Faculdade de Medicina do Mucuri

A Faculdade de Medicina do Mucuri da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, situado no Campus do Mucuri em Teófilo Otoni MG, iniciou seu curso em 09 de setembro de 2014 com o ingresso dos primeiros 30 alunos na primeira turma. O curso funciona em período integral e apresenta um novo modelo de Projeto Pedagógico que busca formar um profissional com perfil adequado para atuar na região.

Posted in Sem categoria | Comentários desativados

Edição 2019 da Copa das Atléticas dos Vales

Aconteceu no período de 20 a 23 de junho, em Governador Valadares, a edição 2019 dos Jogos da Copa das Atléticas dos Vales (CAV).

A CAV é um evento esportivo realizado anualmente e que contou, pela segunda vez, com a participação da Associação Atlética de Medicina do Mucuri, a Flamejante.

volei2 (2)

Foto: Mirian Soares de Freitas Nardy

O evento busca a integração dos estudantes de diversos cursos e instituições dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro e movimenta a cidade de Governador Valadares. As competições esportivas acontecem em variados espaços na cidade e, a programação conta também com descontraídos momentos de integração entre os participantes.

Nesta edição, a Flamejante conquistou títulos importantes, com destaque para o 1° lugar no vôlei feminino.

Segue a classificação das equipes:

TABELA

Para mais informações, acesse o endereço @aflamejante.

Posted in Sem categoria | Comentários desativados

Instrumento de Avaliação do Ensino – IAE

Está aberto o período para que estudantes e professores da UFVJM respondam ao Instrumento de Avaliação do Ensino – IAE, disponível no Sistema E-Campus.

Conforme o Calendário Acadêmico, o período é de 01/07/2019 a 30/07/2019.

O questionário é sigiloso. As respostas ao IAE são de suma importância para a melhoria dos processos, sendo os resultados objeto de discussão no Colegiado de Curso para adoção de medidas para a melhoria da qualidade de ensino.

Posted in Sem categoria | Comentários desativados

Seleção de bolsista para projeto de Anatomia Humana

A Faculdade de Medicina do Mucuri (Fammuc) torna público o Edital 001/2019, do processo de seleção de bolsista para o projeto Confecção de peças anatômicas para o estudo da Anatomia Humana na Fammuc.

As inscrições poderão ser realizadas no período de 12 a 14 de junho no horário de 08:00 às 17:00 no Laboratório de Anatomia Seco, no segundo andar do Prédio amarelo.

Classificação Final – Edital 001-2019

Edital 001-19

Posted in Sem categoria | Comentários desativados

I Simpósio de Trauma e Urgência

No dia 31 de maio de 2019 ocorreu a “I Simulação de Acidente Automobilístico”, um dos eixos do “I Simpósio de Trauma e Urgência – UFVJM – Teófilo Otoni”, organizado por discentes, docentes e técnicos administrativos da Faculdade de Medicina do Mucuri (FAMMUC) com o apoio do Corpo de Bombeiros e do SAMU de Teófilo Otoni-MG.

A ideia teve início em reunião interna entre os ligantes da Liga Acadêmica de Traumatologia e Ortopedia (LAT), que convidaram os membros da Liga Acadêmica de Urgência e Emergência (LAURGE) para realizarem juntos toda a logística do evento, contando também com auxílio de outros discentes da Fammuc.

Foi realizada, na entrada do Pavilhão de Aulas do Campus Mucuri/UFVJMA, a simulação  de um acidente no qual um automóvel, conduzido por motorista alcoolizado, teria atropelado um pedestre e colidido com uma moto, arremessando a motociclista à distância e, transeuntes presentes na cena acionaram o serviço de urgência e emergência, chegando assim o Corpo de Bombeiros, para a realização do resgate das vítimas, prestado por discentes previamente treinados pelo SAMU e pelo Corpo de Bombeiros, que participaram ativamente da abordagem e do transporte dos pacientes.

O acontecimento atraiu servidores da UFVJM e estudantes de diversos cursos, que ficaram impressionados com as maquiagens realísticas produzidas pelo Sargento Prates, do Corpo de Bombeiros, e pela atuação dos socorristas.

O Simpósio de Trauma e Urgência teve continuidade no sábado, dia 01/06/2019, com palestras e minicursos relacionados à temática de Urgência e Emergência.

