Engenharia Civil

Curso de Graduação em Engenharia Civil

O curso de Engenharia Civil da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) irá funcionar no Campus Avançado do Mucuri, em Teófilo Otoni, e deverá oferecer várias possibilidades de atuação profissional. O Engenheiro Civil, além de projetar, gerenciar e executar obras como casas, edifícios, pontes, viadutos, estradas, barragens, canais e portos, tem como atribuição a análise das características do solo, o estudo da insolação e da ventilação do local e a definição dos tipos de fundações. Com base nesses dados, o profissional desenvolve o projeto, especificando as redes de instalações elétricas, hidráulicas e de saneamento do edifício e definindo o material que será usado. Cabe ainda ao Engenheiro Civil garantir a estabilidade e a segurança da edificação, calculando os efeitos dos ventos e das mudanças de temperatura na resistência dos materiais.

Perfil do Profissional
O Engenheiro Civil deve ter inclinação para se aprofundar em matemática e lidar com as ciências, e criatividade para encontrar soluções novas e funcionais.

Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho para os engenheiros civis vem crescendo no país, graças à forte expansão da construção civil e de obras de infraestrutura. O Engenheiro Civil possui um amplo e variado campo de atuação podendo exercer ainda a chefia de equipes de trabalho, supervisionar prazos, custos, padrões de qualidade e de segurança. Ele pode ainda dedicar-se à administração de recursos prediais, ao gerenciamento da infraestrutura e ocupação de um edifício.

Coordenação:
Prof. Daniel Moraes Santos
E-mail: coord.ecv@ufvjm.edu.br

Secretaria das Coordenações das Engenharias
Dayene Duarte Melgaço
Gianna Cláudia de Castro Reis
E-mail: secretaria.engenhariasto@ufvjm.edu.br          ☏  (33) 3529-2741