Um jovem Programa, com grande reconhecimento: PPGER recebe indicação de conceito 4 na Avaliação Quadrienal da CAPES

Conceito obtido representa um marco na história do Programa de Pós-Graduação

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais (PPGER), da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), recebeu com muita satisfação e alegria a avaliação com recomendação para o conceito 4, conforme parecer do Processo de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O resultado da avaliação representa o reconhecimento da qualidade do curso de mestrado acadêmico e da proposta de ensino, pesquisa e extensão que o Programa executa.

O PPGER iniciou suas atividades em setembro de 2016, sendo essa a primeira vez que participa da avaliação quadrienal (2016 a 2020) da CAPES. O Programa tem se desafiado na construção de conhecimentos por meio do diálogo de saberes, com abordagem interdisciplinar, visando uma sólida formação de profissionais, comprometidos com a ciência e as diversas realidades sociais existentes.

A avaliação da CAPES leva em consideração quesitos como a proposta e estrutura do Programa, a formação e o impacto na sociedade – inserção social e regional, nas quais o Programa foi muito bem avaliado, conforme indicam alguns trechos do parecer: “[...] planejamento está muito bem elaborado, detalhado e argumentado” e “[...] constata-se que a área de atuação dos docentes permanentes é adequada; não há concentração em uma área disciplinar também não em uma grande área. A formação dos docentes permanentes em nível de doutoramento é diversa e contribuitiva para os propósitos do Programa” e “É possível depreender que a atuação do PPG ocorre em nível regional predominantemente, embora haja ações realizadas em termos nacionais e internacionais. Verifica-se existir compatibilidade da produção docente com esse foco principal de atuação.”. Também são apontados os desafios que necessitam ser observados, visando continuar crescendo enquanto Programa de Pós-Graduação e, que, inclusive com a Nota 4 permite o início de discussões e construção de uma proposta de Doutorado em Estudos Rurais, algo inédito no interior do Estado de Minas Gerais.

Nada disso seria possível sem o trabalho coletivo e compromisso de todos e todas que fazem parte do PPGER/UFVJM. O resultado é mérito do esforço coletivo e do compromisso com a produção de conhecimentos, com a realização de ações de ensino, pesquisa e extensão com compromisso social e político que faz parte dos princípios do Programa. É mérito do estudo e dedicação de egressos, de discentes, dos/as docentes e servidores técnicos. Estendemos nossos agradecimentos, em especial, a todos/as que contribuíram com o trabalho de organizar, sistematizar, analisar e produzir materiais que foram fundamentais no preenchimento da Plataforma Sucupira (CAPES).

Parabéns e vida longa ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais!

Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais agora é Conceito 4 (Avaliação Quadrienal - 2016 a 2021) (6)

 

 

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.