Dissertações

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Dados das dissertações  – turma 2018

Sobre a relevância /contribuição/impacto do trabalho de dissertação

1. Discente: Anselmo de Paula Carvalho

Título: Produção, políticas públicas e comercialização: as estratégias da agricultura familiar do município de Córrego Novo, MG.

Descrição resumida do trabalho:

Trata-se de uma pesquisa que objetiva analisar e compreender as estratégias produtivas, frente às potencialidades e os limites dos agroecossistemas locais, bem como, as políticas públicas acessadas pelos agricultores familiares do município de Córrego Novo/MG, por meio do uso do método de Análise Diagnóstico de Sistemas Agrários (ADSA). Para caracterizar um país, região, município, ou mesmo uma localidade rural, por meio da proposta metodológica de ADSA, os resultados obtidos são avaliados a partir do enfoque sistêmico, ou seja, partindo do geral para o particular. Como resultado foi possível identificar que o município de Córrego Novo, MG possui pelo menos quatro tipologias de agricultores (tipo A, B, C, D), e que a maior parte dos estabelecimentos agrícolas do município envolvem pequenas propriedade de agricultores familiares. A principal atividade agropecuária no município é a produção de leite, porém observa-se uma diversificação produtiva na maior parte das propriedades pesquisadas. No que tange a política pública, acessada pelos agricultores, em especial, identificou-se na pesquisa que o principal instrumento de crédito rural é o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) e no campo social é o Programa Bolsa Família, fato que pode ser relacionado com a baixa renda das famílias rurais na região estudada. Percebeu-se, no decorrer da pesquisa, que é necessário a implementação de políticas públicas voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar do município. .Constatou-se que os agricultores do município de Córrego Novo, MG precisam mobilizar-se no sentido de incentivar uma organização coletiva para fortalecer as estratégias produtivas, a fim de buscarem mercados locais e regionais para ampliação das oportunidades de renda e qualidade de vida no campo.

Dados das dissertações  – turma 2017

Sobre a relevância /contribuição/impacto do trabalho de dissertação

1. Discente: Maycon de Souza Ferreira

Título: Políticas Públicas para agricultura familiar: um estudo na comunidade quilombola da Raiz, no município de Presidente Kubitschek – MG

Descrição resumida do trabalho:

Trata-se de uma investigação que busca analisar como uma comunidade quilombola, por meio de acesso a políticas destinadas à agricultura familiar, pode aumentar a sua renda. Para tanto, a investigação se orienta, especificamente, sobre o papel do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na comunidade quilombola de Raiz, situada no município de Presidente Kubitschek, em Minas Gerais. A proposta metodológica da investigação é baseada em fontes bibliográficas, entrevistas e na análise-diagnóstico de Sistemas Agrários (ADSA). Os resultados alcançados pela investigação, a partir da realidade monográfica local, mostraram queo PNAE, enquanto política pública de apoio à agricultura familiar, é de suma importância para a composição da renda dos agricultores do quilombo, notadamente porque a venda do artesanato local não tem sido suficiente para a manutenção dos produtores.

2. Discente: Jackeline Canuto Mendes

Título: Organização de grupos agroecológicos de mulheres através da extensão e comunicação sob uma perspectiva feminista.

Descrição resumida do trabalho:

Trata-se de investigação que busca analisar como se efetua a construção de doisgrupos comunitários de mulheres no Vale do Jequitinhonha, quais sejam:“Mulheres do Maria Orminda” e “Raízes do Tabuleiro”, em torno de experiências de agroecologia. Como técnica de pesquisa, foram utilizados os seguintes procedimentos: levantamento documental dos coletivos, observação participante e entrevistas semiestruturadas e focalizadas, além de fontes bibliográficas. Os resultados da investigação demonstram que a agroecologia, para além dos aspectos produtivos em si, possui forte caráter político e social, porquanto desconstrói relações históricas, milenarmente, construídas em torno do patriarcalismo. Conclui-se, assim, que a formação de grupos agroecológicos contribui para a tessitura de relações mais igualitárias no campo.

