Convite para defesa de Dissertação de Janice Queiroz de Pinho Gonçalves

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais (PPGER) convida para a defesa de dissertação da discente Janice Queiroz de Pinho Gonçalves, com a pesquisa: “DA PRODUÇÃO À COMERCIALIZAÇÃO: o sistema de gestão dos feirantes de Sabinópolis/MG”. O trabalho foi orientado pelo Prof. Dr. Ezequiel Redin (PPGER/UFVJM).

A proposta do trabalho foi conhecer o perfil dos feirantes do município de Sabinópolis-MG, suas práticas de controle financeiro do negócio, os conhecimentos adquiridos que subsidiam o melhor desempenho econômico-financeiro de suas atividades, além de identificar aqueles que contribuíram para a gestão do negócio familiar. Para isso, com o intuito de diagnosticar as práticas adotadas tanto para a produção como para a comercialização, utilizou-se a análise e a descrição do processo de construção social da feira no município possuindo estratégias metodológicas a observação, e como instrumento de pesquisa o questionário e a entrevista com informantes-chaves.

Defesa Janice de Pinho  Mestrado (1)

A defesa será realizada quarta-feira, 30 de novembro, às 8h30min, por videoconferência. A banca examinadora será composta pelo Prof. Dr. Anderson Alvarenga Pereira (PPGER/UFVJM) e o Prof. Dr. Gustavo Pinto da Silva (UFSM).

 Os interessados podem acompanhar a defesa pelo Google Meet, solicitando link de acesso através do e-mail: janice.pinho@ufvjm.edu.br. A defesa acontece inteiramente online. A publicidade está garantida pela transmissão simultânea via web.

O Programa de Pós-graduação em Estudos Rurais é um centro de excelência em estudos rurais da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), com sede em Diamantina e também com atuação no campus de Unaí, Minas Gerais.

 

Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais: Facebook  | Instagram | YouTube

Posted in Sem categoria | Tagged , , , , , , , , , , , | Leave a comment

Convite para defesa de Dissertação de Herena Reis Barcelos

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais (PPGER) convida para a defesa de dissertação da discente Herena Reis Barcelos, com a pesquisa: “SE O QUE NOS CONSOME FOSSE APENAS FOME”: percepção dos atores do PNAE sobre alimentos regionais e sua utilização na alimentação escolar em Itinga-MG. O trabalho foi orientado pela Profa. Dra. Nadja Maria Gomes Murta (PPGER/UFVJM).

A defesa acontecerá em 28 de novembro de 2022, às 8h, via plataforma on-line google meet. Os interessados podem solicitar o link através do e-mail herena.barcelos@ufvjm.edu.br.

convite mestrado Herena (1)

Composição da banca:

1) Presidente (orientadora): Nadja Maria Gomes Murta PPGER/FCBS/UFVJM

2) Avaliador interno titular: André Rodrigo Rech PPGER/FIH/UFVJM

3) Avaliadora interna suplente:  Aline Weber Sulzbacher PPGER FIH/ UFVJM

4) Avaliadora Externa titular: Luciana Cerqueira de Castro – Departamento de Nutrição Social/Instituto de Nutrição/UERJ

5) Avaliadora Externa suplente: Virgínia Campos Machado – Escola de Nutrição/Departamento de Ciências da Nutrição/UFBA

O Programa de Pós-graduação em Estudos Rurais é um centro de excelência em estudos rurais da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), com sede em Diamantina e também com atuação no campus de Unaí, Minas Gerais.

Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais: Facebook  | Instagram | YouTube

Posted in Sem categoria | Tagged , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

Inscrições para bolsa de pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Estudos Rurais

O PPGER, referência em estudos rurais, oferece bolsa de pós-doutoramento na área

 Estão abertas as inscrições para o processo seletivo para o preenchimento de 1 (uma) vaga de bolsista de pós-doutorado do Programa de Pós-graduação em Estudos Rurais (PPGER) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM.

A inscrição deverá ser feita no período de 21 de novembro a 05 de dezembro de 2022, por meio do envio dos documentos previstos no edital, via correio eletrônico, para o e-mail: selecao.ppger@ufvjm.edu.br.

1

O edital prevê como requisitos que as(os) candidatos(as) precisam possuir título de doutorado e atuação comprovada, por meio de publicações científicas, na área de concentração em estudos rurais. Além disso, outra condição importante é que será preciso residir em em Diamantina/MG durante toda a execução do projeto.

O processo seletivo dos candidatos será realizado por uma Comissão formada por 03 (três)membros, indicados pela Coordenação do PPGER, seguindo os seguintes parâmetros de análise:

 I) Análise curricular da formação e atuação do candidato na linha de pesquisa de objeto da seleção, com avaliação da produção científica

 II) Avaliação da Proposta de trabalho

III) Entrevista por meio de videoconferência

O pesquisador receberá bolsa no valor de R$ 4.100,00 (quatro mil e cem reais), com duração de 12 (doze meses).

Todas as informações sobre o processo seletivo estão divulgadas no edital, clicando aqui!

O Programa de Pós-graduação em Estudos Rurais é um centro de excelência em estudos rurais da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), com sede em Diamantina e também com atuação no campus de Unaí, Minas Gerais.

Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais: Facebook  | Instagram | YouTube

Posted in Sem categoria | Tagged , , , , , , , , , | Leave a comment

I Encontro Nacional – Sociedades Agrárias e Ecodesenvolvimento

O Núcleo de Estudos das Sociedades Agrárias, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Estudos Rurais (NESA/PPGER/FIH/UFVJM), em parceria com o Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO/IG/UFU) convida a todos(as) pesquisadores(as), pós-graduando(as), graduandos(as), graduados, professores(as) da educação básica e demais interessados(as), de diferentes áreas do conhecimento e em diálogo com o campo de Estudos Rurais, para participar e para apresentar pesquisas e trabalhos no I Encontro Nacional – Sociedades Agrárias e Ecodesenvolvimento. 

O evento será realizado na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (Diamantina-MG), nos dias 21 a 25 de novembro de 2022.  Trata-se da 1ª edição do Encontro, com abordagem para trajetórias e perspectivas do Rural no bicentenário da Independência do Brasil (1822-2022) e com participação palestrantes de abrangência nacional.

Público-alvo

- pesquisadores(as), pós-graduando(as), graduandos(as), graduados(as), professores(as) da educação básica, demais categorias

Programação do evento

I encontro nacional

Para mais informações sobre a inscrição no evento, clique aqui!

Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais: Facebook  | Instagram | YouTube

Posted in Sem categoria | Tagged , , , , , , , | Leave a comment

Convite para defesa de Dissertação de Elias Moisés Barbosa Cruz

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais (PPGER) convida para a defesa de dissertação do aluno Elias Moisés Barbosa Cruz, com a pesquisa: “O fenômeno migratório e as políticas públicas no município de Couto de Magalhães de Minas-MG”. O trabalho foi orientado pelo Prof. Dr. Hebert Canela Salgado (PPGER/UFVJM).

A defesa será realizada nesta quarta-feira, 26 de outubro, às 14h, por videoconferência. A banca examinadora será composta pelo Prof. Dr. Alan Faber do Nascimento (PPGER/UFVJM), Prof. Dra. Edneila Rodrigues Chaves (PPGER/UFVJM), Prof. Dr. Atanásio Mikonios (PPG-CH/UFVJM) e o Prof. Dr. Cássio Alexandre da Silva (PPGEO/UNIMONTES).

19 - Defesa - Elias

Os interessados podem acompanhar a defesa pelo Google Meet, solicitando o link através do e-mail elias.moises@ufvjm.edu.br. A defesa acontece inteiramente online. A publicidade está garantida pela transmissão simultânea via web.

O Programa de Pós-graduação em Estudos Rurais é um centro de excelência em estudos rurais da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), com sede em Diamantina e, também, com atuação no campus de Unaí, Minas Gerais.

 Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais: Facebook  | Instagram | YouTube 

Posted in Sem categoria | Tagged , , , | Leave a comment

Inscrições do Programa Pós-Graduação em Estudos Rurais encerram nesta sexta-feira

As inscrições do Mestrado devem ser feitas até sexta-feira, 07/10, para ingresso em 2023

O Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Estudos Rurais (PPGER) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), encerra nesta sexta-feira, 07 de outubro, as inscrições para o processo seletivo 2022. O Edital n. 18/2023 oferece 12 (doze) vagas de vagas de ampla concorrência e 02 (duas) vagas suplementares. Há vagas para ampla concorrência, negros, índios e portador de deficiência.

Na última avaliação da da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o PPGER alcançou o conceito 4, sendo um grande reconhecimento uma vez que é um Programa com 6 anos de existência. O conceito 4 possibilita a possibilidade de pleitear o nível de doutorado.

Copa Seleção Rumo ao Hexa Post Instagram

O Programa, com sede em Minas Gerais, concentra pesquisadores reconhecidos em nível nacional e internacional em diferentes áreas de estudo. Oferece uma formação interdisciplinar voltada para os Estudos Rurais.

 Nesse edital, o PPGER oferece as seguintes vagas:

Linha de Pesquisa 1: Sociedade e Cultura no Mundo Rural

Prof. Ezequiel Redin (UFSM) – 1 vaga

Prof. Hebert Salgado (UFVJM – Diamantina) – 2 vagas

Profa. Josélia Barroso Queiroz Lima (UFVJM – Diamantina) – 1 vaga

Prof. Marivaldo Aparecido de Carvalho (UFVJM – Diamantina) – 1 vaga

Profa. Nadja Maria Gomes Murta (UFVJM – Diamantina) – 1 vaga

Profa. Rosana Passos Cambraia (UFVJM – Diamantina) – 1 vaga

Linha de Pesquisa 2: Configurações do Rural, Política e Meio Ambiente

Profa. Aline Weber Sulzbacher (UFVJM – Diamantina) – 1 vaga

Prof. Marcos Lobato Martins (UFVJM – Diamantina) – 2 vagas

Prof. Thiago Vasconcelos Melo (UFVJM – Unaí) – 2 vagas

As orientações para a inscrição, bem como detalhes do processo seletivo estão disponíveis no Edital, clicando aqui.

Em caso de dúvidas, pode entrar em contato com o Programa pelo e-mail ppger@ufvjm.edu.br.

O Programa de Pós-graduação em Estudos Rurais é um centro de excelência em estudos rurais da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), com sede em Diamantina e também com atuação no campus de Unaí, Minas Gerais.

Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais: Facebook  | Instagram | YouTube 

Posted in Sem categoria | Tagged , , , , , , | Leave a comment

Convite para defesa de Dissertação de Ana Paula Ferreira Dias

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais (PPGER) convida para a defesa de dissertação da pesquisadora Ana Paula Ferreira Dias, com a pesquisa: “LIAMES DAS ESCOLAS RURAIS COM A RESISTÊNCIA DA CULTURA CAIPIRA EM COMUNIDADES CAMPONESAS NO MUNICÍPIO DE DIAMANTINA-MG”. O trabalho foi orientado pelo Prof. Dr. Marivaldo Aparecido de Carvalho (PPGER/UFVJM).

A defesa será realizada nesta sexta-feira, 23 de setembro, às 14h, por videoconferência. A banca examinadora será composta pelo Prof. Dr. Claudenir Fávero (PPGER/UFVJM), pela Prof.ª Dr.ª Graziele Acçolini (UFGD) e pela Prof.ª Dr.ª Rosana Passos Cambraia (PPGER/UFVJM). Participam ainda como membros suplentes a Prof.ª Dr.ª Aline Weber Sulzbacher (PPGER/UFVJM) e o Prof. Dr. Paulo Roberto Raposo Alentejano (UERJ).

Defesa Ana

O trabalho objetiva tomar conhecimento de como o processo de ensino e aprendizagem na relação campo/rural se encontra atualmente nos modelos de ensino e projetos pedagógicos das escolas localizadas no campo do município de Diamantina-MG, considerando os liames das escolas rurais com a resistência da cultura caipira.

Os interessados podem acompanhar a defesa pelo Google Meet (solicitar no e-mail paula.dias@ufvjm.edu.br). A publicidade está garantida pela transmissão simultânea via web.

O Programa de Pós-graduação em Estudos Rurais é um centro de excelência em estudos rurais da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), com sede em Diamantina e também com atuação no campus de Unaí, Minas Gerais.

Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais: Facebook  | Instagram | YouTube

Posted in Sem categoria | Tagged , , , , , , , , | Leave a comment

Um jovem Programa, com grande reconhecimento: PPGER recebe indicação de conceito 4 na Avaliação Quadrienal da CAPES

Conceito obtido representa um marco na história do Programa de Pós-Graduação

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais (PPGER), da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), recebeu com muita satisfação e alegria a avaliação com recomendação para o conceito 4, conforme parecer do Processo de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O resultado da avaliação representa o reconhecimento da qualidade do curso de mestrado acadêmico e da proposta de ensino, pesquisa e extensão que o Programa executa.

O PPGER iniciou suas atividades em setembro de 2016, sendo essa a primeira vez que participa da avaliação quadrienal (2016 a 2020) da CAPES. O Programa tem se desafiado na construção de conhecimentos por meio do diálogo de saberes, com abordagem interdisciplinar, visando uma sólida formação de profissionais, comprometidos com a ciência e as diversas realidades sociais existentes.

A avaliação da CAPES leva em consideração quesitos como a proposta e estrutura do Programa, a formação e o impacto na sociedade – inserção social e regional, nas quais o Programa foi muito bem avaliado, conforme indicam alguns trechos do parecer: “[...] planejamento está muito bem elaborado, detalhado e argumentado” e “[...] constata-se que a área de atuação dos docentes permanentes é adequada; não há concentração em uma área disciplinar também não em uma grande área. A formação dos docentes permanentes em nível de doutoramento é diversa e contribuitiva para os propósitos do Programa” e “É possível depreender que a atuação do PPG ocorre em nível regional predominantemente, embora haja ações realizadas em termos nacionais e internacionais. Verifica-se existir compatibilidade da produção docente com esse foco principal de atuação.”. Também são apontados os desafios que necessitam ser observados, visando continuar crescendo enquanto Programa de Pós-Graduação e, que, inclusive com a Nota 4 permite o início de discussões e construção de uma proposta de Doutorado em Estudos Rurais, algo inédito no interior do Estado de Minas Gerais.

Nada disso seria possível sem o trabalho coletivo e compromisso de todos e todas que fazem parte do PPGER/UFVJM. O resultado é mérito do esforço coletivo e do compromisso com a produção de conhecimentos, com a realização de ações de ensino, pesquisa e extensão com compromisso social e político que faz parte dos princípios do Programa. É mérito do estudo e dedicação de egressos, de discentes, dos/as docentes e servidores técnicos. Estendemos nossos agradecimentos, em especial, a todos/as que contribuíram com o trabalho de organizar, sistematizar, analisar e produzir materiais que foram fundamentais no preenchimento da Plataforma Sucupira (CAPES).

Parabéns e vida longa ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais!

Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais agora é Conceito 4 (Avaliação Quadrienal - 2016 a 2021) (6)

 

 

Posted in Sem categoria | Leave a comment

Programação preliminar do I Encontro Nacional de Sociedades Agrárias e Ecodesenvolvimento

Informações

I Encontro Nacional – Sociedades Agrárias e Ecodesenvolvimento: trajetórias e perspectivas do rural no bicentenário da independência do Brasil (1822-2022)

Diamantina-MG, 21 a 25 de novembro de 2022 (UFVJM)

 

 

Programação preliminar

Hora/Data Data
  21/11/2022 22/11/2022 23/11/2022 24/11/2022 25/11/2022
25/11

09h-12h

- - - - Reunião administrativa
21, 22, 23/11

13h-17h30

24/11

13h-15h30

25/11

09h-12h

14h-17h30

Sessões temáticas Sessões temáticas Sessões temáticas Sessões temáticas Relatos

de experiências

21, 22, 23/11

17h30-18h45

Atividade cultural Atividade cultural Atividade cultural - -
24/11

15h30-19h30

- - - Intervalo -
21/11

19h-21h

 

22, 23/11

19h-22h

 

 

24/11

19h30 – 22h

Conferência de abertura

O papel do campo no desenvolvimento brasileiro desde a Independência

Profª Drª Márcia Maria Menendes Motta (UFF)

Mesa-redonda (1)

A agricultura mineira e suas transformações recentes

Profª Drª Ana Carolina Gonçalves Leite (UFPE)

Profº Drº Carlos Freitas (UFRRJ)

Mesa-redonda (2)

Turismo, espaços rurais, ecodesenvolvimento

Profª Drª Rosilene de Fátima Fontana (Unioeste-PR)/

(2º nome, em confirmação)

Mesa-redonda (3)

Agricultura, extrativismo e construção social de mercados: alternativa de desenvolvimento local

Convidade a confirmar

Profº Drº Marcelo Rezende (UNIFAL)

-
21h-22h Mesa  – sociedades agrárias e música: Cartas ao vento

Déa Trancoso (Unicamp)

- - - -

 

 

Critérios de avaliação dos trabalhos

Os trabalhos (textos completos) para as sessões temáticas deverão ser enviados até o dia 12 de setembro de 2022. Os textos serão avaliados pela comissão científica do evento, com base nos critérios estabelecidos pela comissão organizadora, conforme abaixo:

- pertinência do trabalho à sessão temática indicada

- adequação da fundamentação teórica e bibliográfica

- coerência da argumentação e do texto

- coerência dos resultados e das conclusões com os objetivos do trabalho

- redação adequada, consoante normas gramaticais e ortográficas da língua portuguesa

Instruções para submissão dos textos

- O texto dever conter: indicação da sessão temática, título, resumo, palavras-chave, texto e referências bibliográficas

Resumo

- Deve ser estruturado contendo: objetivos, metodologia, resultados e conclusões

- Deve conter de 100 a 150 palavras

- Formatação: fonte Times New Roman 12, espaçamento entre linhas simples, alinhamento justificado; 03 palavras-chave

Texto

- O texto deve ser constituído de no mínimo 10 páginas e no máximo de 15 páginas, incluindo as referências bibliográficas na contagem das páginas

- O arquivo do texto deverá ser salvo no padrão do editor de texto Microsoft Office Word

- Deve-se utilizar a configuração de página A4

- Deve-se utilizar: Fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5, alinhamento justificado

- Margens: Superior 03 cm; Esquerda 03 cm; Inferior 02 cm; Direita; 02 cm.

- O título deve estar centralizado e negrito; letra maiúscula apenas para o início do título e demais situações cabíveis

- Os nomes dos(as) autores(as) devem estar alinhado à direita, abaixo do título, espaço de uma linha e espaçamento simples entre nomes de autores(as). Informações de identificação dos(as) autores(as) devem ser acrescidas em nota de rodapé, espaçamento simples entre linhas, fonte Times New Roman 10, alinhamento justificado e com a extensão de no máximo 04 linhas

- As citações devem conter autor, ano e página, de acordo com a norma NBR-10520 da ABNT

- Para as ilustrações e tabelas, deve-se observar a norma NBR-14724 da ABNT.

- As notas de rodapé devem ter caráter explicativo, com fonte Times New Roman 10, espaçamento entre linhas simples

- As referências devem constar inclusas no corpo do texto e indicadas entre parênteses, o último sobrenome do autor, ano de publicação e páginas e deverão ser apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética, de acordo com a norma NBR-6023  da ABNT

- As referências devem ser apresentadas em espaçamento simples entre linhas

- Em caso de mais um referência do mesmo autor, deve-se apresentá-las em ordem de publicação. Deve-se repetir o sobre nome e o nome do autor, sendo vedado o uso de ‘fio’ (____)

- Em caso de fontes primárias, estas devem estar separadas das referências bibliográficas

- Os textos deverão contemplar todas as normas estabelecidas acima

- A autoria dos textos deve ser assinada por no máximo três autores

- Cada autor principal (1º autor) poderá submeter até dois trabalhos

Declaração de Direito Autoral

- Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais sobre o texto, concedendo ao NESA/PPGER/UFVJM o direito à publicação

Realização

- Núcleo de Estudos das Sociedades Agrárias / Programa de Pós-graduação em Estudos Rurais (NESA-PPGER/UFVJM) – Diamantina/MG

- Instituto de Geografia/UFU – Uberlândia/MG

Mais informações

Brevemente, serão fornecidas mais informações sobre o evento:  http://site.ufvjm.edu.br/ppger/

Posted in Sem categoria | Tagged , , , , , | Leave a comment

I Encontro Nacional – Sociedades Agrárias e Ecodesenvolvimento

I Encontro Nacional –

Sociedades Agrárias e Ecodesenvolvimento

Diamantina-MG, 21 a 25 de novembro de 2022

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

1ª Circular

Divulgação do Evento, Chamada de trabalhos 

        O Núcleo de Estudos das Sociedades Agrárias, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Estudos Rurais (UFVJM), em parceria com o Instituto de Geografia, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) convida a todos(as) pesquisadores(as), pós-graduando(as), graduandos(as), graduados, professores(as) da educação básica e demais interessados(as), de diferentes áreas do conhecimento e em diálogo com o campo de estudos rurais, para participar e para apresentar pesquisas e trabalhos no I Encontro Nacional – Sociedades Agrárias e Ecodesenvolvimento (Proposta FAPEMIG – OET-00239-22).

O evento será realizado na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (Diamantina-MG), nos dias 21 a 25 de novembro de 2022.  Trata-se da 1ª edição do Encontro, com abordagem para trajetórias e perspectivas do rural no bicentenário da independência do Brasil (1822-2022) e com participação de conferencista e palestrantes de abrangência nacional.

Público-alvo

- pesquisadores(as), pós-graduando(as), graduandos(as), graduados(as), professores(as) da educação básica, demais categorias

Modalidades de participação

 I – Apresentação de trabalhos /comunicação oral

II – Ouvinte

Programação

- conferência, mesas-redonda, mesa de música, relatos de experiência, sessões temáticas de apresentação de trabalhos/comunicação oral, atividades culturais (a programação preliminar pode ser verificada em: http://site.ufvjm.edu.br/ppger/)

Sessões temáticas de apresentação de trabalhos

1) Agricultura e meio ambiente

Ementa: Trabalhos que abordem as relações entre agropecuária/agroindústrias e meio ambiente, em diferentes espaços e temporalidades, discutindo os efeitos socioambientais das atividades rurais, bem como alternativas de exploração rural sustentáveis. Incluem também trabalhos que analisem movimentos sociais rurais e sua ligação com questões ambientais, as representações sobre a natureza entre populações rurais e os desafios postos ao campo pelo acelerado processo contemporâneo de mudanças climáticas

2) Extrativismo, cultura e desenvolvimento

Ementa: Investigações sobre culturas extrativistas tradicionais, os modos de trabalho e territórios de vida que ensejaram, suas relações com os padrões de acumulação e modernização capitalistas, bem como sobre os padrões do chamado neoextrativismo (e do capitalismo de espoliação) e seus efeitos. Incluem ainda trabalhos que abordem os arranjos da mineração de pequeno porte e das comunidades extrativas, diante das conjunturas hodiernas, suas novas práticas e formas de organização e seu papel na busca do desenvolvimento territorial. O foco dos trabalhos pode ser tanto o extrativismo animal e vegetal, quanto a mineração, em distintas escalas de produção e abrangência espacial.

3) Sociedades rurais: realidades e trajetórias

Ementa: Trabalhos que investiguem, em perspectiva diacrônica e/ou sincrônica, as estruturas e as dinâmicas de sociedades e comunidades rurais, especialmente no Brasil e na América Latina; que analisem sistemas agrários, dimensões do cotidiano e do imaginário de grupos sociais rurais, os conflitos e os movimentos sociais no campo, as características demográficas e os deslocamentos de populações rurais, o capital e o trabalho nos espaços rurais contemporâneos, política e atitudes políticas no campo, diversidade, inovação e mudança nas sociedades rurais. Em aderência aos campos classicamente constituídos da antropologia rural, da sociologia rural, história agrária e da geografia agrária.

4) Territórios rurais e ecodesenvolvimento

Ementa: A sessão visa debater estudos e experiências que abordem territórios, desenvolvimento territorial e sustentabilidade, a partir de situações como as de interações campo-cidade, a partir de iniciativas (projetos e programas públicos e da sociedade civil) de desenvolvimento rural em municípios de pequeno e médio portes, de seus resultados, de desafios e de perspectivas, dentre outros elementos afins. A sessão abrangerá investigações sobre as intersecções entre políticas de patrimônio natural e de turismo e modos de vida de populações por elas afetadas, as suas formas de implantação, os conflitos e as resistências que suscitam e os eventuais diálogos e arranjos de gestão participava que ensejaram.

