Faculdade de Medicina do Mucuri

A Faculdade de Medicina do Mucuri da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, situado no Campus do Mucuri em Teófilo Otoni MG, iniciou seu curso em 09 de setembro de 2014 com o ingresso dos primeiros 30 alunos na primeira turma. O curso funciona em período integral e apresenta um novo modelo de Projeto Pedagógico que busca formar um profissional com perfil adequado para atuar na região.

Posted in Sem categoria | Comentários desativados

FAMMUC realiza o I Seminário de Saúde da Mulher

Seminário Saúde da Mulher

A Faculdade de Medicina do Mucuri, o Centro Acadêmico de Medicina (CAMTO) e o Diretório Científico de Medicina (DICTO) realizarão nos dias 7 e 8 de abril o I Seminário de Saúde da Mulher. O evento faz parte do Projeto “Saúde da Família na FAMMUC”, coordenado pela prof.ª Vânia Soares de Oliveira e Almeida Pinto e contará com palestras sobre o tema Violência Doméstica. Em breve será divulgada aqui a programação completa. As inscrições podem ser feitas no link https://goo.gl/forms/lfVXDD3qaiaUZe2E2 até o dia 3/4/17.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) violência pode ser definida como “o uso intencional da força física ou do poder, real ou em ameaça, contra si próprio, contra outra pessoa, ou contra um grupo ou uma comunidade, que resulte ou tenha possibilidade de resultar em lesão, morte, dano psicológico, deficiência de desenvolvimento ou privação”.
Dentro do grande espectro que é a violência, temos a violência doméstica, podendo ser descrita como algo que “representa toda ação ou omissão que prejudique o bem-estar, a integridade física, psicológica ou a liberdade e o direito ao pleno desenvolvimento de um membro da família. Pode ser cometida dentro e fora do lar por qualquer um que esteja em relação de poder com a pessoa agredida, incluindo aqueles que exercem a função de pai ou mãe, mesmo sem laços de sangue. A maior parte dos casos de violência acontece em casa, afetando, sobretudo mulheres, crianças e idosos. Entretanto, a violência doméstica pode ocasionar danos diretos ou indiretos a todas as pessoas da família, nas várias fases de suas vidas”.
“Estima-se que, em todo o mundo, pelo menos uma em cada três mulheres já foi espancada, coagida ao sexo ou sofreu alguma outra forma de abuso durante a vida, onde o companheiro apresenta-se como o agressor mais comum”.
“Estudos mostram que mulheres em situação de violência procuram pelos serviços de saúde do que aquelas que não se encontram nessa circunstância, em decorrência dos efeitos crônicos da agressão”.

Nesse contexto, trazemos para a discussão, à luz da Academia, a discussão desse tema, para o nosso I SEMINÁRIO DE SAÚDE DA MULHER, com o tema VIOLÊNCIA DOMÉSTICA. O evento vem com a apresentação de vários aspectos do assunto e o enfoque na relação da pessoa violentada e os serviços de saúde, assim como do fluxo de atendimento. O seminário abarcará nuances médicas, legais e psicológicas que devem ser observadas nessas situações. (CAMTO, 2017)

Você sabe o que é violência doméstica?
Veja o vídeo que a Med II Fammuc fez sobre o assunto. https://youtu.be/zO7xNphi6K4.

Posted in Sem categoria | Comentários desativados

FAMMUC seleciona bolsista de iniciação científica

A Faculdade de Medicina do Mucuri divulga o Edital nº 01/2017 para seleção de aluno bolsista de iniciação científica, sob orientação do Prof. Dr. Patrick Wander Endlich. Será disponibilizada 1 vaga para aluno bolsista remunerado (r$400,00). As inscrições serão realizadas na secretaria da FAMMUC, de 24 a 27 de março de 2017. Mais informações, consulte a íntegra do Edital no link EditalIniciaçãoCientífica_mestrado.

Posted in Sem categoria | Comentários desativados

Faculdade de Medicina do Mucuri realiza Popcorn Time

A Faculdade de Medicina do Mucuri convida a Comunidade Acadêmica para o Evento de Extensão Popcorn Time, a realizar-se no dia 29 de março de 2017, às 19 horas no Miniauditório 1, da UFVJM/Campus do Mucuri.
Popcorn Tme
Posted in Sem categoria | Comentários desativados

Comissão divulga resultado da eleição de Coordenador e Vice-coordenador

A Comissão Eleitoral divulgou, na tarde do dia 16/3, o resultado da eleição para a Coordenação do curso de Medicina da FAMMUC. Os docentes Daniel Moreira Pinto e Nasser Amaral Eller foram eleitos Coordenador e Vice-coordenador, respectivamente, para o mandato 2017-2018. Mais detalhes no link resultado 2017-03-16

