Engenharia Hídrica

Curso de Graduação em Engenharia Hídrica

O Curso de Engenharia Hídrica da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), que funcionará no Campus Avançado do Mucuri, em Teófilo Otoni,  está voltado para  exploração, uso e gestão da água. Compete ao Engenheiro Hídrico planejar e orientar a utilização das águas de bacias hidrográficas, prevenindo os impactos negativos que elas possam sofrer em consequência de atividades industriais, agrícolas e urbanas.

Perfil do Profissional
O Engenheiro Hídrico deve ter um perfil dinâmico, inovador, já que vai atuar num ramo em que é necessário desenvolver projetos de implantação, manutenção e recuperação de políticas de uso e controle da qualidade da água.

Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho do Engenheiro Hídrico está em expansão no Brasil, graças à conscientização, cada vez maior, da condição de melhoria do meio ambiente. A procura pelo profissional é grande no setor público que requer profissionais graduados nessa área, principalmente para atender a exploração de petróleo e o setor de energia elétrica. No setor privado, a demanda cresce principalmente no ramo de consultorias ambientais e empresas de engenharia para a construção de barragens e reformas de usinas hidrelétricas, entre outras obras relacionadas.

Coordenação:
Coordenador: Prof. Luan Brioschi Giovanelli
Vice-Coordenador: Prof. Francisco César Dalmo
E-mail: coordenacao.enghidrica@ufvjm.edu.br

Secretaria das Coordenações das Engenharias
Dayene Duarte Melgaço
Gianna Cláudia de Castro Reis
E-mail: secretaria.engenhariasto@ufvjm.edu.br          ☏  (33) 3529-2741