Cronograma preliminar

Atividade Início Data limite
Submissão de trabalhos 18/08 12/09
Inscrição de lançamento de livros 18/08 12/09
Divulgação dos trabalhos aceitos 30/09
Divulgação de trabalhos selecionados -publicação em livro/coletânea 30/09
Inscrição de participantes no evento 18/08 18/11

 

Submissão de trabalhos e critérios de avaliação

As instruções para submissão de trabalhos e critérios de avaliação podem ser verificadas em: (http://site.ufvjm.edu.br/ppger/)

Publicações previstas

- Os trabalhos aceitos (resumos e textos completos) serão publicados em:

- Caderno de Resumos do I Encontro Nacional – Sociedades Agrárias e Ecodesenvolvimento

- Anais do I Encontro Nacional – Sociedades Agrárias e Ecodesenvolvimento

- Serão selecionados textos completos para publicação em livro/coletânea. Posteriormente, serão fornecidas informações sobre essa modalidade de publicação

Valores das inscrições

Modalidade Valor
Participação como ouvinte Gratuita
Com apresentação de trabalho
Graduando R$ 25,00
Graduado e professor – educação básica R$30,00
Pós-graduando R$ 40,00
Pesquisador / Docente – ensino superior R$ 80,00
Demais categorias R$ 40,00

 

Realização

- Núcleo de Estudos das Sociedades Agrárias / Programa de Pós-graduação em Estudos Rurais (NESA-PPGER/UFVJM) – Diamantina/MG

- Instituto de Geografia/UFU – Uberlândia/MG

Mais informações sobre o evento:  http://site.ufvjm.edu.br/ppger/

Posted in Sem categoria | Tagged , , , , , | Leave a comment

Herena Barcelos recebe prêmio no 37º FESTIVALE

Mestranda recebe prêmio de Melhor Canção Regional, com a música “Vale em Mi Maior”

O Festival de Cultura Popular do Vale do Jequitinhonha – FESTIVALE é a maior celebração da cultura popular do Vale do Jequitinhonha, o qual surge exatamente na forma de Festival da Canção, há 42 anos, na cidade de Itaobim-MG. Neste ano o evento aconteceu na cidade de Itamarandiba-MG em sua 37ª edição.

A artista Herena Barcelos, além de mestranda do PPGER, é também nutricionista, intelectual, pesquisadora, artista, militante do Vale, recebeu o prêmio da categoria regional de melhor canção, com a composição de própria autoria, intitulada “Vale em Mi Maior“, a qual foi interpretada juntamente com seu irmão Weslley Barcelos, e também por Caroline Alves, Jaíne Rocha e Vitor Fernandes.

“Estou no movimento cultural desde criança. Hoje, cada passo que dou no FESTIVALE representa pra mim o caminhar dentro do sonho. é inexplicável. E melhor é saber que, como diz minha canção, é um espaço todo, junto e nosso”, afirma Herena.

WhatsApp Image 2022-07-27 at 15.27.19

 A SEGUNDA VOZ, ouvi dizer, veio em Sol.

E assim, brilhando só, de lá do céu, deixou o seu brilho em nós:

Na pele que recebe quente o raio que colore e arde.

É pra dizer que o povo é forte, é pra dizer que o fogo é parte

Do Sol de nós.

A TERCEIRA VOZ, que se fez vez, saiu de ti,

Saiu de mim e vive assim, cantada em Si.

Se o tom é grave, é nossa sorte. E se é bonito, é nossa arte.

Eu sou o povo dessa parte de chão voraz.

Mas na PRIMEIRA VOZ é que se faz a nossa face,

No rio, no fio d’água que não morre.

Que corre e demarca o Vale, que sofre e finge que não sabe,

Alimentando nossas margens de vida e mais.

E quando o Vale canta todo, junto,

Junta tudo num só canto, nosso.

Nosso canto é nossa Terra, nosso conto é nossa guerra.

Nossa voz nunca se encerra, que acorde é pra cantar.

Se em mim lá vem o Sol, Vale, acorde pra cantar!

Eu sou no chão ardendo o Sol,

Eu sou em Si o povo e enfim,

Eu sou o rio, o tom em Mi.

Sou eu, em trio, o Vale e só.

Quando o Vale canta todo, junto,

Junta tudo num só canto, nosso.

Canta o Vale em Mi Maior, com coragem em Si sem dó,

De amor só sustenido e de dor sempre bemol.

Nossa foz nunca se encerra, que acorde é pra cantar.

Si em Mi, lá vem o Sol. Vale: acorde pra cantar…

Quando o Vale canta todo, junto,

Junta tudo num só canto, nosso.

Pois quando o Vale canta todo, junto, junta tudo num só canto…

O Programa de Pós-graduação em Estudos Rurais é um centro de excelência em estudos rurais da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), com sede em Diamantina e também com atuação no campus de Unaí, Minas Gerais.

Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais: Facebook  | Instagram | YouTube

Posted in Sem categoria | Tagged , , , , , , , , , , | Leave a comment

Convite para defesa de Dissertação de Leandro Fernandes Oliveira

Mestrando analisa canais de comercialização da agricultura familiar no município de Diamantina-MG, com enfoque nos anos de 2020 e 2021.

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais (PPGER) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) convida para a defesa de dissertação do discente Leandro Fernandes Oliveira, com a pesquisa: “A comercialização da Agricultura Familiar no município Diamantina”. O trabalho foi orientado pelo Prof. Dr. Claudenir Fávero (PPGER/UFVJM).

 A pesquisa empenhada analisa os canais de comercialização da agricultura familiar no município de Diamantina, com enfoque nos anos de 2020 e 2021 no período da Pandemia da COVID-19. Para tanto, a pesquisa analisa quais foram as possibilidades de comercialização dos agricultores familiares no período da pandemia do COVID-19.

WhatsApp Image 2022-07-11 at 14.27.59

A defesa será realizada no dia 21 de julho, às 8:30h (quinta-feira), de maneira virtual, através da plataforma Google Meet. A banca examinadora será composta pela Prof.ª. Drª. Nadja Maria Gomes Murta (PPGER/UFVJM), pelo Prof. Dr. Daniel Ferreira da Silva (UFVJM), pelo Prof. Dr. Ezequiel Redin (PPGER/UFVJM) e pelo Prof. Dr. Lucas da Costa Santos (UFVJM). Os interessados podem acompanhar a defesa, solicitando um link para assistir online no e-mail: leandro.oliveira@ufvjm.edu.br.

O Programa de Pós-graduação em Estudos Rurais é um centro de excelência em estudos rurais da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), com sede em Diamantina e também com atuação no campus de Unaí, Minas Gerais.

Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais: 

Facebook  | Instagram | YouTube

Posted in Sem categoria | Tagged , , , , , , , , , | Leave a comment

Convite para defesa de Dissertação de Jean Paulo Silva Gabriel

Mestrando defenderá trabalho sobre o higienização social e o silêncio em Diamantina, MG

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais (PPGER) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) convida para a defesa de dissertação do discente Jean Paulo Silva Gabriel, com a pesquisa: “Mal-dita Diamantina: uma análise sobre higienização social e silêncio a partir do primeiro hospício de Minas Gerais”. O trabalho foi orientado pela Profª Drª Joselia Barroso Queiroz Lima (PPGER/UFVJM).

A pesquisa empenhada discute temáticas sobre higienização social e silêncio a partir de acervos do final do século XIX e início do século XX, com enfoque no material que ainda restou do antigo Hospício da Diamantina. A investigação propõe uma análise daquilo que ainda está por dizer sobre a história e o corpo diamantinense no período.

A defesa será realizada nesta segunda-feira, 11 de julho, às 14h, de maneira híbrida, presencialmente no mini-auditório do BCH, no Centro de Estudos em Humanidades, no Campus JK da UFVJM, e também de maneira virtual.

WhatsApp Image 2022-07-07 at 11.06.37

A banca examinadora será composta pela Profª. Drª. Aline Sulzbacher (PPGER/UFVJM), pela Profª. Drª. Keila Carvalho (UFVJM) e pelo Prof. Dr. Luiz Morando (pesquisador independente e doutor em Letras pela UFMG. Os interessados podem acompanhar a defesa no local e horário da imagem, ou, solicitando um link para assistir online no email: gabriel.jean@ufvjm.edu.br

O Programa de Pós-graduação em Estudos Rurais é um centro de excelência em estudos rurais da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), com sede em Diamantina e também com atuação no campus de Unaí, Minas Gerais.

Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais: 

Facebook  | Instagram | YouTube

Posted in Sem categoria | Tagged , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

Convite para defesa de Dissertação de Lauanda Lopes de Souza

Mestranda defenderá trabalho sobre o silenciamento dos sujeitos no Jequitinhonha

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais (PPGER) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) convida para a defesa de dissertação da discente Lauanda Lopes Souza, com a pesquisa: “MÃOS E PÉS NA TERRA: análise dos silenciamentos nos diagnósticos sobre o Jequitinhonha”. O trabalho foi orientado pela Profª. Dra. Aline Weber Sulzbacher (PPGER/UFVJM) e coorientada pela Profª. Dr.a Aline Faé Stocco  (PPGER/UFVJM).

A proposta deste trabalho é analisar o processo de regionalização do “Vale do Jequitinhonha” tratando especialmente do discurso hegemônico construído sobre essa região no interior do processo de sua criação. A pesquisa assumiu a interseccionalidade como perspectiva de análise, considerando a articulação das opressões de gênero, raça e classe como elemento central para a compreensão da realidade.

Com isso, buscou-se identificar como o silenciamento e a negação de uma diversidade étnica dos sujeitos e comunidades, em nome da construção da identidade regional/nacional revelam também o ocultamento da exploração histórica a que esses sujeitos foram submetidos. Com isso, observa-se que algumas categorias difundidas pelo Estado se produzem diretamente da dimensão racial, ocultando um processo de domesticação dos corpos dos sujeitos em prol dos interesses do sistema capitalista, onde essa localidade tem se tornado um polo exportador de força de trabalho negra e barata para outras regiões, bem como de seus recursos naturais como a mineração.

Lauanda

Foto no fundo (da arte): Ernani Calazans

A defesa será realizada nesta segunda-feira, 25 de abril, às 14h, por videoconferência. A banca examinadora será composta pela profa Dra. Ana Carolina Gonçalves Leite (UFPE), Prof. Dr. André Luis Lopes Borges de Mattos (UFVJM) e Profa. Dra. Josélia Barroso Queiroz Lim (PPGER/UFVJM).

Os interessados em acompanhar a defesa pelo Google Meet devem solicitar o link pelo e-mail: lauanda.lopes@ufvjm.edu.br. A defesa acontecerá inteiramente online, em acordo às medidas emergenciais adotadas pela UFVJM em função da pandemia COVID-19. A publicidade está garantida pela transmissão simultânea via web.

O Programa de Pós-graduação em Estudos Rurais é um centro de excelência em estudos rurais da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), com sede em Diamantina e também com atuação no campus de Unaí, Minas Gerais.

 

Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais: 

Facebook  | Instagram | YouTube 

Posted in Sem categoria | Tagged , , , , , , , , | Leave a comment

Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais abre seleção para Mestrado para o segundo semestre de 2022

As inscrições devem ser feitas entre 02 a 13 de maio, por meio do Sistema de Gestão de Inscrições e preenchimento de um formulário online

O Programa de Pós-graduação em Estudos Rurais (PPGER) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), abre, no dia 02 de maio, as inscrições para o processo seletivo de 2022. O Edital 36/2022 contempla 14 (quatorze) vagas de ampla concorrência e 02 (duas) vagas suplementares. Há vagas para ampla concorrência, negros, índios e portadores de deficiência.

DIVERSIFICAÇÃO AGRÍCOLA

O Programa procura atuar nas mesorregiões do Mucuri, Jequitinhonha, Norte e Noroeste de Minas Gerais, considerando a grande responsabilidade que é a realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão nestes territórios, marcados por significativa diversidade, em que uma parte, cerca de 91 municípios estão inseridos no semiárido mineiro, e de modo geral, as mesorregiões apresentam características bastante diversas e singulares, a considerar as paisagens e a composição dos biomas, povos e comunidades e os modos de vida que expressam relações de convivência com o meio. Além disso, o PPGER, em seu processo de internacionalização, foca em projetos de pesquisa em todo o território nacional e internacional. 

Essa realidade indica que há demandas para pesquisas e que há também um grande potencial para que subsidiem processos de elaboração de projetos, planos e políticas públicas. Outra função primordial das pesquisas, em nível de pós-graduação e vinculados à universidade pública, refere-se a importância de estudo e reconhecimento dos saberes populares, expressões artísticas e religiosidades, tecnologias socialmente elaboradas para a convivência com o semiárido ou com a dinâmica das águas (seis meses de chuva, seis meses de seca), pesquisas que possam contribuir para a defesa dos povos, comunidades e territórios que produzem vida. Como o PPGER é um programa interdisciplinar, sugere-se acessar a seção docentes no site para conhecer mais sobre os pesquisadores do programa. 

As aulas serão presenciais, realizadas no período diurno, no campus da UFVJM, localizado na cidade de Diamantina, com possibilidade de algumas disciplinas serem ofertadas no campus da UFVJM situado na cidade de Unaí, Minas Gerais.

Considerando que a grande maioria do público-alvo são estudantes e trabalhadores, o Programa organiza suas atividades didáticas de modo concentrado nas quintas e sextas-feiras, e está em fase de experimentação, a realização de aulas concentradas (quinta, sexta e sábado) quinzenalmente.

A publicação do cronograma de realização das entrevistas será divulgada pelo PRPPG/UFVJM no dia 08 de junho de 2022. As entrevistas (online) ocorrem entre os dias 14 de junho a 29 de junho. A lista final de candidatos aprovados será divulgada no dia 22 de julho de 2022 no site da PRPPG/UFVJM. 

As orientações para a inscrição, bem como detalhes do processo seletivo estão disponíveis no Edital, clicando aqui. 

Em caso de dúvidas, pode entrar em contato com o Programa pelo e-mail ppger@ufvjm.edu.br

Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais: Facebook  | Instagram | YouTube

Posted in Sem categoria | Tagged , , , , , , , , , | Leave a comment

Convite para defesa de Dissertação de Lízian Maria Silva Martins

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais (PPGER) convida para a defesa de dissertação da discente Lízian Maria Silva Martins, com a pesquisa: “O enfrentamento à violência doméstica contra as mulheres no campo: análise das percepções das trabalhadoras rurais em posição de liderança em municípios do Vale do Jequitinhonha”. O trabalho foi orientado pela Profª. Dra. Nadja Maria Gomes Murta (PPGER/UFVJM) e coorientado pela Profª. Dra. (PPGER/UFVJM).

A proposta deste trabalho é analisar a percepção de trabalhadoras rurais acerca do fenômeno da violência doméstica no campo em seus municípios no Vale do Jequitinhonha, identificando os principais desafios e possibilidades para o enfrentamento dessa problemática na região. Compreendendo como a violência permeia os vários âmbitos da atuação dessas mulheres. Para isso, analisamos as narrativas das lideranças trabalhadoras rurais que foram entrevistadas na pesquisa.

WhatsApp Image 2022-02-21 at 11.51.23

A defesa será realizada nesta quinta-feira, 24 de fevereiro, às 14h, por videoconferência. A banca examinadora será composta pela Profª. Dra. Aline Weber Sulzbacher (PPGER/UFVJM) e pela Dra. Fabiana de Andrade (FM/USP), tendo como membros suplentes a Profª. Dra. Ivana Cristina Lovo (PPGER/UFVJM) e a Profª. Dra. Aline Faé Stocco (FIH/UFVJM).

Os interessados em acompanhar a defesa pelo Google Meet devem solicitar o link pelo e-mail: lizian.martins@ufvjm.edu.br. A defesa acontecerá inteiramente online, em acordo às medidas emergenciais adotadas pela UFVJM em função da pandemia COVID-19. A publicidade está garantida pela transmissão simultânea via web.

O Programa de Pós-graduação em Estudos Rurais é um centro de excelência em estudos rurais da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), com sede em Diamantina e também com atuação no campus de Unaí, Minas Gerais.

Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais:
Facebook | Instagram | YouTube

Posted in Sem categoria | Tagged , , , , , , , , | Leave a comment

Discente e egresso do PPGER participam da organização de livro digital

O e-book está com chamada aberta para envio de artigos.  

A produção acadêmica é um reflexo do processo de aprendizagem e o Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – PPGER/UFVJM busca estimular nossos discentes a contribuir com a produção intelectual dos diversos assuntos ligados ao mundo rural. Sendo um programa interdisciplinar, é satisfatório publicizar a participação da nossa discente Larissa Chaves Pinto e do nosso egresso Túlio Henrique Pinheiro na organização do e-book “Interdisciplinaridade no processo de ensino: múltiplas abordagens”.

WhatsApp Image 2022-02-17 at 15.00.48

A obra está com chamada aberta para envio de artigos até o dia 02 de maio de 2022 pela Arco Editores. Esta obra está com publicação prevista para maio de 2022, em formato de livro digital, pelo site Arco Editores. Para Larissa: 

“A interdisciplinaridade tem sido objeto constante nos debates em torno do ambiente educacional. Nesse sentido, aposta-se na interdisciplinaridade como caminho de promoção do ensino pela via de múltiplas possibilidades. Em diálogo com diversas áreas do conhecimento, sua ocorrência apresenta-se como método relevante para o campo educacional, mas se constitui, na prática, um desafio”. 

Desse modo, os organizadores buscam reunir nesta obra trabalhos que dialoguem a interdisciplinaridade no processo de ensino e aprendizagem. Serão aceitos relatos de experiência de diferentes áreas, debates bibliográficos, análises de casos e demais trabalhos que versam sobre interdisciplinaridade no processo educacional. 

Conheça os organizadores:

Túlio Henrique Pinheiro é Mestre em Estudos Rurais pelo PPGER/UFVJM, especialista em Artes e Tecnologia pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), licenciado em História e bacharel em Humanidades, ambos pela UFVJM. Atualmente, é professor no Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais – unidade Diamantina-MG.

Higor Natanael é Mestre em Ciências Humanas (2021); Licenciado em História (2021) e Bacharel em Humanidades (2017) pela UFVJM, Campus JK. Integrante do Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão sobre Diáspora Africana -NUPED/UFVJM. 

Larissa Chaves Pinto é Mestranda do PPGER/UFVJM, Especialista em Artes e Tecnologia pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais-IFNMG, Licenciada em História (2020) e Bacharela Interdisciplinar em Humanidades (2017) pela UFVJM, campus Diamantina-MG. Foi professora da rede pública de educação do Estado de Minas Gerais e atualmente é bolsista CAPES pelo PPGER. 

Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais: Facebook  | Instagram | YouTube

Posted in Sem categoria | Tagged , , , , , , , , , | Leave a comment

Convite para defesa de Dissertação de Narjara Fonseca Souza

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais (PPGER) convida para a defesa de dissertação da discente Narjara Fonseca Souza, com a pesquisa: “FESTIVALE- Festival de Cultura Popular do Vale do Jequitinhonha: representatividade das mulheres nos anos 2018 a 2020”. O trabalho foi orientado pelo Prof. Dr. Alan Faber do Nascimento (PPGER/UFVJM) e coorientado pela Profª. Drª. Josélia Barroso Queiroz Lima (PPGER/UFVJM).

A defesa será realizada quarta-feira, dia 23 de fevereiro de 2022, às 9h, por videoconferência. A banca examinadora será composta pela Profª. Drª. Edneila Rodrigues Chaves (PPGER/UFVJM), pela Profª. Drª. Fernanda Valim Cortês Miguel (PPGCH/UFVJM), Profª. Drª. Líllian Gonçalves de Melo (IFNMG- Campus Araçuaí) e pela Profª. Drª. Mariana Emiliano Simões (IFNMG- Campus Diamantina).

WhatsApp Image 2022-02-16 at 15.33.27

Os interessados em acompanhar a defesa pelo Google Meet, poderá fazer contato pelo e-mail narjara.fonseca@ufvjm.edu.br. A defesa acontece inteiramente online, em acordo às medidas emergenciais adotadas pela UFVJM em função da pandemia COVID-19. A publicidade está garantida pela transmissão simultânea via web.

O Programa de Pós-graduação em Estudos Rurais é um centro de excelência em estudos rurais da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), com sede em Diamantina e também com atuação no campus de Unaí, Minas Gerais.

Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais:
Facebook | Instagram | YouTube

Posted in Sem categoria | Tagged , , , , , , , | Leave a comment

Convite para defesa de Dissertação de Maria Josiane Moreira

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais (PPGER) convida para a defesa de dissertação da discente Maria Josiane Moreira, com a pesquisa: “Mulheres negras e violência simbólica: estudo de caso em Gouveia – MG”. O trabalho foi orientado pela Prof.ª Dr.ª Josélia Barroso Queiroz Lima (PPGER/UFVJM).

A proposta deste trabalho é analisar como racismo e sexismo, a partir da violência simbólica, afetam a vida das mulheres negras em Gouveia -MG. Para isso, utilizamos ditados e expressões populares de cunho racista e/ou sexista através de questionário de opinião para verificar como são apresentados na memória social do município, também foram realizadas entrevistas com mulheres negras buscando problematizar o debate sobre racismo e sexismo.

A defesa será realizada quarta-feira, 23 de fevereiro, às 14h, por videoconferência. A banca examinadora será composta pela Prof.ª Dr.ª Aline Weber Sulzbacher (PPGER/UFVJM), Prof.ª. Dr.ª Rodica Weitzman (UFRRJ), Prof.ª Cristiane Luiza Sabino de Souza (UFSC) e Prof.ª Dr.ª Ivana Cristina Lovo (PPGER/UFVJM).

DEFESA

Os interessados podem acompanhar a defesa pelo Google Meet, solicitando link de acesso através do e-mail: maria.josiane@ufvjm.edu.br. A defesa acontece inteiramente online, em acordo às medidas emergenciais adotadas pela UFVJM em função da pandemia COVID-19. A publicidade está garantida pela transmissão simultânea via web.

O Programa de Pós-graduação em Estudos Rurais é um centro de excelência em estudos rurais da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), com sede em Diamantina e também com atuação no campus de Unaí, Minas Gerais.

Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais:
Facebook | Instagram | YouTube

Posted in Sem categoria | Tagged , , , , , , , | Leave a comment

Convite para defesa de Dissertação de Nanci Ribeiro de Jesus

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais (PPGER) convida para a defesa de dissertação da discente Nanci Ribeiro de Jesus, com a pesquisa: “Uso e manejo de plantas por uma comunidade Quilombola em Minas Gerais e a relação dessas práticas com implementação de Unidades de Conservação na Região”. O trabalho foi orientado pelo Prof. Dr. André Rodrigo Rech (PPGER/UFVJM) e coorientada pelo Prof. Dr. Camila Alvez Islas (Instituto Internacional de Sustentabilidade – IIS).

A defesa será realizada sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022, às 14h, por videoconferência. A banca examinadora será composta pela Prof. Dra. Sílvia Regina Paes (UFVJM), Prof. Dra. Ivana Cristina Lovo (PPGER/UFVJM), Prof. Dr. Jose Claudio Luiz Nobre (UFVJM) e o Prof. Dr Alan Faber do Nascimento (PPGER/UFVJM).

11 - Banner - PPGER  Nanci Ribeiro

Os interessados podem acompanhar a defesa pelo Google Meet (solicitar link para nancirdejesus@gmail.com). A defesa acontece inteiramente online, em acordo às medidas emergenciais adotadas pela UFVJM em função da pandemia COVID-19. A publicidade está garantida pela transmissão simultânea via web.

O Programa de Pós-graduação em Estudos Rurais é um centro de excelência em estudos rurais da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), com sede em Diamantina e também com atuação no campus de Unaí, Minas Gerais.

Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais:
Facebook | Instagram | YouTube

Posted in Sem categoria | Tagged , , , , , , , , , , | Leave a comment

Convite para defesa de Dissertação de Nilmar Lage

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais (PPGER) convida para a defesa de dissertação do discente Nilmar Lage, com a pesquisa: “Sim Sinhô: fotoetnografia da Comunidade Quilombola do Ausente”. O trabalho foi orientado pelo Prof. Dr. Alan Faber do Nascimento (PPGER/UFVJM).

A proposta deste trabalho é ressignificar o reconhecimento “vale da miséria”, a partir de uma fotoetnografia desenvolvida com as pessoas da Comunidade Quilombola do Ausente, no município do Serro/MG. Valorizando riquezas outras, singelezas do cotidiano e do modo de vida das pessoas desse território, sem contudo, negar suas dificuldades e as contradições. Buscamos ampliar os debates já apresentados e a partir da convivência participante com os quilombolas, desenvolvemos uma fotoetnografia da comunidade e que possa ser uma alternativa imagética de representar a região.

A defesa será realizada terça-feira, 22 de fevereiro de 2022, às 9h, por videoconferência. A banca examinadora será composta Prof. Dr. Alexandre Sequeira (PPGARTES/UFPA), Prof. Dra. Aline Weber Sulzbacher (PPGER/UFVJM), Prof. Dr. Marcos Lobato Martins (PPGER/UFVJM) e Prof. Dr. Marivaldo Aparecido Carvalho (PPGER/UFVJM).

Convite Defesa Nilmar

Os interessados podem acompanhar a defesa pelo Google Meet, a partir de um link que será disponibilizado a partir de demanda apresentada ao e-mail nilmar.lage@ufvjm.edu.br. A defesa acontece inteiramente online, em acordo às medidas emergenciais adotadas pela UFVJM em função da pandemia COVID-19. A publicidade está garantida pela transmissão simultânea via web.

O Programa de Pós-graduação em Estudos Rurais é um centro de excelência em estudos rurais da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), com sede em Diamantina e também com atuação no campus de Unaí, Minas Gerais.

Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais:
Facebook | Instagram | YouTube

Posted in Sem categoria | Tagged , , , , | Leave a comment

Convite para defesa de Dissertação de Euro Henrique Caetano Matos

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais (PPGER) convida para a defesa de dissertação do aluno Euro Henrique Caetano Matos, com a pesquisa: “Conservação da agrobiodiversidade em um agroecossistema familiar em São Gonçalo do Rio das Pedras, Serro – MG: um estudo de caso”. O trabalho foi orientado pela Profª. Drª. Ivana Cristina Lovo (PPGER/UFVJM).

A defesa será realizada nesta quinta-feira, 17 de fevereiro, às 14h30min, por videoconferência. A banca examinadora será composta pelo Prof. Dr. André Rodrigo Rech (PPGER/UFVJM) e pelo Prof. Dr. Igor Simoni Homem de Carvalho (UFRRJ). Participam ainda como membros suplentes o Prof. Dr. Ezequiel Redin (PPGER/UFVJM) e o Prof. Dr. Luiz Carlos Dias Rocha (IFSULDEMINAS).