3. Discente: Ângela Aparecida Santos

Título: O programa de aquisição de alimentos: política pública para aagricultura familiar em Datas-MG (2003-2019)

Descrição resumida do trabalho:

Trata-se de estudo que aborda a agricultura familiar, na interface com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), como política pública para esse setor de agricultura. A referência para o estudo é o município de Datas/Minas Gerais, período de 2003 a 2019. Buscou-se investigar o PAA na esfera da gestão, desempenhada pelas instituições locais Emater-MG e Cras e na esfera dos beneficiários, agricultores fornecedores de alimentos  e  famílias consumidoras. Em termos de materiais e de métodos, foram utilizadas fontes bibliográficas, documentais, dados estatísticos e dados de pesquisa de campo. Foram utilizados questionários estruturados, dirigidos a gestores e a beneficiários. A investigação demonstrou que, no cenário agrícola local, há a predominância do segmento da agricultura familiar. Os principais produtos fornecidos pelos agricultores para o PAA são frutas e hortaliças. Verificou-se que o PAA contribuiu para o aumento da produção agrícola e para a introdução de novas culturas, bem como contribuiu para a melhoria da alimentação das famílias consumidoras. Observou-se, no entanto, que o PAA apresenta limitações que resultam nas dificuldades encontradas na esfera da gestão. Tais limitações dizem respeito à insuficiência de produtos para atender a todas as famílias cadastradas. Isso devido à participação de poucos agricultores como fornecedores para o Programa. Propõe-se favorecer a participação de um número maior de agricultores, para ampliar o fornecimento de produtos, afim de que mais famílias cadastradas sejam contempladas pelo Programa e afim de favorecer o fortalecimento dessa agricultura de forma continuada.

4. Discente: Kleiton Luiz Carvalho

Título: Licenciatura em educação do campo da universidade federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri: um estudo sobre o acesso e permanência

Descrição resumida do trabalho:

Trata-se de estudo com investigação sobre os fatores que possibilitam o acesso e a permanência dos estudantes do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEC) da UFVJM. Buscou-se: identificar o perfil socioeconômico e cultural dos discentes da LEC/UFVJM, com verificação dos fatores que contribuem para o acesso e permanência no curso; identificar ações do curso e políticas institucionais, que promovem o acesso e a permanência dos estudantes em questão; compreender as perspectivas de acesso e permanência de estudantes oriundos do campo, no âmbito acadêmico. Para isso, foram utilizadas fontes bibliográficas e documentais, e entrevistas semiestruturadas, com 14 (quatorze) estudantes dos últimos módulos do curso. Conclui-se sobre a importância de um curso superior em regime de alternância, bem como de uma política de assistência estudantil, e de programas institucionais como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), tanto para o acesso quanto para a permanência dos estudantes oriundos do meio rural. Mais especificamente, a LEC/UFVJM reforça o processo de democratização da universidade enquanto bem público, delineando um cenário menos elitista e mais democrático e interepistêmico. Conclui-se também que a LEC enseja proposta capaz de promover o desenvolvimento social e o aprimoramento das condições curriculares e socioambientais, refletindo no ganho de desempenho do indivíduo e na construção de uma universidade mais justa em termos de acesso e de oportunidades formativas. Os resultados apresentados contribuem para o debate e instrumentalização de ações em âmbito da universidade pública e democrática.

5. Discente: Mariane Rodrigues Silva

Título: As percepções dos agricultores familiares do município de ladainha – MG acerca do programa nacional de alimentação escolar – uma análise de conteúdo

Descrição resumida do trabalho:

