Sobre

CURSO DE MEDICINA

A Faculdade de Medicina do Mucuri da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, situado no Campus do Mucuri em Teófilo Otoni MG, iniciou seu curso em 09 de setembro de 2014 com o ingresso dos primeiros 30 alunos na primeira turma. O curso funciona em período integral e apresenta um novo modelo de Projeto Pedagógico que busca formar um profissional com perfil adequado para atuar na região, prioritariamente na APS e na Urgência e Emergência, é que o curso de Medicina da UFVJM, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais, será construído na concepção de estudante-sujeito de aprendizagem, que se apoia no professor como tutor, facilitador e mediador do processo ensino-aprendizagem. O projeto de curso terá como finalidade a formação integral e adequada dos estudantes através da articulação entre ensino, pesquisa, extensão e assistência. As ações integrativas contribuem para auxiliar os estudantes a construírem um quadro teórico-prático global mais significativo e mais próximo dos desafios que enfrentarão na realidade profissional dinâmica em que atuarão, concluída a graduação.

PERFIL DO PROFISSIONAL

O Curso pretende formar um profissional com perfil “generalista, humanista, crítico e reflexivo; capacitado a atuar, pautado em princípios éticos, no processo de saúde-doença em seus diferentes níveis de atenção, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação à saúde, na perspectiva da integralidade da assistência, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano” (Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN para o curso de Graduação em Medicina MEC, 2001).

Pretende-se ainda, que o egresso de Medicina da UFVJM esteja inserido na rede de saúde pública da Macrorregião Nordeste de Minas Gerais, com forte vinculação à sua realidade socioeconômica e cultural, comprometido com a qualificação da assistência em saúde prestada à população e capaz de trabalhar em conjunto com outros profissionais, atuando na promoção da saúde, prevenção, cura e reabilitação. Ao final do curso o deverá ser competente para diagnosticar e tratar as patologias mais prevalentes na Macrorregião Nordeste, realizar condutas de emergência; e identificar e referenciar os casos que necessitem de atendimento de maior complexidade. Além disso, o graduando estará preparado para a especialização nas diversas áreas de atuação Médica, por meio da Residência Médica.

MERCADO DE TRABALHO

O campo de trabalho do Médico é amplo, atuando em atividades em consultório, no setor público, no setor privado, na docência em medicina, dentre outras.