Banner defesa Euro

Os interessados em acompanhar a defesa podem entrar em contato pelo e-mail (euro.henrique@ufvjm.edu.br). A defesa acontece inteiramente online, em acordo às medidas emergenciais adotadas pela UFVJM em função da pandemia COVID-19. A publicidade está garantida pela transmissão simultânea via web.

O Programa de Pós-graduação em Estudos Rurais é um centro de excelência em estudos rurais da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), com sede em Diamantina e também com atuação no campus de Unaí, Minas Gerais.

Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais:
Facebook | Instagram | YouTube

Posted in Sem categoria | Tagged , , , , , , | Leave a comment

Convite para defesa de Dissertação de Rosangela Divina Borges Caldeira

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais (PPGER) convida para a defesa de dissertação da discente Rosangela Divina Borges Caldeira, com a pesquisa: “SIM! GOVERNANÇA E INCLUSÃO PRODUTIVA EM CONSÓRCIO: o serviço de inspeção municipal via consórcio público na região dos vales do noroeste de Minas Gerais.” O trabalho foi orientado pelo Dr. Thiago Vasconcelos Melo (PPGER/UFVJM) e coorientado pelo Prof. Dr. Wesley Esdrar Santiago (ICA/UFVJM).

A defesa será realizada nesta quinta-feira, 24 de fevereiro, às 14h, presencial e por videoconferência. A banca examinadora será composta pelo Prof. Dr. Thiago Vasconcelos Melo (PPGER/UFVJM), Prof. Dr. Wesley Esdrar Santiago (UFVJM) e Prof. Dra. Marília Cristina Sola (UFVJM). Participam ainda como membros suplentes o Prof. Dr. Ezequiel Redin (PPGER/UFVJM) e o Prof. Dr. Diego Azevedo Mota (UFVJM).

Programa de Pós-Graduação strictu sensu em Estudos Rurais

A defesa acontece presencial e online, em acordo às medidas emergenciais adotadas pela UFVJM em função da pandemia COVID-19. A publicidade está garantida pela transmissão simultânea via web. Os interessados podem acompanhar a defesa pelo Google Meet, após solicitar o link através do e-mail: rosangela.caldeira@ufvjm.edu.br.

O Programa de Pós-graduação em Estudos Rurais é um centro de excelência em estudos rurais da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), com sede em Diamantina e também com atuação no campus de Unaí, Minas Gerais.

Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais:
Facebook | Instagram | YouTube

Posted in Sem categoria | Tagged , , , , , , , | Leave a comment

Convite para defesa de Dissertação de Regiane Cristine Joslin Mendes

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais (PPGER) convida para a defesa de dissertação da discente Regiane Cristine Joslin Mendes, com a pesquisa: “PROJETO FRANGO CAIPIRÃO DA CAPUL NO MUNICÍPIO DE ARINOS-MG: diversificação produtiva dos agricultores familiares”. O trabalho foi orientado pelo Prof. Dr. Thiago Vasconcelos Melo (PPGER/UFVJM).

A defesa será realizada no dia 18 de fevereiro de 2022, às 14h, por videoconferência e de forma presencial no Instituto de Ciências Agrárias, Campus Unaí-MG, sala nº 10. A banca examinadora será composta pelo Prof. Dr. Ezequiel Redin (PPGER/UFVJM) e pelo Prof. Dr. Diego Azevedo Mota (PPGER/UFVJM). Participam ainda como membros suplentes a Prof. Dra. Rosana Passos Cambraia (PPGER/UFVJM) e o Prof. Dr. Wesley Esdrar Santiago (UFVJM).

Banner Convite defesa Regiane C. J. Mendes

Os interessados podem acompanhar a defesa pelo Google Meet, após solicitar o link através do e-mail: regiane.joslin@ufvjm.edu.br. A defesa acontece de forma remota e presencial, em acordo às medidas emergenciais adotadas pela UFVJM em função da pandemia COVID-19. A publicidade está garantida pela transmissão simultânea via web.

O Programa de Pós-graduação em Estudos Rurais é um centro de excelência em estudos rurais da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), com sede em Diamantina e também com atuação no campus de Unaí, Minas Gerais.

Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais:
Facebook | Instagram | YouTube

Posted in Sem categoria | Tagged , , , , , , , , , | Leave a comment

Convite para defesa de Dissertação de Beatriz Roque dos Santos

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais (PPGER) convida para a defesa de dissertação da discente Beatriz Roque dos Santos, com a pesquisa: “As comunidades rurais do Parque Estadual do Biribiri, Minas Gerais: análise socioambiental, fundiária e cultural para o desenvolvimento do Turismo de Base Comunitária na comunidade de Pinheiro”. O trabalho foi orientado pelo Prof. Dr. Alan Faber do Nascimento (PPGER/UFVJM).

O trabalho objetiva aprofundar o conhecimento sobre a realidade socioambiental, fundiária e política da comunidade de Pinheiro, localizada no entorno do Parque Estadual do Biribiri, Diamantina, MG a fim de avaliar perspectivas para o desenvolvimento do Turismo de Base Comunitária. A presente pesquisa foi realizada com a colaboração da Gestora do Instituto Estadual de Florestas (IEF), do representante da associação comunitária, dos comunitários de Pinheiro e com o apoio financeiro da CAPES.

A defesa será realizada na sexta-feira, 18 de fevereiro, às 9h30min, por videoconferência. A banca examinadora será composta pela Profa. Dra. Rosislene de Fátima Fontana (PPGDRS-UNIOESTE), Prof. Dr. Hugo Rodrigues de Araújo (FIH/UFVJM), Profa. Dra. Virginia Martins Fonseca (FIH/UFVJM) e Prof. Dr. Hebert Canela Salgado (PPGER/UFVJM).

Banner - PPGER

A defesa acontecerá inteiramente online, em acordo às medidas emergenciais adotadas pela UFVJM em função da pandemia COVID-19. Os interessados em acompanhá-la podem entrar em contato pelo e-mail (beatriz.roque@ufvjm.edu.br). A publicidade está garantida pela transmissão simultânea via web.

O Programa de Pós-graduação em Estudos Rurais é um centro de excelência em estudos rurais da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), com sede em Diamantina e também com atuação no campus de Unaí, Minas Gerais.

Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais:

Facebook  | Instagram | YouTube

Posted in Sem categoria | Tagged , , , , , , , , , , | Leave a comment

Convite para defesa de Dissertação de Filipe de Oliveira Maciel

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais (PPGER) convida para a defesa de dissertação do aluno Filipe de Oliveira Maciel, com a pesquisa: “O processo de identidade em comunidades quilombolas de Peçanha-Minas Gerais: História oral, Cultura e Etnicidade”. O trabalho foi orientado pelo Prof. Dr. Marivaldo Aparecido de Carvalho (PPGER/UFVJM).

A defesa será realizada nesta quarta-feira, 16 de fevereiro, às 10h, por videoconferência. A banca examinadora será composta pelo Prof. Dr. Alan Faber do Nascimento (PPGER/UFVJM), pela Profa. Dra. Graziele Acçolini (PPGAnt/UFGD), pela Profa. Dra. Josélia Barroso Queiroz Lima (PPGER/UFVJM) e pela Profa. Dra. Vânia Fialho de Paiva e Souza (PPGA/UFPE).

Arte_Defesa_Filipe_PPGER-UFVJM

Os interessados podem acompanhar a defesa pelo Google Meet sendo que o link pode ser requisitado por email ou whatsapp [filipe.oliveira@ufvjm.edu.br ou (35)991166187]. A defesa acontece inteiramente online, em acordo às medidas emergenciais adotadas pela UFVJM em função da pandemia COVID-19. A publicidade está garantida pela transmissão simultânea via web.

O Programa de Pós-graduação em Estudos Rurais é um centro de excelência em estudos rurais da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), com sede em Diamantina e também com atuação no campus de Unaí, Minas Gerais.

Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais:

Facebook  | Instagram | YouTube 

Posted in Sem categoria | Tagged , , | Leave a comment

PPG em Estudos Rurais (PPGER) da UFVJM abre edital emergencial de inscrições para seleção de Mestrado em 2022

O curso possui uma das maiores concorrências nos processos seletivos da UFVJM.  

Está disponível o edital n. 21/2022/PRPPG/UFVJM para a seleção de Mestrado no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Estudos Rurais da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM, para ingresso no primeiro semestre de 2022, conforme calendário acadêmico.

MESTRADO

As vagas ofertadas neste edital são vinculadas à execução do Projeto de Pesquisa “Cadeia de valor do mel no Semiárido mineiro – análise ecológica, sócio-econômica e organoléptica com vistas à exportação e ampliação do mercado de meis especiais” aprovado no Edital nº 4/2021 – Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – Apoio ao Desenvolvimento da Região Semiárida Brasileira. Um breve resumo do projeto está disponível no Edital, clicando aqui

O edital é emergencial considerando a aprovação de projetos de captação de recursos e a disponibilidade de bolsas de pesquisa a partir de março. O PPGER realizará outro processo seletivo (a ser divulgado em abril), com mais vagas para ingresso no segundo semestre de 2022.

O processo seletivo será composto de 02 (três) etapas: Etapa I – Análise do Currículo Lattes (40 pontos – classificatória); Etapa II – Entrevista (60 pontos – classificatória). As entrevistas serão realizadas por videoconferência proporcionando que o candidato possa se inscrever e participar da seleção em qualquer lugar do país ou do mundo, com acesso a internet.

 MESTRADO (2)

Calendário da Seleção Mestrado (2022/1)

Vagas: São ofertadas 01 (uma) vaga para a linha de pesquisa Configurações do Rural, Política e Meio Ambiente e 01 (uma) vaga para a linha de pesquisa Sociedade e Cultura no Mundo Rural.

Inscrições: 17 a 21/01/2022

Resultado da análise das inscrições (divulgado no portal da PRPPG):  24/01/2022.

Composição da comissão julgadora: 27/01/2022

Análise do Currículo Lattes: 28/01 a 01/02/2022

Entrevista: 02 a 04/02/20220 

Resultado: 08/02/2022.

Para saber mais do Edital n.  21/2022/PRPPG/UFVJM – Seleção aos cursos de Pós-Graduação, clique aqui

Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais: 

Facebook  | Instagram | YouTube

Posted in Sem categoria | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

Núcleo de Estudos das Sociedades Agrárias do PPGER/UFVJM promove colóquio sobre a alimentação, fome e história

O evento terá participação de docentes dos PPGER e convidados de outras universidades

Nestes dias 08, 09, 10 de dezembro de 2021, o Núcleo de Estudos das Sociedades Agrárias do Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (NESA-PPGER/UFVJM) promoverá o I Colóquio NESA com participação de docentes do programa e convidados da UFVJM e de outras universidades para discutir a temática da fome, alimentação e história.

263323347_1248696842292880_7722315268213504865_n

O colóquio tem a finalidade de formalizar a divulgação institucional do grupo de pesquisa NESA, criado por docentes e discentes do PPGER, com participação de pesquisadores externos. Trata-se do primeiro evento acadêmico do NESA, de edição anual, com o propósito de estimular as atividades do grupo de pesquisa, internas ao PPGER, e promover o intercâmbio com outros grupos de pesquisadores sediados em universidades nacionais e internacionais, que lidam com as temáticas definidoras dos interesses do NESA.

Para esta primeira edição do Colóquio NESA, foi escolhido o tema “Produção de alimentos, fome e história”, de modo a se discutir a temática da fome em dimensão de longa duração na história das sociedades, cujos efeitos nefastos decorrem das suas imbricações com o devir das estruturas econômicas, sociais e políticas, em diferentes épocas históricas. A fome foi intensificada em muitas partes do planeta, incluindo o Brasil, em razão dos impactos da pandemia de covid-19 e combinados com a tendência global de aumento das desigualdades inter e intranacionais. As atividades do Colóquio abordarão essa temática em perspectiva histórica, sem descurar da análise dos atuais problemas e desafios que o capitalismo e o moderno sistema agroalimentar lhe aduzem.

263476327_1248696745626223_3970505072606372324_n

A Comissão organizadora do evento é formada pelos professores Marcos Lobato Martins, Edneila Rodrigues Chaves e Alan Faber do Nascimento, além do discente Nelson Manoel Luís. O evento conta com o apoio da Comissão de Comunicação do PPGER-UFVJM.

O evento terá três dias de programação, iniciando às 19 horas com a mesa de abertura “O NESA e seus objetivos”, composta pelos discentes organizadores e professores Edneila Chaves e Marcos Lobato. A abertura será seguida da primeira sessão de discussões, denominada de Conferência “Natureza, fome e história”, com a participação da Profª Drª María Verónica Secreto, da Universidade Federal Fluminense (UFF).

263752393_1248696748959556_7637249221710681263_n

O segundo dia de evento, às 19 horas, se inicia com a sessão 2, trazendo a mesa de debate a “Economia, moderno sistema agroalimentar e fome”, composta pelas professoras da UFVJM: Profª Drª Aline Faé Stocco e Profª Drª Luciane da Costa Barbé.

263702520_1248696752292889_2649036945349493420_n

No último dia, também às 19h, haverá a participação do Prof. Dr. José Newton Coelho Meneses, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na conferência “Abastecimento, fome e poder no colonialismo lusitano”, além de Intervenção artística com o Movimento dos Poetas e Escritores do Vale do Jequitinhonha.

262895502_1248696818959549_2121340598054607820_n

O evento será transmitido online no canal do Youtube do PPG em Estudos Rurais, Para acessar, clique aqui.

O Programa de Pós-graduação em Estudos Rurais é um centro de excelência em estudos rurais da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), com sede em Diamantina e também com atuação no campus de Unaí, Minas Gerais.

Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais:
Facebook | Instagram | YouTube

Posted in Sem categoria | Tagged , , , , , , , , | Leave a comment

Professor do PPGER/UFVJM participa da organização do livro “Vida e Luta das Comunidades Apanhadoras de Flores Sempre-vivas em Minas Gerais”

A obra reúne professores e pesquisadores de diferentes universidades, participantes do Grupo de Estudos em Territórios, Sociobiodiversidade e Agriculturas Tradicionais e será publicada em dezembro 

A publicação de obras da comunidade acadêmica representa uma das maneiras de  socialização das pesquisas e produção de conhecimento científico. Nesse sentido, o Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (PPGER/UFVJM) compartilha com entusiasmo a produção de nossos docentes e discentes.

Dessa vez, divulgamos o trabalho “Vida e luta das comunidades apanhadoras de flores sempre-vivas em Minas Gerais”, do qual participa nosso docente Claudenir Fávero. O livro reúne um conjunto de estudos desenvolvidos por mais de uma década, marcado pela interdisciplinaridade de olhares voltados às comunidades apanhadoras de flores sempre-vivas da Serra do Espinhaço Meridional. O lançamento virtual será neste dia 03 de dezembro, às 14 horas. Além de autor participante da obra, Fávero faz parte da equipe de editores.

Capa versão digital

Claudenir Fávero é Agrônomo, Doutor em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa (UFVJM), professor do Departamento de Agronomia e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais (PPGER) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), coordenador do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Campesinato e líder do Grupo de Estudos em Territórios, Sociobiodiversidade e Agriculturas Tradicionais, em Diamantina-MG. 

A apresentação do livro evidencia que a organização é fruto do trabalho de núcleos de estudos e laboratórios de diferentes universidades, que se reuniram para formar o Grupo de Estudos em Territórios, Sociobiodiversidade e Agriculturas Tradicionais (GETSAT), certificado pela UFVJM.

Para a realização dos estudos e pesquisas, os referidos grupos executaram mais de uma dezena de projetos de pesquisa e extensão que receberam apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Amparo à Pesquisa de Vida e luta das comunidades apanhadoras de flores sempre-vivas em Minas Gerais Minas Gerais (FAPEMIG), do Programa de Extensão Universitária do Ministério da Educação (PROEXT/MEC) e das Pró-Reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e Extensão e Cultura (PROEXC) da UFVJM.

Também figuram entre os colaboradores a Comissão em Defesa dos Direitos das Comunidades Extrativistas (CODECEX), o Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas (CAA/NM), a organização Terra de Direitos (TDD) e dezenas de estudantes universitários.

O livro estará disponível para Download após o lançamento.

O Programa de Pós-graduação em Estudos Rurais é um centro de excelência em estudos rurais da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), com sede em Diamantina e também com atuação no campus de Unaí, Minas Gerais.

Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais: 

Facebook  | Instagram | YouTube 

Posted in Sem categoria | Tagged , , , , , , , , , , | Leave a comment

Professora do PPGER/UFVJM lança livro Sons do Silêncio: Religião Católica e Educação Escolar

A obra foi publicada em setembro deste ano e busca romper o tabu de que “política e religião não se discutem” 

A socialização dos conhecimentos e dos estudos científicos é um dos desafios do ambiente acadêmico. Nesse sentido, sublinha-se a importância das publicações dos docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (PPGER/UFVJM) na integração social e partilha da produção científica.

Imagem para as redes sociais

Em setembro deste ano, a Prof. Josélia Barroso Queiroz Lima, docente do Programa lançou o livro “Sons do Silêncio: Religião Católica e Educação Escolar”, que procura entender a complexidade das relações simbólicas e os desafios à democratização das relações sociais, por meio da análise dos processos educacionais, sobretudo dos silenciamentos históricos, de uma escola pública de Sabinópolis, no interior de Minas Gerais. Conforme se encontra na sinopse do livro:

Sons do Silêncio: um estudo de caso revela os processos conciliatórios que marcam a cultura brasileira e em específico, a cultura escolar. Investigando a relação entre a religião católica e a educação pública escolar, tendo por foco o estudo de caso de uma escola pública do interior de Minas, o livro aborda as representações sociais que circulam e  que reproduzem séculos de valores hierarquizantes, nos quais a lógica patriarcal, colonial, sexista e racista se mantém naturalizada no cotidiano social e educacional.

A professora Josélia Barroso, além de atuar no PPGER, é docente de Psicologia Social e Coordenadora do Projeto de Extensão: “Rede de proteção à Mulher: rompendo a violência, o silêncio e a invisibilidade” e Coordenadora do “NOS: Núcleo de Orientação Socioeducativo Contra a Violência à Mulher”. No PPGER atua orientando mestrandos na área de Educação e Religiosidade Popular. a obra faz consonância com a caminhada de pesquisa e engajamento da docente.

A publicação deste livro objetiva divulgar o estudo, dialogar com os avanços sociais pós Constituição Federal de 1988,  defender a necessidade do enfrentamento das injustiças sociais dirigidas aos negros, aos indígenas, às mulheres, reafirmar as politicas afirmativas de direito como condição da democracia social.

O livro tem o selo da Editora Appris e se encontra à venda em diversas plataformas e sites de venda.  Consulte aqui

O Programa de Pós-graduação em Estudos Rurais é um centro de excelência em estudos rurais da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), com sede em Diamantina e também com atuação no campus de Unaí, Minas Gerais.

Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais: 

Facebook  | Instagram | YouTube

Posted in Sem categoria | Tagged , , , , , , , , , | Leave a comment

Convite para defesa de Dissertação de Eurivaldo Nunes Rodrigues

Mestrando defenderá trabalho sobre a educação do campo em Minas Gerais 

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais (PPGER) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) convida para a defesa de dissertação do aluno Eurivaldo Nunes Rodrigues, com a pesquisa: “Educação do Campo na perspectiva das representações sociais de egresso e familiares sobre a Escola Família Agricola de Tabocal”. O trabalho foi orientado pelo Prof. Dr. Paulo Afrânio Sant’Anna – PPGER – UFVJM.

O trabalho objetiva aprofundar o conhecimento sobre a proposta da Educação do Campo, em específico, o seu potencial para o enfrentamento dos desafios aos quais o campo está submetido na atual conjuntura, bem como fortalecer o vínculo do estudante e da sua família com o território. Foi realizado com a colaboração de egressos  da Escola Família Agricola de Tabocal – EFAT e seus familiares.

A pesquisa adotou o desenho de estudo de caso de natureza exploratória e teve como objetivo geral identificar as representações sociais, egressos e familiares da EFAT. Especificamente, a dissertação analisa se as representações sociais sobre a escola indicam possibilidades de enfrentamento dos desafios aos quais o campo está submetido na atual conjuntura; os impactos da formação oferecida no vínculo com o território e na formação identitária dos sujeitos do campo e os indicadores sobre a concretização dos objetivos dessa instituição. Para tanto, recorreu-se à metodologia das “Narrativas de Vidas”, que se utiliza de entrevistas narrativas como estratégia para a produção de material discursivo necessário para a identificação e análise  das representações sociais.

WhatsApp Image 2021-11-16 at 11.45.42

A defesa será realizada nesta quarta-feira, 24 de novembro de 2021, às 14h, por meio de videoconferência. A banca examinadora será composta pelo Profa. Dra. Daniela Barros Silva Freire Andrade (UFMT) e pela Profa. Dra. Ivana Cristina Lovo (PPGER – UFVJM). Participam ainda como membros suplentes o Prof. Dr. Hélder de Moraes Pinto (PPGED – UFVJM) e a Profa. Dra. Josélia Barroso Queiroz Lima (PPGER – UFVJM).

A defesa acontecerá inteiramente on-line, em acordo às medidas emergenciais adotadas pela UFVJM em função da pandemia de COVID-19 e os interessados em acompanhá-la podem entrar em contato pelo e-mail (eurivaldo79@gmail.com). A publicidade está garantida pela transmissão simultânea via web.

O Programa de Pós-graduação em Estudos Rurais é um centro de excelência em estudos rurais da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), com sede em Diamantina e também com atuação no campus de Unaí, Minas Gerais.

Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais: 

Facebook  | Instagram | YouTube 

Posted in Sem categoria | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

Pesquisadores do PPGER estão em ranking de produtividade científica da América Latina

André Rodrigo Rech e Rosana Passos Cambraia aparecem em lista organizada pela Alper-Doger Scientific Index  


Recentemente, a organização independente Alper-Doger Scientific Index divulgou o ranking Latin American Top 10.000 Scientists, que listou os 10 mil pesquisadores com maior produtividade e influência nos últimos cinco anos na América Latina. Desenvolvido pelos professores Murat Alper e Cihan Döğer o rol utiliza  índice i10, que representa as publicações com mais de 10 citações, o índice H, que também procura quantificar o impacto de pesquisas com base nos artigos mais citados, e as pontuações de citação no Google Scholar. Dois docentes do Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais (PPGER) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), André Rodrigo Rech e Rosana Passos Cambraia, aparecem listados no ranking.

WhatsApp Image 2021-10-18 at 12.45.27

André Rodrigo Rech é professor da UFVJM, Doutor em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas, Mestre em Botânica pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Grande Dourados. Estuda Biologia reprodutiva e interação inseto-planta, atuando principalmente com os temas: reprodução de plantas, processos reprodutivos e variações nas escalas de espaço e tempo, recursos florais, interações e evolução de sistemas de polinização, uso de recursos naturais, serviços ecossistêmicos e produção de alimentos. 

Segundo o AD Scientific Index 2021, seu trabalho mais popular é Biologia da Polinização, lançado em 2014. O perfil do professor no site do ranking traz alguns dados de suas publicações científicas, considerados para este levantamento, como as mais de 600 citações nos últimos cinco anos . O docente, Prof. Rech considera:

“O resultado é um retorno importante para um trabalho intenso e insistente num país onde fazer ciência e falar verdade não são atividades muito valorizadas”.

Rosana Passos Cambraia é graduada em Zootecnia  pela Universidade Federal de Viçosa, doutora e mestre em Psicobiologia pela Universidade de São Paulo. Docente em diferentes programas da UFVJM, orienta pesquisas de mestrado, iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso (TCC) na área interdisciplinar, com interface na saúde coletiva e saúde ambiental. Participa de projetos de pesquisa financiados, sendo que coordena projetos com fomento da Fapemig, CNPq e Capes. Desenvolve projetos de pesquisa em agricultura urbana, segurança alimentar e zooterapia em comunidades tradicionais. 

A professora também tem seu perfil com dados das publicações científicas no site do ranking, que traz o total de 418 citações e seus trabalhos listados na plataforma do Google Scholar. Seu depoimento é de extrema importância para o programa, especialmente para nossos discentes:

“A manutenção do currículo sempre atualizado é uma necessidade constante na vida acadêmica. Sempre mantenho meu currículo atualizado e sempre adiciono as publicações nas bases em que me encontro cadastrada. Ou seja, a visibilidade dos trabalhos de pesquisa, na atualidade, significa disponibilizar as publicações (produções) de forma on-line. Sempre sugiro aos colegas (discentes e docentes) a completude no preenchimento de formulários (como por exemplo do Currículo Lattes CNPq), adicionando linhas de pesquisa, palavras-chave, áreas e setores de atuação (também adicionando títulos e resumos em inglês, quando possível), além dos links atualizados. Aos pós-graduandos, especialmente, recomendo capricho na construção/manutenção do currículo acadêmico, sempre revisando a digitação, a ortografia, a gramática e a adição de links corretos que levem realmente às publicações/produções”. 

Professores de outros programas da UFVJM também foram listados no ranking, o que demonstra a qualidade de nosso corpo docente e o compromisso da Universidade com a produção científica.

Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais – um centro de excelência em Estudos Rurais. 

Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais: 

Facebook  | Instagram | YouTube

Posted in Sem categoria | Tagged , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

Mestranda e egresso do PPGER/UFVJM realizam oficina com alunos da Educação Básica

A atividade favorece o diálogo entre a universidade e a Educação Básica

Em contexto de pandemia, muitas atividades estão sendo desenvolvidas em formato virtual e, com isso, o diálogo entre a universidade e educação básica sofreu uma significativa diminuição devido às restrições impostas pela Covid-19. Esse distanciamento ocasionou perdas na construção do conhecimento e debates produzidos na união desses dois segmentos.

Pensando em uma proposta que pudesse favorecer e retomar esse diálogo fundamental entre universidade e educação básica, a discente Larissa Chaves Pinto do Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais (PPGER) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Túlio Henrique Pinheiro, egresso do PPGER, e Jordânia Graziele Souza, egressa da UFVJM, ofertaram uma oficina no dia 19 de agosto, em formato virtual, que teve como tema “Identidades brasileiras: múltiplas abordagens”, para alunos do ensino médio do Colégio Tiradentes, da Polícia Militar de Minas Gerais – unidade Diamantina, em formato virtual.

WhatsApp Image 2021-09-20 at 14.13.10

A oficina objetivou trazer aspectos fundamentais das pesquisas desenvolvidas pela Larissa Chaves e Jordânia Souza, com abordagens voltadas a auxiliar os alunos na compreensão de temáticas em âmbito dos processos avaliativos como o Exame Nacional do Ensino Médio e seleções seriadas. 

Larissa Chaves Pinto é Mestranda do PPGER/UFVJM, Especialista em Artes e Tecnologia pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais-IFNMG, Licenciada em História (2020) e Bacharela Interdisciplinar em Humanidades (2017) pela UFVJM, campus Diamantina-MG. Atuou como professora da rede pública de educação do Estado de Minas Gerais. É integrante do Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão sobre Diáspora Africana (NUPED/UFVJM). Atualmente, realiza pesquisas sobre escravidão no Brasil, com ênfase em criminalidade escrava em Diamantina-MG. Áreas de interesse: História do Brasil Imperial, História Regional, História Agrária, Direito Criminal e Arte e Cinema.

Túlio Henrique Pinheiro é Mestre em Estudos Rurais pelo PPGER/UFVJM, especialista em Artes e Tecnologia pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), licenciado em História e bacharel em Humanidades, ambos pela UFVJM. Atualmente, é professor no Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais – unidade Diamantina, e da Escola Estadual Darcília Godoy em Senador Modestino Gonçalves. Realiza pesquisas sobre o espaço rural diamantinense na segunda metade do século XX, trabalhando com os seguintes temas: trabalhadoras rurais e dinâmicas ocupacionais; sindicalismo rural e História Oral. 

Jordânia Grazielle de Souza é Bacharela em Humanidades (2019) e licenciada em História (2021) pela UFVJM. Especialista em Artes e Tecnologia pelo IFNMG. Durante o processo de formação acadêmica, foram desenvolvidos trabalhos com a temática da escravidão, como o trabalho de conclusão da especialização em Artes (2020) e do curso de História (2021), respectivamente. Atualmente, é professora da educação básica na disciplina de Artes na Escola Estadual Tancredo de Almeida Neves, na cidade de Couto de Magalhães de Minas/MG.

O momento teve participação ativa dos estudantes. Privilegiou-se a interdisciplinaridade na construção e execução da oficina. A união entre os palestrantes e os alunos da educação básica suscitou diferentes debates e curiosidades.

Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais – um centro de excelência em Estudos Rurais. 

Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais: 

Facebook | Instagram | YouTube

Posted in Sem categoria | Tagged , , , , , | Leave a comment

PPGER promove aula pública sobre ruralidade, agricultura e mudanças climáticas

Os pesquisadores Vanderlei Ferreira e Fabiani Bender participam da aula pública abordando os temas sobre a crise ambiental e eventos extremos na agricultura. 

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais (PPGER) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) promove a aula aberta “Ruralidade, Agricultura e Mudanças Climáticas” nesta quinta (16/09), 19h no canal do Youtube.

WhatsApp Image 2021-09-16 at 11.31.20 AM

 O  prof. Dr. Marcos Lobato Martins coordenará a aula, com participação do Prof. Dr. Vanderlei de Oliveira Ferreira e da Profa. Dra. Fabiani Denise Bender. A exposição do prof. Vanderlei Ferreira será sobre “A crise ambiental global: conjuntura, interpretações e os desafios dos estudos ambientais”. A  profa.  Fabiani   Bender fará exposição sobre “Eventos Extremos e Impactos sobre a Agricultura”.

Vanderlei de Oliveira Ferreira é geógrafo, mestre e doutor em Geografia/Análise Ambiental pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (IGC/UFMG). Foi professor da Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira, e da Fundação Cultural Dr. Pedro Leopoldo, consultor técnico da Ecodinâmica Consultores Associados – Estudos e Projetos e sócio-diretor da MERIDIAN – Consultoria em Análise e Gestão Ambiental. Atualmente é docente da Universidade Federal de Uberlândia (IG/UFU), dedicando-se ao ensino, pesquisa e extensão em temas e problemas especialmente vinculados à Hidrologia e Climatologia, com destaque para os impactos das mudanças climáticas e do uso e ocupação das terras sobre os fatores determinantes da dinâmica hidrológica, recorrendo a instrumentos de análise tendencial e recursos geocartográficos. É coordenador do Laboratório de Geoprocessamento do IG/UFU e credenciado no Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (PPGeo/UFU). Para saber mais, acesse seu CV Lattes

Fabiani Denise Bender é bacharel em Meteorologia pela Universidade Federal de Santa Maria. É mestre em Ciências Atmosféricas pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo – IAG/USP; Doutora e Pós-Doutora em Ciência, pelo programa de Engenharia de Sistemas Agrícolas, pela ESALQ/USP, Piracicaba, SP. Com projeto de pesquisa voltado para a avaliação dos impactos das mudanças climáticas na produtividade da cultura do milho (1ª e 2ª safra) e batata inglesa (1ª, 2ª e 3ª safras), em diferentes regiões brasileiras, e análise de estratégias de manejo para minimização de seus impactos. Tem experiência nas áreas de agrometeorologia e climatologia com enfoque no uso de modelos de simulação de culturas, e aplicações em diferentes cenários climáticos. Atualmente é bolsista no programa de mudanças climáticas no Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN), onde contribui na consolidação de trabalhos de pesquisa e de desenvolvimento tecnológico, na avaliação de impactos em atividades estratégicas para o Brasil, no que se refere aos impactos de eventos extremos (secas/chuvas) na agricultura de sequeiro e nos recursos hídricos de abastecimento humano e geração de energia elétrica. Para saber mais, acesse seu CV Lattes.

Nosso docente, prof. Marcos Lobato, é Doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), graduado em História pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Foi professor da UEMG, Campus de Diamantina, professor da Faculdade de Ciências Humanas de Pedro Leopoldo (FPL) e professor da Faculdade de Direito de Pedro Leopoldo. Lecionou no curso de História da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Atualmente é professor da UFVJM, Campus Diamantina. Tem experiência na área de História Regional, com ênfase em História do Vale do Jequitinhonha (MG) e na área de História Ambiental. Atua principalmente nos seguintes temas: mineração de diamantes e homens de negócio de Diamantina, abastecimento e estradas regionais no período 1870-1930, história ambiental de Minas Gerais e do Vale do Jequitinhonha. Para saber mais, acesse seu CV Lattes

Este debate é uma iniciativa do Prof. Dr. Marcos Lobato Martins e pela Prof. Dra Edneila Rodrigues Chaves e organizada pela Comissão de Comunicação do PPGER-UFVJM. A Aula é pública, gratuita e não há necessidade de inscrição. O Programa de Pós-graduação em Estudos Rurais objetiva com isso estimular o protagonismo das pessoas que fazem parte da Comunidade PPGER.

O nosso canal na plataforma YouTube, PPG Estudos Rurais, é um espaço gestado pelos discentes e docentes do Programa convidando diferentes especialistas em temáticas caras e importantes aos Estudos Rurais. A pesquisa, por excelência, é um tema que ganha destaque especial na busca pela fronteira do conhecimento científico.

Acompanhe a entrevista nesta quinta-feira, 16 de setembro, às 19h, no canal do PPG Estudos Rurais.  Para assistir a live clique aqui.

Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais – um centro de excelência em Estudos Rurais.

 

Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais: 

Facebook  | Instagram | YouTube 

Posted in Sem categoria | Tagged , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

Pesquisadores do PPGER realizam conversa sobre pesquisa, ciência e arte

A live fez parte da série Estudos Rurais Entrevista e reuniu dois de nossos mestrandos em diálogo com a egressa do PPGER, Déa Trancoso.

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais (PPGER) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) está mobilizando a série “Estudos Rurais Entrevista”. O objetivo é estimular a troca de experiência entre a comunidade do PPGER e os profissionais das áreas interdisciplinares que atuam no campo dos estudos rurais através de lives e entrevistas no canal do Youtube.

WhatsApp Image 2021-07-05 at 14.09.40

No último domingo, 27 de junho, três de nossos pesquisadores se encontraram na série Estudos Rurais Entrevista para a live “Estudos Rurais: percursos”. A proposta foi uma conversa entre os discentes Filipe de Oliveira Maciel e Nilmar Lage Fonseca e Tomaz com nossa egressa Alcidéia Margareth Rocha Trancoso (Déa Trancoso), três estudantes que, além do processo de pesquisa, trazem em comum a carreira artística. Como disse Filipe, “são pesquisadores da casa, que conversaram sobre suas trajetórias, perspectivas científicas, pensamentos filosóficos e um compartilhar reflexivo de um lugar em comum que eles possuem: serem artistas e cientistas que percorrem o universo dos Estudos Rurais”. 

live filipe

Alcidéia Margareth Rocha Trancoso (Déa Trancoso) é cantora e compositora, graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), mestra em Estudos Rurais pelo Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos Rurais da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (PPGER/UFVJM) e doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas (PPGE/UNICAMP). 

Filipe de Oliveira Maciel (Filipe OM) é pintor e teatrólogo, graduado em Agronomia pela Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS) e mestrando em Estudos Rurais pelo Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos Rurais da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (PPGER/UFVJM). 

Nilmar Lage Fonseca e Tomaz (Nilmar Lage) é fotógrafo e documentarista, baixo e vocal da banda Os Capiau, graduado em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (UNILESTE MG), especializado em Cinema e Linguagem Audiovisual pela Universidade Estácio de Sá (UNESA) e mestrando em Estudos Rurais pelo Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos Rurais da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (PPGER/UFVJM). 

O momento foi inspirador e levou à reflexão sobre as múltiplas dimensões da pesquisa e do pesquisador, suas trajetórias de vida e acadêmica dentro da perspectiva dos Estudos Rurais, e o campo das ciências e sua relação com a arte.

A live permanece disponível no nosso canal do Youtube. Este debate é uma iniciativa da Comissão de Comunicação do PPGER-UFVJM através da série Estudos Rurais Entrevista. É público, gratuito e não há necessidade de inscrição. O Programa de Pós-graduação em Estudos Rurais objetiva com isso estimular o protagonismo das pessoas que fazem parte da Comunidade PPGER.

O nosso canal na plataforma YouTube, PPG Estudos Rurais, é um espaço gestado pelos discentes e docentes do Programa convidando diferentes especialistas em temáticas caras e importantes aos Estudos Rurais. A pesquisa, por excelência, é um tema que ganha destaque especial na busca pela fronteira do conhecimento científico.

Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais – um centro de excelência em Estudos Rurais. 

Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais: 

Facebook  | Instagram  | YouTube 

Posted in Sem categoria | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

Semana de Gentilezas do PPGER/UFVJM irradia reflexão, bem-estar, arte e motivação na comunidade acadêmica

As ações foram um conjunto de  iniciativas dos discentes para lançar o chamamento da coletânea artística do programa e espalhar pequenos atos de cuidado e delicadeza

WhatsApp Image 2021-06-17 at 16.26.52

Tendo em vista o chamamento para a coletânea artística do Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – PPGER/UFVJM, e o difícil momento que enfrentamos, diante do isolamento social em decorrência da pandemia de Covid 19, a comissão discente de organização da obra apresentou e desenvolveu a “Semana de Gentilezas do PPGER/UFVJM”.

A Semana aconteceu entre os dias 6 e 12 de junho de 2021. A proposta envolveu a construção  de pequenas ações voltadas ao estímulo,  motivação, inspiração, força e bem-estar na comunidade interna e externa do PPGER. As ações desenvolvidas, durante os sete dias, foram iniciativas em torno da gravação de vídeos motivacionais, respostas de posts, envio de mensagens positivas e de elogios para amigos e conhecidos, bem como, a reflexão sobre o autocuidado em tempos de pandemia. Grande parte das ações podem ser encontradas nas redes sociais do programa no instagram, facebook e youtube

Além disso, foram convidados artistas do Movimento dos Poetas e Escritores do Vale do Jequitinhonha para compartilhar um pouco de sua arte, de quem o PPGER recebeu poemas produzidos e declamados especialmente para nossa semana, que fizeram parte do vídeo de abertura e da série Pé de Poesia. O movimento cultural da região foi representado também pelos artistas músicos e compositores Rubinho do Vale, Wilson Dias, Ivan Pestana e Zaak Porto que participaram da live da série Estudos Rurais Entrevista “Musicalidade, Cultura e História: a viola no Jequitinhonha”, mediada pelo mestrando Joênio Carvalho, com participação especial do professor Dr. José Carlos Freire, coordenador do projeto de extensão Rádio Zói d’Água. A música utilizada na produção das mídias foi feita pelo compositor de Pedra Azul João de Ana.

WhatsApp Image 2021-06-17 at 16.26.59

Dois momentos podem ser considerados especiais no decorrer da semana: o dia do elogio e o lançamento do chamamento para coletânea.

A quinta-feira, 10 de junho, foi eleita como o dia do elogio. Os recadinhos com mensagens de carinho se espalharam por todo PPGER, estimulando também que a ação atingisse outros espaços, por meio de nossas redes sociais e dos contatos de nossos profissionais e discentes.

A Antologia do PPGER será uma coletânea de escritos e representações visuais das diferentes manifestações artísticas dos alunos e profissionais do Mestrado e seus convidados, em formato e-book, com o objetivo de estimular a produção e trocas artísticas ligadas ao mundo rural.

WhatsApp Image 2021-06-17 at 16.26.54

Vale registrar que as aulas da semana aconteceram em clima muito agradável, com momentos de música, poesia e diálogo.

Com a Semana de Gentilezas, o PPGER espera que mestrandos, professores, técnicos e todos que de alguma maneira tenham participado das atividades desenvolvidas sintam-se mais motivados para continuar com os cuidados do isolamento, buscando saúde emocional frente às tantas adaptações necessárias nesse período difícil. Acreditamos que estarmos juntos é a melhor maneira de tentar lidar com a pandemia e todas as suas consequências. 

Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais – um centro de excelência em Estudos Rurais. 

Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais: 

Facebook | Instagram | YouTube

Posted in Sem categoria | Tagged , , , , , , , , , , , | Leave a comment

Mestrando organiza live sobre musicalidade e cultura para série Estudos Rurais Entrevista

A live faz parte da programação da SEMANA DE GENTILEZAS DO PPGER e tem como convidados nomes importantes do cenário musical do Vale do Jequitinhonha

A música é uma dimensão importante do cotidiano das pessoas,  e traduz muitas vezes,  a lógica cultural de um determinado território.. As letras e melodias dos mais diversos ritmos e estilos podem revelar todo um universo construído socialmente, expressando sentimentos, críticas sociais, entre outros aspectos não menos relevantes. Nas palavras de  Iazzetta (2001, p. 5): “desvendar de modo formal a natureza da música se constitui, portanto, como um desafio e uma necessidade dada a presença marcante que ela ocupa em todos os âmbitos da vida moderna, incluindo aí as situações de lazer, de pesquisa, de criação, de relacionamento social [...]”.

De 06 a 12 de junho, o Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – PPGER/UFVJM está promovendo a SEMANA DE GENTILEZAS DO PPGER/UFVJM, e apresenta  em sua programação uma live, com a presença de grandes violeiros da região, em uma conversa sobre a musicalidade e história do Vale do Jequitinhonha. O mestrando Joênio Carvalho, que pesquisa sobre representatividade na música caipira trará convidados mais que especiais para essa live que também será festiva: na ocasião, será lançado o chamamento para a coletânea artística do Programa. 

A live “Musicalidade, Cultura e História: a viola no Jequitinhonha” será nesta quarta-feira (09/06), às 19h, no nosso canal do Youtube, como parte da série “Estudos Rurais Entrevista”. 

WhatsApp Image 2021-06-08 at 18.02.08

Joênio Carvalho é Bacharel em Humanidades pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM/Campus JK, Geógrafo licenciado pela mesma instituição. Atualmente é Mestrando do PPGER/UFVJM e  pós-graduando do curso de Especialização em Geoprocessamento Aplicado pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais – IFNMG. 

WhatsApp Image 2021-06-08 at 21.31.54

Joênio dá seu depoimento sobre esse momento cultural:

“A pandemia em que vivemos modificou nossas relações, nossas maneiras de ser e de viver. A arte ganhou ainda mais importância em nossa vida – ressalva para a música. Além de transmitir sentimentos e ir de encontro à subjetividade humana, esta maneira simbólica de se expressar carrega consigo também trajetórias de resistência, de luta. Carrega consigo saberes dos antigos, histórias de vida, complexidades. O Vale do Jequitinhonha que o diga, repleto de gente da arte, da viola, do violão, da rezadeira que canta que só! No decorrer de sua história, projetos unilaterais fragmentaram suas vidas, suas histórias, suas identidades. Contudo, a cultura e resistência desses povos são elementos característicos dessa região,  não se trata de cobrir o sol com a peneira, muito menos ignorar as desigualdades  e mazelas que nos afligem, mas, é valorizar o saber daqueles que alegram e colorem essa emocionante trajetória de vida!”

O mestrando receberá os violeiros para uma roda de conversa com muita música boa:

Ivan Pestana é músico de Minas Novas, tem a maior parte de sua vida voltada para a música, toca diferentes instrumentos e vem trabalhando o projeto Violas do Jequi, onde se apresenta com canções de diversos compositores do Vale. 

WhatsApp Image 2021-06-08 at 17.59.27

Rubinho do Vale, nosso menestrel, o Manoel, filho de “Seu” Caçula Jardim e Dona Zinha, é um violeiro, cantor e compositor brasileiro nascido na cidade de Rubim, Minas Gerais, região do Vale do Jequitinhonha. 

WhatsApp Image 2021-06-08 at 17.59.27 (1)

Wilson Dias, tradicional e moderno, violeiro, cantor e compositor nascido em Olhos D’água no norte de Minas – Vale do Jequitinhonha, traz na bagagem a musicalidade e os ensinamentos da nossa cultura popular, um som enraizado no Brasil profundo, mas com asas para voar o mundo afora. 

WhatsApp Image 2021-06-08 at 17.59.27 (2)

Zaak Porto é cantor e compositor autodidata, nascido em Almenara. Cresceu sob influência de diversas atmosferas musicais, como forró, blues, rock e música caipira, entre outros.

WhatsApp Image 2021-06-08 at 17.59.27 (3)

O momento conta ainda com a participação do Professor Dr. José Carlos Freire da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (campus Teófilo Otoni), e doutorado em Ciências Humanas (UFSC/SC), idealizador do projeto Rádio Zói d’Água. 

WhatsApp Image 2021-06-08 at 17.59.28

Esta live é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais (PPGER) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), com sede em Diamantina e com atuação no campus de Unaí, Minas Gerais. 

REFERÊNCIA

IAZZETTA, Fernando. O que é música (hoje). In: I FÓRUM CATARINENSE DE MUSICOTERAPIA, 1., 2001, Florianópolis. Anais…. Florianópolis: Unisul, 2001. p. 5-14.

Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais – um centro de excelência em Estudos Rurais. 

Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais: 

Facebook | Instagram | YouTube

Posted in Sem categoria | Tagged , , , , , , , , , , | Leave a comment

Discentes do PPGER se envolvem em projetos com Escolas Estaduais

Atuação de mestrandos mostra a importância da interação entre a pós-graduação e a educação básica

O desenvolvimento de projetos virtuais tem sido uma realidade do ensino no período de isolamento social, em função da pandemia de COVID-19. Uma das formas de socialização de conhecimentos e promoção de debates importantes entre a educação e a sociedade é a produção de encontros síncronos, com a presença de pessoas ligadas aos temas em discussão, essas são as conhecidas lives. Rodas de conversa, seminários, congressos e afins têm sido desenvolvidos pelos diferentes espaços estudantis e com diferentes propostas.

O PPGER tem desenvolvido em seu curso a série Estudos Rurais Entrevista, que objetiva permitir a troca de experiências entre os atores do programa envolvendo toda a comunidade do PPGER e também os profissionais externos das áreas interdisciplinares que atuam no campo dos estudos rurais. Além disso, nossos mestrandos têm se destacado também em suas áreas de atuação profissional, cultural, acadêmica, divulgados em nossas mídias digitais. 

Nos últimos dias, alguns mestrandos desenvolveram ações junto às instituições de ensino básico estadual em suas cidades natais e os resultados mostram a importância dessa interação para a formação dos alunos e para inserção do PPGER na comunidade em que se insere.

Na última terça-feira, 25 de maio, Filipe Maciel realizou uma aula aberta no canal do PPGER com o tema “Revisão histórica de Peçanha-Minas Gerais numa perspectiva Quilombola”, em parceria com a professora historiadora Erlane Paula Santos Pereira. A ação foi uma parceria com a Escola Estadual Dr. Antônio da Cunha Pereira.

Live Filipe e Erlane (1)

Outra ação importante diz respeito aos projetos ligados à temática “A Mulher na Sociedade”, desenvolvido pelas escolas da rede estadual, como parte das atividades letivas do ensino remoto. Nossa mestranda Lauanda Lopes realizou a mediação da live “Mulheres Fantásticas do Jequitinhonha”, desenvolvida pelas Escolas Estaduais Dom José de Haas e Bom Jesus da Aguada Nova, da cidade de Araçuaí, realizada no dia 29 de maio. Herena Barcelos se apresentou nas lives Mulheres Fantásticas, da Escola Estadual do Povoado de Taquaral, e Mulher, espaço de lutas e conquistas, da Escola Estadual Manoel da Silva Gusmão, da Itinga, realizadas em meados de maio.

WhatsApp Image 2021-06-01 at 15.41.38

Filipe é bacharel em Agronomia e artista. Lauanda é bacharela em Humanidades, técnica em teatro, poetisa e cursa também licenciatura em História pela UFVJM. Herena é nutricionista do PNAE, agente cultural e escritora.

O intercâmbio entre a universidade e a educação básica promove espaços de troca e democratização do conhecimento, trazendo ganhos em diferentes dimensões e para ambos os espaços. Essa interação entre os diferentes espaços de aprendizagem é uma busca constante, no sentido de construir conjuntamente caminhos e discussões sobre as tantas questões que perpassam a educação.

Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais – um centro de excelência em Estudos Rurais. 

 

Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais: 

Facebook | Instagram | YouTube

Posted in Sem categoria | Tagged , , , , , , , , , | Leave a comment

Discente do PPGER promove aula aberta sobre revisão histórica do município de Peçanha-MG a partir de uma perspectiva quilombola

A pesquisa realizada por Filipe Maciel em Peçanha-MG traz para o debate a história oral, cultura e etnicidade e a aula firma parceria entre o PPGER e instituição de ensino básico 

A história do Brasil, de forma geral, foi escrita pelos senhores do poder ou seus representantes, e por isso, comumente, não alcança uma representatividade popular, pois invisibiliza identidades, modos de vidas e culturas.

O município de Peçanha, localizado no leste-nordeste de Minas Gerais, membro do Vale do Rio Doce, tem como emblema local “berço da cultura mineira”, o que destaca sua importância histórica e geopolítica para o Estado, assim como forte influência na herança de saberes e tradições mineiras.

Recentemente, a causa quilombola aflorou no município, evidenciando dinâmicas agrárias, lutas e resistências do povo negro, assim como aspectos identitários, étnicos e culturais. Desta forma, as relações entre o local, regional e internacional, as  dimensões do campesinato, do modo de vida tradicional e seus emblemas na sociedade capitalista são um convite a uma nova forma de se olhar para a história passada e presente de Peçanha-MG. 

Neste sentido, nesta terça-feira (25/03), às 16h, a série Estudos Rurais Entrevista promove a aula aberta com o tema “Revisão histórica de Peçanha-Minas Gerais numa perspectiva Quilombola”, através do pesquisador Filipe de Oliveira Maciel e a historiadora Erlane Paula Santos Pereira.

Live Filipe e Erlane (1)

Esta ação refere-se a uma parceria, para atividade pontual, entre o PPGER/UFVJM e a E. E. Dr. Antônio da Cunha Pereira, representando o princípio de inserção social do PPGER/UFVJM na educação básica. A aula foi construída a partir de resultados preliminares da pesquisa “O processo de construção de identidade das comunidades quilombolas de Peçanha-MG: história oral, cultura e etnicidade”, realizada neste programa pelo Filipe e orientado pelo professor Dr. Marivaldo Aparecido de Carvalho. Os pesquisadores ressaltam o fundamental apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior  (CAPES) para o desenvolvimento desta pesquisa.

Estes resultados foram apresentados no VI Congresso da Associação Latino-americana de Antropologia (VI ALA 2020), e agora são adaptados em modelo de aula com público-alvo de alunos do Ensino Médio Integral da escola. A aula é também aberta para toda sociedade peçanhense, outros pesquisadores e demais interessados.

