Convite para defesa de Dissertação de Natália Pereira Fonseca

BANNER_ DEFESA_PPGER_NATALIA

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais (PPGER) convida para a defesa de dissertação da discente Natália Pereira Fonseca, com a pesquisa intitulada: As Religiões de Matrizes Africanas e suas práticas: mapeamento das práticas de Candomblé e Umbanda no distrito de São João da Chapada e nos bairros urbanos da cidade de Diamantina – MG. O trabalho foi orientado pela Prof. Dr. Alan Faber do Nascimento (PPGER/UFVJM).

A pesquisa analisa as Religiões de Matrizes Africanas juntamente com as práticas ritualísticas presentes no município de Diamantina-MG e em seu distrito, São João da Chapada. Através da espacialidade na qual estão inseridas, as práticas ritualísticas, incorporam traços específicos do lugar, se tornando símbolos da cosmologia afrorreligiosa em constante transformação e ressignificação. Buscou-se aprofundar no universo mítico-religioso, identificando arquétipos culturais das práticas e comparando-as com a territorialidade presentes na região de estudo. Em seguida analisou-se a história de Diamantina e de São João da Chapada a partir de uma filosofia africana, advinda da própria ritualística, para que posteriormente, sejam mapeadas as práticas de Candomblé e Umbanda em ambas territorialidades.

A defesa será realizada na quinta-feira, 27 de abril, às 14:00, no Laboratório de Antropologia- DCBIO (Campus JK). A banca examinadora será composta pelo Profa. Dra. Adna Cândido de Paula (PPGCH/UFVJM), pelo Prof. Dr. Marivaldo Aparecido de Carvalho (PPGER/UFVJM) e pelo Prof. Dr. Frederico da Silva Santos (CMD – Diamantina).

O Programa de Pós-graduação em Estudos Rurais é um centro de excelência em estudos rurais da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), com sede em Diamantina e também com atuação no campus de Unaí, Minas Gerais.

Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais: Facebook | Instagram| YouTube

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.