Trata-se de investigação que objetiva analisar as percepções dos agricultores familiares do município mineiro de Ladainha sobre o PNAE. O estudo utiliza fontes bibliográficas, pesquisa de campo e entrevistas. Para definição dos sujeitos das entrevistas, foi realizado um levantamento do número total de agricultores familiares ativos no PNAE – no caso, 14 agricultores, conforme chamada pública realizada para entrega dos produtos para alimentação escolar na rede estadual (realizada em 31/08/2018).Foram selecionados para participarem da pesquisa seis agricultores familiares ativos no PNAE e residentes em comunidades pertencentes ao município. A escolha dos agricultores se deu por meio do critério de disponibilidade, haja vista que todos os entrevistados têm características comuns a todos os integrantes da amostra total, ou seja, vivem do trabalhado agrícola de base familiar e participam ativamente do PNAE. A investigação demonstrou que o PNAE vem contribuindo para a promoção da Segurança Alimentar, valorização dos hábitos alimentares locais e no fomento à agricultura familiar do município, sobretudo, na geração de renda por meio da comercialização institucional local. Apesar das dificuldades climáticas, sazonais, logísticas, dentre outras, a pesquisa demonstrou que, a partir da participação no programa, os agricultores locais passaram a produzir tendo a certeza de que teriam um canal de comercialização.

6. Discente: Wellington Aguilar de Santana

Título: As novas formas de alteração do/no espaço: O turismo e as alterações nomodo de vida dos moradores de Tabuleiro do Mato Dentro distrito de Conceição do Mato Dentro –MG

Descrição resumida do trabalho:

Trata-se de investigação que busca problematizar as transformações econômicas, culturais, sociais na comunidade do Tabuleiro, localizada no município mineiro de Conceição de Mato Dentro, em razão do desenvolvimento do turismo no local. Para isso, do ponto de vista de orientação teórico-metodológica, a investigação se filia ao materialismo histórico-dialético.  Conceitualmente, a investigação se desenvolve com base na noção de “práticas cotidianas do modo de vida camponês”. A metodologia utiliza fontes bibliográficas, observação participante e entrevistas não-dirigidas. Como resultado da investigação, a pesquisa demonstrou que o processo de turistificação dos lugares rurais é contraditório. No caso do quadro de referência da pesquisa, verifica-se que, malgrado o capitalismo (assumindo aqui a forma fenomênica do turismo) seja um obstáculo para areprodução da vida camponesa, percebe-se que, muitas vezes, a flexibilidade acompanha o pequeno produtor, que encontra brechas para que perpetue o seu modo de vida. Daí a importância da figura do camponês e da agricultura familiar para além dos aspectos econômicos.Observou-se, também, que é de suma importância entender as práticas cotidianas de pequenos produtores, porquanto, sob esse prisma, eles são sujeitos, que podem ter autonomia em suas decisões, e que conseguem, muitas vezes, se perpetuarem enquanto classe (sujeito histórico), mesmo perante processos de modernização capitalista.

7. Discente: Luciana Teixeira Silva

Título: O Festival garimpando sabores e a ressignificação dos saberes e fazeres culinários de Mendanha

Descrição resumida do trabalho:

Trata-se de investigação que desenvolve uma análise sistemática acerca da realização do Festival Garimpando Sabores, enquanto evento turístico focado na culinária, na comunidade rural de Mendanha, em Diamantina, Minas Gerais. O objetivo da pesquisa é examinar e problematizar o processo de ressignificação dos saberes e fazeres culinários locais em razão de sua apropriação turística. As técnicas de pesquisa utilizadas englobam revisão bibliográfica, entrevistas semi-estruturadas endereçadas a moradores locais e cozinheiros, e pesquisa-ação. A investigação demonstrou que a valorização da comida como atrativo turístico é mais complexa do que se imagina, indo além da possibilidade de geração de renda, pois implica desde a preservação da identidade local e da memória gustativa, ao debate acerca da introdução de inovaçõese sobre a autoestima das comunidades.

8. Discente: Amanda Ottoni Cavalcante

Título: MITOS E LOGOS: Decolonialismo e a temática indígena na educação escolar básica

Descrição resumida do trabalho:

Trata-se de pesquisa com o objetivo de analisar a reinterpretação dos mitos indígenas como método pedagógico. Mais precisamente, a investigação busca examinar as representações dos povos indígenas que predominam no imaginário dos estudantes do Ensino Médio, no sentido de problematizar a concepção genérica do “ser índio” para, assim, recriar outras concepções baseadas no conhecimento histórico dos próprios indígenas. A metodologia utilizada pela pesquisa consiste em revisão bibliográfica sobre as teorias decoloniais e sobre o espaço rural brasileiro e a educação escolar indígena, bem como análise do material didático “Rithioc Krenak”. A investigação concluiu que os mitos indígenas inseridos no processo educativo possuem uma linguagem específica acerca da cultura e da vida social da comunidade. Além disso, esses mitos contribuem para problematizar a temática indígena em sala de aula, porquanto toda representação social parte de uma naturalização de discursos construído ao longo do processo histórico.

