FAMMUC realiza o I Seminário de Saúde da Mulher

Seminário Saúde da Mulher

A Faculdade de Medicina do Mucuri, o Centro Acadêmico de Medicina (CAMTO) e o Diretório Científico de Medicina (DICTO) realizarão nos dias 7 e 8 de abril o I Seminário de Saúde da Mulher. O evento faz parte do Projeto “Saúde da Família na FAMMUC”, coordenado pela prof.ª Vânia Soares de Oliveira e Almeida Pinto e contará com palestras sobre o tema Violência Doméstica. Em breve será divulgada aqui a programação completa. As inscrições podem ser feitas no link https://goo.gl/forms/lfVXDD3qaiaUZe2E2 até o dia 3/4/17.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) violência pode ser definida como “o uso intencional da força física ou do poder, real ou em ameaça, contra si próprio, contra outra pessoa, ou contra um grupo ou uma comunidade, que resulte ou tenha possibilidade de resultar em lesão, morte, dano psicológico, deficiência de desenvolvimento ou privação”.
Dentro do grande espectro que é a violência, temos a violência doméstica, podendo ser descrita como algo que “representa toda ação ou omissão que prejudique o bem-estar, a integridade física, psicológica ou a liberdade e o direito ao pleno desenvolvimento de um membro da família. Pode ser cometida dentro e fora do lar por qualquer um que esteja em relação de poder com a pessoa agredida, incluindo aqueles que exercem a função de pai ou mãe, mesmo sem laços de sangue. A maior parte dos casos de violência acontece em casa, afetando, sobretudo mulheres, crianças e idosos. Entretanto, a violência doméstica pode ocasionar danos diretos ou indiretos a todas as pessoas da família, nas várias fases de suas vidas”.
“Estima-se que, em todo o mundo, pelo menos uma em cada três mulheres já foi espancada, coagida ao sexo ou sofreu alguma outra forma de abuso durante a vida, onde o companheiro apresenta-se como o agressor mais comum”.
“Estudos mostram que mulheres em situação de violência procuram pelos serviços de saúde do que aquelas que não se encontram nessa circunstância, em decorrência dos efeitos crônicos da agressão”.

Nesse contexto, trazemos para a discussão, à luz da Academia, a discussão desse tema, para o nosso I SEMINÁRIO DE SAÚDE DA MULHER, com o tema VIOLÊNCIA DOMÉSTICA. O evento vem com a apresentação de vários aspectos do assunto e o enfoque na relação da pessoa violentada e os serviços de saúde, assim como do fluxo de atendimento. O seminário abarcará nuances médicas, legais e psicológicas que devem ser observadas nessas situações. (CAMTO, 2017)

Você sabe o que é violência doméstica?
Veja o vídeo que a Med II Fammuc fez sobre o assunto. https://youtu.be/zO7xNphi6K4.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.