         WhatsApp Image 2019-06-05 at 00.07.02WhatsApp Image 2019-06-05 at 00.10.51(1)WhatsApp Image 2019-06-05 at 00.09.56 WhatsApp Image 2019-06-05 at 00.12.21(2)WhatsApp Image 2019-06-05 at 00.05.29WhatsApp Image 2019-06-05 at 00.05.22

Posted in Sem categoria | Comentários desativados

Aberto Edital para escolha de representantes docentes

O diretor da Faculdade de Medicina do Mucuri torna público o Edital 003/2019, que regulamenta o processo de eleição de representantes docentes da Faculdade de Medicina do Mucuri junto ao Conselho Universitário (CONSU), ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) e ao Conselho de Curadores.

A consulta ao corpo docente da Faculdade de Medicina do Mucuri – FAMMUC/UFVJM visa eleger os representantes do quadro de professores junto aos Conselhos:

CONSU – 1 cadeira vacante (titular e suplente);

CONSEPE – 1 cadeira (titular e suplente);

Conselho de Curadores – 2 cadeiras (titulares e suplentes);

As inscrições das chapas poderão ser realizadas na Secretaria da Fammuc, nos dias 27 e 28 de maio, de 9h às 12h e de 13h às 16h.

Resultado final

Resultado preliminar 28.05.2019

Edital 003-2019

Requerimento de inscrição

 

Posted in Sem categoria | Comentários desativados

Estudantes de Medicina do Mucuri visitam Comunidade Quilombola

Na última terça-feira, 14/05, estudantes do curso de Medicina da Faculdade de Medicina do Mucuri tiveram a oportunidade de conhecer e aprender com a Comunidade Quilombola de Água Preta de Cima – Ouro Verde de Minas-MG.

A ação de extensão foi implementada pela disciplina Práticas de Integração Ensino, Serviço e Comunidade II e teve como objetivo realizar uma roda de conversa sobre a produção de cuidado em saúde à População Quilombola, a ação foi mediada por Alide Altivo Gomes – Psicóloga do PROACE (Campus Mucuri), Mestre em Saúde, Ambiente e Sociedade, que atua com a temática de Quilombola no Vale do Mucuri.

A atividade contou com a participação de 25 pessoas da comunidade e 36 estudantes do 2º período, coordenados pelo Prof. Dr. Jandesson Mendes Coqueiro, Prof. Dr. João Victor Leite Dias e pelo técnico Eliel Alves do Nascimento.

Durante a roda de conversa, houve a explanação sobre formação histórica, cultura, crença e a produção de cuidado em saúde para os quilombolas com a troca entre o saber médico e o saber ancestral em saúde das comunidades tradicionais.

Ademais, os membros da comunidade frisaram que o encontro foi um marco importante para o fortalecimento do vínculo com a universidade e o com o curso, apresentaram músicas e danças típicas, reafirmando a identidade ancestral ligada ao território remanescente quilombola, explanaram sobre a relação dos serviços de saúde com a comunidade e finalizaram compartilhando um lanche composto por alimentos produzidos por eles.

A proposta foi importante por fornecer subsídios para atuação médica de forma crítica e reflexiva às diversas populações específicas existentes em nosso país, além do fortalecimento das ações da universidade de modo mais próximo da comunidade.

Fotos: Samille Alves de Souza Franco e Alex De Matos Alves.

Posted in Sem categoria | Comentários desativados

Parceria entre a Faculdade de Medicina da UFMG e a Fammuc

Ocorreu no dia 10/05/2019 a entrega de peças anatômicas e de um cadáver cedido à Faculdade de Medicina do Mucuri (Fammuc), através de parceria firmada com a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (Famed/UFMG).

A parceria, estabelecida entre o diretor da Fammuc, Professor Patrick Wander Endlich e o Diretor da Faculdade de Medicina da UFMG, Professor Humberto José Alves, contou também como o apoio dos docentes Ernani Amaral e Roberta Barbizan Petinari.

A Fammuc destaca o avanço que essa parceria trará ao desenvolvimento das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, especialmente para o desenvolvimento das Disciplinas Morfofuncionais e, agradece a atuação dos Técnicos da UFMG, Maurílio da Silva Elias e José Eustáquio Pereira Barboza, responsáveis pela logística e transporte dos materiais ao Campus Mucuri.