9. Discente: Hulie Goncalves Andrade

Título: Inovações tecnológicas do campesinato no Alto Vale do Jequitinhonha- MG

Descrição resumida do trabalho:

Trata-se de pesquisa como objetivo de descrever e analisar as inovações tecnológicas ligadas à agricultura, bem como suas relações em três agroecossistemas camponeses pertencentesao Alto Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Como técnica de pesquisa, a investigação utiliza revisão bibliográfica, compilação e sistematização de informações obtidas junto a projetos de pesquisa realizados sobre o objeto de estudo durante o período de 2014 a 2018 e entrevistas semiestruturadas com as famílias camponesas dos referidos agroecossistemas. A pesquisa demonstrou que os camponeses são inovadores quanto as tecnologias incorporadas em seus agroecossistemas. Essas inovações tecnológicas seguem uma lógica consonante com seus modos de vida. Mais precisamente, verificou-se que as inovações tecnológicas propostas por agentes exógenos são incorporadas e modificadas pela comunidade local somente se forem consonantes com a lógica do modo de vida camponês. É o caso de políticas públicas de crédito, como o PRONAF, do Programa Luz Para Todos, de instituições de assistência técnica rural governamental, e de organizações da sociedade civil ou organizações não governamentais. Verificou-se que tais inovações tecnológicas trazidas por esses agentes exteriores são incorporadas e, ao mesmo tempo, modificadas segundo a logica tradicionalque pauta os agroecossistemas camponeses. Ato contínuo, verifica-se, ainda, que o camponês do Alto do Jequitinhonha produz de forma heterogênea, de forma a carregar consigo a possibilidade de ressignificação da própria agricultura brasileira.

10. Discente: Natália Faria de Moura

Título: A Escola Família Agrícola de Veredinha e os desafios naformação das juventudes do campo

Descrição resumida do trabalho:

Trata-se de investigação que busca identificar as estratégias pedagógicas empregadas pela Escola Família Agrícola de Veredinha (EFAV), localizada no município mineiro de Veredinha, e analisar como essas estratégias influenciam na configuração da identidade institucional da escola, diante de um contexto de disputas entre modelos socioeconômicos. Como técnica de pesquisa, a investigação utiliza fontes bibliográfica, pesquisa documental, observação participante e entrevistas. No tocante às entrevistas, foram realizadas14 entrevistas semiestruturadas com jovens estudantes, monitores, colaboradores e membros da associação gestora da escola. Por meio da investigação, verificou-se que a pedagogia alternância é uma proposta educativa que pode serinscrita numa leitura dialética da realidade. No caso da EFAV, observa-se que as práticas educativasagregam elementoscontraditórios entre uma prática educativa emancipadora baseada em princípios agroecológicos e uma prática educativa subordinada aos interesses do mercado.É o que se verifica na execução de algumas estratégias pedagógicas, como: os Estágios, o Projeto Profissional do Jovem (PPJ) e as Práticas Agropecuárias, que, ao se vincularem à prática do empreendedorismo, das dinâmicas técnicas e tecnológicas da agricultura científica moderna, e ao dependerem da realização de parcerias com grandes conglomerados empresariais na realização dos estágios, passam a reproduzir uma aprendizagem adaptada às ideologiaspresentes no discurso do mercado de trabalho. O que releva uma disputa entre os modelos socioeconômicos de cunho neoliberal e modelos emancipadores. Daí, conclui-se, a necessidade de fortalecimento de parcerias com as universidades, instituições não públicas e populares, no intuito de consolidar as premissas agroecológicas que hoje balizam a criação das escolas agrícolas.