Filipe de Oliveira Maciel é bacharel em Agronomia pela Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS), artista e, atualmente, mestrando em Estudos Rurais pelo PPGER/UFVJM.  

Erlane Paula Santos Pereira é Historiadora pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), especialista em História do Brasil pela Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO), e, atualmente, professora da E. E. Dr. Antônio da Cunha Pereira (Peçanha-MG).

Esta live é uma iniciativa da Comissão de Comunicação do PPGER-UFVJM através da série Estudos Rurais Entrevista. Para assistir, clique aqui

-——

Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais – um centro de excelência em Estudos Rurais. 

Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais: 

Facebook | Instagram  | YouTube 

Posted in Sem categoria | Tagged , , , , , , , , , , | Leave a comment

Docente do PPGER participa do seminário “Turismo Para quem? Trabalho, Povos e Direitos Humanos”

Alan Faber do Nascimento levou a discussãoTurismo de Experiência e a Tradição Perdida” para evento organizado pela Rede internacional de Estudos Críticos de Turismo Território e Autodeterminação 

A Rede Internacional de Estudos Críticos de Turismo Território e Autodeterminação – REESCRITA, realiza o seminário virtual “Turismo Para quem? Trabalho, Povos e Direitos Humanos”. O seminário iniciou no dia 03/05, sendo composto por cinco encontros que acontecem semanalmente. Para o professor Thiago Sebastiano de Melo, Docente no Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (UnB), o objetivo do evento é ocupar o campo do debate público sobre temas pertinentes ao fenômeno turístico, fenômeno multiescalar e multidimensional que tem passado por fortes desafios no campo empírico e teórico. 

WhatsApp Image 2021-05-12 at 15.57.29

Foto: Participação do Prof. Dr. Alan Faber do Nascimento

O docente do PPGER, Alan Faber do Nascimento, também professor do curso de Turismo da UFVJM, participou da segunda mesa intitulada: “Existência turistificada e vigiada: refletindo sobre a reorganização produtiva , novas tecnologias, biopoder e controle social”, realizada no dia 11 de maio. Na ocasião, outros profissionais estiveram presentes para discussão do tema. De acordo com o professor Alan Nascimento, sua fala intitulada “Turismo de Experiência e a Tradição Perdida” tratou de:

ensaio baseado na leitura de Adrian Franklin, professor e pesquisador da Universidade do Sul da Austrália e Tasmânia, defendendo a ideia de que o turismo de experiência é mais do que um nicho de mercado ou mesmo uma proposição filosófica (do tipo arte perdida de se viajar). O turismo de experiência é, antes, um novo corpus teórico que tem procurado se contrapor à ideia de que o turismo é uma prática oculocêntrica e extraordinária, típica da tradição sociológica dos anos 1970 e 1990 (Louis Turner, Dean MacCannel, John Urry, Francisco Jurdao Arrones, Jean Didier Urbain, etc.). 

Alan possui graduação em Turismo e mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” do campus de Rio Claro (UNESP), e pós-doutorado em Estudos do Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Além das atividades de docência e extensão na UFVJM, atua em atividades de produção científica nos seguintes temas: Sociologia e História do Turismo, Sociologia do Lazer e Comunidades Tradicionais. 

WhatsApp Image 2021-05-12 at 15.57.27

O seminário continua e os encontros acontecem semanalmente, a partir das 10h, porém é preciso observar que ocorrem em dias diferentes, no decorrer da semana. Os próximos encontros serão: 19 de maio (quarta-feira), 27 de maio (quinta-feira) e 04 de junho (sexta-feira). A mesa 1 e a mesa 2, que teve a participação do nosso professor Alan, permanecem disponíveis no canal do youtube UnBTV. Clique aqui para assistir

-——

Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais – um centro de excelência em Estudos Rurais. 

Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais: 

Facebook  | Instagram | YouTube

Posted in Sem categoria | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

Docentes do PPGER abordam o tema pandemia, capitalismo e mundo rural na série Estudos Rurais Entrevista

A professora do conselho editorial do PPGER Dra. Edneila Chaves convida o professor Dr. Marcos Lobato para apresentar sua obra “Pandemia, capitalismo e mundo rural – anotações sobre doença e história em tempos de SARS-CoV-2”

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais (PPGER) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) está mobilizando a série “Estudos Rurais Entrevista”. O objetivo é estimular a troca de experiência entre a comunidade do PPGER e os profissionais das áreas interdisciplinares que atuam no campo dos estudos rurais através de lives e entrevistas no canal do Youtube.

A pandemia de COVID-19 trouxe consigo diversas consequências no âmbito social, político, econômico, organizacional, educativo, psicológico, afetivo e de saúde. Nesse sentido, diversos estudos propõem  entender os arranjos e fenômenos relacionados às manifestações sobre a pandemia. 

Em 2020, o professor Dr. Marcos Lobato, docente do PPGER, lançou o livro: Pandemia, capitalismo e mundo rural – anotações sobre doença e história em tempos de SARS-CoV-2 (clique aqui para ler) e a professora Dra. Edneila Chaves, do conselho editorial do PPGER, utiliza-se do espaço de socialização de conhecimento no nosso canal para propor uma conversa sobre o tema com o professor Lobato. Para  a pesquisadora, Prof. Edneila Chaves, a obra:

(…) analisa a pandemia de covid-19 em perspectiva histórica, chamando atenção para as continuidades que a caracterizam em termos das reações governamentais e sociais que ela suscitou. Situam-se suas origens em relação aos modos de interação das sociedades com a natureza, os quais, no capitalismo globalizado, tornaram-se maciçamente produtores de degradações dos ambientes rurais e urbanos e, por isso mesmo, potencializadores da emergência de novas doenças zoonóticas.

O professor Marcos Lobato Martins possui graduação em História e mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. É doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo. Foi professor da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Campus Diamantina, professor da Faculdade de Ciências Humanas de Pedro Leopoldo (FPL) e professor da Faculdade de Direito de Pedro Leopoldo. Lecionou no curso de História da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) e atualmente é professor da UFVJM, Campus Diamantina. Tem experiência na área de História Regional, com ênfase em História do Vale do Jequitinhonha (MG) e na área de História Ambiental. 

Edneila Rodrigues Chaves é Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense  (UFF) e com formação também em História em nível de mestrado (UFMG) e em nível de graduação (PUC-MG). Atualmente é Professora adjunta II, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Atuações nesta instituição: coordenadora do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos Rurais (2018-2020), docente do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos Rurais (2016-atual), docente nos cursos de graduação em História e de curso Bacharelado em Humanidades (2014-atual); atuação em conselhos e comissões administrativas. É pesquisadora vinculada ao Laboratório de História Econômico-social (UFF/CNPq). Tem experiência em pesquisa e ensino na área de História e na área Interdisciplinar.

WhatsApp Image 2021-05-10 at 18.59.04 (1)

Arte de fundo do post: Imagem da capa do livro: Pintura de François-René Moreau. Dom Pedro II visitando doentes de cólera em hospital no Rio de Janeiro. Biblioteca Nacional, RJ.

São temas importantes tratados por Lobato: a postura e dificuldades dos países frente à pandemia, relacionando-as com o capitalismo, o contexto de medo, inseguranças e mentiras, o embate egoísmo x solidariedade, a análise da pandemia como catalisadora de mudanças sociais e a relação saúde x doença, a partir de contexto ambientais locais, nacionais e globais, destacando a responsabilidade de cada um nessa dinâmica de se prevenir zoonoses. 

Com essa atividade, o PPGER estabelece interlocução com o curso de graduação em História (UFVJM), cuja temática da live tem interface com os conteúdos das disciplinas de História Contemporânea I e História Contemporânea II, no atual semestre, ministradas pela profª Edneila Chaves e pelo prof. Marcos Lobato, respectivamente.

Este debate é uma iniciativa da Comissão de Comunicação do PPGER-UFVJM através da série Estudos Rurais Entrevista. É público, gratuito e não há necessidade de inscrição. O Programa de Pós-graduação em Estudos Rurais objetiva com isso estimular o protagonismo das pessoas que fazem parte da Comunidade PPGER.

O nosso canal na plataforma YouTube, PPG Estudos Rurais, é um espaço gestado pelos discentes e docentes do Programa convidando diferentes especialistas em temáticas caras e importantes aos Estudos Rurais. A pesquisa, por excelência, é um tema que ganha destaque especial na busca pela fronteira do conhecimento científico.

Acompanhe a entrevista nesta quinta-feira, 13 de maio, às 19h, no canal do PPG Estudos Rurais.  Para assistir a live clique aqui.

Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais – um centro de excelência em Estudos Rurais. 

Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais: 

Facebook  | Instagram  | YouTube 

Posted in Sem categoria | Tagged , , , , , , , , | Leave a comment

No dia do Trabalho, o PPGER se enaltece por receber profissionais de diferentes áreas ligadas ao Mundo Rural

Organização Curricular do Mestrado permite que trabalhadores frequentem o curso, aprimorando teoria e prática no campo do trabalho

Em diversos países, por todo o mundo, o dia 1º de maio é reconhecido como Dia do Trabalho. A data é importante não apenas para homenagear trabalhadores e trabalhadoras, mas também para que a sociedade se mantenha atenta à necessidade de refletir sobre as condições de trabalho, a legislação trabalhista e a perene luta por direitos.

No Brasil, as relações trabalhistas têm como principal norma a consolidação das Leis do Trabalho – CLT, que entrou em vigor em 10 de novembro de 1943, mas, em seu processo histórico, esse arcabouço legal ganhou outras tantas normas e medidas de adaptação legislativa. Instituído como direito social fundamental na Constituição Federal de 1988, o trabalho e as relações sociais trabalhistas em franco processo de mudança exigem constantes adaptações na legislação. Na atual conjuntura do país, vale ressaltar a mais recente reforma trabalhista, que alterou alguns pontos como jornada de trabalho, férias e contribuição sindical. Mas também vale lembrar problemas intrínsecos que vêm se arrastando pela história do trabalho no país: a desigualdade entre os gêneros, o trabalho infantil, as más condições de trabalho de muitas pessoas e os elevados índices de desemprego e subemprego, situações acentuadas pela pandemia.

Post Laranja e Branco de Dia do Trabalhor para Facebook

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais – PPGER, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM, se orgulha em ter como objetivo geral “formar profissionais de alto nível de qualificação e de visão inovadora, para atuar em atividades científicas, técnicas e de docência, com produção de conhecimento no campo dos Estudos Rurais e de caráter interdisciplinar, em perspectiva de inserção social e regional”.

A organização da grade de disciplinas tem permitido que trabalhadores de diferentes áreas frequentem o mestrado, aprimorando seus conhecimentos e compartilhando suas experiências, que tem contribuído para o enriquecimento da prática profissional de inúmeros trabalhadores ligados ao Mundo Rural. Os discentes têm demonstrado satisfação na série “Conheça nossos Mestrando”, divulgada nas redes sociais do PPGER. 

“(…) fazer parte do PPGER, é uma grande realização, tanto para crescimento pessoal como profissional. Há 14 anos, atuo como Extensionista Agropecuário com agricultores e agriculturas familiares no Vale do Jequitinhonha. Nesta caminhada, senti uma necessidade forte de ampliar minha visão de mundo e discurso, para potencializar o processo de assessoria às comunidades tradicionais e nas relações institucionais das entidades da sociedade civil” (Alan Oliveira dos Santos).

(…) O resultado de tudo isso é uma experiência incrível e rica de conhecimentos que poderão ser aplicados na prática e em nosso dia a dia, seja em nossa vida pessoal ou profissional. Além de profissionais mais capacitados, o programa cria agentes de mudanças positivas em um cenário tão negativo quanto o atual (Carla Fernanda de Araújo).

Além disso, o PPGER reforça sua admiração e gratidão aos profissionais que compõem nossos quadros docente e técnico e manifesta seu respeito aos agricultores e agricultoras familiares, trabalhadores agrícolas do país, cujo trabalho diário tanto contribui para a busca da Segurança Alimentar e Nutricional.

Viste nosso site para saber mais sobre o programa, objetivos, missão, grade curricular, quadro docente e discente, editais, entre outros. Acompanhe também outros depoimentos de nossos alunos na série “Conheça nossos Mestrandos” e muito mais nas nossas redes sociais.

Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais – um centro de excelência em Estudos Rurais. 

 

Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais: 

Facebook | Instagram  | YouTube 

Posted in Sem categoria | Tagged , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

Situação Juvenil na Agricultura Familiar é tema de conversa em live do PPGER/UFVJM

Obra de Nilson Weisheimer “A Situação Juvenil na Agricultura Familiar”, que recebeu o Prêmio Capes de Teses de Sociologia em 2010, embasa discussão sobre Juventude rural

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais (PPGER) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) está mobilizando a série “Estudos Rurais Entrevista”. O objetivo é estimular a troca de experiência entre a comunidade do PPGER e os profissionais das áreas interdisciplinares que atuam no campo dos estudos rurais através de lives e entrevistas no canal do Youtube.

A Juventude Rural é um dos grandes motes da sucessão familiar rural. De todos os subalternos da sociedade brasileira, os jovens nos territórios rurais figuram entre um dos mais vulneráveis. Persiste sobre eles certa invisibilidade social, política e acadêmica, que é uma expressão cruel da exclusão social. Sem reconhecimento social eles não figuram como sujeitos de direitos nas políticas públicas. Na obra “A Situação Juvenil na Agricultura Familiar” Nilson Weisheimer rompe com a invisibilidade dos jovens agricultores familiares.

É sobre esse tema tão relevante que na série “Estudos Rurais Entrevista” Romário Santana, discente do PPGER/UFVJM, convidou o pesquisador e docente da UFRB, Nilson Weisheimer, para falar um pouco sobre sua obra que recebeu o Prêmio Capes de Teses de Sociologia em 2010. A live será realizada no dia 28 de abril de 2021, às 19h, pelo canal do Youtube do PPG em Estudos Rurais, com tema: “A situação juvenil na agricultura familiar”.

WhatsApp Image 2021-04-24 at 20.00.04

O Cientista Social, Nilson Weisheimer, é Mestre e Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui  Pós-Doutorado no Departamento de Sociologia na Universidade de São Paulo (USP). É Professor Associado no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e  Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS/UFRB). É Líder dos Grupos do Núcleo de Estudos em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural (NEAF/UFRB) e do Observatório Social da Juventude (OSJ/UFRB). Editor da Revista Princípios. Recebeu Prêmio CAPES de Teses de 2010.

O discente Romário da Silva Santana é graduado em Pedagogia pela Faculdade INESC Unaí. É Pós-graduado em Gestão do Trabalho Pedagógico pela FAVENI. Atualmente é professor efetivo da Secretaria Municipal de Educação de Unaí/MG e também Agricultor no projeto de assentamento P.A Tabocas em Unaí/MG. O pesquisador ingressou no Mestrado em Estudos Rurais no segundo semestre de 2020.

Romário mediará a live com Nilson sobre o livro publicado pela editora CRV. A publicação analisa a situação juvenil em suas dimensões objetivas e subjetivas – presentes nas condições de autonomia material, nos processos de socialização, nas representações sociais e nos projetos juvenis – revelando tanto a singularidade desses jovens, quanto as relações entre a situação juvenil e os impasses sucessórios na agricultura familiar. A publicação destaca as diferenciações de gênero e geração presentes no processo de trabalho familiar agrícola e na incorporação das disposições necessárias à sua reprodução.

 WhatsApp Image 2021-04-12 at 19.00.02

Este debate é uma iniciativa da Comissão de Comunicação do PPGER-UFVJM através da série Estudos Rurais Entrevista. É público, gratuito e não há necessidade de inscrição. O Programa de Pós-graduação em Estudos Rurais objetiva com isso estimular o protagonismo das pessoas que fazem parte da Comunidade PPGER.

O nosso canal na plataforma YouTube, PPG Estudos Rurais, é um espaço gestado pelos discentes e docentes do Programa convidando diferentes especialistas em temáticas caras e importantes aos Estudos Rurais. A pesquisa, por excelência, é um tema que ganha destaque especial na busca pela fronteira do conhecimento científico.

Acompanhe a entrevista nesta quarta-feira, 28 de abril, às 19h, no canal do PPG Estudos Rurais.  Para assistir a live clique aqui.

Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais – um centro de excelência em Estudos Rurais. 

Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais: 

Facebook | Instagram | YouTube

Posted in Sem categoria | Tagged , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

Lançamento de livro exalta a literatura do Vale do Jequitinhonha na série Estudos Rurais Entrevista

Lançamento do conto “O Benzedor Orestes”, do escritor e mestrando do PPGER Paulo André Amaral, é plano de fundo para discussão sobre Literatura e Resistência

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais (PPGER) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) está mobilizando a série “Estudos Rurais Entrevista”. O objetivo é permitir a troca de experiências entre os atores do programa envolvendo toda a comunidade do PPGER e também os profissionais externos das áreas interdisciplinares que atuam no campo dos estudos rurais.

Dessa vez, a proposta é realizar “Uma conversa sobre Literatura e Resistência” no Jequitinhonha lançando o conto “O Benzedor Orestes”, escrito pelo mestrando Paulo André Alves de Amaral. A obra trata sobre as memórias, revelando como foi transmitido o ofício de “benzedor” para “Orestes” depois de se envolver num enorme drama familiar. Esse é um momento para trazer a literatura do Vale do Jequitinhonha para o PPGER e aos ouvintes do Canal Estudos Rurais.

WhatsApp Image 2021-04-19 at 12.10.31 (1)

Paulo André Alves de Amaral é natural de Medina, Minas Gerais. Começou a escrever poesia bem novo. Amaral tem várias poesias escritas e alguns contos, mas ainda não teve oportunidade de publicar nenhum livro. Possui especialização em Direito Agrário pela Universidade Federal de Goiás (UFG), graduação em Educação do Campo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Curso de Extensão como Educador Social. Atualmente é Coordenador da Comissão Pastoral da Terra/MG. Nas palavras do escritor

Essa live é de grande importância para mim enquanto escritor e estudante do programa de estudos rurais. Falar de Orestes é falar da minha própria caminhada e de muitas pessoas que nasceram e cresceram nessas terras do Jequitinhonha.

O livro tem prefácio de Josélia Barroso, o que mostra a importante relação entre mestrandos e orientadores. Paulo André faz parte do coletivo “Utopia dos Vagalumes”, um grupo de estudos coordenado por Josélia, com a participação de discentes do mestrado em Estudos Rurais e de outros cursos de graduação da UFVJM. No prefácio Josélia afirma

Via literatura, podemos dialogar com a expressão do escritor, Paulo André, que filho do Jequitinhonha, e apropriando-se dos acúmulos sociais que o motivam a escrever, pode narrar as histórias que o constituíram como um “jequitinhonhês”.

A live será mediada por Jean Gabriel que também é mestrando do PPGER e faz parte do Utopia dos Vagalumes. Jean é bacharel em Humanidades, mestrando em Estudos Rurais, ativista e militante gay, pesquisador das dinâmicas do gênero e da sexualidade em contextos interioranos.

A entrevista será conduzida por Herena Barcelos, mestranda do PPGER, nutricionista do PNAE em Itinga, membra da equipe técnica de patrimônio cultural, além de agente cultural e escritora, coidealizadora do Movimento dos Poetas e Escritores do Vale do Jequitinhonha. Herena foi responsável pela diagramação e apresentação do livro.

WhatsApp Image 2021-04-19 at 20.26.21

O PPGER acredita que pautando-se na concepção dialógica da educação e em um ser humano marcado pela multidimensionalidade, a educação deve abrir-se às possibilidades dos sujeitos que constroem o fazer pedagógico, sobretudo ao propor dinâmicas que estimulem o compartilhamento de experiências e vivências.

Acompanhe a entrevista nesta quarta-feira, 21 de abril, às 19h, no canal do PPGER. Para assistir a live, clique aqui!


Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais – um centro de excelência em Estudos Rurais.

Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais:
Facebook | Instagram  | YouTube

Posted in Sem categoria | Tagged , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

Série “Estudos Rurais Entrevista” traz conversa sobre Extensão Rural e Pedagogia da Alternância

Mestranda convida cientista político para discutir modelo educacional voltado para a Educação do Campo

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais (PPGER) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) está mobilizando a série “Estudos Rurais Entrevista”.  O objetivo é estimular a troca de experiência entre a comunidade do PPGER e os profissionais das áreas interdisciplinares que atuam no campo dos estudos rurais através de lives e entrevistas no canal do Youtube.

A live “A Extensão Rural e a Pedagogia da Alternância no Brasil” será transmitida no canal do PPG Estudos Rurais no Youtube no dia 05 de abril de 2021, às 19h. Na ocasião, a mestranda Janice Queiroz de Pinho Gonçalves conversará com o presidente do Instituto Cultiva, Rudá Guedes Moises Salerno Ricci, sobre a história da Extensão Rural e a pedagogia da alternância.

24 - Live

Rudá Guedes Moises Salerno Ricci possui graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), mestrado em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É autor das obras: Terra de Ninguém (Editora Unicamp), Lulismo (Editora Contraponto), Nas Ruas: a nova política que emergiu em junho de 2013 (Editora Letramento), Os Desafios do Educador (Editora Letramento), Conservadorismo Político em Minas Gerais (Editora Letramento). Ex-consultor da ONU, foi condecorado com a Medalha Grande Mérito Educacional de Minas Gerais.

Além de pesquisadora do PPGER, Janice Gonçalves é bacharel em Administração (Unicentro Newton Paiva), licenciada em Matemática (FINOM), especialista em Administração Hospitalar (Unaerp), Docência do Ensino Superior (PUC/MG), Gestão Escolar (Universidade Castelo Branco). É mestre em Administração Financeira ( Universidad Americana) – Planejamento Financeiro Pessoal. Tem experiência na área Hospitalar, Empresarial e Educacional. Atualmente é professora EBTT IFMG – Campus São João Evangelista. Janice explica o convite:

Rudá é conhecido por seus trabalhos com sindicatos, com o MST e outras questões sociais, e por sua atuação no CULTIVA, uma instituição voltada à educação para a cidadania e participação social. Destaco que Rudá promoveu assessoria às experiências das Escolas Família-Agrícola e da extensão rural no Brasil.  Ouvi sua apresentação em live do SINASEFE sobre educação e pedagogia da alternância, e a propriedade da fala me levou a fazer o convite.

Este debate é uma iniciativa da Comissão de Comunicação do PPGER-UFVJM através da série Estudos Rurais Entrevista. É público, gratuito e não há necessidade de inscrição. O Programa de Pós-graduação em Estudos Rurais objetiva com isso estimular o protagonismo das pessoas que fazem parte da Comunidade PPGER. O nosso canal na plataforma YouTube, PPG Estudos Rurais, é um espaço gestado pelos discentes e docentes do Programa, convidando diferentes especialistas em temáticas caras e importantes aos Estudos Rurais.

A pedagogia da alternância e a atuação da extensão rural, por excelência, são importantes instrumentos que ganham destaque especial na caminhada intermitente pelo desenvolvimento rural.

Acompanhe a entrevista nesta segunda-feira, 05 de abril, às 19h, no canal do PPGER.  Para assistir a live, clique aqui!

Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais – um centro de excelência em Estudos Rurais.

Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais:

Facebook  | Instagram  | YouTube 

Posted in Sem categoria | Tagged , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

Mestranda do PPGER compartilha experiências profissionais em Seminário “Águas do Cerrado”

A pesquisadora participou de mesa redonda do evento que se propunha a discutir iniciativas de gestão dos recursos hídricos nas regiões Noroeste e Alto Paranaíba

 No dia 22 de março foi celebrado o dia Mundial da Água, recurso natural indispensável à vida humana. A data foi instituída pela ONU, em 1992, com o intuito de estimular a conscientização da população sobre a importância da preservação da água para a sobrevivências dos ecossistemas do nosso planeta. Nesse sentido, o Sebrae Minas, o Consórcio Cerrado das Águas (CCA) e a Associação dos Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de Minas Gerais (Irriganor) organizaram o seminário ‘Águas do Cerrado: produção e preservação’. O evento aconteceu nos dias 22 e 23 de março e contou com uma programação rica, pautada na discussão de alternativas para buscar a disponibilidade hídrica nas regiões Noroeste e Alto Paranaíba.

A bióloga Juliana Gracieli Resende de Oliveira, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais, participou da mesa redonda, ‘Boas práticas no Cerrado e Noroeste Mineiro para preservação dos recursos hídricos’, exibida em ambiente virtual no dia 23 de março, apresentando sua experiência com zoneamento ambiental produtivo no Ribeirão Alma, ações feitas em campo e coleta de dados e participação no edital Águas Brasileiras, com projeto voltado para recuperação do baixo Ribeirão Almas.

 WhatsApp Image 2021-03-30 at 11.13.00

Foto: Juliana Gracieli Resende de Oliveira

Para Juliana, participar do Seminário Águas do Cerrado: preservação e conservação foi muito importante para mim, não só pelo fato de estar representando a Irriganor, uma instituição que representa pequenos, médios e grandes produtores rurais e irrigantes do Noroeste e Norte de Minas Gerais, mas também porque tive a oportunidade de falar de ações voltadas para recuperação e preservação da microbacia do ribeirão Almas em Bonfinópolis de Minas. As pessoas de uma forma em geral, acreditam que os produtores rurais são os grandes vilões dos impactos ambientais, mas na verdade, todos nós produzimos impactos ambientais, desde o nosso nascimento e os maiores impactos ambientais estão dentro das cidades. Foi especial falar do ribeirão Almas porque tive o privilégio de visitar 25 pequenas propriedades rurais no médio e baixo Almas, onde foi possível detectar áreas com um grau de degradação bem avançado provocado pelo manejo incorreto do solo e a grande maioria foi provocado pelo uso através da criação de gado.