Posted in Sem categoria | Comentários desativados

Deferimento das candidaturas para o cargo de Coordenador e Vice-Coordenador

Para acessar o Documento de Deferimento da Inscrição Clique Aqui

Posted in Sem categoria | Comentários desativados

6º FAMMUCiência

fammuciencia

Posted in Sem categoria | Comentários desativados

Comissão Eleitoral divulga Edital para escolha de Coordenador e Vice-coordenador

A Comissão, designada para coordenar o processo eleitoral para escolha dos novos Coordenador e Vice-coordenador do curso de Medicina da FAMMUC, divulgou nesta sexta-feira, dia 24 de fevereiro de 2017, o Edital que regulamentará o referido pleito. As inscrições de chapas poderão ser realizadas no período de 6 a 8 de março de 2017 e a eleição será em 16/03. Mais informações, consulte o Edital no link: Edital

Posted in Sem categoria | Comentários desativados

Faculdade de Medicina do Mucuri convida a comunidade acadêmica para o 5º FAMMUCiência

FAMMUCiencianovo

Posted in Sem categoria | Comentários desativados

FAMMUC realiza capacitação sobre febre chikungunya para profissionais de saúde de Teófilo Otoni

A Faculdade de Medicina do Mucuri realizou, nesta quinta-feira (16/2), uma capacitação aos profissionais da Atenção Primária e da Urgência e Emergência do Sistema Único de Saúde de Teófilo Otoni.

A palestra, intitulada “ Febre chikungunya – Abordagem da atenção primária e manejo das manifestações articulares”, foi ministrada pelo médico Victor Nacib Lauar, Reumatologista e professor do curso de Medicina da FAMMUC, e contou com participação expressiva dos profissionais de saúde vinculados à Secretaria Municipal de Saúde de Teófilo Otoni, parceira na organização do evento. Participaram ainda, discentes do curso de Medicina e membros da comunidade.

Diante do aumento do número de casos na região, a Faculdade de Medicina do Mucuri sente-se corresponsável em contribuir  com o aperfeiçoamento dos profissionais de saúde para lidar com a doença, que é recente no Brasil. O professor Victor Nacib Lauar enfatizou, durante sua apresentação, que há poucas pesquisas a respeito da febre chikungunya e suas abordagens clínicas e terapêuticas. Os estudos disponíveis foram desenvolvidos pelas Universidades Federais do nordeste do País, onde surgiram os primeiros casos da doença. Daí a relevância de se realizar eventos deste tipo, seja para a difusão dos conhecimentos sobre o tema, seja para que os profissionais compartilhem experiências.

A Faculdade de Medicina do Mucuri agradece à Prefeitura Municipal e à Secretaria Municipal de Saúde de Teófilo Otoni pela parceria e adesão ao evento e, ao Prof. Victor Nacib Lauar, pela disponibilidade.

palestra victor 3

Palestra “ Febre Chikungunya – Abordagem da atenção primária e manejo das manifestações articulares”, ministrada pelo professor Victor Nacib Lauar.

palestra victor

Victor Nacib Lauar, Reumatologista e professor do curso de Medicina da FAMMUC.

palestra victor 2

Palestra: “ Febre Chikungunya – Abordagem da atenção primária e manejo das manifestações articulares”, ministrada pelo professor Victor Nacib Lauar no Auditório Central da UFVJM/Campus do Mucuri

Posted in Sem categoria | Comentários desativados

Nota de agradecimento – PIESC IV

NOTA DE AGRADECIMENTO DE ATIVIDADE DE SAÚDE DESENVOLVIDA PELO 4º PERIODO DE MEDICINA JUNTAMENTO COM PROFESSOR E REPRESENTANTE TEC. ADMINISTRATIVO DO CURSO DE MEDICINA – FAMMUC – UFVJM

Nos dias 08/02/17 e 09/02/2017, foram realizadas palestras educativas junto às comunidades e usuários do serviço público de saúde das unidades de saúde PSF Altino Barbosa e UBS Filadelfia no município de Teófilo Otoni-MG. Na oportunidade, os acadêmicos de medicina do 4º período da UFVJM, turmas A e B da disciplina PIESC IV, explanaram sobre o tema Hipertensão Arterial e Sistêmica, mediante supervisão do professor e médico Dr. Michel de Sousa Nacife Ferreira e apoio da técnica de enfermagem Marília Pereira de Souza. Neste sentido, o objetivo da atividade desenvolvida foi definir para população participante, a importância de conhecer sobre a doença, de analisar sua importância em Atenção Primária, além de verificação da pressão arterial de todos os participantes. Ao final, pode ser observado que o objetivo da atividade foi atingido, dada a participação de todos e das várias dúvidas surgidas no decorrer das apresentações por parte dos usuários e dos esclarecimentos prestados tanto pelos acadêmicos e professor da disciplina. Satisfação foi o sentimento de todos envolvidos neste projeto onde também, em nome UFVJM (curso de Medicina) agradecemos as equipes de trabalho pertencentes às duas unidades de saúde pelo apoio e presteza na organização.

Obrigado!

(MSc Michel de Sousa Nacife Ferreira – professor PIESC IV).

IMG-20170209-WA0078

IMG-20170214-WA0033

Posted in Sem categoria | Comentários desativados