11. Discente: Yuri Augusto Russo Gonçalves Pinto

Título: Neorrurais no espinhaço meridional e a ressignificação da paisagem cultura

Descrição resumida do trabalho:

Trata-se de investigação que busca problematizar os fenômenos e práticas neorrurais e suas implicações econômicas, sociais e culturaisno distrito de São Gonçalo do Rio das Pedras, localizado no município do Serro em Minas Gerais. A pesquisa busca analisar os aspectos culturais e econômicos inerentes ao movimento dialético ente o urbano e o rural, personificado na figura de novos habitantes que migram ao distrito, cuja presença tem reconfigurado a ruralidade na região do Espinhaço. O crescente processo de êxodo urbano, a busca por melhor qualidade de vida, o ideal de desaceleração do trabalho, o decrescimento econômico e a preocupação com a sustentabilidade socioambiental são algumas das motivações que levam os neorrurais à busca de territórios rurais. A metodologia utilizada pela investigação baseou-se na revisão da literatura, na coleta de relatos por meio de conversas informais e na observação participante com descrição analítica. Verificou-se que esses novos atores do espaço rural estimulam trocas de saberes e fomentam novas perspectivas de trabalho e reocupação do campo. No caso especifico do distrito de São Gonçalo, observou-se, por exemplo, que a presença do neorrurais e a criação de empreendimentos voltados para esse público não implicou elevação do preço da terra. Pelo contrário. A maior parte dos títulos patrimoniais comercializados chegam a ser 30% mais baratos que os terrenos do mesmo tamanho vendidos pelos nativos do povoado.Já no que tange a ressignificação da paisagem cultural, foi percebido que o movimento da chegada dos neorrurais acabou por colocar o distrito na rota de um turismo de experiência, vivência e  espiritualidade. Resultou da investigação que os fenômenos nerrurais em espaços tradicionalizados contribuem para a trocas de saberes e fazeres, para o diálogo constante e inerente às relações, para construções coletivas ou mesmo individuais, e, sobretudo, para a promoção de conhecimentos, saberes e práticas de um povo, no sentido de propagar esses conhecimentos de forma muito mais abrangente, até mesmo para o espaços urbanos das grandes cidades.

12. Discente: Keyla Karla Fernandes Ferreira

Título: Vida talhada com as mãos: as representações sociais de feirantes da feira livre de Capelinha/MG

Descrição resumida do trabalho:

Trata-se de estudo sobre as representações sociais de feirantes da feira livre de Capelinha/MG. Buscou-se investigar os significados atribuídos pelo segmento de feirantes ao espaço da feira, constituído de relações sociais. Como referencial teórico, o trabalho baseia-se na sociologia econômica contemporânea, através das contribuições de Abramovay (2004), dos estudos das representações sociais, Moscovici (2010) e das discussões da geografia contemporânea, Massey (2008). Quanto aos materiais e à metodologia adotada, foram utilizadas fontes bibliográficas, documentais e dados de pesquisa de campo e recorreu-se a entrevistas semiestruturadas, à observação participante e à análise de conteúdo. Baseou-se em uma abordagem interdisciplinar, com premissas antropológicas, sociológicas, históricas, geográficas e das representações sociais. Observou-se a feira livre como a principal fonte de abastecimento local, e com desdobramentos regionais, com indicativo de que, até a década de 1970, a comercialização baseava-se em princípios que não tendiam para o ganho de lucros. Verificou-se a ressignificação da feira por parte dos agricultores, com o seu condicionamento ao modelo de modernização e urbanização do sistema capitalista. As tradições das práticas comerciais foram rompidas e reformuladas, de forma que, as interações afetivas e o princípio da cooperação, permanecem entre os sujeitos. Conclui-se que a feira livre de Capelinha é uma construção social. As representações sociais são construídas a partir de uma série de condicionantes que permeiam a vida dos sujeitos feirantes e fazem com que a feira tenha seus significados, em um processo contínuo de manutenção e transformação social. Observaram-se ações atuais de regulamentação e de revitalização do espaço da feira. Propõe-se que os feirantes sejam sujeitos ativos nesse processo e propõem-se também ações que valorizem a memória coletiva e a história sobre a feira e sobre o município de Capelinha.

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