A simplicidade desses produtores, nas palavras de Gracieli, é algo que encantou, a receptividade, a prontidão em andar em toda propriedade para pontuar ações de recuperação, muitas vezes largando seus afazeres diários para nos dar atenção. A preocupação com o Ribeirão Almas foi comum a todos eles, que em 2015 chegou a secar e comprometer o abastecimento do município de Bonfinópolis de Minas. Muitos produtores familiares necessitam de capacitação, atualização das técnicas, eles trazem uma bagagem de saberes que deve ser valorizada culturalmente, outros podem ser reaprendidos com ensinamentos técnicos e científicos que ao longo dos anos foram moldados e melhorados dentro das próprias academias de ensino, pois a ciência não pára.

 WhatsApp Image 2021-03-30 at 11.12.59

Foto: Juliana Gracieli Resende de Oliveira

A Mestranda comenta que sentiu uma felicidade indescritível quando o projeto sobre o Ribeirão Almas foi aprovado no Programa Águas Brasileiras do Ministério do Desenvolvimento Regional. Era como se eu fosse uma universitária pesquisando os resultados das notas todos os dias e enfim, ali estávamos nós! A felicidade é de saber que com seriedade queremos fazer algo em prol daquela bacia hidrográfica, queremos fazer algo que beneficie 26 pequenas propriedades rurais no baixo Almas, essa alegria vem de alguém que sonha e torce pela harmonia sistêmica no meio ambiente, onde independente de questões financeiras a gente torce e quer um meio ambiente integrado e equilibrado em todas as áreas. E enquanto mestranda, sinto que minha responsabilidade vai além, eu posso fazer ainda mais diferença a partir de novos conhecimentos a serem adquiridos e assim como as águas que correm no Ribeirão Almas da montante para a jusante e alimentam pequenas e grandes propriedades, o município de Bonfinópolis de Minas, as matas ciliares, os animais, eu quero seguir sendo vida límpida e transparente por onde eu passar, acreditando e disseminando aos outros que vale a pena acreditar que é possível mudar e promover mudanças em prol de algo que acreditamos, comentou a discente em Estudos Rurais.

Juliana também é especialista em Biotecnologia e aluna da Especialização em Geoprocessamento, atualmente atua como Coordenadora Executiva da Irriganor. O PPGER parabeniza nossa mestranda e reitera a importância de receber pesquisadores engajados, atuantes nas diferentes áreas do universo rural. Ações práticas de sustentabilidade são fundamentais para preservação e disponibilidade dos recursos naturais.

WhatsApp Image 2021-03-30 at 11.12.58

Foto: Juliana Gracieli Resende de Oliveira

Outros importantes projetos, em andamento na região, podem ser acompanhadas na gravação do evento, que permanece disponível no canal Paracatu Rural clicando aqui.

Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais – um centro de excelência em Estudos Rurais.

Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais:

Facebook | Instagram | YouTube 

Posted in Sem categoria | Tagged , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

PPGER participa de livro com escritos sobre o período da pandemia produzido pela UFVJM

Comunidade do PPGER apresenta texto sobre experiência de uma comunidade rural do Jequitinhonha no período de isolamento social

A pandemia de COVID-19 trouxe consigo a necessidade do isolamento social e, consequentemente, o rearranjo de rotinas e muitos sentimentos. Pensando em registrar e guardar um pouco dessas experimentações, em janeiro de 2021, o “Programa de Educação Tutorial Estratégias para Diminuir a Retenção e Evasão – PET Estratégias” da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) produziu o e-book “Res-piro”, organizado por Janaíne dos Anjos Ferraz e Flaviana Tavares Vieira Teixeira.

O título da apresentação do livro, escrita por Kenia Soares Maia, Jamile Luz Morais Monteiro, Ricardo Monteiro Guedes de Almeida e Carolina Souza Pedreira, diz bastante sobre a obra: “A arte ou a escrita de si no período da pandemia”. Os trabalhos que integram Res-piro foram selecionadas por meio de submissão via edital público, entre setembro e novembro de 2020, sendo contemplados quase 120 autores que apresentaram suas poesias, relatos e textos, além de ilustrações e registros fotográficos.

WhatsApp Image 2021-03-28 at 20.11.28

A mestranda do PPGER, Nanci Ribeiro, professor André Rech (orientador), sua filha, Graziele de Jesus, apresentaram o relato de experiência “A pandemia de covid-19 em uma comunidade rural do Vale do Jequitinhonha”. O texto traz em linhas gerais o cenário pandêmico e seus reflexos sociais no Brasil e como isso se refletiu na comunidade quilombola de Capivari, no município de Serro-MG. Nanci faz um relato sobre essa contribuição:

“participar da escrita do livro juntamente com outros autores foi uma honra, principalmente por escrever fazendo uma reflexão sobre o momento atual que estamos vivendo com a Pandemia da COVID 19. Apesar de ser iniciante, foi um momento de colocar em prática o que foi absorvido através dos cursos de graduação e de analisar o ponto de vista de vários autores sobre o assunto. Sendo o início de um sonho começar a trilhar o caminho como escritora, uma das melhores coisas que se pode fazer, para expressar a nossa ideia de transmitir aquilo que queremos repassar para outras pessoas, estimulando a leitura crítica sobre o assunto. Foi uma oportunidade ímpar, principalmente, de melhorar a escrita. Na qual deixo os meus agradecimentos ao Programa de Educação Tutorial Estratégias para Diminuir a Retenção e Evasão – PET Estratégias UFVJM pela oportunidade”.

No prefácio, a Professora Flaviana Tavares Vieira Teixeira demonstra a importância da produção: “Este livro é, em si, um material valioso, por ter sido construído a várias mãos e pelo que representa neste contexto de isolamento social. É importante pela sua contribuição e compartilhamento de vivências”.

O livro integrou tanto autores vinculados ao meio acadêmico quanto da comunidade externa a universidade, propiciando um ambiente enriquecedor de troca de conhecimentos e saberes em uma única obra.

Os participantes relatam a importância de fazer parte do projeto em dois vídeos disponíveis na plataforma youtube (parte 1 e parte 2). O e-book RES-PIRO foi distribuído gratuitamente para a comunidade da UFVJM e permanece disponível para download e leitura. Para fazer o download do livro gratuitamente, clique aqui.

Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais – um centro de excelência em Estudos Rurais.

Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais:

Facebook | Instagram | YouTube

Posted in Sem categoria | Tagged , , , , , , , , , , | Leave a comment

Pesquisadores e inquietações científicas será o tema da próxima live da série “Estudos Rurais Entrevista”

A série “Estudos Rurais Entrevista” traz pesquisadores de PPGs focados em estudos no meio rural para debater questões relacionadas a pesquisa científica.

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais (PPGER) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) está mobilizando a série “Estudos Rurais Entrevista”. O objetivo é estimular a troca de experiência entre a comunidade do PPGER e os profissionais das áreas interdisciplinares que atuam no campo dos estudos rurais através de lives e entrevistas no canal do Youtube.

A live será realizada no dia 29 de março de 2021, às 18h30min, pelo canal do Youtube do PPG em Estudos Rurais, com tema: “A pesquisadora e o pesquisador em autoanálise: inquietações científicas”. Na ocasião, o mestrando Filipe de Oliveira Maciel (PPGER/UFVJM) conversará com Patrícia Froelich, doutoranda em Extensão Rural do PPGExR/UFSM, sobre o processo de construção de pesquisa social no campo.

18 - Banner Filipe e Patricia

A pesquisadora Patrícia Rejane Froelich é graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mestra em Ciências Sociais (PPGCSoc) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e atualmente é doutoranda em Extensão Rural pelo Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural (PPGExR) da UFSM. Desenvolve pesquisa sobre o universo rural desde 2012, com ênfase para as mulheres agricultoras na pecuária de leite.

Filipe de Oliveira Maciel é graduado em Agronomia pela Universidade José do Rosário Vellano (Unifenas) e mestrando do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos Rurais (PPGER) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Desenvolve pesquisa sobre o processo de construção de identidade em comunidades quilombolas de sua cidade natal Peçanha-MG, com foco antropológico no estudo da cultura, história oral e etnicidade.

Este debate é uma iniciativa da Comissão de Comunicação do PPGER-UFVJM através da série Estudos Rurais Entrevista. É público, gratuito e não há necessidade de inscrição. O Programa de Pós-graduação em Estudos Rurais objetiva com isso estimular o protagonismo das pessoas que fazem parte da Comunidade PPGER. O nosso canal na plataforma YouTube, PPG Estudos Rurais, é um espaço gestado pelos discentes e docentes do Programa convidando diferentes especialistas em temáticas caras e importantes aos Estudos Rurais. A pesquisa, por excelência, é um tema que ganha destaque especial na busca pela fronteira do conhecimento científico.

Acompanhe a entrevista nesta quinta-feira, 29 de março, às 18h30min, no canal do PPGER.  Para assistir a live, clique aqui!

Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais – um centro de excelência em Estudos Rurais.

Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais:

Facebook –   | Instagram | YouTube 

Posted in Sem categoria | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

Discentes dos Estudos Rurais partilham suas experiências sobre a Agricultura Familiar

Narrativas de experiências de mestrandos do PPGER potencializam o processo de aprendizagem e a interação com a comunidade

Banner  - matéria 25

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais (PPGER) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) reforça o papel de comprometimento social ao reconhecer a importante bagagem profissional, cultural e social dos alunos vinculados ao Programa. As trajetórias envolvem as vivências pessoais e profissionais que angariaram ao longo do tempo em suas vidas. Nesta última semana, dois mestrandos do PPGER compartilharam suas experiências em diferentes espaços de socialização dos aprendizados.

O Mestrando Nelson Luís participou da aula de Sustentabilidade e Desenvolvimento no Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFVJM, campus Unaí-MG, ministrada pelo Professor Dr. Ezequiel Redin, também docente do PPGER, compartilhando seus conhecimentos sobre a agricultura familiar e a realidade da Angola (seu país de origem) para os alunos do curso de Agronomia. A participação de Nelson na disciplina foi com o objetivo de ampliar o debate realizado pela turma sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU que apresentam situações de vulnerabilidade social presentes na África. Além de Nelson, outros mestrandos do PPGER acompanharam a aula, assistiram e dialogaram com a turma e com Nelson na ocasião. Nelson contou sua experiência:

“O professor me convidou para falar sobre como funciona a agricultura sustentável na Angola. Eu aceitei e falei sobre a agricultura familiar, alguns problemas, tipos de produção, visão do governo e minhas vivências em espaços rurais”

Outro aluno do PPGER, Romário da Silva Santana, teve a experiência de sua família veiculada no site “O Extensionista” que se configura como um portal virtual voltado ao mundo da agricultura, da extensão rural e do desenvolvimento. A família de Romário reside no meio rural de Unaí e tem desenvolvido diferentes estratégias de produção, tanto para comercialização quanto para o autoconsumo. Com base nas vivências da família Santana, a matéria apresentou questões sobre a diversificação das atividades agropecuárias, a pluriatividade e o uso de políticas de crédito rural para potencialização das estratégias de reprodução da família no meio rural. A reportagem é intitulada “Uma história de sucesso da Família Santana na diversificação de renda no meio rural” pode ser acessada clicando aqui.

Esses momentos de compartilhamento de experiências são relevantes para fortalecer a aprendizagem social. Por um lado, permitem participar do processo de construção do conhecimento, por outro, ao experimentar a reflexão e compartilhamento de conhecimentos teóricos e práticos, a comunidade ganha ao conhecer mais sobre o mundo rural e sua diversidade. Com isso, o PPGER fortalece o objetivo de contribuir para a formação de profissionais qualificados, inovadores e socialmente engajados.

Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais – um centro de excelência em Estudos Rurais.

Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais:

Facebook | Instagram | YouTube

 

Posted in Sem categoria | Tagged , , , , , , , , , | Leave a comment

Mestrandos do PPGER participam de evento de comunicação no Vale do Jequitinhonha

Discentes do PPGER destacam-se em atividades de comunicação no Vale do Jequitinhonha

 A comunicação é uma palavra que deriva do latim “communicare” e significa em essência “tornar comum, partilhar”. Desde 2012, a rede de comunicação do Jequitinhonha desenvolve um trabalho de interação e cobertura de atividades culturais e sociais da região que, anualmente, culmina no evento itinerante conhecido como ECVJ – Encontro de Comunicadores do Vale do Jequitinhonha.

Esse ano, o movimento comemora 10 anos de história e celebra o marco com um evento online, numa programação interativa e cheia de memória. Entre os dias 05 e 06 de março foram realizadas rodas de conversa, entrevistas e festivais de fotografia, vídeos e reportagens.

A participação dos mestrandos no evento representa a importância do programa para o Vale ao receber estudantes social e culturalmente engajados e aptos a enriquecer as diferentes discussões propostas pelo PPGER e pela UFVJM. Herena Barcelos fez parte da comissão organizadora do 10º ECVJ e Nilmar Lage foi premiado no “II Prêmio de Jornalismo do Vale do Jequitinhonha”.

WhatsApp Image 2021-03-15 at 22.22.26

A premiação, voltada para jornalistas profissionais e também comunicadores populares, trazia como objetivo estimular “veículos de Comunicação Social a produzirem conteúdos relacionados à cultura, questões sociais, socioambientais, socioeconômicas e que dizem respeito ao desenvolvimento sustentável no território do Vale do Jequitinhonha”.

Nilmar Lage é jornalista e fotógrafo. O mestrando em Estudos Rurais demonstra a satisfação em ser premiado e também a visível preocupação com a realidade social da região retratada:

Claro que fiquei muito feliz com a minha segunda premiação no Prêmio de Jornalismo do Vale do Jequitinhonha, é uma região pela qual tenho muito apreço pelas pessoas que nela vivem e por suas lutas. Ser reconhecido por ajudar a dar luz a essa resistência diária vivida pelo povo, é muito gratificante. Mas muito mais dignos de reconhecimento são as pessoas, que ainda lutam contra o descaso, a desigualdade e o avanço da força motora do capital sobre suas terras, costumes e tradições. Agradeço às famílias do Vale, que sempre me acolhem com muita cumplicidade”.

É a segunda vez que Nilmar é premiado no evento. A reportagem “Aterro de agrotóxico proibido contaminou solo e água por quatro décadas em Minas Gerais, diz MP”, premiada em 2021, foi produzida juntamente com Pedro Grigori, e publicada no sítio eletrônico da Agência Pública/Repórter Brasil, no dia 8 de dezembro de 2020.

Nesse sentido, o Programa de Pós-graduação em Estudos Rurais parabeniza os mestrandos pelo destaque profissional e, com isso, reforça o seu compromisso com a transformação social. As trocas de experiência com diferentes movimentos da região onde a UFVJM está inserida são fundantes de um ambiente apto a receber e oferecer saberes à comunidade.

Para saber mais, acesse:

Acesse a Rede de comunicadores, clicando aqui.

Assista a Premiação, clicando aqui.

Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais – um centro de excelência em Estudos Rurais.

Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais:

Facebook | Instagram  | YouTube 

Posted in Sem categoria | Leave a comment

PPGER se engaja no fomento ao protagonismo feminino

No Dia Internacional da Mulher o PPGER valoriza nossas mulheres cientistas na UFVJM

A luta pelos direitos das mulheres, sobretudo as mulheres do campo, é constante, necessária e atual: para além de tantas desigualdades sociais e políticas, a mulher sofre o peso das tradições patriarcais, do preconceito e da violência. Não se pode negar os avanços sociais no que tange aos direitos feminino, mas é importante ressaltar que ainda há muito que ser caminhado. Um exemplo disso são as políticas públicas que permitiram à mulher ingressar no mercado de trabalho, mas que não se refletiram proporcionalmente na participação política da mulher.

Com o objetivo de “formar profissionais de alto nível de qualificação e de visão inovadora, para atuar em atividades científicas, técnicas e de docência, com produção de conhecimento no campo dos Estudos Rurais e de caráter interdisciplinar, em perspectiva de inserção social e regional”, o Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais – PPGER tem feito importante papel no fomento ao protagonismo feminino: além de seis professoras doutoras de excelência em ensino, pesquisa e extensão o programa já recebeu 54 mestrandas desde seu início, em 2016. Esse número equivale a 64% do total de estudantes recebidos. São mulheres cientistas, mulheres trabalhadoras, mulheres intelectuais.

WhatsApp Image 2021-03-08 at 07.16.17

Em 2020, como ação da disciplina de Políticas Públicas e Mundo Rural, nossas mestrandas e mestrandos do PPGER discutiram a participação das mulheres no mundo rural em uma live intitulada Da luta não fujo!”: Mulheres na construção e acesso a políticas públicas. Além de um importante panorama dos eventos que marcaram a luta das mulheres na política brasileira, os alunos discutiram também políticas públicas que contribuem para a emancipação e igualdade social das mulheres, demonstrando os tantos desafios que ainda existem. A discussão está disponível no nosso canal do YouTube PPG em Estudos Rurais UFVJM.

Ainda nesse contexto, a professora Dra. Josélia Barroso, coordenadora do Projeto de Extensão Rede de Proteção à Mulher: Rompendo a Violência, o Silêncio e a Invisibilidade/ Coordenadora do NOS: Núcleo de Orientação Socioeducativo Contra a Violência à Mulher, parte do corpo docente do nosso Mestrado em Estudos Rurais, esteve presente na live da Rede de Mulheres do Alto Jequitinhonha que discutiu o papel da Universidade na discussão de gênero e na invisibilidade da violência sexual.

Outras ações estão em processo de construção focando o papel da universidade nas reflexões e nos problemas sociais que perpassam a sociedade.  O PPGER está inserido na luta por igualdade e celebra esse dia com todas as mulheres que labutam diariamente, seja no campo ou na cidade, por um espaço no mundo! Feliz Dia Internacional da Mulheres!

Notícia elaborada por: Herena Reis Barcelos – Mulher e Mestranda em Estudos Rurais – 08/03/2021

Leitura e ajustes: PPGER/UFVJM

Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais:

Facebook | Instagram | YouTube

Posted in Sem categoria | Tagged , , , , , | Leave a comment

A educação como processo de transformação será o tema da próxima live da série “Estudos Rurais Entrevista”

A série “Estudos Rurais Entrevista” traz especialista para debater questões relacionadas ao potencial da educação na vida

Com o objetivo de permitir a troca de experiência entre a comunidade do PPGER e também profissionais das áreas interdisciplinares que atuam no campo dos estudos rurais, o Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais (PPGER) criou a série “Estudos Rurais Entrevista”.

Nesse sentido, a live que será realizada no dia 11 de março de 2021, às 18 h, pelo canal do Youtube do PPG em Estudos Rurais, traz como tema: “A educação como processo de transformação”. Na ocasião, o discente Romário Santana entrevistará a Professora Jussara Resende Costa da Universidade de Gurupi (UNIRG), onde abordará sobre sua trajetória como educadora e sobre o papel da educação como instrumento de transformação social.

WhatsApp Image 2021-03-05 at 16.44.55

A professora Jussara Resende Costa é PhD em Ciências da Educação em Portugal na Universidade do Minho, Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás com sanduíche na Alemanha na Universität Siegen. Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB), Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade de São Luiz, MBA em Gestão Educacional pela Faculdade Cenecista de Osório, graduada em Pedagogia pela Faculdade do Noroeste de Minas (2001). Tem experiência como professora da Educação Especial na APAE, professora alfabetizadora e professora no ensino superior.  Além disso, atuou como coordenadora do curso de Pedagogia e coordenadora de extensão, pesquisa e Pós-graduação/acadêmica do CNEC. Foi professora substituta da Universidade de Brasília- UNB. Atualmente é professora efetiva na Universidade de Gurupi-UNIRG e Assessora Pedagógica da PGrad.

O discente Romário da Silva Santana é graduado em Pedagogia pela Faculdade INESC Unaí, Pós-graduado em Gestão do Trabalho Pedagógico pela FAVENI. Atualmente é professor efetivo da Secretaria Municipal de Educação de Unaí/MG e também Agricultor no projeto de assentamento P.A Tabocas em Unaí/MG. O pesquisador ingressou no Mestrado em Estudos Rurais no segundo semestre de 2020 e fala sobre sua experiência com o mestrado:

“Chegar ao Mestrado em Estudos Rurais confirma que a educação é um instrumento de transformação social! Ser filho de agricultor, morar em projeto de assentamento da reforma agrária e passar por várias dificuldades na infância para conseguir estudar, inclusive com dificuldades com transporte escolar. Ainda assim consegui me graduar em uma faculdade particular, graças ao suor do trabalho da minha família no campo, me tornei professor, e atualmente, sou docente efetivo na Secretaria Municipal de Educação de Unaí/MG; e agora está cursando o Mestrado em Estudos Rurais é muito gratificante para mim! Tudo isso fruto da educação! E o mestrado tem possibilitado o contato com conhecimentos acerca de assuntos muito relevantes para a transformação da sociedade. Têm sido de muito aprendizado!”.

O Programa de Pós-graduação em Estudos Rurais objetiva com isso estimular o protagonismo das pessoas que fazem parte da Comunidade PPGER. O nosso canal na plataforma YouTube, PPG Estudos Rurais, é um espaço gestado pelos discentes e docentes do Programa convidando diferentes especialistas em temáticas caras e importantes aos Estudos Rurais. A Educação, por excelência, é um tema que ganha destaque especial na busca pela fronteira do conhecimento científico.

Acompanhe a entrevista nesta quinta-feira, 11 de março, às 18h, no canal do PPGER.  Para assistir a live, clique aqui!

Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais:

Facebook   | Instagram | YouTube

Posted in Sem categoria | Tagged , , , , , , , , | Leave a comment

Compartilhamento de experiências de pesquisa marcam o início das atividades do ano de 2021 no PPGER/UFVJM

A série “Estudos Rurais Entrevista” traz especialistas para debater questões relacionadas as publicações cientificas

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais (PPGER) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) está mobilizando a série “Estudos Rurais Entrevista”. O objetivo é permitir a troca de experiências entre os atores do programa envolvendo toda a comunidade do PPGER e também os profissionais externos das áreas interdisciplinares que atuam no campo dos estudos rurais.

A partir de uma demanda do próprio corpo discente, a mestranda Herena Barcelos convidou André Rodrigo Rech, pesquisador e docente do Programa, para falar sobre sua trajetória e esclarecer dúvidas sobre os caminhos para publicação acadêmica.

O professor André Rodrigo Rech tem um importante currículo de publicações nacionais e internacionais. É Biólogo, Doutor em Ecologia pela Unicamp, Mestre em Botânica pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Estudou Biologia Reprodutiva e interação inseto-planta, atuando principalmente nos seguintes temas: reprodução de plantas, processos reprodutivos e variações nas escalas de espaço e tempo, recursos florais, interações e evolução de sistemas de polinização, uso de recursos naturais, serviços ecossistêmicos e produção de alimentos.

Herena Barcelos é nutricionista da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Itinga no Médio Jequitinhonha, onde está a frente do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e faz parte da equipe técnica de patrimônio cultural, além de ser agente cultural e escritora. A pesquisadora, que ingressou no programa no segundo semestre de 2020, fala de sua experiência com o mestrado:

Retornar ao ambiente acadêmico, após alguns anos do fim do bacharelado e nove anos como responsável técnica do PNAE, foi primordial para ampliar minha visão do mundo Rural e renovar o desejo de ser uma boa profissional. Estou me reaproximando do mundo das publicações e, juntamente com minha orientadora, Professora Nadja Murta, consegui participar de dois congressos, compartilhando minha experiência com a agricultura familiar.”

O nosso canal na plataforma YouTube, PPG Estudos Rurais, tem sido um espaço de divulgação do programa e de partilha de saberes que vem permitindo diferentes discussões e abrindo veredas pela interação entre conhecimento e experiência no universo dos Estudos Rurais.

WhatsApp Image 2021-02-22 at 22.58.08

Acompanhe a entrevista nesta segunda-feira, 01 de março, às 18h, no canal do PPGER.  Para assistir a live, clique aqui!

Posted in Sem categoria | Tagged , , , , , , , | Leave a comment

Convite para defesa de Dissertação de Érica Pinto de Moraes

O Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Rurais (PPGER/UFVJM) convida para a sessão de defesa de dissertação da discente Érica Pinto de Moraes, com o título “O ACESSO À PREVIDÊNCIA SOCIAL PELAS MULHERES TRABALHADORAS RURAIS PELA VIA DO SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS: o estudo de caso da experiência de Medina e Congonhas do Norte”.  O trabalho foi orientado pela Profª.  Drª. Josélia Barroso Queiroz Lima (PPGER/UFVJM).

A banca examinadora será composta pelos professores: Profª.  Drª. Aline Faé Stocco (FIH/UFVJM), Prof.ª.  Drª. Ivana Cristina Lovo (FIH/UFVJM) e Profª Drª Cristiane Luiza Sabino de Souza (CSE/UFSC).

O trabalho objetiva investigar o acesso de mulheres trabalhadoras rurais à aposentadoria rural por idade intermediado pelo Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais. Diante da temática, foi desenvolvido um estudo de caso nos municípios mineiros de Medina e Congonhas do Norte.

 12 - Erica Moraes - Banner de Defesa - Oficial

A sessão de defesa da dissertação será realizada em 04 de março de 2021, às 15 horas, por videoconferência, em acordo as medidas emergenciais, adotadas pela UFVJM, devido à pandemia COVID-19. Os interessados em acompanhar a sessão da defesa da dissertação, via Google Meet, devem solicitar o link de acesso, por meio do e-mail ericamoraesdireito@hotmail.com.

