No dia 13/07/2018 os alunos da Faculdade de Medicina do Mucuri (FAMMUC) realizaram uma visita técnica ao Museu da Loucura e à equipe da Coordenação de Saúde Mental do município de Barbacena – Minas Gerais. O objetivo da atividade foi proporcionar aos alunos vivência direta dos aspectos históricos e atuais da saúde mental em Minas Gerais e no Brasil.
O Museu da Loucura é mantido pela Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG). Funciona hoje onde era a sede administrativa do antigo Hospital Colônia. No museu os alunos realizaram uma visita guiada através das peças, equipamentos, mobiliários e fotografias em exposição. Conheceram a história do surgimento e do fechamento do hospital após a confirmação das graves violações dos direitos humanos. Ao final da visita o museu doou o livro “Uma Falha no Silêncio: Histórias do Colônia” para a Biblioteca do Campus do Mucuri.
Enquanto no museu os alunos conheceram como foi o passado, com a equipe da Coordenação de Saúde Mental puderam vivenciar como são os atuais cuidados médicos e psicossociais em relação ao paciente. A equipe do município realizou uma roda de conversa com a presença de ex-pacientes do Hospital Colônia (hoje moradores das residências terapêuticas) e dos profissionais que os assistem, a psicóloga e coordenadora da saúde mental Flávia Denise Barbosa Velasques, a psicóloga Tânia Cristina de Paula Paiva e o servidor Miguel Junno. Nesta atividade os alunos ouviram como é realizada a desinstitucionalização do paciente e a adaptação às residências terapêuticas.
A visita técnica, que faz parte de um projeto de ensino, foi coordenada pela Profª. Camila de Lima e tem como colaboradores os servidores Tâmaro Chagas Mendes, psicólogo do Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP-FAMMUC) e Bárbara Mendes Guimarães, enfermeira que acompanha os alunos nas Práticas de Integração Ensino, Serviço e Comunidade (PIESC).
Os alunos do canal FAMMUCidade, projeto de extensão da FAMMUC, fizeram gravações e entrevistas durante a visita. Os vídeos poderão ser vistos em breve no canal FAMMUCidade.