Convite para defesa de Dissertação de Paulo André Alves de Amaral

cartaz de apresentação (1).pptx (1)O Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais (PPGER) convida para a defesa de dissertação do Estudante Paulo André Alves de Amaral, com a pesquisa: “O modo de vida tradicional da Comunidade Boiadas no município de Veredinha – MG”. O trabalho foi orientado pela Profª. Drª. Josélia Barroso Queiroz Lima – (PPGER/UFVJM) e Coorientado pelo Prof. Dr. Marivaldo Aparecido de Carvalho (PPGER/UFVJM).

A pesquisa foi realizada na comunidade boiadas sobre os seus fazeres e como viveram os seus antepassados. Retratando também os usos do seu território seja na grota como na chapada. E que a partir da implantação do eucalipto no alto Jequitinhonha, essa comunidade vive espremida somente na grota. Outro fato importante que envolve a pesquisa, é que a partir de 2019, estão fazendo uma luta para a certificação enquanto comunidade tradicional e já tem assento na comissão estadual enquanto categoria identitária ” grateiros/chapadeiros”.

A defesa será realizada no dia  no Laboratório de Sociologia, prédio DCB, Campus UFVJM, Diamantina – MG. A banca examinadora será composta pela Profª. Dr.ª Silvia Regina Paes (PPGER/UFVJM) e pelo Prof. Dr. Paulo Enderson Oliveira Teixeira (UEMG – Campus Diamantina). Participam ainda como membros suplentes a Profª. Dr.ª Nadja Maria Gomes Murta (PPGER/UFVJM) e a Profª. Drª. Aline Weber Sulzbacher (PPGER/UFVJM).

O Programa de Pós-graduação em Estudos Rurais é um centro de excelência em estudos rurais da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), com sede em Diamantina e também com atuação no campus de Unaí, Minas Gerais.

Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais: Facebook | Instagram| YouTube