WhatsApp Image 2019-05-15 at 17.49.32

Da esquerda para a direita: João Victor Dias, Franciane Brant, Tássio Malber, Maurílio Elias, José Eustáquio Barboza e Vânia Almeida. Foto: Paulo Filipi Mello.

Posted in Sem categoria | Comentários desativados

Nutrologia e Interdisciplinaridade

doisA Liga Acadêmica de Nutrologia convida para o evento “Nutrologia e Interdisciplinaridade” no dia 29 de maio, as 19h, no Miniauditório I do Campus Mucuri.

O evento é direcionado aos estudantes de medicina, médicos e não médicos, e contará com a palestra “Interdisciplinaridade em Terapia Nutricional – Relatos de Experiências”, a ser ministrada pelo Dr. Juliano Antunes, que é médico da Rede Mater Dei, especialista em Gastroenterologia pela Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), Clínica Médica pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM) e em Terapia Nutricional pela Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (BRASPEN/SBNPE), Pós-Graduação em Nutrição Clínica pelo Grupo de Apoio de Nutrição Enteral e Parenteral (GANEP) e membro da Equipe de Terapia Nutricional Avançada (ETERNA).

Posted in Sem categoria | Comentários desativados

I Simpósio de Psiquiatria e Saúde Mental

a (2)Nos próximos dias 17 e 18 de maio, será realizado no Campus do Mucuri da UFVJM o 1º Simpósio de Psiquiatria e Saúde Mental de Teófilo Otoni. O evento é organizado pela Liga Acadêmica de Psiquiatria e Saúde Mental (LAPSAM) da Faculdade de Medicina do Mucuri (Fammuc). A programação do simpósio conta com palestras, mesa-redonda e workshops, e é aberta para a participação de toda a comunidade. Para participar dos workshops, as inscrições começaram no dia 6 de maio.

De acordo com a coordenadora da liga, professora Camila de Lima, o evento tem como objetivo debater temas relevantes na área de saúde mental. “O simpósio visa promover o diálogo entre os diferentes profissionais que atuam na área, estimular o pensamento crítico sobre as condutas atuais e contribuir para uma visão multidisciplinar de assuntos de grande importância e tão pouco difundidos”, disse.

A professora também destaca que o evento será um importante espaço de discussão, aprendizagem e trocas de experiências sobre temas de psiquiatria e saúde mental. “A cidade de Teófilo Otoni e região têm pouquíssimos eventos na área. Além disso, com o aumento do número de casos de depressão, transtornos de ansiedade e outros quadros de adoecimento psíquico nos últimos anos em todo o globo, é fundamental, é um bom exercício de cidadania informar a população, com vistas a desmistificar as questões de saúde mental nos tempos de hoje”, explica Camila.

A programação completa do simpósio está disponível no site do evento, onde podem ser feitas as inscrições e também tem mais detalhes sobre o simpósio.

Fonte: http://www.ufvjm.edu.br/noticias

Posted in Sem categoria | Comentários desativados

Ação sobre a Prevenção de Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus

Ocorreu hoje, 12/04, no Auditório Central do Campus Mucuri/UFVJM, ação sobre Prevenção de Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus direcionado aos servidores terceirizados da UFVJM-Campus Mucuri. O evento foi organizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da empresa terceirizada ArteBrilho Multiserviços LTDA, e coordenado pela Equipe de enfermagem da Faculdade de Medicina do Mucuri, com a colaboração dos discentes da Liga Acadêmica de Clínica Médica (LACM).

O evento foi gratuito e aberto a todos os prestadores de serviço da empresa e objetivou promover a saúde através da educação, com esclarecimentos ao público-alvo em sobre os temas abordados, bem como, contribuir com a interação entre acadêmicos de medicina, servidores Técnico-administrativos e terceirizados, além de favorecer a integração entre o ensino, pesquisa e extensão. Foi realizada também pelos alunos e Equipe de enfermagem a aferição da Pressão Arterial de todos os participantes.

WhatsApp Image 2019-04-12 at 15.05.18WhatsApp Image 2019-04-12 at 13.30.11(2)

Posted in Sem categoria | Comentários desativados