Discentes do Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais realizam ações de inserção social, educacional e cultural

Nos últimos anos, os alunos do Mestrado realizam ações de impacto social, educacional e cultural na sociedade

O corpo discente do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar Stricto Sensu em Estudos Rurais (PPGER) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), com sede em Diamantina e com extensão de suas ações em Unaí, Minas Gerais, nos últimos anos, realiza ações de inserção social com o objetivo de promover a contribuição para o desenvolvimento microrregional, regional e/ou nacional.

Boa parte de nosso corpo discente trabalha e pesquisa temáticas que são emergentes e atuam na identificação e resolução prática de problemas sociais das comunidades rurais em que estão vinculados. O engajamento social dos nossos mestrandos e da equipe docente no campo prático das diversas comunidades são fundamentais para aos avanços e contribuição da comunidade do PPGER. Adiante, apresentamos alguns exemplos das ações da comunidade acadêmica do PPGER.

Impacto social e cultural em Capelinha, Minas Gerais

1

Antes da pandemia, a discente Viviane Ribeiro, participou do evento Fórum da Mulher 2020, realizado em 06 de março de 2020, no Galpão Cultural do município de Capelinha em Minas Gerais.

Viviane, Assistente Social e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais da UFVJM, participou da discussão sobre o conselho da mulher e das políticas de garantias de direito e protagonismo de gênero no município.

WhatsApp Image 2020-03-06 at 10.54.32 (1) (1)

Impacto educacional em Unaí, Minas Gerais para o mundo online

A discente Regiane C. Joslin Mendes participou do Webinar AgrOnline que aconteceu de 26 a 28 de maio de 2020, evento totalmente online e gratuito que contou com a participação de vários profissionais do ramo agropecuário.

Regiane, Médica Veterinária de formação, realizou sua palestra no dia 26 de maio às 16h, com o tema: “Cooperativismo e seu protagonismo no desenvolvimento regional e na sucessão familiar”. A discente abordou o histórico e a evolução do cooperativismo, bem como seus princípios e ramos de atuação. As experiências exitosas vivenciadas pela extensionista rural que atua em uma cooperativa agropecuária no município de Unaí-MG, também foram compartilhadas, enriquecendo ainda mais a apresentação.

A palestrante elucidou a importância do produtor rural buscar no cooperativismo um aliado para comercializar os excedentes de sua produção, praticar a aquisição de insumos, adquirir acompanhamento técnico e principalmente unir forças para alcançar mercados que muitas vezes são inacessíveis de forma individual.

2 - Foto palestra

Foram esclarecidos outros papéis que as cooperativas desempenham como a preocupação com a comunidade, a preparação do jovem para a sucessão familiar, os laços de confiança e ajuda mútua que são criados no sistema cooperativista.

Regiane concluiu sua palestra dizendo que cooperar vai além das relações financeiras (compra e venda) que usualmente são praticadas em uma cooperativa. Vai além porque cooperar envolve PESSOAS, que têm sonhos, que buscam melhorar as condições de vida e que encontram na cooperação uma forma segura de gerenciar seus negócios e guiar a condução de seu dia-a-dia.

Para assistir a palestra, clique aqui

Impacto cultural em Minas Gerais

Nilmar Lage, discente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais, participa da campanha “Fotografias por Minas”, ação que envolve 319 artistas que cederam suas imagens para venda e arrecadação de fundos para entidades sociais com dificuldades financeiras em função da pandemia Covid-19.

Nilmar Lage é jornalista, fotógrafo documentarista, com atuação nas áreas dos direitos humanos e membro do coletivo que propôs a campanha que já arrecadou mais de R$ 170.000,00 (cento e setenta mil reais) a partir de vendas das fotografias. A campanha segue até o dia 03 de julho e pode ser visualizada em www.fotografiasporminas.com.br ou no instagram @fotografiasporminas.

Ações de impacto social, cultural e educacional de Nilmar

1 - Discente do PPGER é eleito para diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais.

1

 2 – Lage participou da Jornada de Debates na Mineração, promovida pena Universidade de Brasília UNB e o Movimento pela Soberania Popular na Mineração – MAM, Brasília/DF.

2

3 – Mestrando participou da exposição “Minas que me feres – Dos Crimes à Resistência”, organizada pelo Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB.

3 - Debates na Mineração

4 – Nilmar Lage acompanha desde novembro de 2015, o descaso com os moradores das regiões atingidas tanto pela barragem de Fundão, quanto do Córrego do Feijão.

4

A exposição marcou os quatros anos do crime da Vale/Samarco/BHP em Mariana e um ano do crime da Vale em Brumadinho e compõe a “Jornada de Luta dos Atingidos: A Vale destrói, O Povo Constrói”, promovida pelo MAB e que teve ações em Minas Gerais e Espírito Santo, entre outubro de 2019 e janeiro de 2020.

5 – Discente do PPGER/UFVJM participou de live para discutir ataques à imprensa.

5

6 – Nilmar, Discente do PPGER/UFVJM, participou de live para discutir fotoativsimo.

6

7 – Aluno do Mestrado em Estudos Rurais participou de live para discutir fotografia.

7

Com a atuação do nosso corpo discente, o Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais efetiva suas ações de impacto educacional na contribuição para a melhoria dos espaços municipais e locais, em conjunto com a pesquisa que desenvolvem nesse lócus. O PPGER se engaja no impacto social quando direciona para a formação de recursos humanos qualificados para a atuação na administração pública ou na sociedade civil que possam contribuir para o aprimoramento da gestão pública e/ou dos agentes que nela participam. Assim, o Programa impacta culturalmente quando desenvolve atividades culturais e artísticas auxiliando na formulação de políticas culturais, ampliando o acesso à cultura e às artes e ao conhecimento nesse campo.

Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais:

Facebook  | Instagram

This entry was posted in Sem categoria and tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.