FAMED

O curso de Medicina da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, situado no Campus JK em Diamantina MG, iniciou-se em 2014 com o ingresso dos primeiros 30 alunos. O curso funciona em período integral e apresenta um novo modelo de Projeto Pedagógico que tem como diretrizes metodológicas básicas, a interdisciplinaridade, com vistas ao modelo  biopsicossocial de atenção à saúde e a integração teórica prática. A primeira tem como resultado a organização do currículo por módulos integradores, abrangendo as áreas de conhecimento das ciências básicas (predominantemente biológicas) sociais e humanas e da clínica. A segunda diretriz exige a inserção dos estudantes nos diversos cenários de prática desde o início do curso de modo a favorecer a observação e a investigação de problemas reais abordados nos módulos. A prática concomitante à teoria possibilita ainda ao estudante a crítica e a seleção de informações relevantes para a solução de problemas.

PERFIL DO PROFISSIONAL

O curso, pautando-se nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso médico, tem por objetivos a formação de um profissional generalista, apresentando capacidades crítica e reflexiva, formação ética e humanista, capacidade de atuação cooperativa e integrada, capacidades de liderança, administrativa e de gerenciamento, além de capacidade pedagógica. O conhecimento, atitudes e habilidades cognitivas e psicomotoras a serem trabalhados durante o curso têm como meta atingir as competências esperadas do egresso com o perfil acima traçado.

MERCADO DE TRABALHO

O campo de trabalho do Médico é amplo, atuando em atividades em consultório, no setor público, no setor privado, na docência em medicina, dentre outras.

PAINÉIS FAMED

A Faculdade de Medicina em Números

Se liga na dica

Sou Famed! E agora?