O Programa de Pós-graduação em Estudos Rurais é um centro de excelência em estudos rurais da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), com sede em Diamantina e também com atuação no campus de Unaí, Minas Gerais.

Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais:
Facebook |Instagram |YouTube

Posted in Sem categoria | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

Convite para defesa de Dissertação de Bárbara Letícia Lopes

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais (PPGER) convida para a defesa de dissertação da aluna Bárbara Letícia Lopes, com a pesquisa: “Agroecossistemas, trabalho e autonomia: o cotidiano de mulheres camponesas em realidades do Vale do Jequitinhonha”. O trabalho foi orientado pela Profª. Drª. Ivana Cristina Lovo (PPGER/UFVJM).

O trabalho objetiva compreender os processos de autonomia das mulheres diante da distribuição e decisão sobre o trabalho em agroecossistemas agroecológicos no Vale do Jequitinhonha. Com a utilização da observação participante e com o uso de ferramentas como entrevistas, dinâmica da rotina diária e fluxogramas sobre o fluxo do trabalho no agroecossistema, foi possível perceber que existe uma divisão sexual de trabalhos nas famílias que se apresenta de várias formas e intensidades, mesmo se tratando de agroecossistemas que tem como base o exercício da agroecologia.

A defesa será realizada na segunda-feira, 18 de janeiro, às 14h, por videoconferência. A banca examinadora será composta pela Profª. Drª. Josélia Barroso Queiroz Lima (PPGER/UFVJM) e pela Drª. Rodica Weitzman (CPDA/UFRRJ). Participam ainda como membros suplentes a Profª. Drª. Aline Faé Stocco (UFVJM) e a Profª. Drª. Silvia Regina Paes (UFVJM).

10 - Banner Barbara Lopes II - Oficial

Os interessados em acompanhar a sessão de defesa da dissertação, via Google Meet, devem solicitar o link de acesso, por meio do e-mail barbara.leticia@ufvjm.edu.br. A defesa acontece inteiramente online, em acordo às medidas emergenciais adotadas pela UFVJM em função da pandemia COVID-19. A publicidade está garantida pela transmissão simultânea via web.

O Programa de Pós-graduação em Estudos Rurais é um centro de excelência em estudos rurais da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), com sede em Diamantina e também com atuação no campus de Unaí, Minas Gerais.

Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais:
Facebook |Instagram |YouTube

Posted in Sem categoria | Tagged , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

Convite para defesa de Dissertação de Túlio Henrique Pinheiro

O Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Rurais (PPGER/UFVJM) convida para a sessão de defesa de dissertação do discente Túlio Henrique Pinheiro, com o título “TRABALHADORES, TERRA, SINDICATO: sindicalismo rural em Diamantina–MG (1970-1985)”. O trabalho foi orientado pela Profª.  Drª. Edneila Rodrigues Chaves (PPGER/UFVJM) e coorientado pelo Prof. Dr. Alan Faber do Nascimento (PPGER/UFVJM).

A banca examinadora será composta pelos professores Profª.  Drª. Aline Faé Stocco (PPGCH/UFVJM), Profª.  Drª. Kátia Franciele Corrêa Borges (CEAD/IFNMG), Prof. Dr. Rômulo Soares Barbosa (PPGDS/UNIMONTES), Prof. Dr. Marcos Lobato Martins (PPGER/UFVJM). O trabalho objetiva investigar sobre a sindicalização de trabalhadores rurais em Diamantina/MG entre os anos de 1970 até 1985.

 9 - Defesa Tulio

A sessão de defesa da dissertação será realizada em 18 de dezembro de 2020, horário 08h-12h, por videoconferência, em acordo as medidas emergenciais, adotadas pela UFVJM, devido à pandemia COVID-19. Os interessados em acompanhar a sessão da defesa da dissertação, via Google Meet, devem solicitar o link de acesso, por meio do e-mail tulio.pinheiro@ufvjm.edu.br.

O Programa de Pós-graduação em Estudos Rurais é um centro de excelência em estudos rurais da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), com sede em Diamantina e também com atuação no campus de Unaí, Minas Gerais.

Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais: Facebook |Instagram | YouTube

Posted in Sem categoria | Tagged , , , , , , , , | Leave a comment

Convite para defesa de Dissertação de Dianaluz da Costa Leme Corrêa

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais (PPGER) convida para a defesa de dissertação da aluna Dianaluz da Costa Leme Corrêa, com a pesquisa: “Paisagem cultural e as disputas em torno da institucionalização das paisagens rurais: o caso do distrito de Tabuleiro, Conceição do Mato Dentro, MG”. O trabalho foi orientado pelo Prof. Dr. Marcos Lobato Martins (PPGER/UFVJM).

A defesa será realizada na quarta-feira, 16 de dezembro, às 14h, por videoconferência. A banca examinadora será composta pela Profa. Dra. Mariana Oliveira Lacerda (Geografia – UFMG), pelo Prof. Dr. Alan Faber Nascimento (PPGER/UFVJM) e pela Prof. Dra. Letícia Carolina Teixeira de Pádua (Geografia – UFVJM). Participa ainda como membro suplente o Prof. Dr. Ezequiel Redin (PPGER/UFVJM).

8 - Defesa Dianaluz

Os interessados podem acompanhar a defesa pelo Google Meet (entrar em contato com a pesquisadora para acesso ao link de defesa). A defesa acontece inteiramente online, em acordo às medidas emergenciais adotadas pela UFVJM em função da pandemia COVID-19. A publicidade está garantida pela transmissão simultânea via web.

O Programa de Pós-graduação em Estudos Rurais é um centro de excelência em estudos rurais da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), com sede em Diamantina e também com atuação no campus de Unaí, Minas Gerais.

Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais:

Facebook | Instagram   | YouTube 

Posted in Sem categoria | Tagged , , , , , , , , , | Leave a comment

Convite para defesa de Dissertação de Larissa Dulce Moreira Antunes

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais (PPGER) convida para a defesa de dissertação da pesquisadora Larissa Dulce Moreira Antunes, com o título: “Mas a terra dada, não se abre a boca: a questão agrária no Estado Plurinacional da Bolívia”. O trabalho foi orientado pelo Prof. Dr. Marcos Lobato Martins (PPGER/UFVJM) e coorientado pelo Prof. Dr. Carlos Magno Guimarães (PPGAN/UFMG).

A defesa será realizada nesta segunda-feira, 16 de Novembro, às 14h, por videoconferência. A banca examinadora será composta pelo Prof. Dr. Carlos Burgos Crespo (FCHE/UTI) e pelo Prof. Dr. Ezequiel Redin (PPGER/UFVJM). Participam ainda como membros suplentes a Prof. Dra. Aline Weber Sulzbacher (PPGER/UFVJM) e o Prof. Dr. Antonio Fernando Mitre Canahuati (PPGCP/UFMG).

7 - Defesa Larissa Antunes

Os interessados podem acompanhar a defesa pelo Google Meet (meet.google.com/cgx-ywpk-hif). A defesa acontece inteiramente online, em acordo as medidas emergenciais adotadas pela UFVJM em função da pandemia COVID-19. A publicidade está garantida pela transmissão simultânea via web.

O Programa de Pós-graduação em Estudos Rurais é um centro de excelência em estudos rurais da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), com sede em Diamantina e também com atuação no campus de Unaí, Minas Gerais.

Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais:

Facebook | Instagram | YouTube 

Posted in Sem categoria | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

Convite para defesa de Dissertação de Alessandra Lopes Calvão

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais (PPGER) convida para a defesa de dissertação da pesquisadora Alessandra Lopes Calvão intitulada “Educação popular, Permacultura e Agroecologia para transformação social, econômica e ambiental: um estudo de caso na comunidade rural de Extrema – Congonhas do Norte/MG”. O trabalho foi orientado pela Profa. Dra. Aline Weber Sulzbacher (PPGER/UFVJM) e coorientado pela Profa. Dra. Luciana Resende Allain (PPGECMaT/UFVJM).

O escopo investigativo desta pesquisa é o processo de educação popular, mobilização e transformação da comunidade rural de Extrema-Congonhas do Norte/MG, promovido pela atuação da Associação de Agricultores da Região de Extrema (ACARE), no Espaço Educacional Contraponto, durante o período de 2010 a 2019. Procurou avaliar, a partir da história e realidade deste vilarejo rural, as mudanças ocorridas, durante o século XX, no modo de vida rural e o papel das organizações civis nos processos de mobilização comunitária. Analisou também o potencial da Permacultura e da Agroecologia, além de compreender, a partir do caso estudado, as principais contribuições da educação popular nestes processos e na promoção de transformações sociais, ambientais e econômicas.

6 - Convite de Defesa Alessandra

A defesa será realizada na segunda-feira, 26 de outubro, às 14hs, por videoconferência. A banca examinadora será composta pelo Prof. Dr. Igor Simoni Homem de Carvalho (PPGEA – UFRRJ) e pela Profa. Dra. Nadja Maria Gomes Murta (PPGER/UFVJM), tendo como suplentes a Profa. Dra. Rosana Cambraia (PPGER/UFVJM) e a Profa. Dra. Anielli Fabiula Gavioli Lemes (FIH/UFVJM).

A defesa acontece inteiramente online, em acordo às medidas emergenciais adotadas pela UFVJM em função da pandemia COVID-19. A publicidade está garantida pela transmissão simultânea via web.

O Programa de Pós-graduação em Estudos Rurais é um centro de excelência em estudos rurais da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), com sede em Diamantina e também com atuação no campus de Unaí, Minas Gerais.

Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais:

FacebookInstagram | YouTube 

Posted in Sem categoria | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

Convite para defesa de Dissertação de Paulo Henrique Lacerda Gonzaga

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais (PPGER) convida para a defesa de dissertação do pesquisador Paulo Henrique Lacerda Gonzaga, intitulado “O Batuque como ferramenta de resistência territorial e identitária na Comunidade Quilombola Baú, Araçuaí/MG”. O trabalho foi orientado pela Profa. Dra. Aline Weber Sulzbacher (PPGER/UFVJM) e coorientado pelo Antonio Cosme das Neves, liderança quilombola.

A pesquisa desenvolvida aborda o batuque e sua contribuição na organização e manutenção do território e da identidade das comunidades quilombolas, analisando a origem do batuque na África e no Brasil, compreendendo sua relação com as danças, cantos, toques de tambor, religiosidade e o saberes quilombolas. O estudo foi desenvolvido na Comunidade Quilombola Baú para entender a dinâmica de resistência territorial histórica em Araçuaí, Vale do Jequitinhonha, MG.

Banner Paulo Lacerda

A defesa será realizada nesta segunda-feira, 19 outubro de 2020, às 14 horas, por videoconferência. A banca examinadora é composta pelos seguintes integrantes: Prof. Dra. Ana Flavia Andrade de Figueredo, FIH/UFVJM, Prof. Dr. Renato Emerson dos Santos, IPPUR/UERJ, Prof. Dr. Bruno Vittoretto, FIH/ UFVJM e Rosanea dos Santos, Presidente da Associação Quilombola Baú.

Os interessados podem acompanhar a defesa entrar em contato pelo e-mail (paulolacerdatel@gmail.com). A defesa acontece inteiramente online, em acordo as medidas emergenciais adotadas pela UFVJM em função da pandemia COVID-19. A publicidade está garantida pela transmissão simultânea via web.

O Programa de Pós-graduação em Estudos Rurais é um centro de excelência em estudos rurais da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, com sede em Diamantina e também com atuação no campus de Unaí, Minas Gerais.

Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais:
Facebook  | Instagram  | YouTube 

Posted in Sem categoria | Tagged , , , , , | Leave a comment

Comunidade acadêmica realiza II Seminário Interno PPGER

O Curso ganhou impacto nacional através de um corpo docente plural, alunos de vários estados no Brasil e fora do país e, atualmente, suas fortalezas são as ações de impacto na sociedade e sua produção intelectual que valoriza o desenvolvimento comunitário e local.

Captura de Tela 2017-10-16 às 17.17.57

O Programa de Pós-graduação Interdisciplinar Stricto Sensu em Estudos Rurais (PPGER) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) inicia as atividades do II Seminário Interno de planejamento do curso nesta semana. O seminário se constitui como uma fortaleza nas ações para a formação de alinhamentos institucionais do PPGER, bem como, das suas ações frente as demandas de ensino, pesquisa, extensão e impacto social.

Saiba mais:

História

No II Encontro de Estudos Rurais (IIEER/PPGER), realizado entre os dias 06 e 08 de novembro de 2019, foi realizado, em agenda conjunta, o I Seminário do PPGER. O evento foi direcionado ao público do Programa (docentes, discentes e egressos/mestres). Nesse Seminário, foram instituídos quatro Grupos de Trabalho, com a atribuição de desenvolver ações coletivas, alinhadas às diretrizes de atuação dos PPGs, regulados pela CAPES – para curto, médio e longo prazos. A iniciativa de ações coletivas em âmbitos de GTs insere-se em uma conjuntura na qual se fazem necessárias ações para fortalecimento do Programa e para a continuidade de seu funcionamento.

No I Seminário do PPGER, os GTs realizaram uma avaliação do Programa, indicaram limitações/desafios e apontaram perspectivas. As discussões foram socializadas em plenária geral. Os resultados do evento, com os GTs, foram muito relevantes para a autoavaliação do Programa e perspectivas.

Em 2020, acontece o II Seminário do PPGER, com foco na continuidade das atividades dos GTs, no planejamento e na execução de ações coletivas para curto, médio e longo prazos. Atualmente, os grupos de trabalho, alinhados para o Seminário Interno, são divididos em: Programa, Formação, Impacto na Sociedade.

II SEMINÁRIO INTERNO PPGER: quadriênio do Programa (2016.2-2020.2), histórico e perspectivas

Cronograma

Atividades Datas Horário
Organização do banco de dados/documentos e compartilhamento com membros dos GTs (Coordenação – PPGER) 23 a 28 set.
Divulgação do evento: Comissão de Comunicação e Coordenação 05 a 07 out.
1ª fase: reuniões e atividades internas dos GTs- Temas:

  1. Avaliação de situação; 2. Indicação de ações imediatas a serem executadas até 12/2020; 3. Planejamento de ações para serem executadas a médio e longo prazos; 4. Autoavaliação);

– Estudo de documentos, estudos de dados do PPGER (2017-2019);

Até 22 out.
Abertura do II Seminário Interno PPGER 

Mesa: Quadriênio do PPGER (2016.2 – 2020.2): histórico e perspectivas

Professores Marcos Lobato, Edneila Chaves e Aline Suzbacher

Apresentação proposta do II SIER

08 out. 16h às 18h
2ª fase: reuniões e atividades internas dos GTs (continuidade) 09 até 22 out.
Socialização dos GTs – Rodada 115h – Socialização dos GTs (40 minutos para cada grupo). A socialização deve partir da avaliação, indicação de ações imediatas e propostas considerando a ficha de avaliação e os itens multidimensionalidade;17h30min – Definir encaminhamentos e continuidade de trabalho nos GTs e da Equipe Sucupira para lançamento das informações. 23 out. 15h às 18h
3ª fase: reuniões e atividades internas dos GTs (continuidade) 26 out. à 19 nov.
Socialização dos GTs – Rodada 2 20 nov. 14h às 18h
4ª fase: reuniões e atividades internas dos GTs (continuidade) 23 nov. à 03 dez.  14h às 18h
 5ª fase: O Estado da Arte da Pesquisa 04 dez. 14h às 18h

6º Socialização dos GTs – Rodada 3                               11/12                        14 às 18h


Comissão organizadora do II Seminário Interno do PPGER – 2020

Prof. Ezequiel Redin

Profa. Edneila Rodrigues Chaves

Profa. Nadja Maria Gomes Murta

Prof. Alan Faber do Nascimento

Profa. Aline Weber Sulzbacher (apoio)

O PPGER convida toda a comunidade acadêmica do Programa, inclusive, seus egressos para participar das atividades. Em função da pandemia, o seminário acontecerá totalmente de forma virtual.

Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais:

Facebook  | Instagram | YouTube

Posted in Sem categoria | Tagged , , , , , , , , , , , | Leave a comment

Convite para defesa de Dissertação de Gessica Steffens

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais (PPGER) convida para a defesa de dissertação da estudante Gessica Steffens, com a pesquisa: “Entre o dito e o construído: análise de reassentamento de atingidas/os por barragem no Vale do Jequitinhonha/MG, sob a ótica dos direitos humanos”. O trabalho foi orientado pela Profa. Dra. Aline Weber Sulzbacher (PPGER/UFVJM).

A pesquisa desenvolvida por Gessica se propôs a investigar e analisar a relação entre o modelo energético brasileiro e a violação de direitos humanos no que tange à moradia adequada no reassentamento Agrovila 2, construído em 2008 em Chapada do Norte/MG.

A defesa será realizada nesta sexta-feira, 02 outubro de 2020, às 14 horas, por videoconferência. A banca examinadora é composta pelos seguintes integrantes: Prof. Dr. Marivaldo Aparecido de Carvalho (PPGER/UFVJM), Profa. Dra. Ivana Cristina Lovo (PPGER/UFVJM), Profa. Dra. Natália Biscaglia Pereira (UFFS – Campus Erechim), Me. Leandro Gaspar Scalabrin (Conselheiro do Conselho Nacional de Direitos Humanos – CNDH) e Dra. Elisiane de Fátima Jahn (Coordenadora da pesquisa social no projeto Veredas, Sol e Lares).

Os interessados podem acompanhar a defesa pelo Google Meet
meet.google.com/uff-xiys-zwk. A defesa acontece inteiramente online, em acordo às medidas emergenciais adotadas pela UFVJM em função da pandemia COVID-19. A publicidade está garantida pela transmissão simultânea via web.

3 - Defesa Gessica Steffens (INSTAGRAM)

O Programa de Pós-graduação em Estudos Rurais é um centro de excelência em estudos rurais da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), com sede em Diamantina e com atuação no campus de Unaí, Minas Gerais.

Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais:
Facebook | Instagram  | YouTube

Posted in Sem categoria | Tagged , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

Convite para defesa de Dissertação de Roberta Alves Silva

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais (PPGER) convida para a defesa de dissertação da aluna Roberta Alves Silva, com a pesquisa: “Transformações nos ecossistemas da comunidade tradicional de Monte Alegre: estratégias socioambientais de existência, resistência e reinvenção”. O trabalho foi orientado pelo Prof. Dr. André Rodrigo Rech (PPGER/UFVJM) e coorientado pela Prof. Dra. Rosana Passos Cambraia (PPGER/UFVJM).

A defesa será realizada nesta segunda-feira, 28 de setembro, às 14h, por videoconferência. A banca examinadora será composta pela Prof. Dra. Flávia Maria Galizoni (UFMG – Campus Montes Claros), pelo Prof. Dr. Hebert Canela Salgado (PPGER/UFVJM) e a Dra. Camila Alvez Islas (IIS- Instituto Internacional para Sustentabilidade). Participam ainda como membros suplentes a Prof. Dra. Alice Ramos de Moraes (UNICAMP) e o Prof. Dr. Gudryan Jackson Barônio (UFVJM).

Os interessados podem acompanhar a defesa pelo Zoom (https://us02web.zoom.us/j/87227273831?pwd=UEQ0NDFtWXpiSUZzVHZCZkptMExPQT09). A defesa acontece inteiramente online, em acordo às medidas emergenciais adotadas pela UFVJM em função da pandemia COVID-19. A publicidade está garantida pela transmissão simultânea via web.

2 - Defesa Roberta Alves Silva

O Programa de Pós-graduação em Estudos Rurais é um centro de excelência em estudos rurais da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), com sede em Diamantina e também com atuação no campus de Unaí, Minas Gerais.

Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais:

Facebook| Instagram | YouTube

Posted in Sem categoria | Tagged , , , , , , , , , | Leave a comment

Aula Inaugural do PPGER discute Desenvolvimento e Vale do Jequitinhonha

A aula inaugural tratará do desenvolvimento no Vale do Jequitinhonha e marcará a abertura das aulas no período especial de forma remota

No dia 02/09, 14h, será realizada a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Rurais (PPGER) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), de abertura do semestre letivo 2020/3 especial em função das medidas de isolamento social decorrentes da pandemia por COVID-19.

O semestre letivo contará com duas disciplinas obrigatórias, para a integralização curricular dos mestrandos, que serão ofertadas por meio de ensino remoto, aprovada após ampla discussão no Programa, em suas instâncias representativas e colegiado. Dentre as preocupações, neste semestre especial, é com as condições adequadas para estudo e dedicação às atividades de ensino de forma remota, que exigem de discentes e docentes uma adaptação de rotinas e infraestrutura.

A aula inaugural terá a participação da Profa. Dra. Ana Carolina Gonçalves Leite da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE) com o tema “Desenvolvimento e Vale do Jequitinhonha: olhares de dentro e de fora”, apresentando a trajetória de reflexões, análises críticas e pesquisas realizadas na região a partir de imersões e diálogos com comunidades e sujeitos.

17 - Aula inaugural

A atividade também faz parte de um ciclo de seminários temáticos vinculados à execução do Projeto Veredas Sol & Lares. Os seminários tem por objetivo contribuir na formação continuada de pesquisadores populares que atuam no Vale do Jequitinhonha e no Alto do Rio Pardo.

O projeto envolve ações de mobilização e participação popular no debate sobre a questão energética e o acesso à energia como condição para estimular desenvolvimento regional em 21 municípios do semiárido mineiro, envolvendo uma equipe de 80 pesquisadores – jovens das comunidades urbanas e rurais, estudantes nível médio, superior e pós-graduação, militantes do MAB, lideranças e servidores públicos.

O Projeto Veredas Sol e Lares foi aprovado no Programa P&D da CEMIG/ANEEL, é executado pela Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social (AEDAS) com a AXXIOM, EFFICIENTIA e CEMIG, e participação do Observatório dos Vales e do Semiárido Mineiro, Instituto Federal Norte Minas Gerais, Movimento dos Atingidos pelas Barragens (MAB) e Escolas Família Agrícola do Vale do Jequitinhonha e Rio Pardo. Dentre os objetivos, visa (1) Desenvolver e instalar sistema fotovoltaico flutuante com potência nominal de 1,179 Mwp, sob lago de represa da hidrelétrica Santa Marta (Grão Mogol/MG); 2) Desenvolver sistema de supervisão e controle, incluindo pesquisas sobre degradação de módulos fotovoltaicos; 3) Realizar pesquisa social envolvendo elaboração de Metodologia de Mobilização, Capacitação e Participação Popular para P&D, de Diagnóstico Social, e de Planos de Desenvolvimento Regional; 4) Realizar diagnóstico sobre o marco regulatório da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e geração distribuída através da minigeração compartilhada de energia com elaboração de modelo de geração distribuída que atenda interesses da população.

O Projeto Veredas Sol & Lares, por meio da AEDAS e do MAB, é colaborador do PPGER através da realização de eventos em conjunto e do fomento à pesquisa, com concessão de bolsas de mestrado e apoio para pesquisa de campo. Até o momento, são cinco bolsas em projetos de pesquisa apoiadas pelo Projeto, sendo uma em fase de defesa final e quatro em andamento.

Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais:

Facebook | Instagram  | YouTube 

Posted in Sem categoria | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

PPGER divulga resultado do processo seletivo

Neste ano, o PPGER atingiu o maior número de inscritos em programas de Mestrado e o terceiro maior número de inscrições em programas com Mestrado e Doutorado da UFVJM. A seleção ficou marcada na história do programa.

15 - Resultado final - PPGER_UFVJM

O Programa de Pós-graduação Interdisciplinar Stricto Sensu em Estudos Rurais (PPGER) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) finalizou o processo seletivo do edital 039/2020. Os candidatos foram selecionados em duas linhas do programa: 1) Sociedade e Cultura no Mundo Rural e 2) Configurações do Rural, Política e Meio Ambiente.

Nesta seleção, houve a participação de candidatos de vários estados do país, inclusive, com projetos de pesquisa em outros países. O processo seletivo envolveu três etapas: avaliação do projeto de pesquisa (eliminatória), avaliação do currículo lattes – CNPq (classificatória) e entrevista (classificatória). A comissão de seleção realizou o processo seletivo totalmente a distância.

Este processo seletivo fez história. Neste ano, foram 55 inscrições, sendo o maior número de inscritos em Programas com o nível de Mestrado na UFVJM e o terceiro maior número de inscritos, considerando programas com mestrado e doutorado na UFVJM.

O Programa objetiva formar profissionais de alto nível de qualificação, com visão inovadora, para atuar em atividades científicas, técnicas e de docência, com produção de conhecimento no campo dos Estudos Rurais, de caráter interdisciplinar, em perspectiva de inserção social e regional.

Nesta seleção foram aprovados nove (9) discentes para a Linha 1 – Sociedade e Cultura no Mundo Rural, nove (09) discentes para a Linha 2 – Configurações do Rural, Política e Meio Ambiente e dois (02) discentes aprovados na modalidade de vagas reservadas às pessoas negras (pretas e pardas).

Para conhecer os classificados do PPGER/UFVJM, clique aqui.

Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais:

Facebook  | Instagram  | YouTube 

Posted in Sem categoria | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

Convite para Defesa de Dissertação

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais (PPGER) convida para a defesa de dissertação do aluno Anselmo de Paula Carvalho, com a pesquisa: “Produção, políticas públicas e comercialização: as estratégias da agricultura familiar do município de Córrego Novo, MG”. O trabalho foi orientado pelo Prof. Dr. Ezequiel Redin (PPGER/UFVJM) e coorientado pelo Prof. Dr. Daniel Ferreira da Silva (FCA/UFVJM).

