Santa Casa de Caridade de Diamantina: Uma história

93f079f0-bdba-4567-83ac-543e2ee138b4Enquanto enfermeira em formação e na vivência de grandes e desafiadores momentos, falar de uma instituição de saúde tão importante quanto a Santa Casa de Caridade de Diamantina (SCCD) é muito bom. Buscar entender um pouquinho da sua história é apenas mais uma forma de se apaixonar por tanta tradição. A SCCD é a verdadeira mãe da saúde do nosso tão grande Vale do Jequitinhonha.

Por isso, enquanto estudante da maravilhosa área da saúde e, no intuito de levar aos outros uma admiração semelhante à que possuo pela instituição, propus-me a elaboração deste material.

No decorrer dos cursos da área da saúde, a vontade de estar dentro da SCCD sempre toma conta dos estudantes. Inspiramos nossos olhares em séries e em vivências alheias enquanto a nossa oportunidade ainda não chega. Estudamos livros, artigos e inúmeros impressos que contam as mais diversas experiências, mas ainda não é o que queremos.
Diante de toda essa expectativa, a ideia desse material veio à tona! Trazer algo que fosse elaborado pelos próprios colaboradores da instituição para que, dessa forma, os leitores se aproximassem um pouco da verdadeira realidade de uma instituição da saúde. Além disso, abarcando além dos estudantes, futuros profissionais, este material poderá servir de consulta para vários setores e para os futuros profissionais que entrarem na instituição, como uma forma de conhecimento básico das atividades desenvolvidas nos setores em geral e também para valorização de futuros estudos a respeito da instituição.
A elaboração dos capítulos foi realizada de forma individual, em contato direto com cada responsável, certificando-se, dessa forma, a veracidade de todas as informações. Logo após a descrição de cada setor, foi colocado um relato de experiência de pessoas que passaram um tempo estagiando ou trabalhando naquele mesmo local. O objetivo deste relato foi de trazer uma segunda visão sobre o funcionamento do setor. Ressalta-se que alguns deles constam a frase: “Este setor encontra-se sem relator até a data de publicação do material”. Isso justifica-se pela ausência de pessoas que passaram por aquele local de forma temporária. Com isso, abre-se portas para analisar a possibilidade de abrir novas oportunidades aos relacionados.
Ao ler este material, convido-lhe a abrir a sua mente e acolher as informações aqui descritas. Todos os setores carregam suas especificidades, desafios e empecilhos, sendo essencial a formação de cada funcionário em atividade.

LINK DE ACESSO

Carina Barbosa Borges