Faculdade de Medicina do Mucuri

A Faculdade de Medicina do Mucuri da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, situado no Campus do Mucuri em Teófilo Otoni MG, iniciou seu curso em 09 de setembro de 2014 com o ingresso dos primeiros 30 alunos na primeira turma. O curso funciona em período integral e apresenta um novo modelo de Projeto Pedagógico que busca formar um profissional com perfil adequado para atuar na região.

Posted in Sem categoria | Comentários desativados

Ação sobre a Prevenção de Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus

Ocorreu hoje, 12/04, no Auditório Central do Campus Mucuri/UFVJM, ação sobre Prevenção de Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus direcionado aos servidores terceirizados da UFVJM-Campus Mucuri. O evento foi organizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da empresa terceirizada ArteBrilho Multiserviços LTDA, e coordenado pela Equipe de enfermagem da Faculdade de Medicina do Mucuri, com a colaboração dos discentes da Liga Acadêmica de Clínica Médica (LACM).

O evento foi gratuito e aberto a todos os prestadores de serviço da empresa e objetivou promover a saúde através da educação, com esclarecimentos ao público-alvo em sobre os temas abordados, bem como, contribuir com a interação entre acadêmicos de medicina, servidores Técnico-administrativos e terceirizados, além de favorecer a integração entre o ensino, pesquisa e extensão. Foi realizada também pelos alunos e Equipe de enfermagem a aferição da Pressão Arterial de todos os participantes.

WhatsApp Image 2019-04-12 at 15.05.18WhatsApp Image 2019-04-12 at 13.30.11(2)

Posted in Sem categoria | Comentários desativados

Processo eleitoral para representantes docentes da Fammuc

A Comissão Eleitoral torna público o Edital Nº 02/2019, de 10 de abril de 2019, com o regulamento do processo eleitoral para escolha de representantes docentes da Faculdade de Medicina do Mucuri junto à Congregação da Fammuc e ao Colegiado do curso de Medicina, conforme discriminado abaixo:

Congregação – 1 cadeira vacante (titular e suplente) – caso haja interesse, as atuais representantes (Prof.ª Camila de Lima e Prof.ª Renata Vitoriano Corradi Gomes) poderão se inscrever para reeleição;

Colegiado do curso de Medicina – 1 vaga (suplente) com duração de mandato até 30 de agosto de 2019.

Podem se inscrever, docentes do quadro permanente da FAMMUC/UFVJM.

As inscrições de chapas e candidatos a suplente deverão ser feitas na Sala de Professores com o servidor Wellington, de 15 de abril a 17 de abril de 2019, das 08:00  às 11:00  e das 14:00 às 16:00.

Resultado das eleições – Edital 2.2019

Homologação das inscrições – Edital 2.2019

Retificação do deferimento das Inscrições Edital 02.2019

Deferimento das Inscrições Edital 02.2019

Acesse aqui o Edital 02/2019.

Posted in Sem categoria | Comentários desativados

II Seminário de Ginecologia e Obstetrícia

No último sábado, dia 30 de março de 2019, aconteceu no Mini auditório II do Campus do Mucuri/UFVJM, o II Seminário de Ginecologia e Obstetrícia. O evento foi organizado pelas alunas da Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia sob a presidência da acadêmica Érika Oliveira (10° período) e coordenação da professora Júlia Mendes Oliveira, que também participou de uma mesa redonda.

Foram abordados temas referentes a sexualidade feminina, violência doméstica, ultrassonografia e parto humanizado. O evento contou ainda com a participação dos docentes da Fammuc Camila de Lima e Hélbio Miranda, além dos convidados externos, a médica radiologista Ana Letícia Dau e a policial militar Juliana Lemes.

O evento foi gratuito, aberto a toda a comunidade acadêmica e contou com o apoio da Faculdade de Medicina do Mucuri além do patrocínio de empresários da região. Os acadêmicos de medicina de diversos períodos, bem como os professores e técnicos que estiveram presentes participaram de um debate amplo e enriquecedor sobre a saúde da mulher.

 WhatsApp Image 2019-04-04 at 16.39.35 WhatsApp Image 2019-04-04 at 16.40.14

Posted in Sem categoria | Comentários desativados

Cerimônia do Jaleco

O ingresso na graduação de Medicina é um momento permeado por muita emoção. Após uma jornada galgada com muito esforço, eis a realização de um sonho! Um novo ciclo se inicia e com ele novos desafios, tais como: morar fora de casa, acostumar-se com a distância do lar e a ausência da família. Soma-se a esses desafios o inicio de estudos sobre temas novos que exigem uma dedicação maior. Em resumo, um novo mundo se abre à frente do(a) estudante.