A defesa será realizada nesta segunda-feira, 17 de agosto, às 9h, por videoconferência. A banca examinadora será composta pelo Prof. Dr. Thiago Vasconcelos Melo (PPGER/UFVJM) e pelo Prof. Dr. Bruno Pellizzaro Dias Afonso (IFMG – Campus Bambuí). Participam ainda como membros suplentes a Prof. Dra. Aline Weber Sulzbacher (PPGER/UFVJM) e o Prof. Dr. Edilson Máximo da Silva Junior (FMC).

Os interessados podem acompanhar a defesa pelo Google Meet (https://meet.google.com/xvn-ugbs-ydk). A defesa acontece inteiramente online, em acordo às medidas emergenciais adotadas pela UFVJM em função da pandemia COVID-19. A publicidade está garantida pela transmissão simultânea via web.

4 - Defesa Anselmo de Paula Carvalho

O Programa de Pós-graduação em Estudos Rurais é um centro de excelência em estudos rurais da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), com sede em Diamantina e também com atuação no campus de Unaí, Minas Gerais.

Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais:

Facebook | Instagram | YouTube

Posted in Sem categoria | Tagged , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

Professora do PPGER participou de live sobre gênero e invisibilidade da violência sexual

Professora Josélia participou de live com as especialistas no tema no canal Rede de Mulheres do Alto Jequitinhonha

A Prof. Josélia Barroso Queiroz Lima, docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais (PPGER/UFVJM), participou de uma live no canal: “Rede de Mulheres do Alto Jequitinhonha” sobre o tema de gênero e a invisibilidade da violência sexual.

Josélia - PPGER
A professora Josélia Barroso, além de atuar no PPGER, é docente de Psicologia Social e coordenadora do Projeto de Extensão: “Rede de proteção à Mulher: rompendo a violência, o silêncio e a invisibilidade” e Coordenadora do “NOS: Núcleo de Orientação Socioeducativo Contra a Violência à Mulher”. No PPGER atua orientando mestrandos na área de Educação e religiosidade popular.

Participaram da live também:

  • Professora Claudilene Costa: Doutoranda em Política Social, docente do Curso Serviço Social da UFVJM Campus Mucuri, membro do Observatório dos Direitos das Mulheres dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do GEMOM.
  • Kiria Orlandi: Delegada da Delegacia especializada de Atendimento a Mulher de Diamantina, Minas Gerais.

A mediação foi realizada por Helen Perrella.

Para assistir a live completa, clique aqui!

Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais:
Facebook | Instagram | YouTube 

Posted in Sem categoria | Tagged , , , , , , , , | Leave a comment

PPGER realiza lives ao vivo pela rede social

Egressos do Mestrado em Estudos Rurais realizam lives sobre ações de impacto social e cultural na sociedade

Nos próximos dias, você terá oportunidade de acompanhar mais de perto a tradicional Festa do Rosário, realizada anualmente no município do Serro/MG. Neste ano, em função das restrições sociais por saúde pública, várias atividades serão realizadas por meio de transmissão online

A série de entrevistas “Contas e Cantos do Rosário” é uma ação que visa dar visibilidade aos congadeiros do município do Serro/MG e ao povo guardião do Congado que realiza todos os anos a Festa do Rosário. A série tem também como objetivo divulgar a campanha de pré-vendas e financiamento do livro, de mesmo nome, cuja renda será revertida para a comunidade de Congadeiros do Serro.

Os bate papos serão realizados no período em que estaria acontecendo a Festa do Rosário do Serro, que esse ano não acontecerá devido a crise de saúde pública que estamos enfrentando. A Festa é um acontecimento histórico e fundamental para a economia da cidade e também para reforçar os laços sociais entre a comunidade.

12 - Contos e Cantas do Rosário
O público desta ação é a comunidade do Serro, devotos, irmãos do Rosário, congadeiros, público especializado no tema, admiradores da tradição e demais interessados. Para ser mais acessível a esse público, as entrevistas serão transmitidas via o canal do Facebook do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Rurais (PPGER) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

Esta ação conta com o apoio do Conselho de Patrimônio do Serro e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais da UFVJM. A publicação do livro é decorrente de pesquisa e dissertação de mestrado (PPGER/UFVJM) realizada pela egressa Daniela Passos, fruto da orientação do Professor Marivaldo Aparecido de Carvalho.

Há um projeto coletivo para arrecadar fundos para o livro. Caso atingir a meta de R$ 12.000,00 será impresso uma tiragem de 1000 exemplares, com todos os custos de envio embutidos. Caso atingir a meta de R$ 8.500,00 será impresso 1000 exemplares do livro e será entregue a quantia de R$ 5.500,00 para a comunidade do Serro.

Para conhecer mais e fortalecer a comunidade, clique aqui!

Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais:
Facebook | Instagram  | YouTube 

Posted in Sem categoria | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

Discentes do Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais realizam ações de inserção social, educacional e cultural

Nos últimos anos, os alunos do Mestrado realizam ações de impacto social, educacional e cultural na sociedade

O corpo discente do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar Stricto Sensu em Estudos Rurais (PPGER) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), com sede em Diamantina e com extensão de suas ações em Unaí, Minas Gerais, nos últimos anos, realiza ações de inserção social com o objetivo de promover a contribuição para o desenvolvimento microrregional, regional e/ou nacional.

Boa parte de nosso corpo discente trabalha e pesquisa temáticas que são emergentes e atuam na identificação e resolução prática de problemas sociais das comunidades rurais em que estão vinculados. O engajamento social dos nossos mestrandos e da equipe docente no campo prático das diversas comunidades são fundamentais para aos avanços e contribuição da comunidade do PPGER. Adiante, apresentamos alguns exemplos das ações da comunidade acadêmica do PPGER.

Impacto social e cultural em Capelinha, Minas Gerais

1

Antes da pandemia, a discente Viviane Ribeiro, participou do evento Fórum da Mulher 2020, realizado em 06 de março de 2020, no Galpão Cultural do município de Capelinha em Minas Gerais.

Viviane, Assistente Social e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais da UFVJM, participou da discussão sobre o conselho da mulher e das políticas de garantias de direito e protagonismo de gênero no município.

WhatsApp Image 2020-03-06 at 10.54.32 (1) (1)

Impacto educacional em Unaí, Minas Gerais para o mundo online

A discente Regiane C. Joslin Mendes participou do Webinar AgrOnline que aconteceu de 26 a 28 de maio de 2020, evento totalmente online e gratuito que contou com a participação de vários profissionais do ramo agropecuário.

Regiane, Médica Veterinária de formação, realizou sua palestra no dia 26 de maio às 16h, com o tema: “Cooperativismo e seu protagonismo no desenvolvimento regional e na sucessão familiar”. A discente abordou o histórico e a evolução do cooperativismo, bem como seus princípios e ramos de atuação. As experiências exitosas vivenciadas pela extensionista rural que atua em uma cooperativa agropecuária no município de Unaí-MG, também foram compartilhadas, enriquecendo ainda mais a apresentação.

A palestrante elucidou a importância do produtor rural buscar no cooperativismo um aliado para comercializar os excedentes de sua produção, praticar a aquisição de insumos, adquirir acompanhamento técnico e principalmente unir forças para alcançar mercados que muitas vezes são inacessíveis de forma individual.

2 - Foto palestra

Foram esclarecidos outros papéis que as cooperativas desempenham como a preocupação com a comunidade, a preparação do jovem para a sucessão familiar, os laços de confiança e ajuda mútua que são criados no sistema cooperativista.

Regiane concluiu sua palestra dizendo que cooperar vai além das relações financeiras (compra e venda) que usualmente são praticadas em uma cooperativa. Vai além porque cooperar envolve PESSOAS, que têm sonhos, que buscam melhorar as condições de vida e que encontram na cooperação uma forma segura de gerenciar seus negócios e guiar a condução de seu dia-a-dia.

Para assistir a palestra, clique aqui

Impacto cultural em Minas Gerais

Nilmar Lage, discente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais, participa da campanha “Fotografias por Minas”, ação que envolve 319 artistas que cederam suas imagens para venda e arrecadação de fundos para entidades sociais com dificuldades financeiras em função da pandemia Covid-19.

Nilmar Lage é jornalista, fotógrafo documentarista, com atuação nas áreas dos direitos humanos e membro do coletivo que propôs a campanha que já arrecadou mais de R$ 170.000,00 (cento e setenta mil reais) a partir de vendas das fotografias. A campanha segue até o dia 03 de julho e pode ser visualizada em www.fotografiasporminas.com.br ou no instagram @fotografiasporminas.

Ações de impacto social, cultural e educacional de Nilmar

1 - Discente do PPGER é eleito para diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais.

1

 2 – Lage participou da Jornada de Debates na Mineração, promovida pena Universidade de Brasília UNB e o Movimento pela Soberania Popular na Mineração – MAM, Brasília/DF.

2

3 – Mestrando participou da exposição “Minas que me feres – Dos Crimes à Resistência”, organizada pelo Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB.

3 - Debates na Mineração

4 – Nilmar Lage acompanha desde novembro de 2015, o descaso com os moradores das regiões atingidas tanto pela barragem de Fundão, quanto do Córrego do Feijão.

4

A exposição marcou os quatros anos do crime da Vale/Samarco/BHP em Mariana e um ano do crime da Vale em Brumadinho e compõe a “Jornada de Luta dos Atingidos: A Vale destrói, O Povo Constrói”, promovida pelo MAB e que teve ações em Minas Gerais e Espírito Santo, entre outubro de 2019 e janeiro de 2020.

5 – Discente do PPGER/UFVJM participou de live para discutir ataques à imprensa.

5

6 – Nilmar, Discente do PPGER/UFVJM, participou de live para discutir fotoativsimo.

6

7 – Aluno do Mestrado em Estudos Rurais participou de live para discutir fotografia.

7

Com a atuação do nosso corpo discente, o Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais efetiva suas ações de impacto educacional na contribuição para a melhoria dos espaços municipais e locais, em conjunto com a pesquisa que desenvolvem nesse lócus. O PPGER se engaja no impacto social quando direciona para a formação de recursos humanos qualificados para a atuação na administração pública ou na sociedade civil que possam contribuir para o aprimoramento da gestão pública e/ou dos agentes que nela participam. Assim, o Programa impacta culturalmente quando desenvolve atividades culturais e artísticas auxiliando na formulação de políticas culturais, ampliando o acesso à cultura e às artes e ao conhecimento nesse campo.

Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais:

Facebook  | Instagram

Posted in Sem categoria | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

Fiquem atentos aos prazos do edital de seleção da Pós-Graduação em Estudos Rurais – PRPPG/UFVJM

A publicação do cronograma de realização das entrevistas será feito até o dia 10 de junho no site da PRPPG/UFJVM

As inscrições para o Programa de Pós-graduação Interdisciplinar Stricto Sensu em Estudos Rurais (PPGER) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) foram encerradas nesta sexta (15/05), após a prorrogação da PRPPG/UFVJM.

As próximas etapas são decisivas no processo seletivo. Acompanhem nosso cronograma e fiquem ligados nas datas e prazos.

10 - Fique atento aos PRAZOS

INSCRIÇÕES
Publicação dos editais: 06/04/2020
Período de inscrição por remessa postal (SEDEX): 04 a 08/05/2020
Inscrições prorrogadas: Até 15/05/2020

Publicação do resultado da análise das inscrições: 26/05/2020 (Publicado aqui)
Período de interposição de recurso contra indeferimento das inscrições: 27 e 28/05/2020
Publicação do resultado da análise dos recursos interpostos contra indeferimento das inscrições: 29/05/2020 (Publicado aqui)
Publicação da comissão julgadora: 29/05/2020 (Publicado aqui)

Retificação nº 02 – retifica o cronograma editalício: 03/06/2020 (Publicado aqui)

PRIMEIRA ETAPA
Realização da I Etapa Seletiva: Avaliação do Projeto de Pesquisa: 02 a 15/06/2020
Publicação do resultado I Etapa Seletiva: 16/06/2020 (Publicado aqui)
Período de interposição de recurso contra o resultado I Etapa Seletiva: 16 e 18/06/2020
Publicação do resultado da análise dos recursos interpostos contra o resultado I Etapa Seletiva: 25/06/2020 (Publicado aqui)

Resultado da I Etapa Seletiva Após Análise de Recursos (Publicado aqui)

Publicação do cronograma de realização das entrevistas: 26/06/2020

SEGUNDA ETAPA

Realização da II Etapa Seletiva: Avaliação do Currículo Lattes – CNPq: 26 a 29/06/2020

Resultado da II Etapa Seletiva (Publicado aqui)

TERCEIRA ETAPA
Realização da III Etapa Seletiva: Entrevista: 02 a 29/07/2020 (Publicado aqui)

Cronograma de Realização da III Etapa Seletiva – após análise de recursos (Publicado aqui)

Resultado da III Etapa Seletiva (Publicado aqui)

Logo

RESULTADOS PRELIMINARES

Publicação do resultado das etapas seletivas: 03/08/2020 (Publicado aqui

Período de interposição de recurso contra resultado das etapas seletivas: 04 e 05/08/2020

Publicação do resultado da análise dos recursos interpostos contra resultado das etapas seletivas: 07/08/2020 (Publicado aqui)

Publicação da comissão de heteroidentificação: 07/08/2020 (Publicado aqui)

Publicação do cronograma de realização dos procedimentos de heteroidentificação: 07/08/2020 (Publicado aqui)

Realização dos procedimentos de heteroidentificação: 14/08/2020

Publicação do resultado dos procedimentos de heteroidentificação: 17/08/2020 (Publicado aqui)

Interposição de recurso contra resultado dos procedimentos de heteroidentificação: 18 e 19/08/2020

Publicação do resultado dos recursos interpostos contra resultado dos procedimentos de heteroidentificação: 21/08/2020

RESULTADO FINAL
Publicação do resultado final: 21/08/2020 (Publicado aqui)

Orientações para a Efetivação da Matrícula (Publicado aqui)

3 - Banner

As orientações, prazos e detalhes do processo seletivo podem ser obtidas no Edital, clicando aqui.

Em caso de dúvidas, pode entrar em contato com o Programa pelo e-mail ppger@ufvjm.edu.br.

Sigam nossas redes sociais:
Facebook  | Instagram

Posted in Sem categoria | Tagged , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

Inscrições do edital da Pós-Graduação em Estudos Rurais é prorrogado pela PRPPG/UFVJM

As inscrições devem ser feitas até 15 de maio, por meio de remessa postal (SEDEX) com aviso de recebimento (AR) e preenchimento de um formulário online.

PRPPG - UFVJM

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) retificou e prorrogou as inscrições do Edital Público que visa a seleção de candidatos para o Programa de Pós-graduação Interdisciplinar Stricto Sensu em Estudos Rurais (PPGER).

O prazo de realização das inscrições, que teve início no dia 04 de maio e término no dia 08 de maio de 2020, agora conta com nova data de término. Segundo o documento de retificação (n.01), publicado em 08/05, interessados podem se inscrever até 15 de maio. As inscrições são gratuitas.

3 - Banner

As orientações para a inscrição, bem como detalhes do processo seletivo estão disponíveis no Edital, clicando aqui.

Em caso de dúvidas, pode entrar em contato com o Programa pelo e-mail ppger@ufvjm.edu.br.

Sigam nossas redes sociais:
Facebook Instagram

Posted in Sem categoria | Tagged , , , , , , , , , , | Leave a comment

Pós-Graduação em Estudos Rurais abre seleção para Mestrado

2 - Seleção PPGER - UFVJM

As inscrições devem ser feitas entre 04 a 08 de maio, por meio de remessa postal (SEDEX) com aviso de recebimento (AR) e preenchimento de um formulário online.

O Programa de Pós-graduação Interdisciplinar Stricto Sensu em Estudos Rurais (PPGER) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), abre, no dia 04 de maio, as inscrições para o processo seletivo 2020. O Edital 039/2020 traz 20 (vinte) vagas de ampla concorrência e 02 (duas) vagas suplementares. Há vagas para ampla concorrência, negros, índios e portador de deficiência.

O Programa procura atuar nas mesorregiões do Mucuri, Jequitinhonha, Norte e Noroeste de Minas Gerais, considerando a grande responsabilidade que é a realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão nestes territórios, marcados por significativa diversidade, em que uma parte, cerca de 91 municípios estão inseridos no semiárido mineiro, e de modo geral, as mesorregiões apresentam características bastante diversas e singulares, a considerar as paisagens e a composição dos biomas, povos e comunidades e os modos de vida que expressam relações de convivência com o meio.

Essa realidade indica que há demandas para pesquisas e que há também um grande potencial para que subsidiem processos de elaboração de projetos, planos e políticas públicas. Outra função primordial das pesquisas, em nível de pós-graduação e vinculados à universidade pública, refere-se a importância de estudo e reconhecimento dos saberes populares, expressões artísticas e religiosidades, tecnologias socialmente elaboradas para a convivência com o semiárido ou com a dinâmica das águas (seis meses de chuva, seis meses de seca), pesquisas que possam contribuir para a defesa dos povos, comunidades e territórios que produzem vida.

ufvjm do alto

Atualmente, as disciplinas são presenciais e ofertadas na UFVJM – Campus Diamantina e, opcionalmente, algumas são ministradas na UFVJM – Campus Unaí.

Considerando que grande maioria do público-alvo são estudantes e trabalhadores, o Programa organiza suas atividades didáticas de modo concentrado nas quintas e sextas-feiras, e está em fase de experimentação, a realização de aulas concentradas (quinta, sexta e sábado) quinzenalmente.

A publicação do cronograma de realização das entrevistas será divulgada pelo PRPPG/UFVJM no dia 10 de junho de 2020. As entrevistas (online) ocorrem entre os dias 18 de junho a 24 de junho. A lista final de candidatos aprovados será divulgada no dia 03 de julho de 2020 no site da PRPPG/UFVJM.

Logo

Embora os calendários acadêmicos da UFVJM estejam suspensos, aos candidatos aprovados neste edital receberão instruções sobre orientação e procedimentos relativos às propostas de pesquisa, de modo que se iniciem diálogos de acompanhamento e orientação até o início efetivo das aulas referentes ao semestre 2020/2.

As orientações para a inscrição, bem como detalhes do processo seletivo estão disponíveis no Edital, clicando aqui.

Em caso de dúvidas, pode entrar em contato com o Programa pelo e-mail ppger@ufvjm.edu.br.

Sigam nossas redes sociais:   Facebook   |   Instagram

Posted in Sem categoria | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

PPG em Estudos Rurais (PPGER) da UFVJM abre inscrições para seleção de Mestrado em 2020

Logo

Está disponível o edital n. 039/PRPPG/UFVJM para a seleção de Mestrado no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar Stricto Sensu em Estudos Rurais da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM, para ingresso no segundo semestre de 2020, conforme calendário acadêmico.

O PPGER, atualmente, situa-se como um programa de pós-graduação referência na área de estudos rurais no Brasil possuindo competências interdisciplinares, contando atualmente com 15 professores doutores que atuam em duas grandes linhas: 1) Sociedade e Cultura no Mundo Rural e 2) Configurações do Rural, Política e Meio Ambiente.

O Mestrado em Estudos Rurais da UFVJM objetiva a formação de pesquisadores munidos de sólida e atualizada formação teórico­-metodológica, habituados a estudos e abordagens inter e multidisciplinares, aptos para contribuir em pesquisas que se destinem a promover o avanço do conhecimento sobre o mundo rural brasileiro e latino-americano e embasar ações de melhoria da qualidade de vida das populações rurais.

O Programa é pioneiro na região dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, região considerada com altos indicadores de desigualdade social em Minas Gerais, por isso, suas pesquisas intentam contribuir para o desenvolvimento rural regional. Em processo de expansão, em 2018, o programa ampliou sua abrangência para a Região Noroeste de Minas Gerais, considerado um polo agropecuário em Minas Gerais, local em que está localizado o campus de Unaí da UFVJM. Atualmente, a maioria das disciplinas presenciais são realizadas em Diamantina e, opcionalmente, algumas são ministradas em Unaí, MG. Em especial, o PPGER concentra suas aulas entre quinta a sábado no campus de Diamantina.

As 20 (vinte) vagas de ampla concorrência e 02 (duas) vagas suplementares, previstas no edital, destinam-se aos candidatos que possuem diploma de curso de graduação, realizado em Instituições de Ensino Superior (IES), autorizados pelo Ministério da Educação (MEC) ou por unidade administrativa correspondente, no caso de curso concluído no exterior, devendo, neste caso, ter reconhecimento no Brasil. Salienta-se que o curso de mestrado do PPGER é de caráter interdisciplinar e classificado nas áreas Sociais e Humanidades. Há vagas para ampla concorrência, negros, índios e portador de deficiência.

O processo seletivo será composto de 03 (três) etapas:

Etapa I – Avaliação do Projeto de Pesquisa (eliminatória);

Etapa II – Avaliação do Currículo Lattes – CNPq (classificatória);

Etapa III – Entrevista (classificatória).

As entrevistas serão realizadas por videoconferência proporcionando que o candidato possa se inscrever e participar da seleção em qualquer lugar do país ou do mundo, com acesso a internet.

Calendário da Seleção Mestrado (2020)

Vagas: 20 + 2
Inscrições: 04 a 08/05/2020
Publicação do cronograma de realização das entrevistas: 10/06/2020
Entrevista: 18/06/2020 a 24/06/2020
Resultado: Até 03/07/2020

Para saber mais do Edital n. 039/PRPPG/UFVJM – Seleção dos cursos de Pós-Graduação, clique aqui.

Sigam nossas redes sociais:
Facebook
Instagram

Posted in Sem categoria | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

Divulgado o edital 001-2020, que disciplina o Prêmio de Dissertações e Teses da UFVJM 2020 no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais (PPGER)

O edital se destina à seleção de melhores dissertações defendidas ao longo do ano de 2019 no âmbito do PPGER-UFVJM.

Edital 001/2020: SEI_UFVJM_-_0046131_-_Edital

 

Posted in Sem categoria | Leave a comment

Divulgado processo de seleção de candidatos às vagas ofertadas para o curso de mestrado do Programa para o primeiro semestre acadêmico do ano de 2020

As 20 (vinte) vagas previstas no edital destinam-se aos egressos de cursos de graduação em Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Agrarias, Ciências da Saúde e Linguística, Letras e Artes e Licenciatura em Educação do Campo, reconhecidos pelo Ministério da Educação – MEC.

As inscrições poderão ser realizadas na forma presencial ou por meio de remessa postal (SEDEX). O prazo para inscrição na forma presencial será de 07 a 18/10/2019 e para inscrição por remessa postal (SEDEX), com aviso de recebimento (AR), será de 07 a 11/10/2019.

O processo seletivo será composto de 03 (três) etapas: Etapa I – Avaliação do Projeto de Pesquisa; Etapa II – Prova Escrita; Etapa III – Avaliação Currículo Lattes – CNPq. A prova escrita será realizada no campus Jk/Diamantina e no campus de Unaí.

Maiores informações sobre o processo de seleção em Processo Seletivo.

Divulgação da seleção 2020 - retificação

Posted in Sem categoria | Leave a comment

Nova seleção de discentes!

Está publicado o edital relativo à seleção discente para o primeiro semestre de 2020 e referente à entrada da 5ª turma do Programa.

Cartaz Seleção PPGER 2020.1
Link para o edital:
http://prppg.ufvjm.edu.br/index.php?option=com_edocman&view=category&id=394&Itemid=136

Posted in Sem categoria | Comentários desativados

Defesas 2019!

 

 

Convite defesa dissertaçao Angela Santos

Captura de Tela 2019-08-06 às 13.46.49

Cartaz defesa Yuriconvite Nathalia ERU

Captura de Tela 2019-07-08 às 16.48.32

Captura de Tela 2019-07-08 às 16.49.08

Captura de Tela 2019-07-08 às 16.49.35

Captura de Tela 2019-06-20 às 16.25.20

Posted in Sem categoria | Comentários desativados

image

Posted in Sem categoria | Comentários desativados

Seleção 2019!!!

Seleção para ingresso no curso de Mestrado em Estudos Rurais (PPGER)

Publicado o edital sobre a seleção para ingresso no curso de mestrado acadêmico do PPGER, no segundo semestre de 2019.

As inscrições poderão ser realizadas na forma presencial ou por meio de remessa postal (SEDEX), com aviso de recebimento (AR). O prazo para inscrição na forma presencial será de 13 a 24/05/2019. Já o prazo para inscrição por remessa postal (SEDEX), será de 13 a 17/05/2019.

O candidato ao curso deve possuir diploma de graduação, devidamente registrado, em Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Agrárias, Ciências da Saúde e Linguística, Letras e Artes, conforme a tabela de áreas do conhecimento da CAPES.

O processo seletivo será composto de 02 (duas) etapas: projeto de pesquisa e currículo Lattes. O projeto de pesquisa deve ser classificado em uma das linhas de pesquisas do Programa: Sociedade e Cultura no Mundo Rural e Configurações do Rural, Política e Meio Ambiente. Para mais informações, ver o edital.

Edital disponível emhttp://prppg.ufvjm.edu.br/index.php?option=com_edocman&view=category&id=356&Itemid=136

Informações sobre o PPGER:

http://site.ufvjm.edu.br/ppger >

https://sgppg.com.br/ppg/ppger-programa-de-pos-graduacao-em-estudos-rurais/31/

Divulgação Seleção 2019 PPGER

Posted in Sem categoria | Comentários desativados

Sintegra 2019!

logo sintegra 2019

 

Posted in Sem categoria | Comentários desativados