ALUNOS DA FACULDADE DE MEDICINA DO MUCURI PARTICIPAM DE CAMPANHA DE PREVENÇÃO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES

Teófilo Otoni, 01 de setembro de 2016

No último sábado, 27 de agosto, os alunos da Faculdade de Medicina do Mucuri (FAMMUC) da UFVJM, participaram de uma Campanha de Prevenção de Doenças Cardiovasculares promovida pela Sociedade Mineira de Cardiologia, na Praça Tiradentes, localizada no centro de Teófilo Otoni – MG.

As atividades foram organizadas e coordenadas pelo médico cardiologista Admilson de Oliveira Terra da Sociedade Mineira de Cardiologia. Além disso, uma equipe multidisciplinar, contando também com acadêmicos do curso de Medicina da FAMMUC, realizaram uma série de ações, dentre elas: aferição da pressão arterial, medida da circunferência abdominal, medidas antropométricas, glicemia capilar, orientações (verbais e por meio de folhetos) envolvendo modificações no estilo de vida.

A campanha teve como tema “Dia Nacional SEM tabaco/controle de colesterol“. Até o final de 2016 mais seis campanhas estão planejadas e a participação dos estudantes de Medicina será de fundamental importância para a sua concretização. O acadêmico do segundo período de Medicina da FAMMUC/UFVJM, Gabriel Rodrigues, relata a importância de sua participação: “A participação dos discentes da FAMMUC no projeto de prevenção de doenças cardiovasculares da Sociedade Mineira de Cardiologia, em conjunto com a OMS, demonstra o caráter comunitário de uma Medicina preventiva e voltada para as necessidades da cidade Teófilo Otoni e região. Índices apontam elevadas taxas de doenças cardiovasculares dentro do Vale do Mucuri. Projetos como o ocorrido no último sábado na praça Tiradentes, envolvendo médicos, enfermeiros, nutricionistas e os acadêmicos de Medicina, aproximam a população dos recursos e noções de saúde, além de promover o contato dos estudantes com uma Medicina mais justa, preventiva e generalista”.

Como reportado pelo aluno, a campanha da Sociedade Mineira de Cardiologia é uma ação em consonância com a World Health Organization – WHO (Organização Mundial de Saúde), entre outras entidades, que visam diminuir a incidência de morte por doenças cardiovasculares em torno de 25% até o ano de 2025 no mundo (maiores informações podem ser obtidas nos links abaixo).

A comunidade acadêmica da FAMMUC vem manifestar o orgulho e a satisfação de poder colaborar com estas medidas, que paralelamente mantêm o compromisso de melhoria na assistência a saúde de seu entorno.

Maiores informações da campanha “25 by 25″, podem ser obtidas nos links abaixo:

IMG-20160827-WA0018

Na foto acima podem ser vistos os participantes da Campanha de Prevenção de Doenças Cardiovasculares promovida pela Sociedade Mineira de Cardiologia, em conjunto com o CISNORJE e a FAMMUC/UFVJM.