FAMMUC celebra dois anos do curso de Medicina com I Semana Acadêmica

O curso de Medicina da Faculdade de Medicina do Mucuri completou dois anos de atividades no dia 09 de setembro de 2016, em sua missão de formar médicos com perfil generalista, humanista, para atender prioritariamente a atenção primária e a urgência e emergência do Sistema Único de Saúde. Para celebrar a data, a Diretoria da Unidade Acadêmica, em conjunto com o Centro Acadêmico realizou a I Semana Acadêmica de Medicina, no período de 16 a 22 de setembro. O primeiro dia contou com apresentações de trabalhos acadêmicos nas modalidades oral e pôster. No final do dia, foi realizada uma mesa redonda com o tema “O papel do estudante na construção do ensino médico.”

14330156_1122572154489432_3733647155253949171_n

Aline Otero (discente da FAMMUC) e Vinícius Santos (discente da UFSJ e Coordenador Regional da DENEM) discutem o papel do estudante na construção do ensino médico.

Os eventos de sábado (17) iniciaram com a participação da Médica de Família e Comunidade Júlia Rocha, com a palestra “A importância da sensibilização do discente para a APS”.

14322299_1123084931104821_4054597134460295352_n

Palestra da Médica de Família Júlia Rocha.

Para finalizar os trabalhos da manhã, o Coordenador Regional da DENEM, Vinícius Santos, palestrou sobre “Os impactos das novas Diretrizes Curriculares Nacionais nas Escolas Médicas.

A tarde iniciou com uma palestra da psicóloga, doutora em educação e professora do curso de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora – Campus Avançado de Governador Valadares, Maria Gabriela Parenti Bicalho, com o tema “Quem cuida de quem cuida? O paradoxo entre a humanização do currículo e os impactos do curso sobre o estudante.” E, para finalizar o dia, uma mesa redonda com a participação das Professoras Christiane Cimini (Médica Intensivista e Coordenadora do curso de Medicina da FAMMUC/UFVJM), Nádia Halboth (Médica Nefrologista e Coordenadora do curso de Medicina da FAMED/UFVJM) e Paulo Bicalho (Médico cirurgião, gastroenterologista e professor do curso de Medicina da UFJF-Governador Valadares) discutiu “O novo currículo no contexto da atenção secundária e terciária”.

14358652_1123095091103805_3792166354212071706_n

À direita, Professores Gabriela Parenti e Paulo Bicalho (UFJF – GV), ao centro, Professoras Christiane Cimini e Nádia Halboth (UFVJM) e à esquerda, Prof. Thiago Lorentz (UFJF-GV).

Na segunda (19), pela manhã, o Delegado do Conselho Regional de Medicina em Teófilo Otoni, Médico Cardiologista César Henrique Bastos Khoury, palestrou para os discentes sobre Ética Médica.

À tarde, a Diretoria da FAMMUC organizou uma cerimônia oficial para celebrar os dois anos do curso de Medicina e, aproveitou a data para agradecer aos diversos parceiros. O evento contou com a participação do Vice-Reitor da UFVJM, Professor Carlos Eduardo Rodrigues e com os Diretores do campus do Mucuri: de Administração e Planejamento, Renildo Lemos; de Graduação, Prof. Rogério Macedo; de Extensão, Cultura, Assuntos Comunitários e Assistência Estudantil, Prof.ª Valéria da Costa; de Pesquisa e Pós-graduação, Prof. Wederson Alves; da FACSAE, Prof.ª Ivana Carneiro. A todos o Diretor da FAMMUC, Prof. Patrick Endlich, agradeceu pelo apoio, bem como ao corpo docente e técnico-administrativo da Unidade. O Diretor agradeceu ainda, especialmente, à Polícia Militar de Minas Gerais, na pessoa do Cel. Aroldo Pinheiro, Comandante da 15ª Região de Polícia Militar, por ter permitido a participação da Banda de Música no evento, tornando o momento ainda mais especial. Diversas entidades e organizações de Teófilo Otoni, apoiadoras do curso de Medicina, foram convidadas e fizeram-se representar na cerimônia, tais como a Prefeitura Municipal de Teófilo Otoni e Secretaria Municipal de Saúde, Hospital Santa Rosália, Hospital Philadelfia, Secretaria Regional de Saúde, Universidade Aberta do Brasil, Faculdades Doctum, Instituto Federal do Norte de Minas, Unimed Três Vales, SAMU/CISNORJE e CRM.

representantes fammuc e parceiros do curso 1

Cerimônia de comemoração de 2 anos do curso de Medicina da FAMMUC.

img_5654 1

Cerimônia de comemoração de 2 anos do curso de Medicina da FAMMUC.

Durante a semana ainda houve diversos minicursos e na quarta-feira (21), a Coordenadora do curso, Prof.ª Christiane Cimini, organizou uma tarde de palestra e debate em comemoração ao Dia Mundial da Sepse, tema de extrema importância no contexto da prática médica.

A I Semana Acadêmica de Medicina da FAMMUC propiciou aos discentes do curso e à Comunidade um momento único de aprendizagem, através da interação com profissionais experientes e renomados nas mais diversas áreas de conhecimento, e ainda foi possível ter momentos de relaxamento e distração, como nos minicursos de Dança Circular e Capoeira Angola.

Parabéns FAMMUC!!! Que venham muitos outros anos!!!

sepse

Mesa Redonda “Sepse: Um problema de Saúde Pública” com os Médicos Christiane Cimini, Ricardo Victório Ferreira, Edilânio Souza e o Fisioterapeuta Danilo Haueisen.

semiologia do joelho

Minicurso “Semiologia do joelho”, com o Prof. Daniel Moreira (FAMMUC/UFVJM)

redação científica

Minicurso “Redação Científica”, com a Prof.ª Sarah Auharek (FAMMUC/UFVJM)