Organização Curricular do Mestrado permite que trabalhadores frequentem o curso, aprimorando teoria e prática no campo do trabalho
Em diversos países, por todo o mundo, o dia 1º de maio é reconhecido como Dia do Trabalho. A data é importante não apenas para homenagear trabalhadores e trabalhadoras, mas também para que a sociedade se mantenha atenta à necessidade de refletir sobre as condições de trabalho, a legislação trabalhista e a perene luta por direitos.
No Brasil, as relações trabalhistas têm como principal norma a consolidação das Leis do Trabalho – CLT, que entrou em vigor em 10 de novembro de 1943, mas, em seu processo histórico, esse arcabouço legal ganhou outras tantas normas e medidas de adaptação legislativa. Instituído como direito social fundamental na Constituição Federal de 1988, o trabalho e as relações sociais trabalhistas em franco processo de mudança exigem constantes adaptações na legislação. Na atual conjuntura do país, vale ressaltar a mais recente reforma trabalhista, que alterou alguns pontos como jornada de trabalho, férias e contribuição sindical. Mas também vale lembrar problemas intrínsecos que vêm se arrastando pela história do trabalho no país: a desigualdade entre os gêneros, o trabalho infantil, as más condições de trabalho de muitas pessoas e os elevados índices de desemprego e subemprego, situações acentuadas pela pandemia.
O Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais – PPGER, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM, se orgulha em ter como objetivo geral “formar profissionais de alto nível de qualificação e de visão inovadora, para atuar em atividades científicas, técnicas e de docência, com produção de conhecimento no campo dos Estudos Rurais e de caráter interdisciplinar, em perspectiva de inserção social e regional”.
A organização da grade de disciplinas tem permitido que trabalhadores de diferentes áreas frequentem o mestrado, aprimorando seus conhecimentos e compartilhando suas experiências, que tem contribuído para o enriquecimento da prática profissional de inúmeros trabalhadores ligados ao Mundo Rural. Os discentes têm demonstrado satisfação na série “Conheça nossos Mestrando”, divulgada nas redes sociais do PPGER.
“(…) fazer parte do PPGER, é uma grande realização, tanto para crescimento pessoal como profissional. Há 14 anos, atuo como Extensionista Agropecuário com agricultores e agriculturas familiares no Vale do Jequitinhonha. Nesta caminhada, senti uma necessidade forte de ampliar minha visão de mundo e discurso, para potencializar o processo de assessoria às comunidades tradicionais e nas relações institucionais das entidades da sociedade civil” (Alan Oliveira dos Santos).
(…) O resultado de tudo isso é uma experiência incrível e rica de conhecimentos que poderão ser aplicados na prática e em nosso dia a dia, seja em nossa vida pessoal ou profissional. Além de profissionais mais capacitados, o programa cria agentes de mudanças positivas em um cenário tão negativo quanto o atual (Carla Fernanda de Araújo).
Além disso, o PPGER reforça sua admiração e gratidão aos profissionais que compõem nossos quadros docente e técnico e manifesta seu respeito aos agricultores e agricultoras familiares, trabalhadores agrícolas do país, cujo trabalho diário tanto contribui para a busca da Segurança Alimentar e Nutricional.
Viste nosso site para saber mais sobre o programa, objetivos, missão, grade curricular, quadro docente e discente, editais, entre outros. Acompanhe também outros depoimentos de nossos alunos na série “Conheça nossos Mestrandos” e muito mais nas nossas redes sociais.
–
Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais – um centro de excelência em Estudos Rurais.
Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais:
Facebook | Instagram | YouTube