Discente do PPGER promove aula aberta sobre revisão histórica do município de Peçanha-MG a partir de uma perspectiva quilombola

A pesquisa realizada por Filipe Maciel em Peçanha-MG traz para o debate a história oral, cultura e etnicidade e a aula firma parceria entre o PPGER e instituição de ensino básico 

A história do Brasil, de forma geral, foi escrita pelos senhores do poder ou seus representantes, e por isso, comumente, não alcança uma representatividade popular, pois invisibiliza identidades, modos de vidas e culturas.

O município de Peçanha, localizado no leste-nordeste de Minas Gerais, membro do Vale do Rio Doce, tem como emblema local “berço da cultura mineira”, o que destaca sua importância histórica e geopolítica para o Estado, assim como forte influência na herança de saberes e tradições mineiras.

Recentemente, a causa quilombola aflorou no município, evidenciando dinâmicas agrárias, lutas e resistências do povo negro, assim como aspectos identitários, étnicos e culturais. Desta forma, as relações entre o local, regional e internacional, as  dimensões do campesinato, do modo de vida tradicional e seus emblemas na sociedade capitalista são um convite a uma nova forma de se olhar para a história passada e presente de Peçanha-MG. 

Neste sentido, nesta terça-feira (25/03), às 16h, a série Estudos Rurais Entrevista promove a aula aberta com o tema “Revisão histórica de Peçanha-Minas Gerais numa perspectiva Quilombola”, através do pesquisador Filipe de Oliveira Maciel e a historiadora Erlane Paula Santos Pereira.

Live Filipe e Erlane (1)

Esta ação refere-se a uma parceria, para atividade pontual, entre o PPGER/UFVJM e a E. E. Dr. Antônio da Cunha Pereira, representando o princípio de inserção social do PPGER/UFVJM na educação básica. A aula foi construída a partir de resultados preliminares da pesquisa “O processo de construção de identidade das comunidades quilombolas de Peçanha-MG: história oral, cultura e etnicidade”, realizada neste programa pelo Filipe e orientado pelo professor Dr. Marivaldo Aparecido de Carvalho. Os pesquisadores ressaltam o fundamental apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior  (CAPES) para o desenvolvimento desta pesquisa.

Estes resultados foram apresentados no VI Congresso da Associação Latino-americana de Antropologia (VI ALA 2020), e agora são adaptados em modelo de aula com público-alvo de alunos do Ensino Médio Integral da escola. A aula é também aberta para toda sociedade peçanhense, outros pesquisadores e demais interessados.

Filipe de Oliveira Maciel é bacharel em Agronomia pela Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS), artista e, atualmente, mestrando em Estudos Rurais pelo PPGER/UFVJM.  

Erlane Paula Santos Pereira é Historiadora pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), especialista em História do Brasil pela Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO), e, atualmente, professora da E. E. Dr. Antônio da Cunha Pereira (Peçanha-MG).

Esta live é uma iniciativa da Comissão de Comunicação do PPGER-UFVJM através da série Estudos Rurais Entrevista. Para assistir, clique aqui

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