundou para ir na contramão desse posicionamento, proporcionando a construção de raciocínio clínico e crítico pelos estudantes no que tange à saúde mental dos indivíduos.

A LAPSAM, portanto, tem como objetivo central o desenvolvimento educacional, profissional, psíquico e social dos acadêmicos dos cursos de saúde na área da Psiquiatria e Saúde Mental. Para tanto, dispõe de um projeto de extensão: o CINEstesia. Essa iniciativa tem como cerne a promoção de entretenimento para os moradores da cidade, com a execução de filmes com temáticas que tocam na saúde mental. Além disso, a Liga tem como objeto de investigação científica o desenvolvimento de estudos epidemiológicos dos atendimentos voltados para saúde mental na cidade de Diamantina. Tal projeto faz parte do cerne do projeto de pesquisa da Liga. Portanto, a LAPSAM tenta integrar o tripé ensino-pesquisa-extensão, fornecendo aos alunos um espaço de aprofundamento e de rompimento das atitudes cerceadoras do nosso passado na atenção à saúde.

Instagram: @lapsamufvjm

 

LAORT

A liga acadêmica de ortopedia e traumatologia visa complementar o ensino médico nas áreas da ortopedia, com foco em patologias comuns na atenção primária, e na traumatologia que o generalista pode se deparar em situações diversas. O projeto de extensão desenvolvido pela liga envolve o rastreio de idosos institucionalizados que possuem fatores de risco para o desenvolvimento de osteoporose e o manejo e seguimento clínico dos mesmos. O projeto de pesquisa desenvolvido pela liga avalia os possíveis resultados da aplicação do plasma rico em plaquetas (PRP) em indivíduos com artrose de joelho e seus desfechos, clínicos e laboratoriais.

Instagram: @laortufvjm

 

LAGG – Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia

A LAGG é uma liga que reune discentes com interesses em atuar no tratamento, prevenção de doenças e promoção do bem-estar e da qualidade de vida da população idosa. Dessa forma, a Liga se diferencia por abordar temas de uma população que está em crescimento no Brasil e em várias partes do mundo. Em tempos de pandemia do novo coronavírus, a Liga disponibilizou em seu Instagram diversas postagens sobre a prevenção e cuidados que a população idosa, mais vulnerável ao vírus, deve adotar.

Para cumprir o tripé universitário, a Liga possui um projeto de pesquisa de levantamento de dados dos idosos na instituição de Longa Permanência para Idosos Frederico Ozanam. Já o projeto de extensão coloca em prática a lei que prevê a Universidade Aberta aos Idosos (UAI), juntamente com outros cursos da saúde, promovendo palestras com temas importantes para a população idosa.

Instagram: @lagg.ufvjm

 

LAMFaC – Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade

A LAMFaC é a liga que abrange a especialidade fundamental para o funcionamento da saúde pública, sendo que os interessados nessa área da Medicina fazem um investimento no entendimento e na prática da Atenção Primária à Saúde. Dessa forma, as aulas abordam temas cotidianos nas ESFs e, para isso, a Liga busca levar, em todos os encontros, alguma autoridade sobre o assunto, abrangendo temas comuns na prática da Medicina de Família e Comunidade, como saúde da mulher, da população indígena, da população LGBT+, entre outros. Todas as atividades de ensino da Liga são abertas a toda a comunidade acadêmica.

A Liga atua no ensino, na pesquisa e na extensão. A LAMFaC incentiva seus ligantes a desenvolver projetos de pesquisa e extensão. Atualmente existem dois projetos em andamento, um deles agrega pesquisa e extensão, o “DRC em Foco”, que analisa pessoas que possuem fatores de risco para o desenvolvimento de Doença Renal Crônica (DRC), realizando exames de rotina para o diagnóstico da doença, de forma que faz-se um comparativo de dados entre aqueles que têm fator de risco e aqueles que têm a doença. Outro projeto em andamento é o “Semear: Ambulatório de Saúde Integrativa”, que promove atendimentos de práticas integrativas e complementares em Saúde aos participantes envolvidos.

Instagram: @lamfac.ufvjm

PAINÉIS FAMED

A Faculdade de Medicina em Números

Se liga na dica

Sou Famed! E agora?