Disciplinas Optativas (Domínio Conexo)

PPO701 -Terapêutica Medicamentosa em Odontologia (2 créditos, 30 horas)

Ementa: Estudo as propriedades, indicações e contra-indicações, interações medicamentosas e efeitos biológicos dos medicamentos utilizados em pacientes submetidos ao tratamento odontológico.

PPO702 - Bioestatística II (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Modelo de regressão linear simples e múltipla; Modelo de regressão logística; Análise de sobrevivência.

PPO703 - Epidemiologia II (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Epidemiologia dos principais agravos bucais: formas de medidas, quadro internacional e nacional e fatores associados; Tendência temporal dos agravos à saúde bucal no Brasil; Análise de banco de dados; Elaboração de artigo científico.

PPO704 - Métodos Investigativos em Odontologia (2 créditos, 30 horas)

Ementa: Serão apresentados e discutidos os principais métodos de coleta e análise de dados em pesquisas epidemiológicas, clínicas e laboratoriais.

PPO705 - Normalização Bibliográfica (2 créditos, 30 horas)

Ementa: Estudo das fontes de informações científicas e do delineamento formal de estudos científicos (normalização bibliográfica), permitindo ao aluno o desenvolvimento de artigos científicos e de dissertações.

PPO706 - BIOÉTICA (3 créditos, 45 horas)

Ementa: Conceitos, princípios e caminhos da bioética contemporânea. Paradigmas e referenciais de análise em bioética. O modelo principialista de análise bioética, seus fundamentos e críticas. Bioética e saúde pública: referenciais de análise da Bioética cotidiana, da Bioética da Intervenção e da Bioética da proteção. Temas emergentes e temas persistentes em bioética. Ética na pesquisa em saúde.

PPO707 - Ciências Biológicas e Patológicas Bucais (3 créditos, 45 horas)

Ementa: Estudo dos aspectos biológicos e patológicos do crescimento e desenvolvimento facial, bem como do desenvolvimento de alterações da normalidade nos dentes, mucosa bucal, osso maxilar, mandibular, articulação têmporo-mandibular, glândulas salivares, vasos, nervos, linfonodos e estruturas anexas.

PPO708 - Métodos Investigativos em Materiais Odontológicos (3 créditos, 45 horas)

Ementa: Estudo das técnicas de ensaios laboratoriais e clínicos para a pesquisa e desenvolvimento dos Materiais Odontológicos.

PPO709 - Ortodontia Preventiva (2 créditos, 30 horas)

Ementa: Estudo das principais alterações do complexo craniofacial na infância e adolescência. Avaliação da etiologia, diagnóstico, tratamento e intervenção preventiva de maloclusões.

PPO710 - Informação Científica: Acesso, Organização e Produção (2 créditos, 30 horas)

Ementa: Construção dos conhecimentos sobre fontes de informação que subsidie as pesquisas científicas, bem como o acesso, uso e organização da informação científica no desenvolvimento do ensino de pós-graduação e na produção científica de qualidade.

 

Total de créditos necessários (44 créditos)

  • 20 créditos, disciplinas obrigatórias
  • 14 créditos, disciplinas optativas
  • 10 créditos, elaboração e defesa da dissertação
mpbgame