Minicurso: Introdução ao R – Aplicação em Estatística

O GESE – Grupo de Estudos em Software Livre do Ensino – oferece à comunidade acadêmica da UFVJM um minicurso de Introdução ao R – Aplicação em Estatística.

O R é uma linguagem orientada a objetos criada em 1996 por Ross Ihaka e Robert Gentleman que, aliada ao ambiente integrado, permite a manipulação de dados, realização de cálculos e geração de gráficos. O software que é de livre distribuição permite, além dos procedimentos estatísticos, operações matemáticas simples, manipulação de vetores e matrizes, entre outros diversos procedimentos.

O minicurso tem como objetivo apresentar e utilizar o software R aplicado a estatística, introduzindo os conceitos e passos necessários para o primeiro contato com essa ferramenta.

As inscrições devem ser feitas na secretaria do  ICET entre o período de 18 a 25 de novembro, das 14 às 17hs. Para realização da inscrição é necessário que se apresente o formulário de inscrição devidamente preenchido. Para participar do minicurso é necessário que se tenha uma experiência mínima em algum tipo de linguagem de programação.

O curso acontecerá nos dias 2 e 9 de dezembro das 14 às 17hs no laboratório de informática 112 e é solicitado aos participantes a doação de uma caixa de 1L de leite que será doada à uma instituição carente.

Mais informações podem ser obtidas através das normas de funcionamento que se encontram no formulário de inscrição.

Formulário de Inscrição.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.