Cooperação

Acordo de Cooperação Nacional

  • PROCAD

“Rede de cooperação entre programas
de pós-graduação UEPB/UFMG/UFVJM”

A presente proposta caracteriza-se por uma parceria entre os Programas de Pós – Graduação em Odontologia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O objetivo do projeto é integrar as equipes de pesquisa com o objetivo de consolidar os programas envolvidos, notadamente no âmbito das equipes associadas.

A proposta se fundamenta na necessidade de formação de redes de cooperação voltadas para atender à demanda de pessoal qualificado e produção de conhecimento reduzindo a carência de programas de Odontologia ainda não consolidados, destacando-se os casos das instituições recentemente recomendadas pela Capes. Assim há criação de um forte vínculo de cooperação mútua em atividades de pesquisa e no fortalecimento das linhas de pesquisa.

O desenvolvimento de parcerias entre Programas de Pós-Graduação tem como objetivo abrir novas fronteiras do conhecimento científico, melhorar a qualidade da formação dos estudantes de pós-graduação e aumentar a projeção científica internacional. As ações a serem desenvolvidas encontrarão respaldo nas diretrizes da Pós-graduação nacional, fortalecendo o entendimento das inter-relações necessárias entre instituições envolvidas, buscando aprimoramento nos diversos níveis dos seus componentes, em destaque a formação mais qualificada de mestres, bem como uma colaboração no tocante a troca de experiências entre os docentes das instituições envolvidas, elevando seu espírito reflexivo e sedimentando teorias e práticas a serem administradas dentro de preceitos científicos.

Um dos objetivos da nova filosofia da Pós-graduação no País corresponde exatamente na possibilidade de ampliar os saberes através de uma maior disseminação de profissionais capacitados em produzir conhecimento em todas as regiões do país, contribuindo para o equilíbrio regional da Pós-graduação brasileira. Ressalta-se, portanto, a oportunidade deste intercâmbio com um centro de excelência, no caso o Programa de Pós-graduação em Odontologia da UFMG, estimular a  formação de mestres e produção científica de qualidade, consolidando os grupos de pesquisa nas demais instituições envolvidas.

A indicação dos programas e formação das equipes foi baseada na coerência das linhas de pesquisa dos programas e necessidades específicas dos grupos não consolidados. Destaca-se, neste ponto, a oportunidade de desenvolvimento e ampliação dos recursos conceituais e técnicos para melhora na qualidade científica dos produtos gerados pelo trabalho dos seus integrantes. Os programas envolvidos direcionam sua atuação em alguns aspectos confluentes, destacando-se a Epidemiologia e controle das doenças bucais na infância e adolescência, bem como Lesões inflamatórias, císticas e neoplásicas da cavidade bucal.

Objetivos

  • Geral
    Promover o intercâmbio entre UFVJM/UEPB/UFMG que possibilite a troca de conhecimentos e o fortalecimento das linhas de pesquisa.
  • Específicos
    Como objetivos específicos a serem alcançados estão previstos para o período do projeto:

    1. Formação de alunos de pós-graduação atuando com vínculo direto às diretrizes delineadas pela parceria;
    2. Favorecer projetos de dissertações e teses envolvendo co-orientações entre membros das equipes de diferentes programas;
    3. Aumentar a produção científica principalmente com publicação de artigos em periódicos de alto índice de impacto envolvendo professores de ambos os grupos;
    4. Possibilitar avanços no potencial de pesquisa das instituições que se estendam aos outros professores dos programas e às atividades de ensino nos níveis de pós-graduação;
    5. Missões de estudo, pesquisa e docência;
    6. Priorizar a realização de estudos que tenham impacto nos problemas de saúde no contexto local e regional, resultando em benefícios diretos para o indivíduo e para a sociedade.

Prof. Dr. Gustavo Pina Godoy
Coordenador do Programa de Pós-Graduação UEPB

Prof. Dr. Saul Martins de Paiva
Coordenador do Programa de Pós-Graduação UFMG

Profa. Dra. Maria Letícia Ramos Jorge
Coordenadora do Programa de Pós-Graduação UFVJM

mpbgame