Eixos Temáticos

Os eixos temáticos favorecem a integração horizontal dos módulos do curso e, a adoção de metodologias ativas e um sistema de avaliação abrangente incluindo conhecimentos, habilidades e atitudes. A organização foi feita a partir de dois tipos de módulos, os sequenciais e os longitudinais, denominados Práticas de Integração, Ensino, Serviço e Comunidade (PIESC) e Habilidades Profissionais.

Práticas de Integração Ensino, Serviço e Comunidade

O PIESC utiliza a Estratégia de Saúde da Família (ESF) como modelo assistencial principal. As unidades de saúde definidas como cenários de prática são utilizadas como espaços de produção de cuidado à saúde e de aprendizagem, com foco na qualidade da atenção. Os estudantes recebem um papel ativo nas equipes de saúde, sob supervisão, o que permite o desenvolvimento da relação médico-paciente e aumenta a confiança clínica. Assim, capacita o estudante para compreender e agir sobre os determinantes de saúde, as políticas de saúde pública do Brasil e a adquirir apropriadas competências clínicas e habilidades de comunicação.

Responsáveis

Daniel Moreira Pinto
Docente/Coordenador
Portaria Fammuc nº 19, de 28/02/2019

Bárbara Mendes Guimarães
Enfermeira
barbara.guimaraes@ufvjm.edu.br

Eliel Alves do Nascimento
Técnico em Enfermagem
eliel.nascimento@ufvjm.edu.br

Juliana Janine Figueiredo Ornelas Braz
Enfermeira
juliana.janine@ufvjm.edu.br

Marília Pereira de Souza
Técnica em Enfermagem
marilia.souza@ufvjm.edu.br

Habilidades Profissionais

Desenvolvidas nos Laboratórios de Simulação Realística, o eixo temático de Habilidades Profissionais proporciona ao aluno um contato e domínio prévio com possíveis situações da prática médica, minimizando o impacto psicológico do discente quando em situação real e, permite o treinamento das práticas médicas em humanos e a aquisição de habilidades e competências médicas a serem desenvolvidas progressivamente de acordo com o avançar das fases do curso.

Responsáveis

Thiago Lorentz Pinto
Docente/Coordenador
Portaria Fammuc nº 23, de 20/03/2019

Francisco Mateus Dantas Carneiro Souto
Docente/Coordenador
Portaria Fammuc nº 48, de09/07/2019

Formulários:

Documentos:

Endereços das Unidades Básicas de Saúde

Atualizado em 22/07/2019.