I Simpósio de Trauma e Urgência

No dia 31 de maio de 2019 ocorreu a “I Simulação de Acidente Automobilístico”, um dos eixos do “I Simpósio de Trauma e Urgência – UFVJM – Teófilo Otoni”, organizado por discentes, docentes e técnicos administrativos da Faculdade de Medicina do Mucuri (FAMMUC) com o apoio do Corpo de Bombeiros e do SAMU de Teófilo Otoni-MG.

A ideia teve início em reunião interna entre os ligantes da Liga Acadêmica de Traumatologia e Ortopedia (LAT), que convidaram os membros da Liga Acadêmica de Urgência e Emergência (LAURGE) para realizarem juntos toda a logística do evento, contando também com auxílio de outros discentes da Fammuc.

Foi realizada, na entrada do Pavilhão de Aulas do Campus Mucuri/UFVJMA, a simulação  de um acidente no qual um automóvel, conduzido por motorista alcoolizado, teria atropelado um pedestre e colidido com uma moto, arremessando a motociclista à distância e, transeuntes presentes na cena acionaram o serviço de urgência e emergência, chegando assim o Corpo de Bombeiros, para a realização do resgate das vítimas, prestado por discentes previamente treinados pelo SAMU e pelo Corpo de Bombeiros, que participaram ativamente da abordagem e do transporte dos pacientes.

O acontecimento atraiu servidores da UFVJM e estudantes de diversos cursos, que ficaram impressionados com as maquiagens realísticas produzidas pelo Sargento Prates, do Corpo de Bombeiros, e pela atuação dos socorristas.

O Simpósio de Trauma e Urgência teve continuidade no sábado, dia 01/06/2019, com palestras e minicursos relacionados à temática de Urgência e Emergência.

About Graciele

Secretária executiva da Faculdade de Medicina do Mucuri (FAMMUC) na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).