Saúde Mental é tema de seminário da FAMMUC

Os alunos da Faculdade de Medicina do Campus do Mucuri da UFVJM (FAMMUC) realizaram, no último dia 30 de abril, o I Seminário de Saúde Mental. Profissionais que atuam na área de saúde mental em Teófilo Otoni, professores e alunos discutiram aspectos históricos e a organização atual da Atenção à Saúde Mental. O momento também foi para exposição de estudo de caso sobre o hospital psiquiátrico da cidade de Barbacena, o “Colônia”.

Programação
A programação contemplou palestras com a psicóloga Camila de Lima e a enfermeira Leticia Vago no período matutino. À tarde, foi realizada uma mesa de debate sobre a obra “Holocausto Brasileiro”, da jornalista Daniela Arbex, que relata histórias de pacientes do antigo hospital psiquiátrico da cidade de Barbacena, o “Colônia”. O debate foi mediado pela docente da FAMMUC, médica de família e comunidade, Vânia Soares de Oliveira Almeida Pinto.
Também participou da discussão sobre o caso do “Colônia” o subtenente do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, João Bosco Siqueira, que tem sua história contada no livro. Ele relatou sua história e de sua mãe, ex-paciente do antigo Colônia, respondeu a questões dos participantes e participou do momento de reflexão.

Participação da Comunidade
Além dos discentes, docentes e servidores do curso de Medicina, o Seminário contou com a participação profissionais de diversas áreas tais quais: psicologia, enfermagem e serviço social. Uma das participantes do evento, Beatriz Cardoso Neves, relatou, em rede social, que o evento superou suas expectativas. “Evento maravilhoso, não me reconciliarei com o sono hoje da mesma maneira que despertei: o dia foi de muita aprendizagem. Que venham outros… expectativa superada!”, relatou a participante.

Outros relatos podem ser conferidos na página de divulagação do evento no facebook, no link a seguir: https://www.facebook.com/events/1007936475921782/