A Faculdade de Medicina do Mucuri convida para o 4º FAMMUCiência, em comemoração ao Dia do Médico, a realizar-se nos próximos dias 17 e 18/10. O evento terá como palestrantes:
Prof.ª Marina Abreu Corradi Cruz, graduada em Medicina pelo Instituto Superior de Ciências Medicas de La Habana (2007). Especialista em Vigilância em Saúde pelo Instituto Sírio- Libanês Ensino e Pesquisa, Mestra em Saúde Coletiva, Política e Gestão Pública pela UNICAMP. Foi diretora de Regulação, Avaliação e Controle da Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Betim. Atualmente trabalha como médica de saúde da família em Juatuba/MG. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública com atuação e participação em Conferências de Saúde e como Conselheira Municipal de Saúde. Trabalha como médica de família e professora do curso de medicina da PUC/Betim. Sua palestra A Atuação “Sem Fronteiras” do Médico abordará: (1) os campos de atuação do profissional médico, diferentemente dos tradicionais: missões de voluntariado; (2) o papel desempenhado pelos médicos em projetos de missões, assim como, o compromisso em ações de voluntariado; (3) os aspectos pessoais necessários para atuação nestas atividades; (4) Relato da experiência de um profissional médico nas missões do Haiti após o terremoto, resgate em Mariana-MG e em missões indígenas no Acre, possibilitando entender as dificuldades destas ações, mas também a repercussão na capacitação do profissional médico.
Prof.ª Maria Neile Torres de Araújo, graduada em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1972), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1984), mestrado em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal de São Paulo (1989) e doutorado em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal de São Paulo (1993). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Imunologia e em Educação Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação, aprendizagem baseada em problemas, estudantes de medicina, educação médica e mudança curricular. Sua Palestra Princípios para orientação das escolas médicas: perspectivas futuras abordará os princípios que regeram as atuais diretrizes curriculares do curso de Medicina (Resolução número 3, de 20 de junho de 2014 do MEC/CNS), principalmente no que tange a atender as demandas locais no que se refere à assistência à saúde e as perspectivas futuras para sustentação desses princípios nos projetos pedagógicos dos cursos de Medicina.