A live faz parte da programação da SEMANA DE GENTILEZAS DO PPGER e tem como convidados nomes importantes do cenário musical do Vale do Jequitinhonha
A música é uma dimensão importante do cotidiano das pessoas, e traduz muitas vezes, a lógica cultural de um determinado território.. As letras e melodias dos mais diversos ritmos e estilos podem revelar todo um universo construído socialmente, expressando sentimentos, críticas sociais, entre outros aspectos não menos relevantes. Nas palavras de Iazzetta (2001, p. 5): “desvendar de modo formal a natureza da música se constitui, portanto, como um desafio e uma necessidade dada a presença marcante que ela ocupa em todos os âmbitos da vida moderna, incluindo aí as situações de lazer, de pesquisa, de criação, de relacionamento social [...]”.
De 06 a 12 de junho, o Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – PPGER/UFVJM está promovendo a SEMANA DE GENTILEZAS DO PPGER/UFVJM, e apresenta em sua programação uma live, com a presença de grandes violeiros da região, em uma conversa sobre a musicalidade e história do Vale do Jequitinhonha. O mestrando Joênio Carvalho, que pesquisa sobre representatividade na música caipira trará convidados mais que especiais para essa live que também será festiva: na ocasião, será lançado o chamamento para a coletânea artística do Programa.
A live “Musicalidade, Cultura e História: a viola no Jequitinhonha” será nesta quarta-feira (09/06), às 19h, no nosso canal do Youtube, como parte da série “Estudos Rurais Entrevista”.
Joênio Carvalho é Bacharel em Humanidades pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM/Campus JK, Geógrafo licenciado pela mesma instituição. Atualmente é Mestrando do PPGER/UFVJM e pós-graduando do curso de Especialização em Geoprocessamento Aplicado pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais – IFNMG.
Joênio dá seu depoimento sobre esse momento cultural:
“A pandemia em que vivemos modificou nossas relações, nossas maneiras de ser e de viver. A arte ganhou ainda mais importância em nossa vida – ressalva para a música. Além de transmitir sentimentos e ir de encontro à subjetividade humana, esta maneira simbólica de se expressar carrega consigo também trajetórias de resistência, de luta. Carrega consigo saberes dos antigos, histórias de vida, complexidades. O Vale do Jequitinhonha que o diga, repleto de gente da arte, da viola, do violão, da rezadeira que canta que só! No decorrer de sua história, projetos unilaterais fragmentaram suas vidas, suas histórias, suas identidades. Contudo, a cultura e resistência desses povos são elementos característicos dessa região, não se trata de cobrir o sol com a peneira, muito menos ignorar as desigualdades e mazelas que nos afligem, mas, é valorizar o saber daqueles que alegram e colorem essa emocionante trajetória de vida!”
O mestrando receberá os violeiros para uma roda de conversa com muita música boa:
Ivan Pestana é músico de Minas Novas, tem a maior parte de sua vida voltada para a música, toca diferentes instrumentos e vem trabalhando o projeto Violas do Jequi, onde se apresenta com canções de diversos compositores do Vale.
Rubinho do Vale, nosso menestrel, o Manoel, filho de “Seu” Caçula Jardim e Dona Zinha, é um violeiro, cantor e compositor brasileiro nascido na cidade de Rubim, Minas Gerais, região do Vale do Jequitinhonha.
Wilson Dias, tradicional e moderno, violeiro, cantor e compositor nascido em Olhos D’água no norte de Minas – Vale do Jequitinhonha, traz na bagagem a musicalidade e os ensinamentos da nossa cultura popular, um som enraizado no Brasil profundo, mas com asas para voar o mundo afora.
Zaak Porto é cantor e compositor autodidata, nascido em Almenara. Cresceu sob influência de diversas atmosferas musicais, como forró, blues, rock e música caipira, entre outros.
O momento conta ainda com a participação do Professor Dr. José Carlos Freire da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (campus Teófilo Otoni), e doutorado em Ciências Humanas (UFSC/SC), idealizador do projeto Rádio Zói d’Água.
Esta live é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais (PPGER) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), com sede em Diamantina e com atuação no campus de Unaí, Minas Gerais.
REFERÊNCIA
IAZZETTA, Fernando. O que é música (hoje). In: I FÓRUM CATARINENSE DE MUSICOTERAPIA, 1., 2001, Florianópolis. Anais…. Florianópolis: Unisul, 2001. p. 5-14.
–
Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais – um centro de excelência em Estudos Rurais.
Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais:
Facebook | Instagram | YouTube