Para celebrar essa conquista e tornar a experiência de mudança menos brusca, o Centro Acadêmico de Medicina de Teófilo Otoni (CAMTO) e a turma recém tornada veterana promovem a “Cerimônia do Jaleco”. Todo semestre, nas primeiras semanas das atividades discentes, toda a comunidade acadêmica se reúne numa solenidade para recepcionar os novos integrantes da Faculdade de Medicina do Mucuri (FAMMUC). Um representante da Coordenação da Instituição dá as boas-vindas, um(a) recém-veterano(a) profere um discurso sobre a experiência de ser “calouro”, e, por fim, ocorre a entrega dos Jalecos. Cada discente da nova turma recebe seu Jaleco das mãos de seu padrinho ou sua madrinha, integrante da turma anterior, que se incumbe de representar um primeiro vínculo e auxiliá-lo(a) na adaptação e acolhida durante esta nova trajetória.

C15337F2-F0DE-4BE9-9F81-8C2DE88DCAA4(1)

A comunidade da FAMMUC se compromete em mitigar o estigma do curso de Medicina ser competitivo e adoecedor. Para isso, busca construir um ambiente pautado pela receptividade e colaboração, prezando pelo bem-estar dos calouros, sem trotes vexatórios e garantindo relacionamentos horizontais entre todos os seus integrantes. A Cerimônia do Jaleco é um evento nascido desse ímpeto de tornar o início da formação médica um momento caloroso e personalizado, em consonância com a formação humanística a que todos aqui se propõem.

Henrique Boa Bettin

Presidente do Centro Acadêmico de Medicina de Teófilo Otoni (Camto)

Posted in Sem categoria | Comentários desativados

Recepção aos calouros da Fammuc

Semestralmente, a Faculdade de Medicina do Mucuri realiza a recepção aos alunos ingressantes no Curso de Medicina. O evento é programado pela Coordenação de Curso com o apoio dos docentes, discentes e servidores técnicos administrativos da Unidade, e integra a programação do primeiro módulo do curso, Educação e Medicina.

Durante a semana inicial são desenvolvidas atividades que visam acolher, ambientar e informar os calouros. Na manhã do primeiro dia letivo, os calouros são recepcionados em cerimônia realizada no Auditório Central, na qual recebem as boas vindas, conhecem o histórico do Curso de Medicina da UFVJM, o Projeto Pedagógico, as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Graduação em Medicina, a estrutura e funcionamento do Curso no Campus Mucuri e são apresentados aos docentes e servidores técnico administrativos da unidade. À tarde, os alunos participam de atividades programadas pelo Centro Acadêmico de Medicina de Teófilo Otoni (Camto), nas quais tem oportunidade de interagir com os veteranos e conhecer as atividades de pesquisa e extensão que poderão participar.

A semana segue com aulas de TBL (Team Based Learning) sobre projeto pedagógico do Curso de Medicina da Fammuc, ferramentas de pesquisa acadêmica na internet e PBL (Problem Based Learning) sobre Metodologias Ativas. Os calouros realizam ainda visita técnica a um dos cenários de prática do curso, geralmente, uma Unidade de Saúde da Família.

Por fim, a programação é encerrada com uma oficina promovida pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP), com atividades de orientação psicológica, pedagógica e institucional que objetiva ajudar à adaptação ao curso e à universidade.

WhatsApp Image 2019-03-18 at 09.43.36(2) WhatsApp Image 2019-03-18 at 09.43.36 WhatsApp Image 2019-03-18 at 09.43.45WhatsApp Image 2019-03-18 at 15.05.33

WhatsApp Image 2019-04-03 at 18.07.02Fotos da Recepção 2019/1.

Posted in Sem categoria | Comentários desativados

Prorrogadas as inscrições para seleção de preceptores

Comunicamos que as inscrições para a seleção de preceptores para o Internato Médico do curso de Medicina nas áreas de Saúde Mental, Ginecologia/obstetrícia e Pediatria foram prorrogadas.

A seleção será feita por meio de análise curricular e as inscrições de propostas de preceptoria poderão ser encaminhadas no e-mail: internato.fammuc@ufvjm.edu.br,  no período de 01/04 a 12/04/2019.

Para mais informações, acesse:

Prorrogação das inscrições Edital 02-2019

Processo Seletivo Preceptoria – Edital 02-2019

Posted in Sem categoria | Comentários desativados

Abertas as inscrições para o Programa de Monitoria 2019/1

flyermonitoria

A Faculdade de Medicina do Mucuri – FAMMUC torna público que estão abertas as inscrições para o processo de seleção de Monitores Remunerados e Voluntários para as seguintes unidades curriculares/áreas (disciplina):

  • Anatomia Humana I e II
  • Bioquímica
  • Cirurgia Ambulatorial
  • Habilidades Profissionais II, IV, V e VIII
  • Histologia/Embriologia
  • Mecanismos de Agressão e Defesa,
  • Medicina Preventiva Epidemiologia e Tecnologia da Informação
  • Práticas de Integração Ensino, Serviço e Comunidade I (Piesc I)
  • Processos Patológicos Gerais
Posted in Sem categoria | Comentários desativados

II Processo seletivo para preceptor de Internato em Medicina

cartaz2

Estão abertas as inscrições para as vagas remanescentes do Processo Seletivo para Preceptor de Internato em Medicina e cadastro de reserva de preceptores de Internato em Medicina, nas áreas de Clínica Médica, Saúde Mental, Pediatria e Ginecologia e Obstetrícia.

A seleção será feita por meio de análise curricular e as inscrições de propostas de preceptoria poderão ser realizadas no período de 20 a 29 de março de 2019, pelo e-mail: internato.fammuc@ufvjm.edu.br.

Para mais informações, acesse:

Resultado Preliminar – Seleção Preceptores 02-2019

Processo Seletivo Preceptoria – Edital 02-2019

Posted in Sem categoria | Comentários desativados

Seminário de Saúde Mental: abordagem ao paciente psiquiátrico

Os acadêmicos do Internato Médico em Saúde Mental realizaram no último sábado, dia 23 de fevereiro de 2019, no Auditório Central do Campus Mucuri o “Seminário de Saúde Mental: abordagem ao paciente psiquiátrico”, sob coordenação das professoras da Fammuc Vânia Soares de Oliveira e Almeida Pinto (Médica, Especialista em Medicina de Família e Comunidade e Coordenadora pro tempore do curso de Medicina) e Elisa Correia Raine (Médica, Especialista em Psiquiatria), que também palestrou no evento.

O evento foi uma iniciativa dos acadêmicos do nono período de Medicina para encerramento do estágio na área de Saúde Mental e contou com o apoio da Direção da Fammuc e da Coordenação do curso de Medicina, havendo participação de profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial do Município de Teófilo Otoni e cidades vizinhas, além de profissionais da área da saúde e da educação, estudantes e membros da comunidade.

WhatsApp Image 2019-02-23 at 09.27.35Palestra da Prof.ª Elisa Correia Raine.

Posted in Sem categoria | Comentários desativados

Reunião de integração com membros da Rede de Atenção Básica do Município de Teófilo Otoni

Na última segunda-feira, dia 11/02, às 14h, no Auditório Central da Universidade dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Campus Mucuri, foi promovida pela Direção/Coordenação do Curso de Medicina da Faculdade de Medicina do Mucuri – Fammuc, reunião com o objetivo de aprimorar a relação da Faculdade de Medicina com a Rede de Atenção Básica do Município de Teófilo Otoni.

Estiveram presentes as enfermeiras responsáveis pelas Unidades de Saúde, nas quais os discentes do curso de Medicina estão inseridos, e professores, técnicos, Coordenação e Direção do Curso de Medicina.

Foram abordados temas como o Projeto Pedagógico do curso de Medicina, o mapa atual da distribuição dos discentes na rede, a proposta para o próximo período letivo e a proposta de capacitação permanente da Rede de Atenção Básica – Projeto de formação do Núcleo de Ensino-Serviço.

Essa ação é de suma importância, para alinhar a integração Ensino-Serviço, preparar as unidades para recepção dos alunos e contribuir para a melhoria do processo ensino-aprendizagem.

novoFala da Coordenadora do Curso de Medicina Prof.ª Vânia Soares de Oliveira e Almeida Pinto.

Posted in Sem categoria | Comentários desativados